SAP R/3

Recursos Humanos

Processos Administrativos

.1 Infotipos de Processamento de Salários 16 4 Administração de Dados de Tempo..................................... 12 3 Processamento de Salários...................... 11 Infotipos... 17 STATUS: Draft 1................................................................................................................................................1 Infotipos para Registo de Dados de Tempos....2.............................................15 3.R.......0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 2 / 18 ...........................................2 10 Medidas............... 5 Estrutura de Pessoal.....2 Registo de Horas Extraordinárias e Trabalho Suplementar 17 4.......4 2...................................................................... 8 Cadastro 2............................... Processos Preparado por : 1 2 KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287................................................................1 2.....................2..........Caderno de Especificação de Requisitos – C....1 Estruturas em SAP-HR 4 2...............1 2............................................. 4 Estrutura da Empresa.......................2....................................................1 Registo de Ausências e Presenças 17 4......................................2 Estrutura Organizacional.................E...................................................3 2...............................1...............2 2..............17 4.......................................doc Âmbito...........................................1..............1..................................................... 3 Processos Administrativos................................................................................

onde constam as especificações em matéria de parametrização do SAP-HR.  Gestão de Tempos. onde são explicitados os principais processos.doc 1 Âmbito A especificação de requisitos em matéria de SAP – Recursos Humanos. o levantamento e análise de requisitos incidem em três áreas fundamentais da Gestão Administrativa de Pessoal:  Dados Mestre (cadastro).Caderno de Especificação de Requisitos – C. optou-se por estruturar a apresentação da especificação de requisitos em duas partes: 1.  Processamento de Salários.0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 3 / 18 .) Processos Administrativos. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287. STATUS: Draft 1. bem como o tipo de relatórios necessários em matéria de controlo de gestão. deverão ser identificados os mapas e estatísticas legais.E. bem como conceitos correlativos. que o SAP-HR disponibiliza para efeitos de suporte à actividade da gestão administrativa de pessoal da Trivalor.R. Para cada uma das áreas em referência. abrange o que foi definido como âmbito desta fase de Projecto. 2. Em conformidade. fruto da análise e levantamento de requisitos efectuados. Por comodidade de leitura e sistematização de informação.) Requisitos de Configuração.

Caderno de Especificação de Requisitos – C. Estes grupos são utilizados para optimizar a performance das avaliações a nível administrativo. há ainda a estrutura de empresa.E.0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 4 / 18 . de forma a representarem os processos administrativos em ambiente de Recursos Humanos.1 Estruturas em SAP-HR No SAP-HR contemplam-se dois níveis distintos de organização e segmentação de informação e dados:  Nível Organizacional (estrutura organizacional): onde é espelhada a estrutura organizacional da empresa. através da criação e manutenção de objectos e das ligações entre eles. para efeitos de gestão de recursos humanos e outras.R.1.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Holding Empresa A Empresa B Empresa C Centro de Custo K2 Direcção A1 Departamento X1 Departamento C1 Departamento X2 Posição S2 Posição S7 Posição S1 Cargo C1 Pessoa P1 O objectivo principal da Estrutura Organizacional (ou organizativa) é representar no sistema a estrutura orgânica de cada empresa.doc 2 Processos Administrativos 2. que deriva do SAP –FI. Para além destes dois níveis estruturais.  Nível Administrativo (estrutura de pessoal): aqui são agrupadas as áreas da organização e os colaboradores. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287. 2. STATUS: Draft 1.

Cada cargo é único na estrutura da empresa. sendo no entanto possível associar mais do que um. A “range” dos intervalos de numeração a aplicar pode ser definido em parametrização. sendo os mais importantes : O – Unidade Organizacional S – Posição (ou posto de trabalho) C – Cargo (ou função) K – Centro de custo P . garantindo que a soma das percentagens de alocação não ultrapassa os 100%.1. a saber:  Código de Empresa  Área de Pessoal  Subárea de Pessoal  Área de Processamento  Pessoa Jurídica Alguns dos conceitos que iremos descrever são particularmente importantes para o processamento de salários e. 2. são mantidos no infotipo 0001 . apenas por um colaborador. na maioria das situações.R. embora possam existir várias concretizações do mesmo cargo através do conceito de posição S-Posição : Uma posição consiste na concretização de um cargo.doc Cada objecto é representado por uma letra. por exemplo.Pessoa O-Unidade Organizacional : A unidade organizacional representa.0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 5 / 18 .Caderno de Especificação de Requisitos – C. sendo que cada situação é válida num determinado período de tempo (o período de validade do registo no Infotipo). definindo-se para tal posições vagas. Código de Empresa STATUS: Draft 1. Numeração : Para além do seu nome e nome abreviado. A estrutura de empresa é composta por alguns conceitos base.Atribuição Organizacional. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287. sendo por isso também denominada de cargo efectivo.2 ESTRUTURA DA EMPRESA O enquadramento de cada colaborador nesta estrutura. cada objecto é representado no sistema por um nr de identificação. O conceito de posição é também utilizado na área de recrutamento.E. apesar de não serem parte integrante da estrutura da empresa. Cada posição é ocupada. C-Cargo : Classificação geral para um conjunto de tarefas que são exigidas ao colaborador. está registado no Infotipo de Atribuição Organizacional (0001). uma unidade de negócio distinta ou um departamento.

que representa. É representada por 4 caracteres alfanuméricos (devem ser utilizados todos). A subárea de pessoal é o principal conceito ao nível da estrutura de empresa.R. porque é ao seu nível que são definidos os principais agrupadores relevantes na parametrização dos componentes de processamento de salários e de gestão de tempos. Com efeito. Exemplo : Código A100 A200 Descrição Área x – Norte Área y – Produção z Subárea de Pessoal As subáreas de pessoal representam os diversos estabelecimentos existentes em cada empresa ou área de pessoal. permitindo deste modo fazer uma gestão diferenciada. na mesma data e referente ao mesmo período temporal. uma divisão puramente geográfica da empresa. as subáreas pretendem representar cada local de trabalho existente nas áreas de pessoal definidas e traduzem. Exemplo : Código A001 Descrição Empresa A Área de Pessoal Cada área de pessoal corresponde. É representada por 4 caracteres alfanuméricos (devem ser utilizados todos). Exemplo : Código A123 Descrição Subárea C Área de Processamento da Folha de Pagamento Cada colaborador estará ligado a uma área de processamento da folha de pagamento. que é usada como elemento agregador dos colaboradores. necessariamente. Esta entidade permite agrupar os colaboradores que devem ser processados em conjunto. ou à qual está vinculada juridicamente.Caderno de Especificação de Requisitos – C. É representada por 4 caracteres alfanuméricos (devem ser utilizados todos). que deve contemplar um código de empresa para cada empresa juridicamente independente.E. dessa forma. STATUS: Draft 1. a empresa onde cada pessoa presta trabalho. ao nível das estruturas de recursos humanos. a um código de empresa. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287.0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 6 / 18 .doc Conceito com origem em SAP-FI.

Caderno de Especificação de Requisitos – C. Exemplo : Código P0 P1 Q0 Descrição Empresa A – Mensal Empresa B – Mensal Empresa A – Fim contrato Pessoa Jurídica A Pessoa Jurídica é uma entidade identifica a que entidade juridicamente independente pertence o colaborador. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287.E. pelo que este código deverá ser igual ao da empresa a que pertence.R.doc É representada por 2 caracteres alfanuméricos. É utilizada nomeadamente para tratar de forma independente o IRS dos colaboradores. o código de empresa representa já em si uma entidade jurídica autónoma. Por uma questão de organização da informação.0 Empresa B200 Área A120 Subàrea A105 Subàrea A290 Área B210 Subàrea B283 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR Empresa C300 Área C310 Subàrea C349 PÁGINA: 7 / 18 . É representada por 4 caracteres alfanuméricos. iguais ao da empresa a que pertence. quando se verifica uma transferência de empresa. Exemplo : Código A001 Descrição N/ aplica Mandante 010 Empresa A100 Área A110 Subàrea A104 STATUS: Draft 1.

 Subgrupo de Empregados. É representada por 1 caracter alfanumérico. trabalhadores temporários. estagiários. Pode ser adoptado como critério a forma como os colaboradores estão vinculados à organização.  Outros… Os subgrupos de empregados são definidos. Grupos de Empregados Os grupos de empregados têm por função agrupar as pessoas.R. quer ao nível da avaliação de tempos e gestão administrativa de Recursos Humanos. prestação de serviços. em termos de relação laboral (ex.3 ESTRUTURA Data : DE 20-out-16 Ficheiro: 334126287. quadro permanente. quantos os considerados necessários para uma boa gestão de pessoal. Adicionalmente. sendo muitas vezes relevante para efeitos de processamento de salários. que apesar de não ser parte integrante da estrutura de pessoal.0 Descrição Efectivo Contratado a Termo Certo Pensionista Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 8 / 18 .: orgãos de administração.E.  Rubricas salariais distintas para diferentes grupos de empregados. Assim. Exemplo : Código A1 A2 P1 STATUS: Draft 1. deverão ter em conta:  Necessidades de informação (relatórios e estatísticas).).1.Caderno de Especificação de Requisitos – C. de salários e de tempos. uma vez que irá permitir uma maior flexibilização quer ao nível do reporting. surge como elemento agregador de empregados. Exemplo : Código A B E P Descrição Activos Órgãos Sociais Estagiário Pensionistas Subgrupos de Empregados Representam a subdivisão dos grupos de empregados. etc.doc PESSOAL A estrutura de pessoal é composta por alguns conceitos base. podemos identificar o conceito de relação de emprego. a saber:  Grupo de Empregados. de acordo com o levantamento de requisitos do módulo HR.  Horários e gestão de tempos. os critérios que estão subjacentes a esta subdivisão. Processos Preparado por : KPMG 2. Esta divisão assenta nos grupos de empregados identificados. Devem existir tantos subgrupos de empregados. de acordo com as necessidades de gestão administrativa. É representada por 2 caracteres alfanuméricos.

R. de acordo com critérios estruturais complementares aos conceitos base das estruturas de empresa e de pessoal. É representada por 2 caracteres alfanuméricos.Caderno de Especificação de Requisitos – C. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287.doc Relação de Emprego A relação de emprego é um conceito utilizado no SAP-HR standard para agrupar empregados. Este campo é normalmente utilizado para avaliações estatísticas legais ou outras.E.0 SubGrupo A2 Grupo B Grupo P Relação Emprego AB SubGrupo B1 SubGrupo P1 Relação Emprego XD Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 9 / 18 . Exemplo : Código BA BB EA Descrição Contrato < 6m Contrato Termo Incerto Comissão Executiva Mandante 010 Relação Emprego AA Mandante 010 Grupo A SubGrupo A1 STATUS: Draft 1.

de “medida”.doc 2. é denominada. STATUS: Draft 1. O histórico do empregado no SAP–HR.0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 10 / 18 . e são essenciais para a gestão e processamento dos dados de salários e de tempos. descontos. o cadastro dos colaboradores é objecto de especificação.2 Cadastro No SAP-HR. Uma destas componentes. de acordo com o tipo de medida. não é mais que o total dos registos dos infotipos organizados. fornecem informação diversa sobre remunerações. Os dados são. As medidas representam um fluxo organizado de informação que. assim. abonos. entre outros. No que respeita aos Dados Mestre dos colaboradores.E.R. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287.Caderno de Especificação de Requisitos – C. relacionados entre si. que são abordadas em detalhe no capítulo de configuração. ausências. através da parametrização de algumas componentes. utilizados para o processamento salarial e processamento dos dados de tempos. horas suplementares. estão identificados os seguintes infotipos. apresenta diferente tipo de informação ao utilizador. que irão agregar toda a informação dos colaboradores da Trivalor : 1) INFOTIPOS DE DADOS MESTRE Atribuição Organizacional Medidas Dados Pessoais Endereços Dados Bancários Elementos do Contrato Acompanhamento de Prazos Família Formação Educacional Outros/Anteriores Empregadores Distribuição de custos Serviços Médicos Internos Situação do Empregado Seguros Cessões Especificação Data Comunicação Notificações Identificação Dados Fiscais Dados Segurança Social Deficiência Categoria Profissional 0001 0000 0002 0006 0009 0016 0019 0021 0022 0023 0027 0028 0034 0037 0040 0041 0105 0128 0185 0331 0332 0333 0337 Outros infotipos. de acordo com o intervalo temporal. no SAP–HR. e denominados no SAP-HR por “infotipos”. armazenados em tipos ou unidades de informação.

STATUS: Draft 1. automaticamente propostos ao utilizador.2. assim.Caderno de Especificação de Requisitos – C. e que denominaremos doravante de “processo” no SAP-HR. Os processos complexos referentes à área dos Recursos Humanos. A agregação que é feita.0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 11 / 18 . no âmbito dos dados mestre.1 MEDIDAS O conceito “medida”.) 0057 Informação Empregado sobre Remunerações do 2010 3) INFOTIPOS DE DADOS DE TEMPOS Tempo de Trabalho Teórico 0007 Informação de registro de horas (cartão de ponto) 0050 Ausências 2001 Presenças 2002 Substituições 2003 Horas Extra 2005 Contingente Ausências 2006 Contingente Presenças 2007 Informação Empregado sobre Remunerações do 2010 2. havendo fraca possibilidade de esquecimento de registo de dados.R. são visualizados com ajuda de uma medida. constitui um fluxo organizado de “infotipos” (tipos de informação). permite seguir uma lógica na actualização dos dados. com natural correspondência com o processo administrativo que descrevem. As medidas são. admissão).E. (por exemplo. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287. favorecendo-se a coerência e sistematização. que irá conduzir o utilizador de um modo sistematizado pelo SAP-HR. compostas pelo processamento de uma sequência de infotipos. etc.doc 2) INFOTIPOS DE PROCESSAMENTO DE SALÁRIOS Status da Folha de Pagamento 0003 Remuneração Base 0008 Remuneração/Deduções Periódicas 0014 Pagamentos Complementares 0015 Empréstimos (dívidas) 0045 Afiliações (Sindicatos.

e que serão utilizados na componente de dados mestre. embora toda esta informação esteja disponível e descrita no capítulo da configuração. Os infotipos. a delimitação serve para atribuir uma data de fim ao registo.doc O conjunto dos infotipos inerente a cada medida. processamento de salários e dados de tempo.  Eliminação – apagar o registo. para outro intervalo de tempo.12.  Visualização/exibição de um infotipo para um empregado e intervalo de tempo.2 INFOTIPOS Nesta secção.  Delimitação de um infotipo para um empregado. se encontra um documento explicativo sobre este tema. para cada uma delas.  Alteração de um infotipo.  Cópia de um infotipo.Caderno de Especificação de Requisitos – C.0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 12 / 18 . serão identificadas as medidas que serão parametrizadas no SAP-HR:  Admissão  Alteração Organizacional  Promoção/Alteração salarial  Alt.  Síntese – permite visualizar todos os registos existentes. Contrato Trabalho  Passagem a Efectivo  Alt. e com os intervenientes e suas responsabilidades funcionais ao nível de cada processo. é variável e adaptável. limitando-se desta forma a sua validade. que constituem subdivisões do mesmo grupo de informação. são descritos. Situação Familiar/Fiscal  Suspensão  Fim de Suspensão. Esta funcionalidade prende-se com o facto de se convencionar que os registo estão activos até à data de 31. são as seguintes:  Criação de um infotipo. alguns dos infotipos que podem ser objecto de análise. dentro de um determinado intervalo temporal. 2. para um empregado.E. de um modo genérico. de acordo com o empregado e o intervalo temporal. a sua composição (infotipos). num determinado intervalo de tempo. o que está naturalmente relacionado com as necessidades concretas de cada processo.9999. Assim. Os ‘infotipos’ podem estar organizados em ‘subtipos’. o que significa que os registos não têm limite temporal./Renov.2. Essas funcionalidades. têm associadas algumas funcionalidades que permitem uma gestão organizada dos dados. de modo breve.R. De referir que. de acordo com um intervalo de datas. em anexo. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287. De acordo com esta funcionalidade. STATUS: Draft 1.  Saída da Empresa  Readmissão De realçar que os motivos das medidas serão também identificados e.

0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 13 / 18 . está patente uma grande preocupação com a coerência e segurança dos dados. apesar de visíveis. estão indisponíveis para os processamentos. que está patente na descrição do perfil do utilizador. actualizá-los ou mesmo apagá-los. Infotipo 0016 O infotipo “Componentes de Contrato” permite registar informação relativa aos tipos de contratos de trabalho e suas particularidades. etc. Infotipo 0021 O infotipo “Família/Pessoas de Referência” permite registar informação relativa aos familiares próximos do empregado.doc Na filosofia do SAP-HR. e que estão identificadas na estruturação das medidas no capitulo configuração. Nestes casos. Infotipo 0009 O infotipo “Dados Bancários” permite registar informação relativa ao método de pagamento e às coordenadas bancárias do recebedor do salário. ou seja. STATUS: Draft 1. registando-se aqui todos os dados que alteram o status do empregado. a possibilidade de se bloquearem registos. Para correspondência. Serão retratados nos subtipos os vários tipos de endereço identificados como necessários (Residência permanente. Infotipo 0006 O infotipo “Endereços” permite identificar os diferentes tipos de endereço a manter no SAPHR. suspensão e saída.E.Caderno de Especificação de Requisitos – C. Com efeito. é apenas possível visualizar os dados no momento em que estão a ser alvo de actualização. Assim. o sistema não permite alterar dados que estão a ser actualizados por outrém ou mesmo envolvidos nos processamentos de salários ou gestão de tempos. Com efeito. Infotipo 0001 No infotipo “Atribuição Organizacional” são registadas as informações relevantes para a identificação do empregado na estrutura da empresa e na estrutura de pessoal. Exemplo de infotipos de dados mestre que podem ser objecto de análise : Infotipo 0000 O infotipo “Medidas” contém dados relevantes. ainda. Contudo. permite que o utilizador seja alertado para determinadas ocorrências no tempo. que devem ser mantidos em situações especiais. Infotipo 0019 O infotipo “Acompanhamento de Prazo” permite o acompanhamento de datas. como é o caso da admissão. a cada utilizador é assignado um perfil que lhe dá determinados direitos e restrições. só poderá ser desencadeado um registo por dia. Existe. Infotipo 0002 O infotipo “Dados Pessoais” permite registar os dados que identificam o empregado perante a empresa. os dados. O SAP–HR permite copiar registos de modo expedito. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287. Quando isto acontece.).R. previamente definidas. estas funcionalidades estão sempre sujeitas a uma autorização.

desde os dados de identificação até à percentagem a descontar. podem ser utilizados para efeitos de processamento de salário. etc. desde os dados de identificação até à percentagem a descontar. Infotipo 0041 O infotipo “Especificação de Datas” permite determinar diferentes tipos de data.0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 14 / 18 . posteriormente.R. que. Infotipo 0185 O infotipo “Ids Pessoais” permite registar a informação contida nos documentos de identificação do empregado (ex: Bilhete de Identidade. Infotipo 0333 O infotipo “Deficiência” permite registar o grau de deficiência do empregado. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287. Infotipo 0337 O infotipo “Classificações Profissionais” permite registar a categoria profissional do empregado.Caderno de Especificação de Requisitos – C. a sua relevância para o processamento de salários (IRS e Segurança Social). Infotipo 0331 O infotipo “Dados Fiscais” permite registar todos os dados do empregado referentes a impostos. de acordo com a CNP (Classificação Nacional de Profissões) e outras informações necessárias para o cumprimento de obrigações estatísticas. Infotipo 0332 O infotipo “Dados Segurança Social” permite registar todos os dados do empregado referentes à Segurança Social. STATUS: Draft 1. Infotipo 0023 O infotipo “Outros/Anteriores Empregadores” permite registar informação relativa a anteriores empregos e empregadores do empregado. Carta de Condução).doc Infotipo 0022 O infotipo “Formação Educacional” permite registar a formação académica que um empregado recebeu/possui. reporting. assim como.E.

0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 15 / 18 .E. STATUS: Draft 1.doc 3 Processamento de Salários Esquematização do processamento de salários: Actualizar dados Mestre Liberar Cálculo Iniciar Cálculo Verificar Resultados Correcções Verificar Resultados Processam.Caderno de Especificação de Requisitos – C. através de contas razão previamente definidas para cada uma das rubricas. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287. cujo processo é normalmente efectuado por um utilizador dos Recursos Humanos. ficar-se-à em condições de se efectuar a integração contabílistica. Com este procedimento todas as rubricas salariais envolvidas no cálculo da folha de pagamento serão integradas no módulo FI. sem erros ? Não Sim Encerrar Cálculo Após o encerramento do cálculo da folha de pagamento.R.

etc. o desconto para sindicatos. Este infotipo recolhe informação acerca dos dados salariais de um determinado empregado.R. Infotipo 0014 O infotipo “Remunerações/Deduções Periódicas” permite gravar. STATUS: Draft 1. o pagamento de determinados subsídios em quantidade. sem que seja necessária nova intervenção do utilizador. deverão ser registadas mensalmente na data da sua ocorrência. num determinado espaço temporal. isto significa que os dados serão processados mensalmente (de acordo com o intervalo temporal). Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287. por esse motivo. Uma vez que se trata de um infotipo periódico. mediante indicação de uma rubrica salarial. como por exemplo. montantes ou quantidades. Infotipo 0057 O infotipo “Afiliações” permite registar os dados para afiliações do empregado.E. como por exemplo uma Pensão de Alimentos. grupo desportivo. Infotipo 0008 O infotipo “Remuneração Base” permite registar todos os abonos que possuem um carácter permanente e em princípio correlacionados com a prestação do trabalho. É criado e mantido automaticamente pelo SAP.doc 3. Por uma facilidade de utilização.1 Infotipos de Processamento de Salários Infotipo 0003 O infotipo “Status Cálculo da Folha de Pagamento” permite registar informação crucial relativa às datas envolvidas no cálculo das folhas de pagamento. visto serem especialmente importantes para considerar os montantes de afiliação no cálculo das folhas de pagamento. de acordo com o tipo de rubrica em tratamento. também se podem parametrizar aqui quaisquer outros descontos periódicos.0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 16 / 18 . e que. Infotipo 2010 O infotipo “Informações sobre Remunerações do Empregado” é utilizado para registar informação acerca de dados relacionados com a remuneração do empregado. Infotipo 0015 O infotipo “Pagamento Complementar” permite registar as rubricas salariais que não são pagas de forma pontual e regular.Caderno de Especificação de Requisitos – C. Consideram-se “afiliações”.

2. depois de aprovado pela chefia. Esse formulário.1 INFOTIPOS PARA REGISTO DE DADOS DE TEMPOS Infotipo 0007 O infotipo “Tempo de Trabalho Teórico” permite registar informação relativa ao horário de trabalho dos colaboradores. nomeadamente o tipo da ausência e a sua duração. o empregado a substituir e as condições de substituição.E. à sua chefia. Um utilizador é responsável por introduzir estes dados no “Infotipo 2005 – Horas Extra” ou no “Infotipo 2007 – Contingente de Presenças” do SAP-HR.Caderno de Especificação de Requisitos – C. a data. podese utilizar o “Infotipo 2010 – Informações sobre Remunerações do Empregado” .R. nomeadamente quantas horas por semana/mês/ano é que trabalham e quantos dias por semana. que é enviado aos Recursos Humanos. A forma correcta de pagar trabalho suplementar na Trivalor será descrita no manual de parametrização. Infotipo 2003 O infotipo “Substituições” é utilizado para registar substituições de colaboradores. 4. pressupõe-se que justificará. O SAP-HR não permite o registo de uma ausência ou presença para um período onde já exista um outro registo deste tipo. o período e o motivo da sua falta.2 Registo de Horas Extraordinárias e Trabalho Suplementar Quando um empregado presta trabalho extraordinário. o utilizador terá de optar por um dos registos. Este registo funciona como aprovação do período de trabalho a pagar. preenchendo um formulário (em papel ou electrónico) com esses dados. nomeadamente o tipo da presença e a sua duração. pressupõe-se o preenchimento de um formulário aprovado pela chefia do empregado.doc 4 Administração de Dados de Tempo 4. Infotipo 2001 O infotipo “Ausências” é utilizado para registar informação sobre as ausências do empregado.1 Registo de Ausências e Presenças Quando um colaborador não comparece no local de trabalho no horário que lhe foi estabelecido. STATUS: Draft 1. 4. é encaminhado para o Departamento de Recursos Humanos. Nesta situação de colisão de tempos. sem correspondência directa a horas de início e fim.0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 17 / 18 . nomeadamente o tipo de substituição. Infotipo 2002 O infotipo Presenças é utilizado para registar informação sobre as presenças do empregado. Um colaborador deste departamento é responsável por introduzir estes dados no “Infotipo 2001 – Ausências” ou no “Infotipo 2002 – Presenças” do SAP-HR. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287. Para pagar directamente as horas extra.

O sistema efectua uma validação dos períodos inseridos neste infotipo em relação aos dados do Infotipo 0007 “Tempo de Trabalho Teórico”.0 Projecto de Implementação SAP R/3 – HR PÁGINA: 18 / 18 . Infotipo 2006 Neste infotipo. etc.R. como por exemplo. “Contigentes de Presença”. são registadas as horas extraordinárias e o trabalho suplementar prestado pelo empregado. de forma a que o empregado apenas usufrua dos dias de licença a que tem direito no contrato. ajudas de custo. Infotipo 2007 Neste infotipo. mas estarem em serviço (formação. são geridos os contigentes de presença. não estarem presentes no local de trabalho.// -- STATUS: Draft 1. períodos de tempo limitado. o pagamento horas extraordinárias. “Contigentes de Ausência”. são geridos os contigentes de ausência (direitos a tempo de férias e faltas por períodos limitados).E. viagem de negócios).Caderno de Especificação de Requisitos – C. Infotipo 2010 O infotipo “Informações sobre Remunerações do Empregado” é utilizado para registar informação acerca de dados relacionados com a remuneração do empregado. -. Pode também ser utilizado para aprovar trabalho suplementar. nos quais os colaboradores têm autorização para realizar certas actividades. Processos Preparado por : KPMG Data : 20-out-16 Ficheiro: 334126287. “Horas Extra”. como por exemplo.doc Infotipo 2005 Neste infotipo.