Especialista global em cabos e sistemas de cabeamento

Nexans 2008

1

Cabos elétricos de potência
Baixa Tensão (até 1 kV)

Nexans 2008

2

Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Elementos constituintes Condutor Condutor Isolação Isolação Cobertura Cabo Isolado Nexans 2008 Cabo Unipolar Cabo Multipolar 3 .

Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Condutor – Tipos de encordoamento Fio sólido Classe 2 Compacto Nexans 2008 Classe 2 Corda Flexível Classe 5 4 .

boa flexibilidade. temperatura máx. boas características de resistência à umidade. temperatura máx. de operação 90ºC • LSZH . excelentes características elétricas. temperatura máx. de operação 70ºC • PE (polietileno) . É composta por um material extrudado sobre o condutor. boa flexibilidade.Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Isolação – Materiais utilizados Funções: suportar a tensão elétrica aplicada durante a vida útil do cabo em situações de regime e de sobretensão por manobras ou descargas atmosféricas. temperatura máx. de operação 70ºC • EPR e HEPR (borracha de etileno propileno) – material termofixo.material termofixo.composto poliolefinico isento de halogênio e baixa emissão de fumaça Nexans 2008 5 . destacando-se: • PVC (policloreto de vinila) – material termoplástico. boas características de resistência à chama. excelentes características elétricas.material termoplástico. de operação 90ºC • XLPE (polietileno reticulado) .

Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Isolação – Temperaturas máximas Nexans 2008 Isolação Temperatura em regime (ºC) Temperatura em sobrecarga (ºC) Temperatura em curto circuito (ºC) PVC 70 100 160 PE 70 100 160 XLPE 90 130 250 HEPR / EPR 90 130 250 6 .

cujas principais características são listadas abaixo: Características mecânicas Resistência ao ozônio Resistência as intempéries Resistência a propagação de chama Resistência ao calor Resistência ao óleo Resistência a ácidos. O material mais utilizado para aplicações em uso geral é o PVC. cortes. agentes químicos. metílico) Resistência a hidrocarbonetos aromáticos Nexans 2008 Muito Boa Muito Boa Boa Boa Boa Boa Boa Limitada Nenhuma 7 . etc É composta por um material extrudado sobre a veia ou reunião de veias. bases e sais Resistência a alcool (etílico.Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Cobertura Funções: proteção da isolação contra agentes externos como impactos. abrasão.

Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Propagação de chama IEC 60332-1 Nexans 2008 IEC 60332-3-23 (fogueira) 8 .

minimizando os danos às pessoas e equipamentos. desprendimento de gases não tóxicos e isento de ácidos. também conhecidos com Zero Halogen (ZH). e em contacto direto com o fogo. Nexans 2008 9 .Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Isentos de Halogênio Os cabos isentos de halogênio. apresentam baixa emissão de fumaça. são os cabos que em situação de incêndio.

Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Linha de produtos BT Nexans 2008 10 .

com características especiais de não propagação e autoextinção do fogo. em circuitos de distribuição e circuitos terminais. eletrodutos e sobre isoladores. ABNT NBR NM 247-3 . conforme ensaio de queima vertical (fogueira). painéis. comerciais e industriais.Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Fios e cabos Energex – 750 V Os fios e cabos Energex são recomendados para instalações internas fixas de luz e força dos prédios residenciais.Cabos isolados com Policloreto de Vinila (PVC) para tensões nominais até 450/750V – Sem cobertura Nexans 2008 11 . oferecendo maior segurança por serem do tipo BWF. São destinados às instalações dentro de quadros.

em circuitos de distribuição e circuitos terminais. comerciais e industriais. painéis.Cabos isolados com Policloreto de Vinila (PVC) para tensões nominais até 450/750V – Sem cobertura Nexans 2008 12 . conforme ensaio de queima vertical (fogueira).Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Cabo Energex Flex – 750 V Os cabos Energex Flex são recomendados para instalações internas fixas de luz e força dos prédios residenciais. oferecendo maior segurança por serem do tipo BWF. eletrodutos e sobre isoladores. com características especiais de não propagação e autoextinção do fogo. ABNT NBR NM 247-3 . São destinados às instalações dentro de quadros.

ABNT NBR 13249 Cabos e cordões flexíveis para tensões até 750V Nexans 2008 13 .Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Cabo PP Energex – 750 V Os cabos PP Energex são utilizados para ligações de aparelhos elétricos portáteis. eletrodomésticos e eletroindustriais em geral.

oferecendo maior segurança por serem do tipo BWF. São destinados às instalações gerais em eletrodutos.Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Cabo Supratenax – 0. com características especiais de não propagação e auto-extinção do fogo. comerciais. ao ar livre (em bandejas. bem como sistemas subterrâneos do tipo banco de dutos. industriais e subestações transformadoras. prateleiras ou suportes semelhantes).6/1 kV Os cabos Supratenax são empregados como cabos de potência para circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica em edifícios residenciais. ABNT NBR 7288 Cabos de potência com isolação sólida extrudada de Policloreto de Vinila (PVC) ou Polietileno (PE) para tensões de 1 kV a 6 kV Nexans 2008 14 . conforme ensaio de queima vertical (fogueira). espaços de construção. diretamente enterrados e canaletas.

São destinados às instalações gerais em eletrodutos. bem como sistemas subterrâneos do tipo banco de dutos.6/1 kV Os cabos Supratenax Flex são empregados como cabos de potência para circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica em edifícios residenciais. com características especiais de não propagação e autoextinção do fogo. diretamente enterrados e canaletas. conforme ensaio de queima vertical (fogueira). ABNT NBR 7288 Cabos de potência com isolação sólida extrudada de Policloreto de Vinila (PVC) ou Polietileno (PE) para tensões de 1 kV a 6 kV Nexans 2008 15 . ao ar livre (em bandejas. comerciais. industriais e subestações transformadoras.Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Cabo Supratenax Flex – 0. espaços de construção. prateleiras ou suportes semelhantes). oferecendo maior segurança por serem do tipo BWF.

6/1 kV Os cabos Ultraflex são empregados como cabos de potência para circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica em edifícios residenciais. ao ar livre (em bandejas. prateleiras ou suportes semelhantes). São destinados às instalações gerais em eletrodutos. bem como sistemas subterrâneos do tipo banco de dutos. comerciais.Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Cabo Ultraflex – 0. industriais e subestações transformadoras. diretamente enterrados e canaletas. espaços de construção. ABNT NBR 7286 Cabos de potência com isolação sólida extrudada de etilenopropileno (EPR) para tensões de 1 kV a 35 kV Nexans 2008 16 .

ABNT NBR 7286 Cabos de potência com isolação sólida extrudada de etilenopropileno (EPR) para tensões de 1 kV a 35 kV Nexans 2008 17 . garantindo um melhor desempenho do sistema. Possuem o quarto condutor (neutro) concêntrico à reunião das veias de fase e sobre este condutor é aplicada uma blindagem de fita de cobre que reduz a interferência eletromagnética.Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Cabo Ultraflex IF – 0.6/1 kV Os cabos Ultraflex IF são empregados como cabos de potência para equipamentos alimentados por inversores de freqüência.

comerciais.Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Cabo Ultrafix – 0. espaços de construção.6/1 kV Os cabos Ultrafix são empregados como cabos de potência para circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica em edifícios residenciais. prateleiras ou suportes semelhantes). ABNT NBR 7286 Cabos de potência com isolação sólida extrudada de etilenopropileno (EPR) para tensões de 1 kV a 35 kV Nexans 2008 18 . bem como sistemas subterrâneos do tipo banco de dutos. ao ar livre (em bandejas. industriais e subestações transformadoras. diretamente enterrados e canaletas. São destinados às instalações gerais em eletrodutos.

São destinados às instalações gerais em eletrodutos. comerciais. ABNT NBR 7285 Cabos de potência com isolação sólida extrudada de polietileno termofixo (XLPE) para tensão de 0.6/1 kV Os cabos Retifix SC (sem cobertura) são empregados como cabos de potência para circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica em edifícios residenciais. prateleiras ou suportes semelhantes). diretamente enterrados e canaletas.Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Cabo Retifix SC – 0. ao ar livre (em bandejas. bem como sistemas subterrâneos do tipo banco de dutos. industriais e subestações transformadoras.6/1 kV – sem cobertura Nexans 2008 19 . espaços de construção.

Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Cabo Soldanil e Soldafix – 750 V Por possuírem um elevado grau de flexibilidade e boas características mecânicas. Nexans 2008 20 . além de aplicações gerais onde a flexibilidade do cabo seja decisiva na escolha do cabo. ABNT NBR 8762 Cabos extraflexíveis para máquinas de soldar a arco e outras aplicações.especificação. resistência à abrasão e óleos. os cabos Soldanil e Soldafix são amplamente empregados em ligações entre o gerador e o eletrodo das máquinas de solda elétrica.

torres comerciais e/ou residenciais. Além de apresentarem características de não propagação de chama e baixa emissão de fumaça. os cabos Notox são isentos de halogênio. centro de convenções e metrô. resultando no desprendimento de gases não tóxicos e isento de ácidos. com isolação extrudada e com baixa emissão de fumaça para tensões até 1 KV Nexans 2008 21 . ABNT NBR 13248 Cabos de potência e controle e condutores isolados sem cobertura. hospitais. minimizando os danos às pessoas e equipamentos. teatros. hotéis.Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Cabo Notox Os cabos Notox são utilizados em locais com alta densidade de ocupação e/ou com condições de fuga difíceis tais como: shopping centers. cinemas. conforme recomendação da ABNT NBR 5410.

diretamente enterrados e canaletas. Nexans 2008 22 . ao ar livre (em bandejas. prateleiras ou suportes semelhantes). bem como sistemas subterrâneos do tipo banco de dutos. espaços de construção. painéis.Cabos de potência para Baixa Tensão (até 1 kV) Cabo Notox 750 V & 0.6/1 kV (90ºC) São destinados às instalações dentro de quadros. São destinados às instalações gerais em eletrodutos. eletrodutos e sobre isoladores. em circuitos de distribuição e circuitos terminais.6/1 kV Cabo Notox 750 V – Isolação integral (70ºC) Cabo Notox 0.

Obrigado Luiz Henrique L. Aplicações Nexans 2008 23 . Rosa Eng.