JORNAL NOTÍCIA

www.noticia23.com.br Circulação: Paulínia e região

9 de Junho de 2010 - 2ª Edição - Ano 1 - Tiragem: 2.000 - Distribuição Gratuita

Paulínia, a cidade do cinema tem cenário de miséria e pobreza
Em 2008, os moradores da área conhecida como Granja Coave, no limite entre Paulínia e Cosmópolis, foram obrigados a deixar o local onde moravam por uma ordem judicial. O terreno havia sido invadido há mais de dez anos e pertencia a uma granja que fechou. A ação foi movida por ex-funcionários da granja que ganharam a área como pagamento de dividas trabalhistas. Embora o local pertença a Cosmópolis e também Americana, os moradores utilizavam todos os serviços municipais de Paulínia como escola, hospitais entre outros. Sem ter para onde ir os moradores vieram para Paulínia e montaram um acampamento em uma área pública do bairro Viacava.
Pág. 3

Segunda maior rede mundial de franquias chega a Paulínia

Foi inaugurada na semana passada em Paulínia uma loja da rede Subway. A rede já é a segunda maior do mundo e segundo o sócio-proprietário, Raul Daniel Grilo, até o final do

ano a marca já assumira o lugar de primeira rede de fast food no mundo. Raul explica alguns pontos importantes para se montar uma franquia.
Pág. 5

Horóscopo
Confira o que os astros prepararam pra você!
PÁGINA 11

Variedades
Cláudia Leitte diz que fãs de Ivete são “malas”
PÁGINA 11

Equipe de Bicicross de Paulínia conquita mais um título

Frank Aguiar visita RMC
O pré-cadidato a deputado estadual, Jaime Donizete, o Jaiminho, recebeu o cantor Frank Aguiar na Região Metropolitana de Campinas. O cantor e político conheceu América e Sumaré
Pág. 4

Cultura
Loba de Ray-Ban será apresentado em Paulínia
PÁGINA 7

Copa do Mundo
Disputa acirrada entre Paulínia e Americana
Em uma disputa acirrada a equipe de Bicicross PETROBRAS/ Paulínia conquistou nesse domingo o 9° título brasileiro, em Leme, em etapa única. Com a vitória, Paulínia bate seu próprio recorde e soma, em seus 13 anos de história, os títulos nacionais de 1999, 2001, 2002, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009 e 2010. A equipe terminou a prova com 324 pontos, seguida por Americana com 321 e São José dos Campos, em terceiro com 314. Se na disputa entre equipes foi equilibrada, entre estados, São Paulo faturou o título com folga, foram 337 pontos, seguido por Santa Catarina com 293 e Minas Gerais com 260. Participaram da competição 401 pilotos de 11 estados.
Pág. 6

Esportes
Paulínia FC vence e volta a liderança
PÁGINA 6

O diretor do departamento de física da universidade de Adelaide, na Austrália, Derek Leinweber, afirmou que a Jubulani, nome dado a bola da Copa realmente dificulta o trabalho dos jogadores no Mundial.
Pág. 6

Eleições 2010
Dilma e Serra mudam estratégias de Campanha
PÁGINA 4

Em sessão na câmara, vereadores discutiram Acip suspende corte de energia na véspera do Dia dos namorados sobre novo Hospital Municipal de Paulínia
A Associação Comercial e Industrial de Paulínia (Acip) conseguiu mudar a data de manutenção da CPFL. A companhia pretendia cortar o fornecimento de energia no próximo sábado, Dia dos Namorados. A interrupção traria prejuízo aos comerciantes, já que nesta data as vendas aumentam consideravelmente.
Pág. 9

ÍNDICE
03 ........ Política 04 ........ Política 05 ........ Economia 06 ........ Esportes 07 ........ Cultura 08 ........ Social 09 ........ Cidades 10 ........ Cidades 11 ........ Variedades

Como o Notícia 23 adiantou na última edição, a população ainda reclama do HMP Na última sessão da . Câmara, na noite de ontem, o vereador Custódio Campos afirmou que munícipes estão reclamando com ele sobre o atendimento do hospital, que segundo ele não evoluiu como as propagandas que vem se fazendo sobre o local.
Wilson Machado, Pres. da ACIP Custódio Campos, Vereador do PT

Pág. 4

Página 2

Paulínia, Quarta-Feira 9 de Junho de 2010

JORNAL NOTÍCIA

O que a Copa de 2014 Que Paulínia é essa? representa para o Brasil
A habitação não é um problema apenas de Paulínia. O sonho da casa própria continua sendo difícil para a maioria dos brasileiros e infelizmente muitos ainda vivem sem as mínimas condições. Ao visitar o Acampamento Menezes, no bairro Viacava, conhecemos uma Paulínia diferente, não a cidade do progresso, dos empregos e das grandes obras, mas sim um lugar pobre, onde as pessoas clamam por uma vida melhor. O principal problema dos moradores é sim habitação, porém a partir daí vemos outros problemas que também são enfrentados por essas pessoas como o desemprego, a falta de saneamento básico e principalmente as faltas de oportunidade para uma vida melhor. Em uma cidade rica como Paulínia, em que a economia e o crescimento são colocados acima de tudo muitas vezes os governantes acabam esquecendo de fazer o seu principal dever: dar condições básicas de vida para a população.

Editorial

www.noticia23.com.br

Charge

Por Robson Calil Chaar
A Copa do Mundo de 2014 é nossa e já começou. Ela coloca em jogo nada menos do que a capacidade de todo um país se organizar para tornar realidade as oportunidades que um evento dessa magnitude propicia não apenas ao espor te, mas à economia, à sociedade e ao futuro da nação. As cifras envolvidas na realização de uma Copa do Mundo impressionam e dão uma idéia da dimensão dos negócios que podem ser gerados e revertidos em lucro e desenvolvimento. Mais importante do que os estádios são todas as atividades complementares, como obras de infra-estrutura, preparo do capital humano e planejamento dos eventos a serem realizados em torno dos encontros esportivos. A mobilização deve ser bem direcionada e envolver governos, investidores privados e, obviamente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de todos aqueles que, de alguma forma, participarão do evento. Se o propósito é construir um legado, é preciso pensar no uso das instalações após o evento. É preciso desenvolver empreendimentos de infra-estrutura e de esportes pensando na viabilidade econômica para o futuro. O conceito de arenas com múltiplas funções, conciliando esportes, entretenimento e serviços diversos e um bom exemplo disso. Os estádios hoje no Brasil são pouco utilizados e têm infraestrutura e tecnologia defasadas. Os empreendimentos podem ter nvestimento e operação privados, garantindo um melhor aproveitamento dos projetos após a Copa. A Copa do Mundo de 2014 também entrará para a história como a primeira a estabelecer parâmetros ecológicos e sociais a serem cumpridos por governos e empresas privadas que participem de sua organização. É o que a FIFA chama de “green goal” (gol verde), criado para marcar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade na realização de grandes eventos. Entre as exigências “verdes” da FIFA, que deverão ser obrigatoriamente seguidas pelo Brasil, estão a criação de programas de reutilização, reciclagem e redução do lixo e a neutralização de todo o carbono produzido no evento. A lição deixada pela maioria dos países que sediaram grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo ou Olimpíada, mostra ao Brasil que quem começa antes e se planeja bem ganha mais. E é isso o que as cidades eleitas precisam fazer agora.

Dr. Antonio Trefiglio Neto, advogado, Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Pós-Graduando em Direito Público

Mulher, horas extras direito e pagamento
O trabalhador e a trabalhadora brasileiros realizam rotineiramente horas extras e tais devem ser pagas na forma da lei. As horas extras são pagas aos trabalhadores e as trabalhadoras com um acréscimo mínimo de 50% sobre à hora normal, inclusive em razão do desgaste físico e psicológico destes com a prorrogação de seu trabalho regular, além do fato de que trabalhando em hora extra os mesmos deixarão de estar junto com sua família. A Constituição Federal de 1.988 prevê expressamente o princípio da igualdade. Porém a igualdade prevista na Constituição esta exatamente em tratar os desiguais desigualmente na medida de suas desigualdades. É inegável que a estrutura física da mulher é mais frágil que a do homem, merecendo portanto um tratamento desigual em razão desta desigualdade. A Consolidação das Leis do Trabalho, conhecida como CLT, assegura no artigo 384 à mulher um intervalo de no mínimo 15 minutos antes do início do trabalho em horas extras, e a sua não concessão implica no pagamento destas horas extras a mulher trabalhadora. Várias empresas, após o advento da Constituição Federal de 1.988, passaram a argumentar na Justiça do Trabalho que o intervalo de 15 minutos para a mulher antes do trabalho em horas extras não era mais um direito legalmente devido. Contudo a maior parte da Justiça do Trabalho não vem aceitando a argumentação das empresas e vem mantendo o direito a trabalhadora no intervalo de 15 minutos para a mulher antes do trabalho em horas extras, condenando as empresas ao pagamento em caso de não concessão regular.

Comércio exterior brasileiro nos governos Lula Por Pamela Souza na retórica da Cooperação Sul-Sul
Uma das prioridades do governo Lula para o comércio internacional é a chamada cooperação sul-sul, dentro de uma idéia mais geral de criação de uma nova geografia comercial. A idéia geral dessa nova geografia comercial é o estabelecimento de uma tendência mundial, ou seja, a tendência do multilateralismo, mas dessa vez com a aproximação com países em desenvolvimento (mas sempre potências regionais, como o Brasil), como Índia, China e África do Sul. Nesse sentido, o objetivo do governo Lula é expandir relações comerciais para além dos parceiros tradicionais (como EUA, UE e América Latina), alcançando novos acordos com países emergentes e importantes no cenário internacional atual, mas que não são potências mundiais. Em outras palavras, a idéia geral é buscar uma diversificação dos parceiros para incentivar novos pólos de exportação no Brasil. Mas a triste realidade é que a nova geografia comercial não deu muitos resultados, ao menos por enquanto. Em 2006, do total de nossas exportações, 26,5% foram para países da América Latina; 22% para União Européia; 18% para os Estados Unidos; e 15% para a Ásia. Ao que tudo indica, a distribuição das expor tações brasileiras não mudou muito, a não ser pelo dado da União Européia, que superou os EUA. Então, em que medida a PEB consegue sustentar essa idéia de cooperação sul-sul, de priorizar relações comerciais com países localizados no eixo sul do mundo? Bom, as críticas mais ferrenhas apontam para a necessidade de estabelecer relações ainda mais próximas com a UE (como dissemos na última aula, com um acordo interblocos envolvendo UE e Mercosul). Mas o governo brasileiro se defende afirmando que as exportações para a África, por exemplo, cresceram 3% nos últimos anos. Em relação à China, porém, os dados indicam que o Brasil passou a importar mais e a expor tar menos, e isso é problemático. Na realidade falar das relações Brasil-China não é simples, e precisamos voltar um pouco nos anos, no primeiro mandato de Lula: uma questão muito polêmica da diplomacia do governo Lula, inclusive, foi essa aproximação com a China, no contexto de cooperação sul-sul. A China, importante país para a economia mundial, foi reconhecida politicamente pelo Brasil como economia de mercado, o que foi considerada uma atitude precipitada do país, que buscava apoio para conquistar maior espaço no âmbito das Nações Unidas, além de aprimorar as relações comerciais com aquele país. Após visitas diplomáticas e o estabelecimento de acordos econômicos, o Brasil até mesmo optou por reconhecer a China como membro da OMC. Todavia, o país oriental não respeitou os interesses brasileiros, e, em meados de 2005, declarou, juntamente com os EUA, que não era favorável à concretização de reformas para ampliar os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. Tal medida irritou o governo brasileiro, que havia pregado desde o início a democratização do organismo. Em seguida, o Brasil passou a adotar medidas de salvaguardas contra produtos chineses e o chanceler Celso Amorim declarou publicamente a decepção do governo em relação às atitudes chinesas. A China, por sua vez, justificou sua decisão como uma represália à tentativa do Japão de conquistar, assim como o Brasil, vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, mas o incidente registrou que a opção por relações diplomáticas com países não-tradicionais ao Itamaraty coloca em planos secundários países familiarizados com a diplomacia brasileira e muitas vezes mais importantes em termos econômicoestratégicos. É claro que a economia dos dois países poderia ser complementar, já que os alimentos na China são escassos, e o Brasil exporta commodities agrícolas. Por outro lado, a tecnologia de ponta dos chineses poderia ser útil para o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Os dados indicam que nos últimos anos o Brasil é o principal parceiro da China na América do Sul, e a China é o segundo maior parceiro do Brasil na Ásia. Porém, a questão política da China (como e c on om i a de m er c ad o) é realmente o principal empecilho para as relações entre os países. O Brasil não se mostrou satisfeito com as conseqüências da aproximação bilateral (que gerou maior importação pelo Brasil e a recusa chinesa em apoiar-nos na idéia da reforma do CS da ONU). Mas a idéia da cooperação sulsul não acaba na China. Aliás, no que consiste a cooperação sulsul? Bem, além (bem além, na verdade) do interesse comercial está o interesse político da aproximação com países emergentes. Precisamos lembrar que são todos potências regionais em crescimento, e que podem ser interessantes para obter algum apoio diplomático, porque, juntos, conseguem ter mais poder diante do SI. O objetivo principal do governo Lula está, portanto, em angariar apoio político, muito mais do que parceiros comerciais. A criação do fórum IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), em 2003, tem muitos interesses estratégicos, como, por exemplo, o apoio a uma candidatura brasileira permanente ao CS da ONU, além do apoio para a ascensão do Brasil como potência mundial (esses países fariam par te da “área de influência” do Brasil). Então a aproximação com África do Sul e Índia seria, a “autonomia pela diversificação”. O governo Lula, ao buscar um equilíbrio nas alianças econômicas, entre grandes potências tradicionais e países emergentes, está buscando ampliar seu comércio exterior e sua margem de apoio global, se mostrando ao mundo e explorando os mercados desses países menores. Enfim, o país demonstra auto grau de flexibilidade ao mesmo tempo em que ganha aliados para iniciativas como o G-20, por exemplo. Bom, após fazermos um rápido balanço das possibilidades da cooperação sul-sul, precisamos ter em mente os benefícios e os problemas que a diplomacia brasileira enfrenta ao priorizar essas relações comerciais. Os benefícios são multilateralismo e apoio político, além de diversificação de parcerias econômicas (embora isso não tenha se tornado realidade até o momento). Agora, em termos de problemas, podemos colocar o descontentamento dos parceiros tradicionais do Brasil (EUA e UE), que pode gerar exatamente o efeito contrário: o Brasil pode perder poder e espaço no SI por não se relacionar com os países que detém poder para alterar o status quo vigente.

JORNAL NOTÍCIA

Paulínia, Quarta-Feira 9 de Junho de 2010

Página 3

www.noticia23.com.br

Bastidores da política
Por Mario Lacerda

Passado o feriado de Corpus Christi, a grande expectativa em Paulínia não é a copa do Mundo, nem mesmo o início da Campanha Eleitoral que vai eleger o sucessor de Lula no comando de nossa grande Pátria. A expectativa gira em torno da Guerra Política anunciada por Edson Moura. Guerra esta que pode trazer baixas para ambos os lados, sem falar nos muitos inocentes que serão feridos por conta desta batalha. As primeiras baixas já foram anunciadas pelo próprio Edson Moura em entrevista à Radio Paulínia FM. Segundo ele, os Cargos indicados pela vice-prefeita Simone Moura, sua aliada e sobrinha, foram demitidos. O ex-prefeito, por sua vez, ameaçou Pavan, dizendo que não vai descansar enquanto não tirálo do cargo de Prefeito. Pavan mesmo acuado tenta passar tranquilidade e diz que vai trabalhar para o povo e não quer interferência na sua forma de governar. Os correligionários de Pavan estão preocupados e esperam uma reação mais firme do seu líder. Todos sabem que o governo está composto por seguidores de Moura, alguns deser tores e poucos Pavanistas, que mesmo estando no poder se sentem ameaçados e vigiados o tempo todo. Os Pavanistas estão prontos para a luta, mas esperam um sinal do prefeito para saírem às ruas. O fato do ex-prefeito declarar guerra a Pavan não foi nenhuma surpresa, isso já era esperado por muitos governistas, todos que assistiram o filme: “Edson Moura Rompe Com Dude Vedovello” já sabiam o roteiro desta nova atração. O que deixou todos surpresos foram os ataques pessoais deferido contra Pavan ,o exprefeito atacou sua esposa, atacou sua história e sua honra, isso sim não é muito comum, nem mesmo na política, e como diz um ditado muito antigo, para cada ação tem uma reação e todos esperam ansiosamente pela reação do Sr Prefeito. Além da guerra contra Edson Moura, o atual prefeito enfrenta um outro problema, esse sim talvez o maior de todos para quem é político, ocupa cargo público e quer se manter no cargo,é a falta de comando político. Pavan vive hoje um certo isolamento, seus assessores mais próximos não o defendem publicamente, não fazem articulação política e nem sequer atendem os aliados que

querem ajudar, mas que quase sempre são ignorados e colocados em segundo plano. Alguns secretários e assessores agem como se nada tivesse acontecendo, não defendem o prefeito e evitam falar sobre o assunto para não tomar partido, chegam a dizer que o problema entre Edson e Pavan não é da conta deles e que os dois que se entendam, ora como pode um secretário de governo dizer uma coisa dessa num momento em que seu prefeito está sendo ameaçado de cassação pelo ex-prefeito. O mínimo que se espera destes secretários é que arregacem as mangas e saiam em defesa de seu líder, enfrente as críticas e mostrem o trabalho que está sendo feito. Se vamos para uma guerra temos que ter soldados fiéis e que saibam lutar, e na frente de todos os soldados, devem estar aqueles que ocupam cargos de confiança e que tem a obrigação de defender o governo para qual trabalham. É preciso também escolher os aliados para as funções corretas, nem sempre um bom advogado é um bom político, ou um bom psicólogo seja necessariamente um bom estrategista, enfim para cada função tem que ter a pessoa certa. Ás vezes até mesmo um operário, sem faculdade e sem estudo pode ser a pessoa certa para deter minada função política. É bastante comum ver vereadores da base governistas, secretários da confiança do prefeito e até mesmo cargos de confiança fazendo piadas sobre o governo e a forma de Pavan lidar com os problemas, falam inclusive que este governo já foi, que não tem tempo para reação. Para quem é Pavanistas ouvir isso dói, e faz refletir que sempre há tempo para mudanças, principalmente quando o interesse da população está em jogo. Não se pode perder a esperança, é preciso insistir e ajudar o prefeito a encontrar o caminho certo. Numa guerra, o que garante a vitória é a fidelidade dos companheiros, a competência e a disposição de lutar pela causa que acreditam. A derrota pode vir antes da hora se no meio de companheiros tiverem traidores ou mesmo oportunistas que servem a qualquer rei que lhes de títulos e posses ou que tem a traição como parte de seu currículo..

Falta de política habitacional resulta na primeira favela de Paulínia
“Minha mãe faleceu aqui, ela esperou cinco anos por uma casa e não conseguiu”

Foto tirada no acampamento Menezes mostra situação precária dos moradores Em entrevista à rádio Paulínia FM o ex-prefeito de Paulínia, Edson Moura, denunciou o descaso político da atual administração com moradores que vivem em um acampamento na cidade. Com a denuncia, ficou ainda mais claro o racha entre Mora e José Pavan Júnior. O problema de habitação em Paulínia não é problema nem apenas de um nem de outro, afinal Moura governou a cidade durante oito anos e também não conseguiu um programa que resolvesse os problemas do povo. No programa social anunciado do Pavan deverá ser entregues 2000 mil casas, o que também não vai resolver o problema daqueles que não tem casa própria. O Notícia 23 foi até o acampamento citado por Moura para conferir a situação desses moradores. A reportagem mostra uma Paulínia que poucas pessoas conhecem. Em 2008, os moradores da área conhecida como Granja Coave, no limite entre Paulínia e Cosmópolis, foram obrigados a deixar o local onde moravam por uma ordem judicial. O terreno havia sido invadido há mais de dez anos e pertencia a uma granja que fechou. A ação foi movida por ex-funcionários da granja que ganharam a área como pagamento de dividas trabalhistas. Embora o local pertença a Cosmópolis e também Americana, os moradores utilizavam todos os serviços municipais de Paulínia como escola, hospitais entre outros. Sem ter para onde ir os moradores vieram para Paulínia e montaram um acampamento em uma área pública do bairro Viacava. Segundo Vera Menezes, coordenadora do acampamento, o ex-prefeito Edson Moura prometeu que daria casa a todas as famílias e não cumpriu. Como o terreno para construir as casas já estava escolhido foi para lá que o povo foi. “O Edson Moura prometeu e não cumpriu. O Pavan também disse no dia da posse que daria terra e também não deu. Então saiu todo mundo da Granja e veio para a terra prometida”, contou Vera. A coordenadora faz trabalhos sociais com os moradores há oito anos e conta que há um ano e meio as famílias já estão acampadas no local. “Eu já consegui cidadania paulinense para todas essas pessoas aqui, são 447 pessoas”. Ainda segundo Vera, os poucos benefícios que os moradores têm foram conseguidos na justiça. “O prefeito já cortou tudo daqui escola, água, ônibus, foi tirando tudo da população. Tudo o que temos hoje foi conseguido na justiça por meio de mandato de segurança”. Ela conta que já foram sete mandatos contra o povo, mas todos foram vencidos pelos moradores. Uma das moradoras do local, Léia Maria Cristina, conta que há sete anos já está inscrita no programa de habitação para conseguir uma casa popular, mas até hoje nunca conseguiu uma resposta. “Não pode dizer nem que eles tratam a gente mal, porque eles nem tratam a gente, não conversam. Ninguém fala se vão deixar a gente aqui ou vão tirar”, disse a moradora. Toda a família de Leia mora no acampamento. “Minha família toda mora aqui, meu pai, meus irmãos, só de crianças são 16. Minha mãe faleceu aqui, ela esperou cinco anos por uma casa e nunca conseguiu”. As principais dificuldades do acampamento são a falta de energia elétrica e condições mínimas de saúde. No local tem muito carrapato e por usar água de uma nascente que tinha no terreno muitas pessoas tiveram alergias. Todas as crianças do acampamento são matriculadas na escola, porém os ônibus não passam nem na entrada do acampamento. Leia conta que anda cerca de dois quilômetros, até o jardim Amélia, para levar pegar ônibus. De acordo com Vera, além de ser obrigação as crianças irem a escola, todas as grávidas fazem o pré-natal. A cada duas semanas são feitas reuniões no acampamento para serem feitas melhorias no lugar, lá as mulheres também são orientadas a tomarem anticoncepcionais e usarem preservativo. A coordenadora explica que todos os barracos são numerados e não é mais permitida a entrada de nenhuma família. “No começo não dava nem para entrar nas ruas, agora o pessoal está mais unido, sempre que um precisa de ajuda outros se unem para ajudar com cesta básica, por exemplo”. Vera acredita que a grande responsabilidade da atual situação desse povo é dos governantes. “Paulínia é uma cidade rica, mas os governantes daqui tem muita pobreza espiritual. De obras faraônicas nós já estamos cheios”, disse a líder se referindo as chamadas obras faraônicas do ex-prefeito Edson Moura. Sobre a atual briga política entre Pavan e Moura, Vera é indiferente. “Para nós a briga é indiferente porque nenhum dos dois nunca ajudou a gente. A cidade precisa de mais coisas para o povão”. Quanto ao pacote social lançado pela atual administração, nem Vera nem os moradores tem muita esperança. “O Pavan até agora não fez nada para ajudar o povão. Até a diversão ele tirou. Tudo o que tem no Theatro Municipal é pago”. A prefeitura entrou com pedido de reintegração de posse, mas o processo ainda não foi julgado. Segundo Vera, caso a prefeitura vença a causa as famílias vão todas para a prefeitura. “Nós já invadimos a prefeitura uma vez, nós invadimos de novo”, disse a coordenadora se referindo ao mês de março em que os moradores invadiram o paço municipal.

Casas populares
De acordo com o pacote Prioridade Social sancionado pelo prefeito José Pavan Júnior, serão 300 casas construídas até o final desse ano, além das 850 casas que estão sendo concretizadas. Até o final do seu mandato o prefeito pretende entregar 2 mil casas. Porém esse número não é suficiente para suprir o déficit de habitação do município que hoje passa das 10 mil pessoas inscritas no programa social para conseguir uma casa própria. Nós tentamos entrar em contato inúmeras vezes com o secretário de habitação, Ricardo Politano, mas não conseguimos respostas.

Página 4

Paulínia, Quarta-Feira 9 de Junho de 2010

JORNAL NOTÍCIA

Eleições 2010 Vereadores discutem sobre reforma do Hospital
Após pesquisa, Serra e Dilma mudam estratégias politicas

Municipal de Paulínia em sessão na câmara
Como adiantou o Notícia 23 na última edição, os moradores continuam reclamando do no Hospital Municipal de Paulínia. Na sessão da câmara dessa terçafeira, o vereador Custódio Campos (PT), disse que muito dinheiro foi gasto, mas os problemas ainda existem. “Se gastou R$ 40 milhões na construção e também se gastou muito em publicidade e infelizmente o atendimento não acompanhou essa evolução, então devemos prestar atenção nisso”, disse o vereador, que também falou sobre a foto da secretária de saúde, Mônica Rosa Focesi, em uma das propagandas do hospital. “Como diz a lei as obras devem ser de impessoalidade e isso é cabível até entrar com processo no Ministério Público”. O vereador Marquinho da Bola fez questão de falar sobre a felicidade de entregar o hospital e disse que a oposição não quer que o governo caminhe. “Já foi entregue a primeira parte do hospital e logo será entregue a 2ª etapa, por isso quero cumprimentar a secretária de saúde. Fico feliz em ver que a gestão publica está caminhando. Tenho certeza que o prefeito vai se candidatar novamente e sei que a oposição que a atual gestão pare, pois ai fica mais fácil ganhar”, disse o vereador. O vereador Custódio afirmou que embora seja da oposição é favorável a obras que levem beneficio a população e fica feliz que o hospital tenha sido entregue agora e não próximo às eleições. Segundo Jurandir Mattos, a prefeitura já está trabalhando para realizar o concurso para novos profissionais, visando melhorar o atendimento da população. Na sessão da câmara, Jurandir fez um apelo para que as prefeituras da região invistam mais em

hospitais para não sobrecarregar o Hospital Municipal de Paulínia. Francisco Almeida Bonavita Barros fez um alerta para o prefeito José Pavan Júnior. “Sei que temos que investir no social e também em obras pequenas. Por isso lembro o prefeito que se nada acontecer teremos dificuldades nas próximas eleições. Não estou aqui fazendo criticas, estou apenas relatando fatos. Temos que dar uma resposta positiva para o povo e só conseguimos isso com trabalho”, finalizou.

Após a última pesquisa de intenção de votos feita pelo Ibope, tanto o PT quanto o PSDB reavaliram suas estratégias políticas. Na pesquisa José Serra vence no Sul e Sudeste e Dilma Rousseff ganha no Norte e Nordeste. O PSDB apostou em lançar a candidatura de Ser ra em Salvador e também montará palanques for tes no Ceará, Paraíba, Alagoas e Pernambuco para aumentar a inserção do tucano. Cabos eleitorais como Tasso Jereissati (CE), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Paulo Souto (DEM-BA), Teotônio Vilela (AL), João Alves (SE) e Jackson Lago (PDT-MA) ajudarão a aumentar a popularidade de Serra. Já o PT conta com a ação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para consolidar a preferência de Dilma no Nordeste e difundir seu nome entre os beneficiários de programas sociais em regiões metropoli-

tanas do País. Em outra frente, dará prioridade a agendas da petista no interior de São Paulo, especialmente no Vale da Paraíba, onde o PSDB tem forte penetração. "São Paulo definirá a eleição", disse o presidente do PT-SP Edinho Silva. , Para a diretora do Ibope, Márcia Cavallari, o voto regional pode ter mais impacto que a divisão de classes sociais. "Não é um voto de classe, como parecia ser em 2006", afirmou, em debate com o jornalista José Roberto de Toledo. "A pesquisa mostrou que os pobres e ricos do Sul votariam nos mesmos candidatos, assim como os pobres e ricos do Nordeste", disse Toledo. O tucano, avaliam, terá mais dificuldade de construir um discurso, já que, segundo a pesquisa, a maioria dos eleitores vê melhoras na criação de emprego e consumo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Jaiminho recebe Frank Aguiar na RMC

No feriado de Corpus Christi, na última quinta-feira, Frank Aguiar esteve na Região Metropolitana de Campinas para realizar sua turnê. O pré-candidato a deputado estadual, Jaime Donizete (PSC), foi o anfitrião do cantor. O primeiro compromisso dos

dois foi um almoço com profissionais da área de direito entre outros, em Americana, no Bairro Praia dos Namorados. Em seguida eles visitaram a cidade de Sumaré para uma reunião com a Cimissão de Emancipação dos bairros Matão, Nova Veneza,

Maria Antonia e Área Cura. Mais tarde, seguiram para o Anhanguera Show, também em Sumaré, onde Frank Aguiar se apresentou para um público de aproximadamente 1000 pessoas, cantando algumas músicas de seu repertório.

No final do dia, após visitar a família de Jaiminho em Paulínia, juntos dirigiram-se ao Santuário Nacional Maria Desatadora dos Nós, em Campinas. Frank Aguiar participou da missa cantando com o coral da Igreja. .

JORNAL NOTÍCIA

Paulínia, Quarta-Feira 9 de Junho de 2010

Página 5

www.noticia23.com.br

Segunda maior rede de franquias de fast food chega a Paulínia
A loja Subway foi inaugurada na semana passada na cidade
O segmento de franquias não sofreu grandes impactos negativos durante o período de crise econômica no ano passado e continua em forte expansão, em todas as regiões do Brasil. Um ano após o período turbulento, que adiou investimentos de grandes corporações, as franquias se consolidaram como uma das aquisições mais seguras e rentáveis para quem deseja abrir o próprio negócio. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o número de franquias, que aumenta 12% ao ano, vem crescendo em termos de faturamento e até superou as expectativas da Associação em 2009, que era de 13%, já considerando a influência da crise no setor e faturou 14,5% a mais que em 2008. Para 2010 a ABF acredita que num desempenho melhor, chegando a aumentar em 15% o faturamento das redes de franquias. Paulínia não fica de fora de grandes investimentos. Na semana passada foi inaugurada na cidade uma loja da rede Subway, que é hoje a segunda maior rede de fast food em números de unidades. Segundo o sócio-proprietário da loja, Raul Daniel Grilo, até o final do ano a Subway se tornará a primeira rede de lojas neste segmento no mundo. Para implantar uma franquia alguns fatores devem ser levados em consideração. Segundo Raul, Paulínia foi escolhida pelo PIB (Produto Interno Bruto) da cidade, pela Refinaria da Petrobras (Replan) e também pela grande procura de clientes da cidade em unidades de Campinas e região. Para abrir uma franquia da Subway o valor pode variar de R$ 250 a R$ 350 mil, isso fora o valor do ponto. Raul gastou o valor máximo para abrir a loja em Paulínia e garante que retorno do investi-mento deve acontecer em cerca de dois anos. Um dos critérios mais importantes ao abrir uma franquia é o ponto. “Todo ponto é importante, nós nos baseamos em quatro letras: PAVE, que significa Pessoas, Acessibilidade, precisamos de um lugar que as pessoas têm facilidade de chegar, Visibilidade, aqui, por exemplo, estamos em uma avenida e Estacionamento, que também é um diferencial nosso, já que aqui as pessoas não têm lugar para estacionar e nós disponibilizamos cerca de 15 vagas”. Processo de avaliação Todos os pontos que abrem da rede passam por uma avaliação nos Estados Unidos, onde fica a matriz da empresa. O publico da cidade também é levado em consideração. A rede atende o publico A e B e está começando a entrar na classe C também. Ainda segundo Raul, o interior é uma região que tem grande capacidade de crescimento. “Hoje nós temos 61 lojas no interior de São Paulo e pretendemos ter 80 lojas até o final do ano. O interior cresce mais do que a capital. No estado de São Paulo já temos cerca de 130 lojas.”
Confira mais no site

Até o fim do ano a Subway será a maior rede de fast food do mundo

www.noticia23.com.br

Preço da cesta básica cai em 12 das 17 capitais pesquisadas, diz Dieese
De acordo com a pesquisa divulgada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) o preço da cesta básica caiu em 12 capitais. Apenas cinco das 17 capitais analisadas apresentaram aumento no custo dos itens básicos. A capital em que o preço mais caiu foi no Rio de Janeiro, com recuo de 5,04%. Seguem-se as quedas de Porte Alegre (4,41%), Belém (2,33%) e Curitiba (2,19%). Já do lado das altas, as cinco capitais foram Manaus (3,26%), Goiânia (2,72%), Aracaju (1,15%), Recife (1,10%) e Belo Horizonte (0,59%). Mesmo com a retração, Porto Alegre e São Paulo têm as cestas básicas mais caras. Os paulistas pagam R$ 256,31, enquanto os gaúchos desembolsam R$ 256,86. O preço do tomate foi o item responsável pela queda generalizada entre as capitais. Óleo de soja e açúcar também puxaram a cesta. Por outro lado, os preços do feijão e do leite frearam a queda. Salário mínimo Tomando como base as exigências previstas pela Constituição, o Dieese calcula quanto deveria ser o salário mínimo para o trabalhador se manter. O valor apontado nesta medição é 4,23% vezes os atuais R$ 510, chegado a R$ 2.157,88. Em abril, este valor havia sido estimado em R$ 2.045,06.

Indicadores
.

Confira mais no site

Bovespa Nasdaq Ouro 250 g BMF CAC&FR DAX Dólar comercial Euro Poupança

-0,80% 61,182 -2,03% 2173,90 -0,66% 73,500 -1,09% 3376,34 -1,12% 5838,55 +1,02% R$ 1,8780 +0,93% R$ 2,2228 0,53030%

(17h12) (17h34) (15h56) (08h30) (08h20) (17h04) (17h49)
Fonte: CMA

www.noticia23.com.br

Página 6

Paulínia, Quarta-Feira 9 de Junho de 2010

JORNAL NOTÍCIA

www.noticia23.com.br

Brasil goleia Tanzânia em último teste antes da Copa do Mundo
A seleção brasileira goleou a Tanzânia por 5 a 1, na segunda-feira, no último amistoso antes do início da Copa do Mundo na África do Sul. Os gols foram de Robinho e Ramires (dois cada), e Kaká para o Brasil; enquanto Aziz descontou para o rival. O time do técnico Dunga estreia no Mundial no próximo dia 15 de junho, diante da Coréia do Norte, pelo Grupo G, em Joanesburgo.

Equipe PETROBRAS/ Paulínia conquista 9º título brasileiro
Em uma disputa acirrada a equipe de Bicicross PETROBRAS/ Paulínia conquistou nesse domingo o 9° título brasileiro, em Leme, em etapa única. Com a vitória, Paulínia bate seu próprio recorde e soma, em seus 13 anos de história, os títulos nacionais de 1999, 2001, 2002, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009 e 2010. A equipe terminou a prova com 324 pontos, seguida por Americana com 321 e São José dos Campos, em terceiro com 314. Se na disputa entre equipes foi equilibrada, entre estados, São Paulo faturou o título com folga, foram 337 pontos, seguido por Santa Catarina com 293 e Minas Gerais com 260. Participaram da competição 401 pilotos de 11 estados (São Paulo, Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) em 32 categorias e 65 baterias. A PETROBRAS/Paulínia conquistou ainda 3 títulos individuais com Hugo Ostetti, que consolida sua supremacia na categoria Júnior Men (2ª mais importante do bicicross), a colecionadora de troféus Maitê Barreto, na 11/12 anos feminino, e Joana Correia Silva, na 15/16 anos feminino, atual campeã pan-americana, que faturou neste domingo o 23º título individual da carreira.

Em disputa acirrada Paulínia terminou apenas três pontos de Americana

Após cirurgia, Costa do Marfim garante Drogba contra o Brasil
Didier Drogba se machucou na última sexta-feira, foi operado no sábado e teve alta do hospital no domingo. Já em processo de recuperação, o atacante da Costa do Marfim, que fraturou a ulna – um dos ossos do antebraço no amistoso com o Japão, se reintegrou à seleção do país na segunda-feira. E, segundo uma pessoa da comissão técnica marfinense, o jogador viajará para a África do Sul para disputar a Copa do Mundo. É provável que ele não esteja pronto para a estreia, mas estará em campo contra o Brasil. Depois que se machucou, Drogba chegou a ficar ameaçado de ser cortado. Mas os médicos, logo após a cirurgia, ficaram otimistas. Ele se machucou na sexta, quando a Costa do Marfim enfrentou o Japão, num choque com o brasileiro Marcos Túlio Tanaka. De lá, seguiu direto para o hospital, em Sion. “Didier Drogba vai para a Copa”, afirmou o assessor de imprensa, Eric Kacou. A delegação da Costa do Marfim viaja na próxima Quinta-feira para Joanesburgo. Nos primeiros dias na África do Sul, o atacante ainda continuará seu trabalho de recuperação. “Os médicos não sabem se ele poderá participar do primeiro jogo, mas garantem que ele joga com o Brasil”, completou Kacou..
Veja mais em noticia23.com.br

Base Base
Na categoria Elite Men (Olímpica), a principal da moda-

lidade, o título ficou com Renato Rezende, de São José dos Campos, mas Paulínia também fez bonito com o vice-campeonato de Gustavo Chiara, e a terceira colocação de Ebert Silva. Na Elite Women, o título ficou com Bianca Chinaglia, de Salto, seguida por Naiara Silva, de Jacareí, e Maria Tereza Muller, de Marechal Cândido Rondon, do Paraná. A comissão técnica capitaneada por Daniel Jorge e Ricardo Alves atribui o sucesso da equipe em mais uma temporada à estrutura do clube e ao trabalho de base. “Uma equipe não fica na ponta do bicicross nacional por tanto tempo por acaso. As condições oferecidas pela direto-

ria e nosso investimento nas categorias de base são fundamentais. É um trabalho de referência não só para o bicicross brasileiro, mas também para o esporte do País, sem contar o aspecto social de formar cidadãos através da modalidade”, enfatizou o técnico Daniel Jorge.

Concentração Concentração
Ricardo Alves, que além de técnico, tem especialização em psicologia desportiva, elogiou a seriedade e concentração dos atletas. “O grupo vem de uma série de competições difíceis e importantes e de conquistas recentes. Mesmo assim, os atletas não perderam o foco e mantive-

ram a pegada até o fim contra adversários que exigiram tudo de nós. É uma equipe já tarimbada com decisões e que mantém a frieza, mesmo sob pressão”, comentou o técnico Ricardo Alves. O próximo compromisso da equipe PETROBRAS/Paulínia será no dia 13 de junho em Cosmópolis, às 10h30 na 2ª etapa da Copa Regional de Bicicross, onde ocupa a liderança, assim como no Campeonato Paulista, onde também tenta o 9º título estadual e terminar a temporada com 100% de aproveitamento.
Veja mais em noticia23.com.br

Paulínia vence e volta a liderança
O Paulínia FC venceu o Amaparo por 1 a 0, no ultimo sábado, no estádio Luiz Perissinoto, pela sexta rodada do grupo 04 da segunda divisão do Campeonato Paulista. Com a vitória, o time, que perdeu os últimos jogos, se reabilitou e voltou a liderança do grupo, com 12 pontos. Já a situação do Amparo não ficou nada fácil. O time está em último lugar, com seis pontos. O único gol da partida foi marcado por Jailton, aos 43 minutos do primeiro tempo. Além do bom resultado, o Paulínia também foi ajudado pelos resultados de outros jogos da rodada. O Desportivo Brasil, que liderava o grupo, ficou apenas no empate em 2 a 2 com o Primavera. Com o resultado, o Despor tivo ficou na viceliderança, com 11 pontos. O Capivariano, que também poderia chegar a liderança, enfrentou o Sumaré AC e perdeu por 1 a 0. O próximo jogo do Paulínia será no sábado, 12, contra o Sumaré, no estádio Vereador José Pareira. O único desfalque do time será o goleiro Diego que está suspenso.

Ficha Técnica
Paulínia 1 x 0 Amparo Local: Estádio Luiz Perissinoto, Paulínia-SP Árbitro: Roberval José de Oliveira-SP Cartões amarelos Edilson, João Batista, Vinícius Cerezo, Vitão, Washington e Jaques (Amparo); Biel (Paulínia) Paulínia FC Rafael Pacheco; Ângelo, Bruno Ré, Da Mata e Tiago Vieira; Ataliba, Fabiano, Biel e Cassinho (Júnior); Faustino (Claudemir) e Jaílton (Alan). Técnico: Evaristo Piza Amparo Jair; Jaques, João Batista, Robinson e Felipe Lira (Breno); Edilson, Vitão, Vinícius Cerezo e Bruno Leite (Santa Rosa); Tiago e Washington (Murilo). Técnico: Emerson Alcântara

Físico australiano testa bola da Copa e aprova reclamação de atletas
Os jogadores que reclamaram da Jabulani, nome dado a bola da Copa, ganharam o apoio de um especialista: Derek Leinweber, diretor do departamento de física da Universidade de Adelaide, na Austrália, afirmou que a bola do Mundial realmente dificulta o trabalho dos atletas. "Você vê a bola vindo em sua direção e pensa que pode antecipar a trajetória, e logo ocorre algo diferente", falou Leinweber. As críticas à bola são muitas. Só da seleção brasileira ela recebeu rótulos como "de supermercado", "sobrenatural" e "patricinha". Ainda foi rejeitada por experientes atletas de seleções como Itália, Espanha e Inglaterra. Para o especialista, os jogadores tem razão em se queixarem. Segundo o estudo realizado, a bola é mais difícil de se controlar e é também mais rápida. A superfície da Jabulani a faz errática e imprevisível. "Qualquer tipo de textura da bola ou sulcos na superfície têm grande impacto na maneira em que ela viaja no ar” finalizou.

Jornal, Revista e Portal de Notícias Jornal, Revista e Portal de Notícias
Ligue e saiba como ampliar a divulgação de sua empresa

19. 3933.1299

JORNAL NOTÍCIA

Paulínia, Quarta-Feira 9 de Junho de 2010

Página 7

www.noticia23.com.br

Cristiane Torloni se apresentará em Paulínia
TODAS. Eu não sou o mesmo Possi de 22 anos atrás, Christiane e Leonardo também não o são, crescemos e amadurecemos como artistas e como seres humanos.” “Versamos sobre o mesmo tema, A PAIXÃO, na vida e na profissão. Expomos cruamente um triângulo amoroso, mas a emoção que permeia este trabalho tem outro tônus comparado àquele que se instaurou na encenação de 87. Lidamos agora com outro triângulo de atores, portanto outra química se estabelece”, contou o diretor. A primeira montagem foi um divisor de águas para o ator Leonardo Franco que viu sua vida profissional transformada após atuar ao lado de Raul Cortez. “Contracenar com Raul me deu coragem, me fez ter atitude e comprometimento com a arte de representar. Naquele momento soube que direcionaria minha vida profissional para a solidez e consistência, buscando sempre fazer as escolhas certas, mesmo que com isto o caminho ficasse mais longo”. Leonardo está atingindo seus objetivos - é o idealizador do Centro Cultural Solar de Botafogo, reduto de importantes montagens teatrais no Rio de Janeiro. Parceiros de palco na primeira e segunda encenação, Leonardo e Christiane são os produtores dessa montagem e consideram o texto uma jóia da dramaturgia nacional. “O teatro é o personagem principal deste espetáculo. Ele nos permite a loucura, por isso nos salva. Os personagens são certos, errados, bonzinhos, bandidos... São lobos, lobas”, afirma Torloni. Sobre fazer as duas versões da peça ela diz que acontece uma coisa interessante que é como se acompanhasse a alma dos personagens por esses 22 anos e percebe que a alma não tem sexo e que a sexualidade é um código. Maria Maya que entrou no elenco através de teste diz estar nessa peça por superposição mágica: “Eu cheguei através de um teste e quando fui escolhida ainda não havia a novela [Ela atuou em Caminho das Índias]. Foi uma casualidade de filha, na novela, virar amante de Christiane no espetáculo. A peça é como um drama, mas os personagens não são sofredores... É um drama contemporâneo”, opina. Quando perguntados com qual sensação gostariam que o espectador saia do teatro, os três atores foram unânimes: “Com tesão!”.

CINEMA
Festival Sesc Melhores Filmes
A programação do festival começa com “É Proibido Fumar”, filme com Glória Pires e Paulo Miklos. Sexta-feira, dia 11, às 20h. E “500 Dias Com Ela”, no sábado, às 16h. No Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333, Bomfim). Entrada franca. Informações: (19) 3737-1500 ou no site www.sescsp.org.br.

Mostra de Filmes GLBT
Até quinta-feira, às 19h, no Cine Topázio. Entrada franca.

MÚSICA
Concertos Paulínia
Série internacional com Régis Pasquier, Xavier Phillips e Hartmud Rohde que entoam duas obras de Brahms. Quinta-feira, às 20h, no Theatro Municipal de Paulínia (Avenida Prefeito José Lozano de Araújo, 1.551, Paulínia). Ingressos: Setor A R$ 65, Setor B R$ 45, Setor C R$ 20. Informações: (19) 3933-2140 ou no site www.ingressorapido.com.br.

Cristiane Torloni em cena no espetáculo A Loba de Ray-Ban Originalmente encenada em 1987, “O Lobo de Ray-Ban”, que trazia Raul Cortez e a própria Christiane Torloni no elenco, agora virou “A Loba...”, com a atriz no papel principal. O espetáculo se apresenta no Theatro Municipal de Paulínia nos dias 18 e 19 de junho às 21 horas. Com texto de Renato Borghi, as duas montagens têm direção de José Possi Neto. A peça conta a história de um triângulo amoroso que vive situações convencionais e de bissexualidade. Os personagens envolvidos são atores, fazem do teatro sua profissão e seu sacerdócio. São apaixonados e apaixonantes, capazes de assumir a persona de verdadeiros monstros sagrados e resvalar o mais baixo do melodrama humano. São objetos de curiosidade de todo tipo de voyerismo, portanto, irresistíveis. Em uma noite, a atriz interrompe o espetáculo de teatro e revela a crise existencial e afetiva para o público. O assunto vira escândalo com o triângulo amoroso vivido por ela, o ex-marido e a atual amante, todos integrantes de sua companhia de teatro. A partir daí, inicia-se uma discussão sobre moral e relacionamento amoroso. Na inversão de gêneros dos personagens, Christiane Torloni assume o papel que foi de Raul Cortez e o ator Leonardo Franco faz o papel que era de Christiane. O terceiro personagem é interpretado pela atriz Maria Maya. Para o diretor José Possi Neto, a semelhança das duas montagens é o texto do Borghi, apaixonado, contundente, ousado e desafiador. “As diferenças são

Samba Campinas
Com os grupos de pagode Pixote e Molejo. Dia 13, domingo, a partir das 14h, no Campinas Hall (Rua Armando Strazacappa, 130, Jardim Santa Cândida). Ingressos: R$20 (pista); R$ 40 (camarote). Valor para estudantes e doadores de 1 quilo de alimento não perecível. Entrada permitida para maiores de 16 anos com apresentação obrigatória do RG Original. Informações: (19) 2121-0739 ou no site www.sambacampinas.com.br.

SERVIÇOS

A Loba de Ray-Ban Local: Theatro Municipal de Paulínia. Av. Pref. José Lozano Araújo,1551, Parque Brasil 500 Data: 18 e 19 de junho - Horário: 21 horas Ingressos: R$ 20 a R$ 60 - Informações: (19) 3933-2140

Segundo concerto da série de Paulínia acontece amanhã
Três dos mais destacados cameristas da cena musical européia – os franceses Régis Pasquier e Xavier Phillips e o alemão Hartmud Rohde – juntamse aos Solistas de Paulínia para uma noite consagrada a duas obras-primas de Johannes Brahms, seus dois sextetos para cordas. O concerto, o segundo dos nove programados para a 'Série Internacional' dos Concertos Paulínia 2010, acontece no Theatro Municipal de Paulínia nesta quinta-feira, 10, às 20 horas. Estrelas das cordas: o francês Régis Pasquier (esq.), violino; o alemão Hartmut Rohde, viola; e o francês Xavier Phillips, violoncelo. Johannes Brahms (Hamburgo, 7 de Maio de 1833 – Viena, 3 de Abril de 1897) foi uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século 19. O compositor dedicou-se a todas as formas musicais (exceto balé e ópera) e sua obra, toda ela de qualidade excepcional, representa a fusão da expressividade romântica com a preocupação formal clássica. Hoje, um século depois, a história reserva a Brahms lugar de destaque entre os maiores e os estudiosos concordam que Brahms foi um inovador, e até mesmo um revolucionário. Pares instrumentais – A música de câmara foi o gênero brahmsiniano por excelência. São dezenas as obras de Brahms que merecem ser chamadas obrasprimas, e entre elas destacam-se seus dois expeccionais sextetos para dois violinos, duas violas e dois violoncelos, suas primeiras investidas no reino das obras camerísticas para cordas. O Sexteto nº 1, em si bemol maior, Op. 18, foi escrito entre 1858 e 1860 (justamente na passagem da fase de juventude para a fase de consolidação de Brahms como compositor). A obra, escrita sedundo a orientação clássica de toda sua produção até a época, tem caráter espontâneo. Revela influências de Beethoven e Haydn (no tratamento dos motivos e na clareza de apresentação dos temas), mas expressando os característicos calor e intensidade românticos de Brahms. O Sexteto nº 2, em sol maior, Op. 36, de 1864-1865, apresenta uma escrita mais refinada e sutil. É obra de execução bastante difícil, mas para os ouvidos é pura magia, especialmente por suas radiantes melodias. Uma curiosidade deste Op. 36 é que ele encerra uma verdadeira declaração musical de amor, em uma brincadeira cifrada no movimento inicial: o primeiro violino toca três vezes no registro agudo as notas lá-sol-lá-si-mi, que na notação alemã são representadas pelas letras A-G-A-H-E, evocando

Zeca Baleiro
O cantor maranhense faz uma retrospectiva de sua carreira. Dia 15, terça-feira, a partir das 20h, na Praça de Alimentação do Parque Dom Pedro Shopping (Rodovia Dom Pedro I, km 137). Entrada franca. Informações: (19) 4003-7740 ou no site www.parquedpedro.com.br.

EXPOSIÇÃO
Um Cartaz para São Paulo 2010
Uma homenagem aos 456 anos da cidade de São Paulo. A partir de hoje, no Senac Campinas (Rua Sacramento, 490, Centro). De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 15h. Entrada franca. Informações pelo telefone (19) 2117-0600 ou www.senac.br

O alemão Hartmut Rohde, viola; o francês Xavier Phillips, violoncelo; e o o francês Régis Pasquier , violino.

Agathe von Siebold, a bela filha de um professor de música da cidade de Göttingen por quem Brhams viveu uma breve mas intensa paixão. Estas duas obras-primas brahmsinianas compõem o programa do segundo concerto da “Série Internacional” dos Concertos Paulínia 2010, em concerto no Theatro Municipal de Paulínia. No palco estarão três dos mais brilhantes camerístas da atual cena musical européia: os franceses Régis Pasquier e Xavier

Phillips, respectivamente ao violino e ao violoncelo, e o alemão Hartmud Rohde à viola. Completam os pares instrumentais os Solistas de Paulínia,

com Adrian Petrutiu ao violino, Horácio Schaefer à viola e Roberto Ring ao violoncelo. A noite promete ser memorável!

TEATRO
Confissões de Adolescente de Maria Mariana
Sábado, às 20h, e dia 13, domingo, às 19h, no Theatro Municipal de Paulínia. Ingresso: R$ 40. Desconto de 50% para estudantes, professores da rede pública, maiores de 60 anos e munícipes de Paulínia. Classificação: 12 anos. Informações: (19) 3933-2140 ou no site www.culturapaulinia.com.br

SERVIÇOS

Ingressos avulsos para este concerto: Setor A: R$ 65,00 | Setor B: R$ 45,00 | Setor C: R$ 20,00 Continua a venda de assinaturas, agora para todos os 8 concertos restantes da temporada (inclusive este): Setor A: R$ 640,00 | Setor B: R$ 460,00 | Setor C: R$ 200,00. Descontos especiais para residentes em Paulínia Ingresso Rápido | www.ingressorapido.com.br | tel. 4003-1212 Bilheteria do Theatro Municipal | tel. (19) 3933-2140 | de segunda a domingo, das 13 às 19 horas - Duração: 75 minutos Indicação etária: não recomendado para menores de 10 anos

Página 8

Paulínia, Quarta-Feira 9 de Junho de 2010

JORNAL NOTÍCIA

www.noticia23.com.br

Noites de Rodeio
Americana
A festa do Peão de Americana foi o maior sucesso no último final de semana. Com muita música sertaneja e gente bonita, o evento pretende bater recorde de público nesta edição, só neste primiero final de semana foram 206 mil pessoas. Já passaram pelo palco Luan Santana, Claúdia Leitte, Fernado e Sorocaba entre outros. Este será o último final de semana do evento que receberá Exaltasamba, Victor e Léo e para encerrar Zzé Di Camargo e Luciano.

JORNAL NOTÍCIA

Paulínia, Quarta-Feira 9 de Junho de 2010

Página 9

www.noticia23.com.br

São José II passa a ser atendido pelos Correios
O bairro São José II já está sendo atendido pelos Correios desde maio. A informação foi divulgada pela direção regional dos Correios no Interior do Estado, que encaminhou o oficio ao presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinhos Fiorella (PP). Em março, a vereadora Siméia Zanon (PSDC) apresentou requerimento, aprovado por unanimidade, numa das sessões do Legislativo, solicitando à empresa a inclusão do São José II também na rota de distribuição de correspondências pelos carteiros. Na ocasião, ao justificar o pedido, a vereadora assinalou que, embora já apresentasse “um significativo número de moradores”, o bairro ainda não dispunha do serviço, o que trazia um grande incômodo à população local. Alguns cuidados que devem ser tomados No documento encaminhado à Câmara Municipal, o gerente operacional de Cartas, Samuel Bossa faz uma série de recomendações para que os moradores do bairro colaborem para a regularidade do serviço de entrega de correspondências, visando facilitar a identificação dos endereços e também resguardar a integridade física dos carteiros. As recomendações apontadas pelo gerente operacional aos moradores são as seguintes: atualizar o endereço junto aos remetentes; instalar identificação numérica do imóvel em local visível, instalar também caixa receptora de correspondência (atendendo as especificações necessárias); manter o portão sempre fechado; quando necessário atender o carteiro para assinar qualquer documento mantendo o cuidado de não deixar o cão escapar; vacinar os animais anualmente contra todas as doenças, inclusive a raiva; colocar aviso na casa de “cuidado com o cão”; usar guias e coleiras quando for passear com o cão e não permitir que fique solto nas ruas. A caixa receptora de correspondência deve ser colocada junto ao portão, grade ou muro da residência. O local deve ser cuidadosamente escolhido para evitar que o carteiro tenha que entrar no jardim, quintal, garagem ou precise colocar a mão ou o braço dentro de alguma área da casa, correndo assim o risco de ser atacado por algum animal doméstico. As residências que já possuem a caixa, caso não atendam esses requisitos, devem ser readequadas nesse sentido.

O bairro está sendo atendido pelos Correios desde maio

Paulínia dá inicio a Campanha do Agasalho

Defesa Civil promove palestra preventiva para crianças do Bairro Cooperlotes
A Administração Municipal por meio da Secretaria da Defesa Civil realizou uma palestra sobre acidentes domésticos e cerol para cerca de 30 crianças e adolescentes da comunidade do Bairro Cooperlotes. A palestra foi ministrada pelo defensor Edilson Isidoro de Oliveira Abreu que iniciou explicando sobre a função da Defesa Civil, que é prevenir e dar apoio em caso de tragédias ou transtornos provocados por algum acidente. Ele falou também sobre o número 199 usado em emergências e como usá-lo com responsabilidade. Outros assuntos como: eletricidade, medicamentos, produtos químicos, objetos jogados pelo chão, brincadeiras na rua, fogo, gás de cozinha, fogos de artifício entre outros foram debatidos e interagidos com as crianças que participaram ativamente. E por fim, o tema mais esperado foi o "cerol", usado em linhas para soltar pipas, uma brincadeira que pode ser fatal. O palestrante procurou chamar a atenção dos menores para o perigo por meio de vídeos e fotos, alertando-os e prevenindo-os sobre acidentes. O grupo de meninos é coordenado pelo presidente da Associação dos Moradores do Bairro Cooperlotes, Elson João Jerônimo (Bola), que realiza atividades espor tivas com o grupo, procurando sociabilizar e contribuir com a formação de valores dessas crianças e adolescentes, como: respeito, dignidade, disciplina e outros. "Participando desse grupo eu aprendi a respeitar o próximo, e não a insultar", relata Matheus da Silva Menigain, de 12 anos.

Acip consegue suspender corte de energia para o Dia dos Namorados
A primeira-dama, Lucila Pavan, com cobertores para doação A secretária da Promoção e Desenvolvimento Social anunciou na semana passada a abertura oficial da Campanha do Agasalho 2010 em Paulínia. Estavam presentes no Salão Nobre da prefeitura a primeira dama, Lucila Pavan, a secretária Hilda Oraggio, além de vereadores, representantes de associações de bairro e de empresas da cidade. A previsão é superar os números do ano passado."Em 2009 conseguimos arrecadar mais de 40 mil peças e beneficiar mais de mil famílias. Para superar essa marca, esperamos contar com a mobilização de toda a sociedade", disse a primeira dama, Lucila Pavan. Caixas de papelão foram colocadas em pontos estratégicos da cidade, em instituições de ensino, no comércio, associações e outros órgãos que participam da campanha. Para receber a doação as famílias deverão se cadastrar no Caco (Centro de Ação Comunitária de Paulínia). O centro é quem vai fazer a triagem para selecionar as famílias que mais precisam, as doações devem ser iniciadas entre os dias 05 e 09 de julho. A Associação Comercial e Industrial de Paulínia (Acip) conseguiu mudar a data de manutenção da CPFL. A companhia pretendia cortar o fornecimento de energia no próximo sábado, Dia dos Namorados. A interrupção traria prejuízo aos comerciantes, já que nesta data as vendas aumentam consideravelmente. “A partir de agora a Acip vai começar a monitorar as datas de manutenção tanto de energia como de água. A gente vem solicitando que a CPFL que faça esse tipo de manutenção aos domingos para não prejudicar a grande massa do comércio”, disse o presidente da Acip, Wilson Machado. Machado também afirmou que o mercado está aquecido e as vendas no Dia dos namorados desse ano devem aumentar 20% em relação a 2009. “O Dia das Mães já teve aumento nas vendas e agora devemos ter novamente. Isso mostra que o comércio de Paulínia está crescendo”, finalizou.

Nota da CPFL ao Notícia 23
A CPFL Paulista informa que o desligamento programado para o dia 12 de junho, na região central de Paulínia, foi transferido para uma outra data, ainda a ser definida, de maneira a não prejudicar o comercio local. Os clientes receberão avisos por escrito com antecedência mínima de 3 dias. As obras fazem parte de um programa de expansão do sistema elétrico que garante maior confiabilidade a energia distribuída.

Página 10

Paulínia, Quarta-Feira 9 de Junho de 2010

JORNAL NOTÍCIA

Paulínia receberá imagem Gincana de férias promete agitar Paulínia do Divino Pai Eterno
A imagem é considerada uma das maiores demonstrações de fé do pais
Paulínia receberá a imagem peregrina do “Divino Pai Eterno” no próximo dia 13 de junho, na praça Brasil 500, às 17h30. A imagem representa uma das maiores demonstrações de fé de todo o país. No local, o Padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário basílica do pai Eterno celebrará uma missa. Além da missa, haverá shows musicais do Pe. Joãozinho e Maria do Rosário a partis das 15h. O evento faz parte das comemorações dos 170 anos de devoção ao Divino Pai Eterno que começou em Trindade, Goiás. A região de Campinas é um dos locais do Brasil em que a devoção ao Divino Pai Eterno está mais presente. Paulínia foi escolhida por sua infraestrutura, já que para o evento vem pessoas de todo o país. A expectativa de público é de 30 mil pessoas. História A devoção ao Divino Pai Eterno teve início por volta de 1840, quando o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira encontraram um medalhão de barro enquanto trabalhavam. No medalhão estava A Secretaria de Esportes de Paulínia já está organizando a 20ª Gincana de Férias 2010. Estão inscritas para o evento seis equipes: Arranca Rabo, Kud Phoka, Gym & Cana, Os Encardidos, Ktoto e Invasores, podem participar até 500 pessoas em cada equipe. O lançamento da campanha será no dia 2 de julho com a apresentação das candidatas a Garota da Gincana. No dia 16 será a abertura oficial do evento com a eleição da Garota da Gincana. Nesse dia também será iniciada a Caça ao Tesouro, em que cada dia da gincana será divulgado uma pista. Nos dias 17 e 18 acontecem as provas recreativas. Como já é tradição da Gincana, na noite do dia 17 terá o Baile do Ridículo, no Paulínia Shopping. Nas noites entre o dia 19 a 23 de julho terá uma prova em que cada equipe deverá apresentar uma peça teatral de 40 a 45 minutos. No dia 24, alunos a partir da 5ª série farão uma prova cultural. A festa encerra no dia 25 de julho com um show que ainda não foi definido pela secretaria. A idéia da prefeitura é divertir a população e também ajudar. Por isso, acontece a prova solidária, em que cada equipe deve levar 40 doadores de sangue no centro de hemoterapia do Hospital Vera Cruz, em Campinas. É importante dizer que esse hospital distribui bolsas de sangue para toda a região, então os doadores estão contribuindo com Paulínia. “É importante lembrar que essa doação é feita em uma época que os hemocentros mais precisam e por isso a gincana também acaba ajudando muita gente”, afirmou Ted Vedovello, membro da comissão organi-

representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. O casal e seus familiares começaram a rezar diante do medalhão e a notícia foi se espalhando e outros moradores começaram a rezar junto a imagem. A festa do Divino Pai eterno é realizada todo ano no primeiro domingo do mês de julho.

Sucesso da Gincana de Férias 2009 zadora. A intenção da Secretaria de Esportes com a gincana é unir mais a população de Paulínia. “Esperamos levar o lazer e o entrosamento da comunidade e resgatar o lúdico de todas as atividades”, afirmou o diretor de recreação, Ede Carlos Jesus. Para quem quiser saber mais sobre alguma equipe ou quiser participar da gincana basta entrar em contato com uma das equipes:
Arranca Rabo: Os Encardidos: Ktoto: Kud Phoka: Gym & Cana: Invasores: 78070065 78034068 81223442 78048628 92285600 93177400

Serviço
Visita da imagem peregrina 'Divino Pai Eterno'
Data: 13 de junho Horário: a partir das 15h00 Local: Praça Brasil 500, em Paulínia

Polícia divulga fotos dos acusados de sequestro em Paulínia
A polícia divulgou na segunda-feira a foto de quatro homens acusados de sequestar um comerciante no ano passado em Paulínia. Outros quatro integrantes das quadrilha já haviam sido presos nos dois últimos meses. O comerciante foi sequestrado no final do ano e ficou oito dias em poder dos bandidos. Segundo os investigadores da Deas (Delegacia Anti-Sequestro), o chefe da quadrilha é Claudinei Batista da Silva que também é acusado de outros crimes na região de Campinas e está foragido. Além de seqüestros, a polícia afirmou que o bando mantinha ações ligadas ao tráfico de cocaína, crack e ecstasy. Um dos membros da quadrilha também é dono de uma gráfica em Jundiaí e possui 20 funcionários.

Ministério da Saúde prorroga campanha contra H1N1
O Ministério da Saúde divulgou determinação de que os municípios que ainda não atingiram 80% da meta de vacinação prorroguem a campanha contra a gripe H1N1. Paulínia prorrogou até o dia 12 vacinação para gestantes, doentes crônicos, com encaminhamento médico, e adultos de 30 a 39 anos.

JORNAL NOTÍCIA

Paulínia, Quarta-Feira 9 de Junho de 2010

Página 11

www.noticia23.com.br

Claúdia Leitte diz que fãs de Ivete são “malas demais”
Como surgiu a grife Lacoste
Apesar de sempre dizerem que são amigas, a suposta rivalidade entre Cláudia Leitte e Ivete Sangalo ganhou mais força nesta última semana. Isso porque, segundo o jornal Agora São Paulo, Cláudia teria se irritado com alguns fãs de Ivete e os criticou em seu Twitter. “Adoro Ivete e tenho um carinho danado pelos fãs dela, mas têm uns que são malas demais!", desabafou a loira, que chegou a bater boca com alguns usuários da rede de microblogs. "Não tem nada de mau entre nós, quem cria são os fãs ...Já chega! Isso é nojento! Asco!", concluiu.

Veja mais em noticia23.com.br

Em 1927, o tenista francês René Lacoste foi o principal responsável pela primeira vitória francesa na Copa Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills. Ele usou a figura de um crocodilo como brasão em um blazer azul-marinho e em uma camisa de mangas curtas, com gola e botões que iam até o pescoço, desenhados por ele mesmo. O uniforme inusitado apareceu pela primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos. Dois anos depois, ele abandonou as quadras por causa de uma tuberculose e se dedicou totalmente aos negócios de sua grife.

Scarlett Johansson e Sandra Bullock se beijam
No último domingo, a atriz Sandra Bullock foi homenageada com o premio MTV Generation, no MTV Movie Awarsd. Brasley Cooper e Scarlett Johansson anunciram o premio. O ator que contracenou com Bullock no último filme da artiz, “Um Sonho Possível”, não economizou elogios. "Você é amada por ser humilde, tem a capacidade de brilhar em qualquer escuridão. Tive a sorte de me tornar seu amigo durante as filmagens. Os dois filmes que você fez ano passado arrecadaram US$ 300 milhões cada. São eles que estão mantendo a economia americana estável", brincou. Quando foi ao palco, a atriz falou sobre a escolha. "Esse é um prêmio para pessoas velhas que devem deixar as mais novas trabalharem, mas não importa, eu amo o que faço e daqui ninguém me tira. Não estou mor ta", declarou. Ela também fez algumas observações. "Todo mundo tem celulite, não é só eu. E os paparazzi podiam usar lente que nos deixasse mais bonita". Scarlett estava no palco representando Ryan Reynlds, com quem Bullock concorria na categoria melhor beijo, vencida

Infantil
Ligue as Letras para completar o desenho!

por Robert Pattison e Kristen Stewart. "Não ganhamos", disse Bullock. "É, não", disfarçou Scarlett, chegando mais perto e fazendo charme. As duas se

beijaram rapidamente. "Agora que fizemos isso vamos voltar ao normal, porque terapia é muito cara", disse a premiada. Veja mais em noticia23.com.br

(de 09/06 a 16/06)

Áries
Está começando uma fase muito movimentada, em que você tende a ter novas atitudes diante de si mesmo e da vida. Medite bem a respeito de qual direção pretende seguir, para que faça uma opção consciente.

Touro
Está começando uma fase em que os seus desejos mais ocultos tendem a vir à tona, pois o seu mundo inconsciente está sendo acessado de forma mais direta. Procure observar mais atentamente este processo

Gêmeos
Está começando uma fase muito movimentada, em que você tende a demonstrar maior abertura para expandir a sua rede social em direções que nunca havia tomado antes.

Cancer
Está começando uma fase muito movimentada, em que você tende a querer imprimir mudanças na direção que a sua vida está seguindo, e talvez elas também estejam relacionadas à carreira. Medite bastante para que possa fazer opções conscientes.

Leão
Está começando uma fase onde a necessidade de ser livre para seguir o caminho que bem entender se fará mais presente. Bom momento para dar início a estudos que estão se desenvolvendo nos tempos atuais.

Virgem
Está começando uma fase de contato mais profundo com as suas necessidades interiores, o que deve colocar em marcha a opção por algumas mudanças daqui a alguns meses. Procure estar atento a este movimento.

Libra
Está começando uma fase muito movimentada no campo das suas relações pessoais, que influenciará decisivamente na maneira como você interage e convive com as pessoas. Procure ter uma consciência mais nítida deste processo ao longo da semana.

Escorpião
Está começando uma fase muito movimentada na sua rotina, que irá exigir mais dedicação e disposição. Procure cuidar melhor da forma física, evite excessos e prepare-se para elevar a sua produtividade no trabalho.

Sagitário
Está começando uma fase de maior desinibição para se comportar de uma maneira mais livre e solta, inclusive em relação aos prazeres divertidos que fazem parte da sua vida. Tenha maior consciência da sua necessidade de brincar e de incorporar novos papéis.

Capricórnio
Está começando uma fase de maior inquietude, que provavelmente tende a gerar mudanças na vida doméstica ou no convívio familiar. De certa forma, o que está mudando é a ligação com as suas próprias raízes, com o passado e com a base emocional que lhe dá sustentação no dia a dia.

Aquário
Está começando uma fase de muita curiosidade, trazendo maior abertura para novas amizades e ideias. Você tende a aprender as coisas rapidamente, porém é importante que faça as coisas mais devagar, digerindo o que absorver com paciência e disciplina.

Peixes
Está começando uma fase muito movimentada, em que você tende a ter novas atititudes diante da vida material e do seu patrimônio, talvez mais disposto a investimentos de risco ou grandes empreendimentos. Medite bem a respeito de qual direção pretende seguir, para que faça uma opção consciente.

Página 12

Paulínia, Quarta-Feira 9 de Junho de 2010

JORNAL NOTÍCIA

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful