1)Trajetória histórica do território da Irlanda, compreendendo

o percurso até ao momento da divisão entre República da
Irlanda e Irlanda do Norte;
2)Divisão

- inicio da historia da irlanda – A conquista inicial
1) Em 1066 os normandos conquistaram a Inglaterra, tendo em 1169
chegado à irlnda onde rapidamente se espalharam pelo País,
exercendo um intenso controle na área em torno de dublin,
chamada em 1500 “the pale”. Durante os seculos seguintes
anglo-normandos e ingleses foram povoando o país, sendo que
muitos adquiriam a cultura local e identificando-se com o páis,
embora outros, especialmente os que viviam na atual dublin,
continuassem a procurar o apoio da Inglaterra em termos de
segurança.
2) A reforma começou com o reinado de Henrique XII no século XVI,
quando o monarca estabeleceu um maior um maior controlo na
irlanda, essencialmente através de conquistas militares. o regente
fez com que o Parlamento irlandês o declarasse Rei da Irlanda em
1541. A partir deste ponto inicia-se no território irlandês uma
politica inglesa oficial de plantação, o que causou a chegada de
colonos protestantes ingleses e escoceses em grande escala a
uma irlanda com fortes sentimentos católicos. É o começo da
supressão da fé católica na Irlanda, em simultâneo com a
conquista militar.Inicia-se aqui o conflito religioso que percorre a
história irlandesa: o século XVII foi um século de terror na irlanda,
que culminou com a imposição do regime de leis penais, que
ditavam, por exemplo, a retirada de poder dos católicos, negandose, entre outras coisas, o direito a empréstimo; tornaramo clero
católico ilegal e impuseram um juramento de obediência à igreja
estatal.
3) . A plantação mais bem sucedida foi a de Ulster. No decorrer do
seculo a provincia a norte de Ulster permaneceu independente
enquanto o resto da irlanda mergulhava num galopante caos
politico, fome e guerra. Contudo, em 1603 deu-se uma rebelião
contra o governador de Ulster, liderada por O’Neil e O’Donnel, que
triunfou, passando estes a controlar esta área. Mais tarde, após a
retirada destes governadores, a a terra foi confiscada e entregue
a colonistas. O processo de plantação começou em 1610 e

Estes últimos saem vitoriosos e criam uma organização chamada the Orange order que visava a mutua proteção e suporte da fé protestante. social e económica mutua que culmina na revolta de 1641. apenas duas décadas depois.colocou ingleses protestantes e colonos escoceses com língua. Xviii grupos de guerrilha católicos devido a agitação rural. Crowmell defendeu estas práticas como “godly vengeance for Catholic massacres of Protestants at the beginning of the rising. devido à competição por terras. 4) Cromwell. vai para a irlanda para acabar com qualquer esperança dos católicos de triunfarem e remover as recentes conquistas católicas. embora tenha sido complicada pela guerra civil inglesa.xviii as leis penais foram gradualmente aliviadas. 7) The United irishmen + act of union: Em 1782 henry grattan. Mais tarde dão se conflitos entre estes grupos católicos e os protestantes “Peep O’Day Boys”. num período em que se dava a guerra de independencia americana e a revoluçãp francesa. no período de crowmell apenas cerca de 10 % 5) Depois de william de Orange assumir o trono de Inglaterra. Fê-lo através de métodos radicais e sangrentos. Inicia-se uma hostilidade religiosa. sendo que em 1641 os católicos tinham ainda cerca de 59% da terra irlandesa e. Tais leis definiram que os católicos ficariam excluídos do sistema politico e educativo. nomeadamente no inicio de 1695 com o reforço das leis penais sobre católicos. uma vez que o sentimento anti-catolico se suavizou dentro do governo britanico. através de diferentes formas. 6) The Orange order: formam se no sec. que recuperou a liberdade de culto aos católicos e as garantias de posse de terra aos proprietários.”. negociou uma relação comercial mais favorável com a Inglaterra e uma . que entraram em contrato devido ao referido processo. do rei e da constituição. nascendo uma preocupação com a descriminação legislativa contra os católicos irlandeses. para alem disto levou a cabo um intenso confisco de terras. A partir do sec. nomeadamente o massacre de populações. entre outras restrições. tanto a coroa como o parlamento britanico continuou a exercer um controlo sobre a irlanda. de exercerem profissões legais e de heranças de terras. que fazia parte da fação protestante do parlamento irlandês. mais tarde. cultura e religiões diferentes em relação aos irlandeses nativos e primeiros colonos. no sentido de reduzir o seu potencial politico e militar.

que eliminou a proibição de voto para os católicos bem e conseguiu o direito de participação no parlamento ingles. uma organização chamada United Irishmen. os seus esforços e capacidade na camara dos comuns valeram-lhe o titulo de “rei não coroado da irlanda” e o impulso que deu à ideia do autogoverno teve implicações duradouras. . sob a liderança de Wolfe Tone. tarefa extremamente difícil e que não tinha total apoio. no norte da irlanda. Parnell tornou-se líder do irish home rule party – partilho irlandês pela autonomia politica – que se transformou no irish parliamentary party – partido parlamentar irlandês – em 1882. ainda que Londres continuasse a controlar aquilo que acontecia na irlanda. Contudo. já que os acordos de comercio eram controlados pela capital: enquanto milhares de pessoas morriam a fome a irlanda foi obrigada a exportar colheitas fartas de trigo e derivados de leite. já que as batatas deixaram de ser comestíveis.maior independencia legislativa para o parlamento irlandês. para diminuir o poder da grã bertanha na irlanda. que uniu politicamente a irlanda e a gra bertanha. caso fosse atingida a independencia da irlanda. Embora não tenha atingido o autogoverno.francesa. ameaçou uma luta armada por uma irlanda do norte separada. independentemente da sua religião. Mas isto não agradava a todos. Já em 1829 foi aprovada a act of catholic emancipation (graças a Daniel O’Connell) no parlamento londrino. Quando a queima – tipo de praga – atingiu as plantações de batata em todo o pais de 1845 – 1847 seguiu-se o desgaste e a fome. Foi então criada em 1791. A posição do governo britanico contribuiu para agravar o problema. Aqui a maioria das pessoas era protestante e a ideia do home rule era preocupante já que seriam uma minoria protestante numa irlanda dependente de maioria católica. Deparando-se com tal conjuntura Sir Edward Carson. no sentido de unir os irlandeses. De 1845 a 1851 dois milhões de pessoas morreram ou foram obrigadas a emigrar. A revolta falhou e em 1801 foi aprovada a act of union. estas questões políticas foram postas de parte devido à pior tragédia da historia da irlanda – A grande fome: 8) As batatas eram o principal alimento da população. Depois de atingido deste grande feito O’Connel pensou em cancelar a act of union e voltar a implementar o parlamento irlandês. líder do Partido unificador. 9) Autonomia politica – Foi com stewart Parnell que começou efetivamente o desafio ao controle da irlanda pela Grã-Bretanha. nomeadamente em Ulster. com inspiração na ver.

Nas eleições de 1918 o partido de Valera. e o irish citizen army. segunda feira de pascoa. travam uma guerra com as forças britanicas. O desfecho da guerra foi a vitória das tropas pró-tratado. liderados por Padraig Pearse. Após a tomada dos pontos fulcrais. A irlanda foi então divida em irlanda do norte (6 condados) e no estado livre irlandes (26 condados). já que os dois maiores partidos políticos da irlanda têm a sua origuem nesta guerra civil. chamado Dáil Éireann. grupos de rebeldes armados. muitos nacionalistas acreditavam que se apoassem os esforços de guerra britanicos a Home Rule seria aprovada depois da guerra terminar. 12) Segue-se a Guerra da independencia. foi suspenso. os irish volunteers. este ultimo. a maioria dos nacionalistas não confiou no governo ingles. Em 1919 os membros deste partilho reuniram em dublin para formar um parlamento da republica irlandesa. tal foi a divisão de opiniões no país. tomaram pontos-chave de Dublin. As consequências desta vêm até aos dias de hoje. No entanto. 11) A 24 de abril de 1916. com Collins (a favor) e Valera (contra). A guerra pôs frente a frente tropas a favor e contra o tratado. Pearse leu a proclamação da republica que declarava a independencia da irlanda perante a gra bretanha. Neste ultimo ano foi assinado um tratado pelas autoridades dos dois países. que iria declarar o poder sobre toda a ilha. com o inico da 1º guerra mundial em 1914 . com a rendição dos rebeldes. nomeadamente pearse e connolly. quando as forças do Irish Republican Army. Com esta situação. Concretamente a maioria da população era contra o levante. ganhou maioria das vagas irlandesas para a camara dos comuns. seguindo-se a este episodio intensas batalhas. Isto deu origem a uma guerra civil de 1922 a 1923. um de cada lado oposto: Fine Gael . Apesar do tratado ter concedido um certo nível de independência a irlanda. O Easter Rising iria terminar a 30 de abril. em 1922. sob a liderança de James Connolly. este dividiu a opinião pública e politica do pais.10) Um projeto de lei pela autonomia politica da irlanda foi aprovado em 1912 mas. Duas importante figuras que escaparam à execuçãp foram Éamon de Valera e Michael Collins. Sinn Féin. o que culmiou no Easter Rising (levante de pascoa) um dos principais eventos da historia irlandesa. mas esta opinião mudou quando o governo britanico respondeu ao acontecimento executando muitos dos lideres e participantes do mesmo. exercito da recente republica irlandesa. estabelecido. de 1919 a 1921.

13) Irlanda do Norte – Em 1920 foi criado o parlamento da irlanda do norte. e Fiana Fáil (contra o tratado). no ano seguinte são enviadas tropas britânicas a belfast e derry para manter a ordem e proteger a minoria católica. este exercito. De 1998 a 2007 pode denotar-se uma relativa estabilidade social e política na irlanda do norte. em conjunto. Após a guerra segue-se um período de relativa estabilidade. Após este acontecimento houve um aumento da violência militar e podem contar-se muitas atrocidades cometidas por ambos os lados. partidos com ideologias opostas.( que era a favor do tratado). da perspetiva da comunidade católica. No inicio pode observar-se uma certa estabilidade politicoreligiosa. que obteve uma resposta violenta pela parte das forças policiais e de protestantes. consolidar esta estabilidade e procurar manter a paz no território. era apenas mais uma ferramenta da maioria protestante. Em 1969 inicia a luta pelos direitos dos católicos na irlanda do norte. o acordo de Belfast em 1998. embora esta terminasse ao final de umas décadas devido à sistemática discriminação dos católicos. composto maioritariamente por elementos protestantes. . Contudo. impressão essa reforçada pelo episodio do domingo sangrento em 1972 quando estas forças britanicas dispararam contra uma marcha pelos direitos civis dos católicos em derry matando 13 pessoas. O período dos conflitos iria terminar com um acordo geral. com o intuito de unir esforços para. . Segue-se o período conhecido como “the troubles” em que grupos nacionalistas/republicanos e grupos leais/unificadores se confrontaram. passaram a cooperar no governo do país. Neste ultimo ano o partido democrático unificador e o sinn féin.