Goiânia, 05 de setembro de 2016

Ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Senhora Superintendente Salma Saddi Waress de Paiva,

Nós estudantes de arquitetura, residentes na capital de Goiás, Goiânia,
requeremos à Vossa Senhoria, para que examine a possibilidade de incluir o
Estádio Serra Dourada, localizado na Avenida "B", s/nº - Jardim Goiás CEP:74805-100 - Goiânia-GO, no rol do patrimônio histórico e cultural de
Goiás. Tornando obrigatória a manutenção no estado original do patrimônio e,
mais do que isso, criando uma consciência de responsabilidade dos poderes
públicos com a recuperação do estado do estádio.
Justificando que o mesmo já sediou importantes eventos como a visita do
maior líder religioso católico em 15 de outubro de 1991. Eventos estes que não
foram importantes só para Goiânia mas também para toda a região CentroOeste, além do que é considerado um marco da arquitetura modernista
brasileira tendo como arquiteto Paulo Mendes da Rocha, vencedor do maior
prêmio de arquitetura, o Pritsker.

_______________________________________
Thamyllis Aryaddiny Clara Lemes

_______________________________________
Rafaela Sanchéz

_______________________________________
Lucas Gabriel Maia Cardoso Silva

HISTÓRICO O Estádio do Governo do Estado de Goiás. Brasil. Goiás. é um estádio desportivo localizado em Goiânia. Crédito fotos: Lamartine Reginaldo . popularmente conhecido como Estádio Serra Dourada.

Fruto de uma promessa feita durante uma entrevista do então governador Leonino Di Ramos Caiado. Foram várias reuniões para a escolha da melhor área. Fued Rassi e a Rua 88. homem responsável por abrir os cofres para colocar o estado de uma vez por todas na rota do futebol nacional. Por meio de várias viagens de avião. . que não permitia a realização de jogos importantes por sua incapacidade em abrigar um grande público também fora um dos grandes motivos para a construção do novo estádio. A constatação da precariedade do Estádio Olímpico Pedro Ludovico. qual seria o melhor estilo arquitetônico e qual seria o nome do novo estádio em Goiânia. a área no Jardim Goiás foi escolhida pelo amplo espaço para estacionamento e facilidade para acesso com a proximidade com a rodovia BR-153 e grandes avenidas como Av.

Fonte: acervo mapoteca da AGETOP Na questão da implantação dos grandes estádios. que homenageava a Serra Dourada na cidade de Goiás. Constituiu uma Comissão e instituiu um concurso público que definiria o nome oficial do Estádio. O nome Serra Dourada. saiu vencedor e escolhido por Geraldo Luiz de Morais. favorecido pela aquisição da grande área. escolhido pela população.O Governador Leonino Caiado desejava que o Estádio tivesse um nome oficial. Nascia assim em Goiânia o “Estádio Serra Dourada”. antiga Capital do Estado. permitindo a suavização do edifício na composição visual da paisagem ARQUITETOS: SILAS VARIZO. ARMANDO SCARTEZINI E ARIEL VEIGA. fugindo assim aos “apelidos” que costumavam caracterizar outros Estádios do país. seria possível a implantação do grande equipamento urbano de forma aberta e cuidadosa. 1972. com poucas áreas de estacionamento que geralmente são insuficientes para a demanda. No caso do Estádio Serra Dourada. ela normalmente acontece próximo às vias de grande fluxo. Fonte: acervo particular de Lamartine Reginaldo .

o Estádio Serra Dourada tem seus arredores e sua arquitetura em si alterados drasticamente com a construção do Goiânia Arena. um ginásio poliesportivo instalado a poucos metros da lateral nordeste do edifício. Crédito fotos: Google Earth 2002 . influindo diretamente na forma como o edifício se configura na paisagem urbana. .O adensamento do Jardim Goiás ainda é baixo.No final da década de 90. apresentando algumas verticalizações pontuais e novos órgãos públicos.

a ocupação tem ocorrido de forma rápida e contínua. Isto dificultando sua permeabilidade visual e altera a forma como a imagem do estádio é percebida por diversos ângulos da cidade. Crédito fotos: Google Earth .Atualmente. de empreendimentos residenciais e comerciais verticais.

que permitiu com que grandes vãos fossem vencidos. O acabamento escolhido foi o concreto aparente. .A técnica de construção utilizada em todo o edifício é o concreto armado. uma das principais características encontradas na Arquitetura Modernista e muito utilizada também pelo arquiteto Paulo Mendes.

Construção teve início no dia 31 de março de 1973. finalizando em 9 de março de 1975. Projetado pelo premiado Paulo Mendes da Rocha. o estádio é um dos cartões postais da capital goiana .

Related Interests