Pós-Engenharia Mecânica

Exercício de Dinâmica de Sistemas Mecânicos - Prof. Dr. Samuel da Silva

Dinâmica de Sistemas Mecânicos - Prof. Dr. Samuel da Silva
Programa de Pós Graduação Engenharia Mecânica – Ilha Solteira
Principio de D`Alembert – pendulo e duas barras

Aluno – Roberto Outa

1
Aluno – Roberto Outa

Prof. e é referido para o principio da generalizado de D`Alembert. Então. o principio do trabalho virtual pode ser estendido para sistemas dinâmicos. Isto nos permite anunciar o principio de generalização de D`Alembert que segue : “O trabalho virtual 2 Aluno – Roberto Outa . Sobre estas circunstancias uma possível questão. esta pode ser escrita da seguinte forma é uma força contrária (força de restrição). se o objeto é a para derivar a equação de movimento. devemos buscar a virtude da equação (1) prosseguindo com uma diferente linha de pensamento.Pós-Engenharia Mecânica Exercício de Dinâmica de Sistemas Mecânicos . A primeira vista a equação (1) não é vista fornecendo qualquer nova informação. então a equação (1) não oferece qualquer coisa além do que a segunda lei de Newton nos apresenta. Segundo a lei de Newton. é que se existe justificativa para que se refere a equação (1) como um princípio. A equação (1) é frequentemente referida como o principio de D`Alembert. de modo que detém a equação . para uma partícula de massa Onde é uma força aplicada. Usando uma ideia simples de D`Alembert. Dr. referimo-nos para a equação (1) e escrevemos: Então. consideramos o sistema de partículas e assumimos que o deslocamento virtual são irreversíveis.eéa interpretação que carrega implicações de longo alcance. agora o principio do trabalho virtual pode ser expresso estendido a dinâmica. Para este fim. A equação (1) pode ser considerada uma afirmação do equilíbrio dinâmico da partícula . e . e podemos escrever para os sistema de partículas a equação abaixo: A equação (3) incorpora não só o principio do trabalho virtual estático como o principio dinâmico de D`Alembert. Samuel da Silva A generalização do principio de D`Alembert O principio do trabalho virtual provém da afirmação do equilíbrio estático do sistema mecânico. o termo se refere a uma força inercial. De fato. Neste contexto. produzindo assim o primeiro principio variacional da dinâmica. abrindo assim o caminho para a mecânica analítica. Realmente. A soma das forças aplicadas e a força inercial em algum momento se refere a força eficaz.

antes podíamos obter as equações de movimento pelos meios do principio de D`Alembert. Ainda. De fato. Samuel da Silva realizado por forças eficazes através de deslocamentos virtuais infinitesimal compatíveis com restrições do sistema é zero”. Uma objeção para o uso de coordenadas físicas é que em muitos casos elas são independentes. Referência Bibliográfica MEIROVITCH. particularmente para sistemas mais complexos. na maneira similar de um principio virtual. A generalização do principio de D`Alembert é ainda uma aproximação vetorial usando as coordenadas físicas para descrever o movimento. O principio de D`Alembert. denominado.Pós-Engenharia Mecânica Exercício de Dinâmica de Sistemas Mecânicos . sujeito as restrições de um escalar no termo de coordenadas generalizadas independentes. Sua principal vantagem sobre a segunda lei de Newton é que obviamente são precisas as forças contrarias. não é conveniente para a derivação das equações de movimento.Prof. Leonard – Principles and Thechniques of Vibrations – pg 80 a 81 3 Aluno – Roberto Outa . Dr. principio de Hamilton. De fato. equação (4). O principio generalizado de D`Alembert é a primeira variação do principio dinâmico e outros princípios que podem ser derivados deste. o nosso interesse no principio de D`Alembert pode ser traçado para o fato que é permitido a derivação de qualquer outro principio. equação (4). representa de uma maneira geral a formulação dos problemas dinâmicos. isto é necessário converter a formula de um único vetor nos termos de dependência das coordenadas físicas.

Samuel da Silva Exercicio 01 .A partícula B tem uma massa m conectada ao ponto O através de uma mola linear de rigidez k tal que a distancia OB seja descrita por L(t). Dr.Pós-Engenharia Mecânica Exercício de Dinâmica de Sistemas Mecânicos . poderemos achar as forças no sistema conforme a DCL abaixo: 4 Aluno – Roberto Outa . Decomposição das forças Levando em consideração que o ponto B é a referencia para o sistema linear. 1) Faça um diagrama do corpo livre na partícula B e obtenha a equação do movimento usando o princípio generalizado de D`Alembert.O Problema do Pendulo Considere que o pendulo da fig(1) oscila em um plano x-y com um deslocamento angular .Prof.

Prof. Samuel da Silva Equação do movimento pelo principio generalizado de D`Alembert Neste caso teremos Sendo. teremos: Entende-se que para pequenas oscilações onde Teremos a seguinte condição: 5 Aluno – Roberto Outa . Dr. pelas informações da equação (4).Pós-Engenharia Mecânica Exercício de Dinâmica de Sistemas Mecânicos . Substituindo os dados da equação (1).

Dr. Samuel da Silva Resolvendo o sistema por Newton – Euler Sistema de inercial de referencia – ponto O Para Podemos entender que através do diagrama de corpo livre .Pós-Engenharia Mecânica Exercício de Dinâmica de Sistemas Mecânicos .Prof. podemos definir que a distancia entre A e B é de Achando a velocidade escalar pela equação pela derivada A equação da velocidade é: A equação da velocidade com as respectivas substituições das matrizes Transformando a equação da velocidade para a base inercial Desenvolvendo a equação da aceleração 6 Aluno – Roberto Outa .

Pós-Engenharia Mecânica Exercício de Dinâmica de Sistemas Mecânicos . Samuel da Silva A equação da aceleração é: A equação da aceleração com as respectivas substituições das matrizes Resolvendo a equação Transformando a equação para a base inercial 7 Aluno – Roberto Outa .Prof. Dr.

Daniel J. desenvolvemos a seguinte situação (referencia no ponto B):  Aplicando Newton – Euler Desenvolvendo a equação Igualando a equação a zero. Samuel da Silva Para o DCL abaixo.Pós-Engenharia Mecânica Exercício de Dinâmica de Sistemas Mecânicos . – Dinâmica de Sistemas Mecânicos – ISBN 9788534611107 8 Aluno – Roberto Outa .Prof. teremos:  Desenvolvendo a equação de Euler (Momentos) Referência Bibliográfica Inman. Dr. Ilmar F. – Engineering Mechanics Dynamics – ISBN 9780132784092 Santos.

Quantas incógnitas tem este problema. Referência Bibliográfica Inman.Pós-Engenharia Mecânica Exercício de Dinâmica de Sistemas Mecânicos . Daniel J. Dr. DCL As incógnitas do problema são 8 forças considerando todos os esforços atuantes e ainda os ângulos das matrizes de transformação que são ao total 2 rotacionando em “z”. – Engineering Mechanics Dynamics – ISBN 9780132784092 Santos.Prof. Samuel da Silva Exercicio 02 – O problema de duas barras 1) Esboce o DCL das barras OC e PQ e represente os esforços atuantes. Ilmar F. Justifique. – Dinâmica de Sistemas Mecânicos – ISBN 9788534611107 9 Aluno – Roberto Outa . 2) Desenvolvendo a equação do movimento usando o principio de D`Alembert Considerando que Neste caso teremos Para. é única condição atuante seria a dos momentos e a das forças Peso atuante no sistema.