TRABALHO DE CIÊNCIAS

ASSUNTO: RELAÇÕES ECOLÓGICAS
ALUNO(A): ____________________________________________________Nº______
ANO:__________ DATA:____∕____∕____
PROFESSORA: MICHELE MOREIRA
Questão 1 ––––––––––––––––––––––––––|
Relacione as colunas.
(A) Herbivoria
(B) Predação
(C) Parasitismo
(D) Mutualismo
(E) Comensalismo
(F) Inquilinismo
(G) Competição interespecífica
(H) Competição intraespecífica
(I) Colônia
(J) Sociedade

(
(
(
(
(
(
(
(
(
(

) Peixe palhaço vivendo e uma anêmona do mar
) Leões disputando território
) Coral-sol disputando com coral-cérebro
) Caravela-portuguesa vivendo no oceano
) Abelhas vivendo em uma colméia
) Boi no pasto
) Uma jibóia se alimentando de um rato
) Pulga vivendo no corpo de um cachorro
) Líquen (fungos e algas)
) Orquídea vivendo em uma árvore

Questão 2 ––––––––––––––––––––––––––|
Complete as lacunas com uma das palavras que estão entre parênteses.
a) As abelhas que realizam todo o trabalho de uma colméia são chamadas
_________________ (rainhas, zangões, operárias). A única fêmea fértil da colméia é chamada
_________________ (rainha, operária).
b) Cobras que comem sapos são _________________ (predadoras, presas).
c) Se eliminarmos todas as cobras de uma região, o número de sapos pode
_________________ (aumentar, diminuir) e, caso estes sapos se alimentem de insetos, o número desses
insetos pode _________________ (aumentar, diminuir).
d) O organismo que se instala no corpo de outro organismo, retirando dele alimento e provocando doenças, é
chamado _________________ (parasita, hospedeiro).
e) As orquídeas vivem sobre as árvores e assim conseguem captar melhor a luz solar.
Essa relação entre orquídeas e árvores é chamada _________________ (inquilinismo, parasitismo,
mutualismo).
Questão 3 ––––––––––––––––––––––––––|
Leia o texto abaixo e depois responda às questões.
Pesquisadores advertem que as onças-pintadas podem ser extintas em cinco anos, se a ação de caçadores e
fazendeiros da região não for impedida.
Esse predador se alimenta de capivaras, pacas e tatus, herbívoros freqüentes na região. Um sinal de que as
onças-pintadas estão desaparecendo é o fato de onças-pardas já serem encontradas com maior freqüência,
pois as espécies lutam pelo mesmo território.
(Jornal O Globo, 26/3/2001. Texto adaptado.)

a) Como se chama a relação entre onças e capivaras? ______________________________________________________________________________ b) Como se chama a relação entre as onças-pintadas e as onças pardas? ______________________________________________________________________________ c) A extinção das onças pintadas pode causar um aumento no número de herbívoros? Justifique sua resposta. Questão 5 ––––––––––––––––––––––––––| Observe a figura abaixo: a) Quem é o hospedeiro? E quais são o(s) parasita(s)? Hospedeiro:_____________________________________________ Parasita(s):_____________________________________________ b) Que relação existe entre os seres vivos representados? ______________________________________________________ c) A relação ecológica mostrada na figura é interespecífica ou intraespecífica? ______________________________________________________ Questão 6 ––––––––––––––––––––––––––| . __________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________ Questão 4 ––––––––––––––––––––––––––| Ligue as imagens ao tipo de relação ecológica estabelecida.

leva com ele a anêmona. Questão 9 ––––––––––––––––––––––––––| Na história em quadrinhos abaixo. que tem assim seu campo de alimentação ampliado. e) comensalismo. que captura restos de comida do peixe-palhaço. Desse modo. são animais dotados de um esqueleto protetor que contém espículas (espécies de “espinhos”). c) mutualismo. alguns peixes se refugiam dentro de esponjas. b) parasitismo. Ed. Quando o paguro muda de concha. d) competição. Questão 7 ––––––––––––––––––––––––––| O paguro é um caranguejo que costuma viver dentro de conchas vazias. Sobre a concha ele coloca uma anêmona. b) parasitismo.O peixe-palhaço ganha proteção contra predadores vivendo entre os tentáculos da anêmona. 40) . Os peixes não prejudicam a esponja. b) parasitismo. p. Essa relação é um caso de: a) sociedade. que possuem células urticantes (que “queimam”). A relação entre o paguro e a anêmona é chamada: a) sociedade. Ática. Questão 8 ––––––––––––––––––––––––––| Quando atacados. e) comensalismo. d) competição. Essa relação é um caso de: a) sociedade. d) competição. 2010. afugenta os predadores do caranguejo. A pele do peixe possui proteção contra o veneno dos tentáculos da anêmona. c) mutualismo. que. o autor faz uma brincadeira com uma relação comum na natureza: certas aves comem os carrapatos que se instalam sobre o corpo de mamíferos de grande porte para sugar o sangue deles. e) comensalismo. (O planeta Terra. c) mutualismo. por ter células urticantes. ele consegue proteção para seu abdome desprovido de carapaça.

respectivamente: a) inquilinismo. colônia. “O estudo tem raízes amargas. entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas.Como se chama a relação do pássaro com os parasitas? a) parasitismo b) mutualismo c) predatismo d) sociedade e) inquilinismo Questão 10 ––––––––––––––––––––––––––| Os itens abaixo contêm exemplos de diversas relações ecológicas entre os seres vivos: I – A associação entre certos fungos e algas clorofíceas ou cianobactérias costuma ser tão íntima que ambos formam um novo tipo de organismo. d) Sociedade. IV – A caravela é um cnidário que vive flutuando no mar e é formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos. c) Comensalismo. Questão 11 ––––––––––––––––––––––––––| (Unesp-SP) Um gavião. nas quais. colônia. Entre o rato e as pulgas. b) predatismo. canibalismo e colônia. e) Protocooperação. c) Mutualismo. que tem sob suas penas carrapatos e piolhos. e) parasitismo. respectivamente. dividindo o trabalho. predatismo e colônia. o líquen. competição e predatismo. competição e parasitismo. predatismo e sociedade. de modo instintivo. Questão 12 ––––––––––––––––––––––––––| (UFPI) Dos tipos de relações ecológicas seguintes. b) Herbivoria. sociedade. d) parasitismo. colônia. e) Parasitismo. III – Entre alguns insetos da mesma espécie. competição e predatismo. com pulgas em seus pêlos. cada indivíduo coloca a sobrevivência da colméia acima de sua própria. c) parasitismo. inquilinismo e predatismo. II – Várias espécies de abelhas formam agrupamentos altamente organizados. predatismo e competição. os animais mais fracos ou doentes são devorados pelos sadios. traz preso em suas garras um rato. d) Mutualismo. como: a) Sociedade. sociedade. b) Mutualismo. As relações ecológicas que estão descritas nos itens acima são classificadas. mas seus frutos serão doces” Bom desempenho!!! . canibalismo e sociedade. o único que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie é: a) Inquilinismo. canibalismo e mutualismo.