26/06/2015

SINTAXE DO
PERÍODO
COMPOSTO

Período Simples
Os professores esperam dedicação total dos alunos.
O aluno estudioso cumpre o dever.
Cheguei cedo ao teatro.

Período Composto
Os professores esperam que os alunos se dediquem.
O aluno que estuda cumpre o dever.
Cheguei cedo ao teatro, mas não consegui lugar.

O conceito de SUBORDINAÇÃO
Quero glória e fama.
Os atletas contratados estreiam hoje.
Necessito da sua ajuda.
Chegaremos cedo.

1

conforme a função sintática que exerçam. Necessito de que me ajudes. Ele disse 2.26/06/2015 ORAÇÕES SUBORDINADAS Quero que ele perca as eleições. As orações subordinadas. Toda oração que exerce uma função sintática em relação à outra denomina-se oração subordinada. Chegaremos quando amanhecer. Orações Subordinadas Substantivas 1. Os atletas que chegaram ao clube estreiam hoje. Os jornais noticiaram 2 . adjetivas ou adverbiais. I. classificam-se em substantivas.

Convém I. Orações Subordinadas Substantivas 3. Orações Subordinadas Substantivas 7. Orações Subordinadas Substantivas 5. É necessário 6.26/06/2015 I. Minha esperança é 8. Todos necessitam 4. Espero sinceramente uma coisa: 3 . Ele tem necessidade Opa! I.

4 . a) Não se convencia de que já havia crescido. podem ser trocadas por ISSO.: Perguntei/ quando era o exame. no entanto. ou seja. z) Os pais fizeram um apelo: que os filhos se responsabilizem por suas escolhas. q) O certo seria que todos pudessem votar. u) Interessa-nos que todos estejam bem acomodados.  Começam geralmente pelas conjunções subordinativas integrantes (que e se). d) Só compreendia uma obrigação: que os pais o levassem á escola no horário certo.: Não sei/ onde você está. d) É bom que não saias daqui hoje.  Exercem as mesmas funções sintáticas que os substantivos. h) É desnecessário que ela apresente justificativa. m) A enfermeira garantiu o seguinte: todos seriam atendidos. l) É importante que todos estejam aqui logo cedo. r) O aluno tem consciência de que precisa estudar. g) O mecânico garantiu que o carro estava bom. x) Tínhamos interesse em que você colaborasse y) Hoje temos convicção de que aprendemos com nossos erros. c) Sua vontade era que nos tornássemos um grupo mais unido. Podem. vir introduzidas por outras palavras: Ex. e) A verdade é que eles nos traíram. j) Ele está desconfiado de que será uma festa-surpresa. w)Temos necessidade de que os limites sejam respeitados. v) Necessitamos de que os limites sejam respeitados. n) Duvidamos de que sua sugestão seja aceita. Ex. s) Convém que esgotemos todas as possibilidades. p) Temos dúvida de que sua sugestão seja aceita. t) Não admito que façam aposição a sua gestão. i) A professora criticou um fato: que alguns alunos não leram o paradidático.26/06/2015 As orações substantivas: Comportam-se como substantivos. f) A vizinha tinha certeza de que ninguém entrara em sua casa. k) O importante é que todos estejam aqui logo cedo. b)Ele demonstrou confiança em que o ajudaríamos.

Estão relacionadas a um nome da oração principal e vêm introduzidas por um pronome relativo. Orações Subordinadas Adjetivas O homem vence na vida. Orações Subordinadas Adjetivas Serão premiados os alunos estudiosos.26/06/2015 II. 5 . As orações adjetivas: As orações subordinadas adjetivas são aquelas que se comportam como um adjetivo. Não pode ser isolada por vírgulas. restringe. I. travessões ou parênteses.  EXPLICATIVA: serve para esclarecer melhor o sentido de um substantivo A explicativa é sempre isolada por vírgulas. RESTRITIVA: é aquela que limita. Foram presos os invasores . Serão premiados os alunos que estudam.

E conjunção subordinativa final.26/06/2015 1. C substantivo. acrescenta que o mapeamento e o tratamento das doenças crônicas são fundamentais não apenas para aumentar a produtividade no trabalho. geralmente uma carteira de beneficiários possui. em média. especialmente nos últimos três anos. D pronome indefinido. (C) (.. 10% de doentes crônicos que correspondem a mais de 70% dos custos com saúde. no verso acima. Eu queria Que essa fantasia fosse eterna‖ A palavra que. o número de organizações que têm seus benefícios de medicamentos administrados por gestoras especializadas vem crescendo devido a fatores como redução dos custos de administração dos benefícios. (B) A identificação e a criação de programas que permitam a adesão ao tratamento de suas doenças crônicas são ações-foco do PBM. (A) O diretor de negócios.) (E) Observamos um crescimento mais elevado e consistente da demanda. classifica-se como: A pronome relativo. Marcos Brêda. pois as empresas que estão cada vez mais interessadas em cuidar da saúde de seus colaboradores apresenta uma gestão em todas as frentes. (. 6 . (D) Para Assumpção.. 3 Assinale a alternativa na qual o emprego da palavra “que” tenha a função de conjunção integrante. B conjunção integrante..." A oração em destaque é substantiva: a) objetiva indireta b) completiva nominal c) objetiva direta d) subjetiva e) apositiva 2.) Allan Assumpção. "Estou seguro de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida.

O período é composto por coordenação. analise as afirmativas a seguir. 6. As orações iniciadas pelo termo “que”. No trecho “é possível que associe a figura do seu pai com a figura do seu pai como é hoje” (l. exercem. I.26/06/2015 4. 5. nos períodos em que ocorrem. A alternativa que indica apenas a(s) afirmativa(s) correta(s) é: a) II b) II e III c) III d) I e III e) I 7 . II. nas linhas 5 e 15.” A respeito desse período. O QUE é uma conjunção integrante. função sintática idêntica. o conectivo “que” inicia oração que complementa o sentido do adjetivo “possível”. “Porque a verdade é que eu também não sei. A segunda oração é subordinada substantiva predicativa.4-5). III.

d) completiva nominal. No trecho “. cujo nome não digo” b) “deixamos que nossa opinião seja formada por uma imagem. d) Oração Subordinada Adjetiva Restritiva. e) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta. em termos de gente. é o equivalente a uma bolsa Vuitton” e) “dois projetos de peso que empenham parte relevante do nosso orçamento 8 . 8. A mesma classificação ocorre em: a) “Não.. Assinale a opção onde a frase em destaque está classificada de forma correta: “Os pais gostam de que os ajudemos na manutenção dos jardins” a) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva. a oração introduzida pelo pronome “que” classifica-se como oração subordinada substantiva a) apositiva. não vou falar da moça que estava no Canadá. parece que todos voltamos a ser crianças inocentes” (11º§). b) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta. pois inicia uma oração substantiva. b) subjetiva.26/06/2015 7. fiz várias campanhas imobiliárias com atores” d) “alguém que.. c) objetiva direta. c) Oração Subordinada Adjetiva Explicativa. um fantasma” c) “Nos anos em que trabalhei em publicidade. “sequer pediu que lhe fosse mostrada e explicada a planta dos apartamentos”. 9. Nesse trecho. a palavra “que” é conjunção integrante.

E não se amolou muito quando ele anunciou que ia internar-se no hospital Gaffré e Guinle. d) subordinada substantiva subjetiva e subordinada adverbial consecutiva. “Está certo (.” é composto por a) duas orações coordenadas.. a construção de um shopping no local.. c) subordinada adverbial causal e subordinada adjetiva explicativa. e) oração subordinada adjetiva explicativa 12 “Começou a fatigar-se com a importância que o reumatismo assumira na vida do marido. d) oração principal e oração subordinada completiva nominal..26/06/2015 10. 11. e) oração principal e oração subordinada substantiva subjetiva. c) oração subordinada adjetiva restritiva. b) subordinada adjetiva explicativa e subordinada substantiva subjetiva. jamais com investimentos privados.” (linha 21) Elas introduzem.” A classificação correta da oração destacada neste contexto é: a) oração subordinada substantiva completiva nominal.. O período “É importante que o compromisso seja mantido.) viabilizar com dinheiro público. e) subordinada adjetiva restritiva e subordinada substantiva completiva nominal. orações a) subordinada adjetiva restritiva e subordinada substantiva objetiva direta. c) oração principal e oração adjetiva. respectivamente. d) oração subordinada substantiva subjetiva. 9 . b) duas orações subordinadas. b) oração subordinada substantiva predicativa.

a língua é o suporte de uma dinâmica social que compreende não só as relações diárias entre os membros da comunidade. como também uma atividade intelectual que vai desde o fluxo informativo dos meios de comunicação de massa até a vida cultural. científica ou literária. d) subordinada substantiva predicativa.26/06/2015 13 Em “Outra sugere que os seguranças podem estar sendo procurados. 15 O trecho “que valem cada minuto da atenção dos leitores” (L..17-18) tem natureza sintática restritiva. 10 . A oração “que vai desde o fluxo informativo dos meios de comunicação de massa até a vida cultural. científica ou literária. 23-24) exerce função adjetiva no período. a oração destacada é a) subordinada substantiva objetiva indireta. e) subordinada substantiva completiva nominal 14 Nas grandes civilizações.. c) subordinada substantiva objetiva direta. b) subordinada substantiva subjetiva.” (l.”.

) Garanto: naquela região se operam.1-2) está entre vírgulas por possuir valor explicativo 11 .26/06/2015 16 A oração subordinada “que não possuem o nome do pai em sua certidão de nascimento” (L. de fato.. a oração em destaque classifica-se como: a) subordinada substantiva subjetiva b) subordinada substantiva predicativa. d) subordinada adjetiva restritiva....” ( ) O trecho “que já ocupou 10% do território nacional” (R.)”. 17 Em “(.(. c) coordenada sindética explicativa. a caatinga experimenta um processo acelerado de desmatamento — que pode significar a desertificação do semiárido nordestino.4-5) não é antecedida por vírgula porque tem natureza restritiva. que já ocupou 10% do território nacional. milagres QUE SALVAM VIDAS DIARIAMENTE. 18 “Único bioma de ocorrência exclusiva no Brasil. e) subordinada adjetiva explicativa.

exatamente por valorizar o crescimento econômico sem levar em conta o desenvolvimento social. onde esteve com Raúl Castro. C 14. No segmento do texto assinale os vocábulos da mesma classe. c) 2 e 3. Frei Betto. E 5. C 19. de quem é amigo pessoal. E 12 . d) 1 e 4. E 8. C 17. C 15. B 9. D 18. B 10.1-2) está entre vírgulas por tratarse de oração subordinada adjetiva restritiva. enquanto 56% afirmaram que (3) conhecem um homem que (4) já agrediu uma companheira”. (item 4). a) 1 e 2. E 6. 20 “Pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e o Data Popular revela que (1) 54% das pessoas entrevistadas disseram conhecer uma mulher que (2) já foi agredida por um parceiro. E 20. B 2. os cubanos fazem sérias ressalvas ao processo chinês. A 4. b) 3 e 4. D 12. GABARITO 1.26/06/2015 19 Segundo o ex-assessor especial de Lula. que chegou recentemente de Cuba. A 13. B 7. B 3. e) 1 e 3. C 16. O trecho “que chegou recentemente de Cuba” (L. E 11.