SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .........................................................................................4
PODER EXECUTIVO ..............................................................................5
A CARREIRA POLÍTICA DE FERNANDO COLLOR DE MELLO ....5
O GOVERNO DE COLLOR ....................................................................5
CONCLUSÃO ...........................................................................................7
REFERÊNCIAS ........................................................................................8

na internet. informa-las sobre a questão política do país. jornais. o primeiro presidente eleito pelo voto direto do povo após a Ditadura Militar. o que o levou a sofrer o processo de impeachment. O objetivo do trabalho é de certa forma. mais concretamente sobre o presidente Fernando Collor de Mello. dar mais conhecimento as pessoas. o que ele fez. . quais foram as suas propostas.4 INTRODUÇÃO O presente trabalho ira tratar sobre o Poder Executivo. iremos falar principalmente sobre o que fez durante seu mandato. e também o primeiro presidente a sofrer o processo de impeachment. sobre o que o Brasil passou durante o Governo de Collor. etc. dentre outras coisas. dentre outras coisas. Realizamos o trabalho por meio da pesquisa em revistas. livros.

que só oneravam a administração pública. Mário Covas. veículos e aviões do governo. O Pode executivo é organizado em três esferas. Projetouse como um forte nome na disputa pela Presidência da República e. dar fim aos subsídios e incentivos fiscais. como Ulysses Guimarães. Elegendo como ministra Zélia Cardoso de Mello. elegeu-se governador de Alagoas. A CARREIRA POLÍTICA DE FERNANDO COLLOR DE MELLO Desde pequeno. em 1979. a esfera estadual. Collor mostrava sua vocação para a vida pública. as quais são lideradas por um representante. que o elegeu com mais de 42% dos votos válidos. possui a função de governar o povo e administrar os interesses públicos. bonito e prometia acabar com os chamados “marajás”.000 cruzados novos. e em 1986. O GOVERNO DE COLLOR Collor conquistou a simpatia da população. No dia 15 de março de 1990 Fernando Collor de Melo foi eleito presidente do Brasil. executar as leis já existentes e de programar novas leis segundo a necessidade do Estado e do povo.764%. ganhou a eleição contra adversários. e foi o primeiro a ser eleito pelo voto direto do povo. chegou a alcançar a marca de 1. assumiu o mandato com apenas 40 anos de idade. Leonel Brizola e Luiz Inácio Lula da Silva. cumprindo fielmente as ordenações legais.5 PODER EXECUTIVO Poder Executivo é o poder do estado que. foi eleito deputado federal. onde no dia seguinte já viria a anunciar uma série de medidas que tinham como principal objetivo estabilizar a economia nacional. Seu discurso era de modernização e sua própria imagem validou a ideia de renovação. O então presidente deu início ao chamado Plano Collor. congelamento de preços e salários. aos 29 anos de idade. quando a taxa de inflação. Em 1982. A esfera federal. Gostava de acompanhar o pai nas atividades políticas e acabou tornando-se o mais jovem prefeito de Maceió. extinguir vários órgãos do governo. em 1989. que tinha como planejamento principal: extinguir o cruzado novo e trazer de volta o cruzeiro como moeda nacional. responsável por elaborar e desenvolver o programa. representada pelo Governador. funcionários públicos com altos salários. . Foi o mais jovem presidente da história do Brasil. após o período da Ditadura Militar. Collor era jovem. que se encontrava completamente abalada desde o ano anterior. e a esfera municipal que é representada pelo Prefeito. indicado para o cargo pelo então governador Guilherme Palmeira. e colocar à venda imóveis. bloquear por dezoito meses os depósitos em contas correntes e cadernetas de poupança que ultrapassassem os 50. por exemplo. nos moldes da constituição de um país. representada pelo Presidente da República.

Collor então. a câmara votava o impeachment do presidente. em meados de 1991 começaram a surgir denúncias envolvendo pessoas muito próximas ao presidente. Itamar Franco. o ex tesoureiro da campanha. se antecipa aos fatos e renuncia antes mesmo de ser condenado. A forma autoritária e exagerada com que o sistema econômico era administrado foram os grandes pecados deste governo. no mês seguinte. tanto trabalhista quando empresarial. acarretando na instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. O país passava por uma enorme recessão econômica. para que fosse possível então acabar de vez com a alta taxa inflacionária e ainda conseguir modernizar a economia nacional. Este também não obteve nenhum sucesso. torna-se então o novo presidente do Brasil. Esses fatos. Seu vice. . Pedro Collor de Melo. vindo também a fracassar. Paulo César Farias. agregados a muitos outros. que teve o apoio e a presença das grandes massas populares. continuou a desagradar tanto a população em geral quanto os empresários. o PIB caiu cerca de 6% só nos três primeiros meses de seu governo. Seu primeiro ano de mandato não foi exatamente como ele imaginava. lançando o conhecido Plano Collor II. por 441 votos a favor e 38 contra. que buscava investigar se o presidente possuía alguma responsabilidade sobre os fatos denunciados. A primeira vista esse programa causou um grande impacto em toda a população.6 O novo governo esperava que com essas atitudes fosse possível dar uma enxugada na máquina administrativa do Estado. no dia 2 de outubro. causaram uma forte movimentação popular. Entre essas denúncias. Com o processo de impeachment sendo aberto pela Câmara dos Deputados. o que acabou por deixar um pouco de frustração em respeito às expectativas do plano. Não haviam se passado nem seis meses e o aumento da inflação fez com que o governo se visse obrigado a acabar com o novo pacote. e para completar ainda mais a situação desfavorável. o que agravava ainda mais os problemas sociais da população. que mesmo com mudanças tão drásticas impostas à nação não conseguiu diminuir a inflação nem muito menos estabilizar a economia. que saíram as ruas com os rostos pintados em um movimento que recebeu o título de Caras pintadas. As coisas não corriam tão bem no governo Collor. o resultado não foi tão bom quanto esperado. Para se ter uma ideia. que assim como o anterior. teve seu nome envolvido em um esquema de corrupção denunciado pelo próprio irmão do presidente. em 29 de setembro.

foi o primeiro presidente a sofrer o processo de impeachment. Ele foi o primeiro em muitas coisas. Pois. além de tudo isso. .7 CONCLUSÃO Concluímos dessa forma. ainda pior. ainda não foi completamente esclarecido. que apesar de quase vinte anos depois. o seu governo é lembrado até hoje por conter um dos maiores escândalos de corrupção da história do Brasil. se possível. que Collor com seu mandato foi uma mancha na história do país. foi o presidente mais jovem a se eleger. seus planos econômicos deram errado e deixaram o Brasil em uma situação. foi o primeiro presidente após a Ditadura Militar eleito pelo voto direto do povo. porém.

br/governo-de-fernando-collor-de-melo/> Acesso em: 27/04/16 DUARTE. Como foi o impeachment de Collor?. Há 20 anos.br/materia/como-foi-o-impeachment-de-collor> Acesso em: 28/04/2016 LOURENÇO.abril.com/politica/governo-collor/> Acesso em: 28/04/2016 RODRIGUES.com.org/wiki/Fernando_Collor_de_Mello> Acesso em: 30/04/2016 .ebc. Iolando. Disponível em: < https://pt. Disponível em: < http://memoria. Lidiane.br/agenciabrasil/noticia/2012-09-29/ha-20-anos-fernando-collorde-mello-foi-primeiro-presidente-do-brasil-sofrer-processo-de-impeachment> Acesso em: 29/04/2016 Wikipedia. Disponível em: <http://www. Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente do Brasil a sofrer processo de impeachment.com. Mariana. Danilo.estudopratico. JUNGMANN.com. Marcos. Governo Collor. Disponível em: < http://mundoestranho.wikipedia.8 REFERÊNCIAS JÚNIOR. Disponível em: <http://www. Fernando Collor de Mello. Governo de Fernando Collor de Mello.infoescola.