Atividades Psicomotoras no

contexto escolar

Prof.'Alan'Moraes,'Ddo.

O que é Psicomotricidade?
“Ciência(que(tem(como(objeto(de(estudo(o(homem(
através(do(seu(corpo(em(movimento(e(em(relação(
ao(seu(mundo(interno(e(externo,(bem(como(suas(
possibilidades(de(perceber,(atuar,(agir(com(o(outro,(
com(os(objetos(e(consigo(mesmo.(Portanto,(é(um(
termo(empregado(para(uma(concepção(de(
movimento(organizado(e(integrado,(em(função(das(
experiências(vividas(pelo(sujeito(cuja(ação(é(
resultante(de(sua(individualidade,(sua(linguagem(e(
sua(socialização.”
Sociedade(Brasileira(de(Psicom otricidade

Prof. ALAN MORAES, Ddo.

Prof.'Alan'Moraes,'Ddo.

Prof.'Alan'Moraes,'Ddo.

Psicomotricidade
Desenvolvimento(sensorioFmotor
Desenvolvimento(sensorioFmotor
Segundo Beatriz Saboya (1995), para uma vida saudável
precisamos ter de forma adequada, essencialmente, os pés em
bom contato com o chão; ter o eixo em situação de harmonia
sobre os pés, com possibilidades de flexão, extensão e rotação
nos vários níveis, e poder voltar a parte anterior do corpo para
frente e para várias direções.
O(desenvolvimento(humano(é(um(processo(de(crescimento(e(
mudança(a(nível(físico,(do(comportamento,(cognitivo(e(
emocional(ao(longo(da(vida.(

O(desenvolvimento(
MOTOR(da(criança(é(
regido(por(Leis(da(
Motricidade:
1ª(CéfaloFcaudalP
2ª(Próximo(DistalP
3ª(CaudoFCefálica

1

(Período(Simbólico:'dos'dois'anos'aos'quatro'anos.'A'linguagem'é' um'monólogo'coletivo. : É'a'idade'dos'porquês.'da'dramatização.(Período(Operatório(concreto:'dos'sete'aos'onze'anos'aprox.' Funções(Básicas(da( Psicomotricidade D.'O'jogo'simbólico. Período(SensórioFmotor:'do'nascimento'aos'dois'anos'aprox.'Sua' organização'grupal'pode'estabelecer'relações'de'cooperação'e' reciprocidade.'Ddo.' B.'volume'e'peso.'Ddo.. Desenvolvimento(sensorioFmotor Desenvolvimento(sensorioFmotor Segundo(Piaget Segundo(Piaget A.'Ddo.'e'trabalha'através'de'percepções'através'dos' deslocamentos'do'próprio'corpo. Esquema( Corporal Orientação(espaço temporal Coordenação(Motora Ampla(e(fina Respiração Imagem(Corporal Tonicidade Aprendizagem Relaxamento Equilíbrio(Emocional Percepção Lateralidade Equilíbrio Prof.'do'desenho.Prof. : Surgimento'da'linguagem.' C. : È'o'ápice'do'desenvolvimento'da'inteligência'e'correspondente'ao' nível'de'pensamento'hipotético:dedutivo'ou'lógico:matemático. : A'inteligência'é'prática..'aprox.'' E.'Distingue'a'fantasia'do'real. Prof. Atenção Consciência(Corporal 2 .'Alan'Moraes.'Alan'Moraes. : É'o'período'em'que'o'indivíduo'consolida'as'conversações'de' número.e'quanto'a' linguagem'já'é'capaz'de'adaptar'sua'resposta'a'fala'do' companheiro.'da'imitação.'Alan'Moraes.'Ddo.' etc.(Período(Operatório(abstrato:'dos'11'anos'em'diante.'Alan'Moraes.'aprox.'do'faz'de'conta'esta'presente.(Período(Intuitivo:'dos'quatro'aos'sete'anos.'substância. Funções(Básicas(da( Psicomotricidade Prof.

A(educação(através(do(corpo No ciclo elementar que se estende por dois anos as variações individuais são demasiadamente numerosas. Trata-se de fazer um levantamento das competências efetivamente adquiridas por todas elas no decorrer da escolaridade no ensino fundamental. Nesta fase os objetivos específicos dos exercícios corporais são: -a conscientização e domínio do corpo. 3 .'Ddo. onde além de um aumento da precisão da motricidade.'Ddo. em função de uma prática educativa regular das atividades físicas e psicomotoras. .' A(educação(pelo(movimento(na(escola(primária(possui(um( papel(importante(não(só(na(prevenção(das(dificuldades( escolares. ou seja.'Alan'Moraes. Se trata de uma idade de transição.(A(imagem(do(corpo( por(exemplo(desempenha(um(papel(fundamental(no( desenvolvimento(da(personalidade. Nesta fase os objetivos específicos dos exercícios corporais são: • Utilizar de maneira adaptada técnicas e atividades motoras novas para reforçar e enriquecer as experiências psicomotoras anteriores.'Alan'Moraes.'Ddo. o objetivo no âmbito escolar não é o de detectar nas crianças predisposições atléticas suscetíveis de levar os mais capazes ao sucesso esportivo de alto nível. tornando-se difícil caracterizar a criança. aumento das discriminações perceptivas.'é'de'grande'importância'a'educação'pelo' movimento'no'processo'escolar. A(educação(através(do(corpo Prof. da sensibilidade e da personalidade. deslocamentos e itinerários) e da noção de tempo pessoal (coordenação dos movimentos e exercícios rítmicos). Prof. percepção e integração da noção de espaço imediato (posições relativas.apropriação do esquema corporal e da coordenação psicomotora.'Ddo. implementadas e que devem ter fornecido a elas aptidões.'Alan'Moraes. A(educação(através(do(corpo Segundo'Le'Boulch'(1987).Prof. de movimentos. entre duas fases distintas do crescimento infantil.ajustamento de gestos.'Alan'Moraes. ao longo da escolaridade do ensino fundamental assegurar o desenvolvimento harmonioso dos componentes corporais. Prof. a ação das aptidões psicomotoras cujo resultado é a disponibilidade motora.(no(bom(desenvolvimento(psicomotor..'uma'vez'que'seu'objetivo'central'é' contribuir'para'o'desenvolvimento'motor'da'criança'o'qual'auxiliará' na'evolução'de'sua'personalidade'e'no'seu'sucesso'escolar. A(educação(através(do(corpo No ciclo médio. Na Educação Infantil.E ainda. . já se afirma certa tendência à estabilidade do comportamento e à sociabilidade.(como(no( “desenvolvimento(total”(do(ser(humano. afetivos. • Auxiliar no desenvolvimento da inteligência operatória. as atividades psicomotoras visam. . intelectuais da personalidade da criança objetivando a conquista de uma relativa autonomia e da apreensão refletida do mundo que a cerca.

brincando e participando de todos os jogos propostos.” (OLIVEIRA. utilizando melhor suas capacidades psíquicas.”'(OLIVEIRA. que podem ser sanadas mediante interação da criança com atividades que favoreçam ampliar seu potencial psicomotor. e vão desde problemas mais sérios de incapacidade intelectual. cria e enfrenta problemas de sua vida cotidiana.Prof. mas ainda a descoberta do outro e do meio ambiente.'Alan'Moraes.'preocupados'com'o'ensino'das'primeiras'letras.'Alan'Moraes.'várias'vezes'os'encaminham'para'as'diversas'clínicas' especializadas'que'os'rotulam'como'“doentes”. se transformam em verdadeiros obstáculos para uma aprendizagem significativa. apresentando às vezes dificuldades. Prof. a educação psicomotora tem por objetivo não só a descoberta do seu próprio corpo e capacidade de execução do movimento.'Ddo. até pequenas desadaptações que. “Os motivos dessas dificuldades são diversos.'Alan'Moraes. PIAGET (1936) sustenta que.(psicomotoras(e(perceptivas( como(as(funções(permanentes(da(cognição Motricidade Cognição 4 .'Ddo.'Ddo.'Na'realidade.'Alan'Moraes. Interações(das(funções(motoras.'1997)' Segundo LAPIERRE (1986). mediante a atividade corporal a criança pensa. A(educação(através(do(corpo WALLON (1942) afirma que o pensamento nasce da ação para retornar a ele. aprende. quando não cuidadas. cognitivo e afetivo.'Ddo. A(educação(através(do(corpo “Muitos'professores.'muitas'dessas'dificuldades'poderiam'ser' resolvidas'dentro'da'própria'escola. É possível vermos alunos correndo.'e' não'sabendo'como'resolver'as'dificuldades'apresentadas'por'seus' alunos.'incapazes'ou' preguiçosos. 1997) Dificuldade intelectual Fatores(geradores(de( Perturbação(Psicomotora Atraso no DNPM Prof. facilitando a aquisição de aprendizagens posteriores. Prof.

a testar os limites e a estimular a quebra das barreiras. É provedor da sensação contínua de exploração e descoberta. assim como facilitamos o jogo motor global durante a imitação e representação de um personagem.'Alan'Moraes. Coordenar movimentos para realizar ações. promovendo seu próprio ritmo. o desenho e a escrita. Meios(de(intervenção(psicomotora Jogo/Dinâmica – É o conjunto de operações coexistentes e interativas. Prof.'Alan'Moraes. facilitando o entrosamento. podemos contar com o controle respiratório. através da troca de papéis proporcionada pelo drama podemos viver e reviver experiências marcantes de grande conteúdo emocional. o encontro do ritual de gestos e atitudes.'Ddo.. Através do jogo existe. Meios(de(intervenção(psicomotora Literatura – Viajamos em nossas histórias. contração/descontração. Reconhecer a posição dos objetos no espaço. Cores – As cores influenciam as nossas atitudes e sentimentos. Prof. Interagir com os outros Apresentar boa aceitação pessoal e equilíbrio emocional Dramatização – Incentivamos a imaginação e criatividade. Sensibilização – Quando se quer abrir um instante para que diferentes olhares voltem-se para o mesmo enfoque. Controlar o corpo como um todo. com a voz e com objetos. um novo mundo nos é proposto quando somos capazes de vivenciar contos de fadas.. 5 . Apresentação – São apropriadas para “quebrar o gelo”.). massagem e alongamento global. Ter sentido de direção. O som depende do movimento e não existe na ausência dele. atividade muscular regulada. Manter ritmo respiratório fisiológico. Desafios – Possibilitam aguçar a imaginar. Adaptar-se às condições de espaço que o meio lhe oferece. Situar-se no tempo. visualização mental. mobilização passiva. divertindo.Prof. Entrosamento – Ajudam as pessoas a se relacionarem e se conhecerem. pensamentos e sentimentos com o seu corpo. prazer.'Ddo.'Ddo. Artes Plásticas – Atividades que tem em comum a objetivação da representação visual do domínio figurativo a partir da transformação da matéria (argila. Reflexão e aprofundamento – servem para expressarmos e refletimos sobre um tema ou problema relacionado com o propósito do encontro.Através do movimento corporal proposto pela dança estamos explorando a linguagem através da qual o ser humano expressa sensações. Meios(de(intervenção(psicomotora Objetivos gerais da psicomotricidade Música – Sons que podem ser produzidos com seu corpo. liberdade e totalidade.'Alan'Moraes. Dança . integrando assim às outras linguagens expressivas como a fala. a criatividade.'Alan'Moraes. papéis. integrado por estímulos da realidade e da fantasia. estórias de terror ou fantásticas ficções. cola. Prof. gravuras. Equilibrar-se nas diversas posturas e atitudes. emoções.'Ddo. Relaxação – Dentre as diversas técnicas.

Giz de cera. Espelho.'como'volante : Num'círculo'de'bambolês'trocar'de'lugar'ao'comando Prof. sexo. Atividades(Psicomotoras(Sugeridas Atividade(02(– Material:(Bola(de(plástico. pincel.(de(gás(ou(de(meia : Caminhar'segurando'a'bola'no'alto'da'cabeça.(bancos. predisposição e capacidade do grupo. argila. linhas. Tijolos de madeira de diversos tamanhos. aros. semi círculos e suportes. jogos de encaixe.'objetos : Andar'pela'sala'batendo'palmas : Pular'realizando'diversos'padrões'ventilatórios : Relaxação Prof.'rápido.'balançando'com'o'braço' dominante'e'posteriormente'com'o'outro..'suas' condições'motoras.'Ddo.'Alan'Moraes. barbante. tintas.'à'partir'destas. paralelas. Atividades(Psicomotoras(Sugeridas Atividade(04(– Material:(Pneus Montar'uma'seqüência'de'pneus'e'solicitar'que'passe'por'cima. Escada. sem danos motores ou psíquicos. Qualquer'atividade'quando'sugerida'não'é'seguida'de'sucesso ou'fracasso. Espumas de diversas espessuras. Corda.(cones.'com'a'bola'entre'as'pernas. giroplano.'Alan'Moraes. de forma a cooperarem com os objetivos da atividade proposta.'Ddo. : Lançar'a'bola'para'cima'e'segura:la : Jogar'a'bola'em'um'cesto : Batata'quente : Caminhar'em'dupla'com'a'bola'entre'as'barrigas : Boliche : Bola'ao'gol Atividade(03(– Material:(Bambolês : Rodar'o'bambolê'em'diversas'partes'do'corpo : Ao'comando'(verbal. Bambolês. Material Psicomotor Prof. Atividade(01(– Material:(O(corpo : Caminhar'lentamente. Cones. Bolas de vários tamanhos.'pelo'lado. rampa. prancha de equilíbrio.'ou'ainda.Prof. Cubos. Essas'atividades'seguem'como'sugestões.'Ddo. pneus e bastões. Massa de modelar.'afetivas'e'intelectuais. Pique'– alto Passar'por'dentro'dos'pneus Rolar'o'pneu'até'determinado'ponto Lançar'bolinhas'de'papel'dentro'do'pneu Atividade(05(– Material:(Obstáculos((aros.'criar'outras' que'venham'atingir'o'seu'objetivo'pedagógico. colchonetes..' por'dentro'e'etc.'Alan'Moraes.(tijolos) Circuito'livre Chutar'a'bola'sem'derrubar'os'obstáculos Refazer'um'caminho'com'os'olhos'vendados Passar'por'um'trajeto'como'um'determinado'animal'(cachorro'– engatinhando) Andar'sobre'a'tábua'de'equilíbrio'simulando'uma'ponte 6 . quebra-cabeça e outros brinquedos.'saltando. sendo observado a idade.'Ddo.' pois'devemos'respeitar'a'individualidade'da'crianças'envolvidas. lápis de cor. Atividades(Psicomotoras(Sugeridas Estes materiais devem ser utilizados após uma avaliação da prática objetivada. : Dançar : Repetir'gestos'– mímica : Imitar'animais.'Alan'Moraes. cores e pesos.(semicírculos... fitas e papéis. Tatames. Panos.'podendo'o'Professor'adaptá:las'de' acordo'com'a'necessidade'da'sua'turma.'apito)'deverá'ficar'dentro'do'bambolê : Caminhar'dirigindo'o'bambolê.'música. Material de sucata.

'''Passar'anel Dança'da'cadeira'''''''.'tintas'e'sucatas'(desenho'livre.'dar'laço.'Alan'Moraes.'fechar'e'abrir'zíper Preparar'doces.'Ddo. Psicomotricidade e Ludicidade Atividades(Psicomotoras(Sugeridas Atividade(11(– Jogos(recreativos Seu'mestre'mandou'''.'argila.'sementes.'Ddo..'montagem) Exercícios'grafo'– motores Atividades'percepto:motoras'(maior'/'menor. Jogos'de'encaixe Atividades'com'papéis..''''''Amarelinha O que é Brincar ? Atividade(12(– Atividades(de(vida(diária(ou(profissionais Calçar'o'sapato.'contas.'''Chicotinho'queimado Mamãe'posso'ir?'''''.'Alan'Moraes.'abotoar.'Alan'Moraes.''Estátua Mamãe'na'rua''''''''.'cor.Prof.'aparafusar.'colagem.'Alan'Moraes.'bolos'e'biscoitos Alimentar:se Varrer.'''''''''Pique'– esconde''''''''.'limpar.'Ddo.'bordado 7 . Atividades(Psicomotoras(Sugeridas Atividade(06(– Material:(Cordas Andar'sobre'a'corda'em'diversas'trajetórias Pular'corda Passar'a'corda'pelos'obstáculos'(costurando) Enrolar'um'determinado'segmento'corporal Atividade(09(– Relaxamento Contração'/'descontração Movimentos'lentos Ordens'verbais Visualização'mental Massagens Atividade(07(– Material:(Espumas Caminhar'sobre'espumas Passar'por'degraus'de'espuma Sentir'a'espuma'passada'no'próprio'corpo Atividade(08(– Material:(Atividade(de(mesa Manipulação'de'massinha.'contrastes) Atividade(10(– Atividades(de(relação(e(linguagem Solicitar'que'contem'uma'história'continuada Telefone'sem'fio Lançar'uma'bola'para'o'colega'e'dizer'um'nome'de'um'animal..'rosquear Fazer'crochê. Prof.'objeto Pintar'um'único'desenho Cabo'de'guerra Guiar'o'cego Prof.'objeto'diferente.'guardar'e'organizar Martelar.'Ddo.'palitos. Atividades(Psicomotoras(Sugeridas Prof.

não importa quão limitada ela seja. * Esteja atento ao nível de tolerância e de sua habilidade de concentrar-se.'Ddo.'Alan'Moraes. assim se desenvolver. Prof. ela será capaz de aprender enquanto brinca” Amar = Boneca Movimentar-se = Carrinho BRINQUEDOS Forjar = Blocos De companheiro = Bola * Levar a brincadeira até ela. melhor se comunicar e se revelar. * A criança deve atuar e não ser apenas expectadora. de transição entre o mundo interno e externo. No brincar a criança constrói um espaço de experimentação. * Observe e avalie a posição do brincar.'Ddo. não faça por ela.Prof.'Alan'Moraes.'Alan'Moraes. Psicomotricidade e Ludoterapia Brincar Especial “ Se ajudarmos a utilizar as habilidades que tem. e estará desenvolvendo igualmente sua potencialidade psicomotora. 8 .'Ddo. O brinquedo estimula a representação da realidade. prestando atenção em suas preferências. Através da brincadeira. A psicomotricidade pode ser apresentada a criança como uma série de exercícios a serem cumpridos com seriedade ou como situações lúdicas. A Criança atribui a função ao objeto lúdico sem compromisso com a realidade. do imaginário. * Oferecer diversidade de atividades. Psicomotricidade e Ludoterapia Brincar é Metafórico Prof. o fantástico mundo da fantasia. faça com ela.. onde ela se desenvolverá como uma brincadeira. Psicomotricidade e Ludoterapia Brincando e aprendendo Brincar é Metafórico É indispensável em todo o processo educativo um espaço e um tempo para a criança brincar e. Use direções simples e frases curtas. O mundo do brinquedo é o mundo da ilusão. Tudo que ela não puder fazer sozinha.'Ddo. permitindo que ela explore na sua velocidade. a criança se apropria de conhecimentos que possibilitarão sua ação sobre o meio em que se encontram. de forma prazeroza. ter tempo para agir e interagir.'Alan'Moraes. * Ofereça atividades desafiadoras que não reforcem o fracasso. A criança se inicia no meio adulto por meio da brincadeira e pode antever seus papeis e valores futuros Prof. Respeitar a vontade da criança. * Tudo que puder fazer sozinha. Escolha brinquedos compatíveis ao desenvolvimento da criança.

Atividades Psicomotoras Prof.'Ddo. Atividades Psicomotoras Prof.'Ddo.'Ddo.'Ddo. Atividades Psicomotoras 9 .Prof.'Alan'Moraes.'Alan'Moraes.'Alan'Moraes. Atividades Psicomotoras Prof.'Alan'Moraes.

'Ddo.'é'o'braço Esquerdo Os'dois'juntos'que'eu'vou'acordar (refrão) É'o'joelho'direito.'os'ombros.'é'o'pé'esquerdo É'o'pé'esquerdo'agora Os'dois'juntos'que'eu'vou'acordar (refrão) É'a'cabeça.'as'mãos.'é'o'ombro Esquerdo Os'dois'juntos'que'eu'vou'acordar (refrão) É'o'cotovelo'direito. que a criança ou adulto é capaz de ser criativo e de usar toda a sua personalidade. Cotovelos'e'braços Que'eu'vou'acordar A'cintura.'que'eu'acordar. A'mão'esquerda'agora As'duas'juntas'que'eu'vou'acordar (refrão) É'o'ombro'direito.'é'o'pé'direito.'é'o'cotovelo Direito É'o'cotovelo'que'eu'vou'acordar É'o'cotovelo'esquerdo.'o'bumbum. É'a'mão'esquerda. e tão somente no brincar. “É no brincar.Desengonçada(F Bia(Bedran (refrão) Vem(dançar. e é apenas sendo criativo que o indivíduo descobre o eu” Winnicott 10 . É'o'ombro'esquerdo. Os'dois'juntos'que'eu'vou'acordar (refrão) É'o'pé'direito. A'mão'direita.'é'o'joelho Esquerdo.'Alan'Moraes.'a'mão'esquerda. Os'joelhos Tudo'junto'que'eu'vou'acordar Prof.'é'o'braço'direito É'o'braço'que'eu'vou'acordar É'o'braço'esquerdo.'que'eu'vou'acordar É'o'pé'esquerdo.'mão'direita.(vem(requebrar Vem(fazer(o(corpo(se(mexer Acordar É'a'mão'direita.'é'o'ombro'direito.'a'barriga.'é'o'joelho'direito É'o'joelho'que'eu'vou'acordar É'o'joelho'esquerdo.'é'o Pé'direito'agora É'o'pé'direito.'é'o'cotovelo Esquerdo Os'dois'juntos'que'eu'vou'acordar (refrão) É'o'braço'direito. É'o'ombro'que'eu'vou'acordar.'mão Direita'agora.