Controle de Poluentes

:
Ciclo do Enxofre e do Nitrogênio

Profª.Simone Leal Rosa
simone.rosa@poa.ifrs.edu.br

Ciclo do Enxofre
Propriedade ácido/básica dos óxidos e da amônia
ÓXIDOS
CO2, NO, Al2O3 compostos binários
PROPRIEDADES ÁCIDAS/BÁSICAS
ÓXIDOS BÁSICOS (METAIS) PROPRIEDADES BÁSICAS
ÓXIDOS ÁCIDOS (NÃO- METAIS) PROPRIEDADES ÁCIDAS
ÓXIDOS BÁSICOS + H2O = BASE
ÓXIDOS ÁCIDOS + H2O = ÁCIDO
 Ciclo do elemento: circulação dinâmica do elemento na litosfera,
Hidrosfera, biosfera e atmosfera.

Ciclo do Enxofre .

 SO4-2 (íon sulfato) forma mais comum do enxofre dissolvida na água provenientes de gotículas formadas nas ondas e levadas pelo vento.  As principais espécies que chegam a atmosfera:  SO2(g) por combustão. . spray marinho. apresenta nox de -2 até +6.  (CH3)2S (dimetilsulfeto) emitido por fitoplânctons existentes nas superfícies dos oceanos.Ciclo do Enxofre  Nutriente essencial.  H2S emitidos por águas ou regiões úmidas que apresentam pouco oxigênio (condições anaeróbicas).

H.Ciclo do Enxofre Seres vivos: C. biomassa (restos de vegetais e madeira).N queima destes produzem óxidos que modificam as propriedades ácidas da atmosfera. S + O2(g) → SO2(g) SO2(g) + H2O (aq) → H2SO3 (aq) as gotículas de água na atmosfera serve de recipiente de reação 2 H2SO3 (aq) + O2 → 2H2SO4 . emissão por atividade humana: combustão de materiais como fósseis.O. SO2(g) .S.

SO2(g) + H2O (aq) → H2SO3 (aq) 2 H2SO3 (aq) + O2 → 2H2SO4  O país que sofre os efeitos da poluição (chuva ácida) nem sempre é responsável pela emissão do SO2 . Mn+2) atuam como catalisadores e a reação é aumentada de 10 a 100 vezes. S + O2(g) → SO2(g)  Outros agentes oxidantes: H2O2 e O3 o tempo médio para transformação do SO2 em H2SO4 é dois dias e levado pelo vento.  O gás amônia (NH3) modifica a acidez da água da chuva. . mas em presença de material particulado (Fe+3.Ciclo do Enxofre  A reação de oxidação do ácido sulfuroso é lenta em atmosfera limpa.

a chuva próxima a essa região poderá apresentar caráter básico.  Amônia é altamente solúvel em água (nuvem) aumentado pH.  Grande emissão de amônia na atmosfera.(aq)  .  HX(g) + NH3 (g) ↔ NH4X(g) ↔ NH4+ (aq) + X.  Neutraliza os ácidos gerados pelo SO2 e do Nox.  Fontes: decomposição de matéria orgânica.  Único gás básico em quantidades significativas na atmosfera.  Odor característico forte.  Caráter de NEUTRALIZAÇÃO.  Amônia emitida anualmente na atmosfera pode neutralizar 32% da produção anual de ácidos provenientes de fontes naturais e humanas.Amônia atmosférica Gás incolor à temperatura ambiente. (H2SO4 e HNO3). fezes de animais. fertilizantes e a queima da biomassa.

Ciclo – Sedimentos da crosta terrestre .

wikimedia.png .Ciclo do Enxofre http://upload.org/wikipedia/commons/e/e1/Ciclo_do_Enxofre_(Sulfur_Cycle).

Fontes biogênicas de compostos reduzidos  Redução do sulfato por um grupo especial de bactérias: Desulfovibrio. .  A bactéria oxida 2 mols de carbono orgânico a dióxido de carbono para cada mol de sulfato reduzido resultando o sulfeto como produto final.

Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio .

 Reativo: disponível e ligado a H. O. Faísca = N + O combinem e formem óxidos de nitrogênio na atmosfera.  A maior parte do nitrogênio está agregada as rochas ou na forma N2 e 0.  Outra forma de transformação para nitrogênio reativo: relâmpagos.Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio  Nitrogênio é essencial para vida por se tratar de um dos principais componentes dos aminoácidos formadores das proteínas. . C. chegam ao solo pela chuva.02% se encontra disponível para as plantas.  N2 é considerado um composto inerte somente algumas bactérias conseguem transformá-lo em espécie reativa.

NO2 são encontrados em quantidades significativas na química atmosférica.Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio  Os óxidos de nitrogênio são encontrados na atmosfera com diferentes combinações:  N2O. NO. emitido por fontes naturais: ação bacteriana. considerado o gás estufa: retém calor na atmosfera.  N2O: gás incolor. N2O3 e N2O5  Dentre eles somente N2O.  NO: gás incolor e inodoro produzido por microorganismos. NO3. NO. NO2. na atmosfera: oxidado por ozônio = NO2 .

 Desnitrificação.Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio  No ciclo do nitrogênio existem quatro mecanismos diferentes e importantes:  Fixação do nitrogênio atmosférico em nitratos.  Nitrificação.  Amonificação. .

Esta conversão pode ocorrer através de vários processos:  Fixação biológica.  Fixação por processo de combustão.  Fixação atmosférica. . nitrato (NO3-) e nitrito (NO2-).Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio: Fixação  A fixação é o processo através do qual o nitrogênio é capturado da atmosfera em estado gasoso (N2) e convertido em formas úteis para outros processos químicos. tais como amoníaco (NH3).  Fixação industrial.

ufcg. entre eles a amônia (NH3). Fonte: http://www. a amônia forma hidróxido de amônio que ionizando-se produz o íon amônio (NH4+) e hidroxila.Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio: Amonificação  Quando os decompositores começam a atuar sobre a matéria orgânica nitrogenada. Combinando-se com a água do solo.hidro.pdf .edu. liberam diversos resíduos para o ambiente.br/twiki/pub/CADayse/MaterialDaDisciplina/Aula6_Ciclos.

Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio: Nitrificação .

Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio: Desnitrificação .

e NO2fixação biológica. industrial. atmosférica.Esquema final Fixação: capturar N2 Amonificação: converte em NH3.= N2 na atmosfera . NO3.+ O2 = NO3- NO3. combustão decompositores atuam sobre a matéria orgânica nitrogenada NH3 + H2O (solo) = NH4 + + OH- Nitrificação: Desnitrificação: NH3 + O2 (ação bacteriana) = NO2NO2.

Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio O processo pelo qual o nitrogênio circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos. .

Estudo de caso .

125 ppm para NOx e 0. mas não a prevalência de asma e foram associados às estimativas de emissões de NOx da usina.  . proveniente de emissões de usinas de energia.  Os sintomas respiratórios.07 ppm para SO2. com a prevalência da doença pulmonar obstrutiva e sintomas relacionados.Estudo de caso Este estudo investiga a associação entre a exposição ambiental de NOx e SO2. A usina a carvão Orot Rabin é a maior instalação de geração de energia na região do Mediterrâneo Oriental.  Os critérios de elegibilidade incluíram a residência na área de estudo por cinco ou mais anos e a idade dos participantes entre 18 e 75 anos.  Foi definida como concentrações de meia hora de NOx e SO2 que excederam simultaneamente os níveis predefinidos de 0.

é razoável estimar que a exposição pessoal às emissões da usina é uma métrica importante para avaliar a exposição e os potenciais resultados à saúde.  Compreender a associação da exposição específica de usinas de energia com resultados respiratórios pode fornecer uma avaliação potencialmente útil dos resultados de saúde da população local na análise custo-benefício da produção de energia à base de carvão.Estudo de caso: Conclusão A usina a carvão Orot Rabin emite 20 vezes mais NOx do que a segunda maior fonte industrial na área de estudo.  .