Documento de Visão

Sistema AnatoFacility Educacional
Versão 1.1

1 Data: 22/10/2015 Página 2 .Documento de Visão Sistema AnatoFacility Educacional Doc_Visao Confidencial Versão: 1.

1 Data: 22/10/2015 Histórico de Revisão Data Versão 13/09/2014 1.1 Melhorando descrição dos tópicos do documento e usuários Bruno César Ribeiro e Silva Confidencial Descrição Autor(es) Página 3 .Documento de Visão Sistema AnatoFacility Educacional Doc_Visao Versão: 1.0 Documento inicial Bruno César Ribeiro e Silva 14/09/2014 1.

......................1 2................ 5.................................... 8 4.............................. Referências .........................................1 Definição do problema ..................................................................... 8 Características do sistema ................................................. 6 Descrição dos envolvidos e usuários ...5 Alternativas e concorrência ...............................................................4 Resumo das principais partes interessadas ou necessidades do usuário .... 8 Confidencial Página 4 ............................................2 Definição do posicionamento do produto .. 6 2........................................ 6 2.....................................................................................2 Resumo dos usuários ......... 7 Visão geral do sistema ............. 6 3..........................1 Perspectiva do sistema ......................................................................................................... Introdução.....................1 Resumo das partes interessadas ......................................... 7 3.......................... 8 4....................1 Data: 22/10/2015 Índice 1...................2 Premissas e Dependências ......................... 6 3........................................................... 4....................................................... 3..................................................Documento de Visão Sistema AnatoFacility Educacional Doc_Visao Versão: 1................................................................................................ 7 3.................................................................................................................................................................................................................................... 5 1....... 7 3..... 5 Posicionamento ...............................................................................................3 Ambiente dos usuários ..........................................................

uma vez que a imagem estática só ilustra a parte e não o todo. Primeiramente. Um sistema que deseja facilitar o acompanhamento de uma aula de anatomia tem como principais objetivos prover no momento da aula visibilidade adequada aos discentes e forma de documentação desta aula. com indicações e anotações sobre cada aspecto do objeto de estudo. Ou seja. tal referência estará descrita no documento de referências do sistema AnatoFacility Educacional.1 Referências Caso exista referência para qualquer citação que conste neste documento (entre colchetes). Confidencial Página 5 . A terceira forma ameniza as duas primeiras. Na segunda. a abundância de termos técnicos e a ausência de algo “tangível” dificulta o aprendizado e torna-o baseado em memorização. A segunda forma são as ilustrações presentes nos chamados atlas de anatomia. Parte do que é descrito textualmente é exemplificado por meio de ilustrações. o discente é de certa forma prejudicado. não permite uma visão holística do objeto de estudo. que por vezes ficam “amontoados” em volta do docente. onde os discentes possuem três formas básicas de aprendizado: textual.Documento de Visão Sistema AnatoFacility Educacional Doc_Visao Versão: 1.1 Data: 22/10/2015 Documento de Visão 1. As deficiências dessa forma de ensino-aprendizado serão esplanadas logo abaixo. O ensino da Anatomia Humana é oferecido em diversos cursos de graduação ligados a área da saúde. o ambiente físico nem sempre facilita o acompanhamento de forma proveitosa da aula por parte dos alunos. E a terceira forma são as aulas práticas. ilustrativa e prática. o material que foi produzido durante a aula. onde cada aspecto do corpo humano é descrito em forma textual em extensos livros. O modelo atual da didática dessa disciplina perdura por mais de um século. onde o docente ministra a aula com base em peças (cadáveres dissecados ou partes deles) ou com moldes artificiais. Em toda etapa do aprendizado. assim como recuperar no futuro. fazendo anotações à distância. apenas do que o docente diz e não acompanhando demonstrações realizadas. A primeira e mais abrangente. assim como o problema que o sistema procura diminuir. o foco do sistema é a terceira forma de ensino-aprendizado: prática. são os tratados de anatomia que remetem desde os tempos da Grécia Antiga. Na primeira. o discente no momento da aula deverá acompanhar exatamente o que o docente está executando. em multimídia. 1. exceto pela forma atual que é conduzida. a quantidade de informação textual. O modelo de ensino no qual as aulas práticas de anatomia humana são ministradas peca em diversos aspectos. Medicina. Educação Física e Biologia são só alguns exemplos de tais cursos. como para uma revisão. geralmente feitos industrialmente ou com materiais recicláveis. Introdução O propósito deste documento é apresentar as necessidades e características relacionadas ao sistema AnatoFacility Educacional. apesar de facilitado em relação ao primeiro. Posto isto.

realizando anotações no vídeo de captura Discente Pessoa que acompanha a aula de anatomia Não possui responsabilidade que influencie na qualidade do sistema e/ou artefato gerado Confidencial Página 6 .1 Definição do problema Versão: 1. docentes e Discentes Os quais Necessita de uma ferramenta O Sistema AnatoFacility É um sistema de nicho para captura e documentação de aulas de anatomia humana Que Facilita a documentação e acompanhamento de uma aula de anatomia Ao contrário De outros sistema de propósito geral (como para gravação de palestras) Nosso sistema É específico para o ambiente em que uma aula de anatomia humana é ministrada. no durante e pós aula Manusear instrumentos de captura.Documento de Visão Sistema AnatoFacility Educacional Doc_Visao 2.1 Data: 22/10/2015 O problema de Acompanhar/Ministrar uma aula de anatomia humana Afeta Docentes e discentes O impacto disso é Baixo aproveitamento dos discentes e pouca produtividade da aula Uma solução de sucesso pode ser Uma ferramenta que facilite o acompanhamento da aula e que possibilite o registro e documentação simplificada da aula 2. provendo funcionalidades para o durante aula e após aula 3. na visão “Docente”. como câmeras. Descrição dos envolvidos e usuários 3. microfones e lousa eletrônica. Posicionamento 2.1 Resumo das partes interessadas Nome Descrição Responsabilidades Instituição de Ensino Instituição que possui um ou mais cursos que possuem em sua grade disciplinas que envolvam o estuda de Anatomia Humana Prover ambiente adequado para realização da aula e captura da mesma Docente Professor responsável pela utilização do sistema.2 Definição do posicionamento do produto Para Instituições de Ensino.

5. independente da experiência previa do usuário com esse tipo de sistema.Documento de Visão Sistema AnatoFacility Educacional Doc_Visao 3. atualmente são focadas em duas abordagens para facilitar o ensino da anatomia:  Utilização de Atlas Anatômicos  Utilização de sistemas de propósito geral para Captura Multimídia Como a abordagem é simplista. O sistema é dependente de acesso à internet ou de acesso ao servidor central do AnatoFacility Educacional. assim como melhorar o aproveitamento em uma aula.3 Responsabilidades Ambiente dos usuários 1. 3. acompanhamento e revisão em uma aula de anatomia. O usuário (docente) deverá ter acesso à versão web administrativa para captura de multimídia e manipulação das mídias. 4. tornando o ambiente mais dinâmico e atrativo. As plataformas Windows Phone (Microsoft) e iOS (Apple) não serão consideradas no escopo deste projeto. 3. A interação do usuário com o sistema deverá ser simples.4 Resumo das principais partes interessadas ou necessidades do usuário Necessidade 3. As plataformas mais usadas no mercado de smartphones atualmente é a Android (Google). Confidencial Página 7 .2 Versão: 1.1 Data: 22/10/2015 Resumo dos usuários Nome Descrição Docente Pessoa que ministra a aula de anatomia e manuseia os instrumentos de captura e documentação Discente Pessoa que acompanha a aula de anatomia 3. o AnatoFacility procura facilitar a forma com que existe a interação. O usuário (discente) em um dispositivo móvel (smartphones e/ou tablet) com o sistema Android. Mesmo sendo um mercado que procura sempre evoluir a forma com que o conhecimento é transmitido. 2.5 Prioridade Preocupações Solução Atual Soluções Propostas Alternativas e concorrência Atualmente não existem alternativas para o nicho de tal aplicação.

3.2 Premissas e Dependências Por ser um sistema de captura multimídia. por meio de câmeras. de forma ao discente acompanhar com mais detalhes a visão do docente sobre o corpo objeto de estudo. Características do sistema 1. a interação entre discente(s) e docente(s). 6. assim como registro de perguntas e respostas. Confidencial Página 8 . O sistema deverá permitir que a exibição na lousa possa ser pausada pelo discente. O áudio captado deverá ser transcrito de forma a compor a legenda e documentação ao vídeo captado. Além disto.1 Data: 22/10/2015 O AnatoFacility pretende adotar como padrão arquitetural. O sistema deverá capturar.Documento de Visão Sistema AnatoFacility Educacional Doc_Visao 4. como câmeras e microfones. 2. 5. como pela web. endocâmera. 5.1 Perspectiva do sistema Versão: 1. podendo ser feitas anotações e observações naquele momento do vídeo pelo docente. o AnatoFacility terá dependência da plataforma IaaS Amazon Web Services 4. o sistema possui dependência da plataforma Android. o AnatoFacility possui grande dependência de equipamentos de hardware. por meio de microfones. 7. etc) em uma lousa eletrônica. O sistema deverá exibir o vídeo primário capturado (head câmera. 4. 8. por meio de microfones. Neste último. Todo conteúdo captado e documentado deve ser acessível de forma facilitada. O vídeo captado deve ser acessível em tempo real pelos discentes das aulas em dispositivos como tablets e computadores. O sistema deverá capturar. o discurso do docente. a visão que o docente tem sobre o corpo objeto de estudo. O sistema deverá capturar. Visão geral do sistema 4. em sua versão móvel. arquitetura híbrida que permita execução em ambiente OnPremise e SaaS.