LAUDO TÉCNICO

CONSTRUÇÃO CIVIL
EMPRESA REALIZANDO A CONSTRUÇÃO: CLÁUDIO SOARES MOTA

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL
PROFESSOR: CLÁUDIO MOTA

GRUPO ALUNOS:
MIGUEL LUCENA
FABIO LUAN
KELVEN RIBEIRO

_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________

MARÇO/2015

.... ELEVADORES..9 ...........................2 3...................3 5 DATAS DE INÍCIO DA OBRA E PREVISÃO DO TÉRMINO........SUMÁRIO 1 LOCALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO COMERCIAL..................................................................................................2 2............. ENTRE OUTROS................................... COMPATÍVEL COM A UTILIZAÇÃO COMERCIAL.....................1 LOGISTICA DA EMPRESA........3 4 PREVISÃO DE MÃO DE OBRA PARA FUNCIONAMENTO DA EMPRESA........................................................1.....................1 ÔNIBUS.........................9 11 COMENTÁRIO FINAL E CONCLUSÕES SOBRE A VIABILIDADE DO EMPREENDIMENTO..........2 3 DESTINAÇÃO DA EMPRESA COMERCIAL...........................3 6 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DA OBRA............... RAMPAS............................................................................................5 9 COMENTÁRIOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.....................................1 OBJETIVOS DO TRABALHO..... ....................................................... SANEAMENTO E SUFLAMENTO..........................................1 2 CONDIÇÕES DE TRANSPORTE PARA ACESSO A EDIFICAÇÃO..................1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA.... 9 BIBLIOGRAFIA.......................4 8 FOTOS ESCLARECEDORAS SOBRE OS MATERIAIS APLICADOS NA ESTRUTURA INCLUINDO FACHADAS...................................................8 10 COMENTÁRIOS SOBRE OS ACESSOS AOS PISOS ELEVADOS............................................. MATERIAIS APLICADOS COM JUSTIFICATIVA............. ESCADAS.............................................................2 2........................................................1.................. HIDRÁULICAS.3 7 COMENTÁRIO SOBRE A RAPIDEZ DE EXECUÇÃO................................................................................. AREAS DE CONSTRUÇÃO.....1 1.............................1 METRÔ............3 3........................................

O planejamento deverá seguir a filosofia de “construir no papel”. . O início do projeto determina sua viabilidade e se o investidor está disposto a pagar pelo empreendimento.1 LOCALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO COMERCIAL EDF. (3) Execução: realização (construção) do projeto ou empreendimento. A execução então é a realização (construção do projeto).3 apresenta um fluxograma das fases de gestão de projetos e empreendimento. A Figura 3. previsões e demais requisitos para a execução do projeto. orçamentos. manutenção e preservação). (2) Planejamento: “construir no papel” através de cronogramas. (2) Planejamento. orçamentos.1 OBJETIVOS DO TRABALHO A gerência do negócio deverá levar em consideração as 5 fases de gestão de projetos que são: (1) Início. (1) Início: análise da viabilidade do projeto. previsões e outros. O controle deverá utilizar as ferramentas e técnicas de gestão de projetos e por fim a finalização do projeto faz análise de itens como conservação e manutenção do empreendimento. preparar todos os organogramas. (4) Controle: corrigir erros originados na execução ou demais erros. COMERCIAL RUA CORONEL FABRICIANO Nº 4071 – IMBIRIBEIRA – RECIFE – PE 1. aplicação de ferramentas e técnicas de gestão de projetos. ou seja. (4) Controle. análise da disponibilidade de investidores dispostos a aplicar recursos no empreendimento (5) Finalização: prever soluções para possíveis acidentes causados após o término da construção (ex. (3) Execução. (5) Finalização.

2.Recife.2 CONDIÇÕES DE TRANSPORTE PARA ACESSO A EDIFICAÇÃO Grande acessibilidade com pontos de ônibus próximos.1 Metrô 1920 Av. Sul . via bastante movimentada por taxistas. além disso. e. Pernambuco.1 Ônibus Rua Mascarenhas de Morais. estação de metrô Tancredo Neves (á 750m da obra).1. S/N 2. .

entre outros.1 LOGÍSTICA DA EMPRESA Visa oferecer a seus clientes uma diversidade de produtos e qualidade no atendimento. 3. após o termino serão 200. como brinquedos. armarinhos.1. variedades de produtos. onde não há dificuldade de comprar os materiais necessários e conseguir a mão de obra para a execução do serviço. 5 DATAS DE INÍCIO DA OBRA E PREVISÃO DO TÉRMINO Data de Início da Obra: FEVEREIRO DE 2012 Previsão para Término da Obra: SETEMBRO DE 2015 6 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DA OBRA.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA Uma empresa pernambucana destinada a comercializar. Outro exemplo é a utilização da argamassa industrializada pela facilidade e praticidade de utilização do material na obra. MATERIAIS APLICADOS COM JUSTIFICATIVA. hoje é considerada por seus clientes a marca mais lembrada. perfumaria e utilidades domésticas. 4 PREVISÃO DE MÃO DE OBRA PARA FUNCIONAMENTO DA EMPRESA Durante a obra teremos em média 60 funcionários. STEEL-DECK O Steel-Deck é a forma de aço colaborante para a construção como armadura positiva . tendo como justificativa principal ser um dos principais métodos usados no Brasil.3 DESTINAÇÃO DA EMPRESA COMERCIAL ATACADO DOS PRESENTES LTDA 3. AREAS DE CONSTRUÇÃO Características técnicas da obra: Estrutura metálica em concreto armado com sistema de vedações verticais em blocos cerâmicos.

além da rapidez: a economia ao fim da obra. • Facilidade de passagem de dutos e de fixação de forros. Além disso. é maior”. resulta em alto desempenho e capacidade de vão mais eficiente do mercado. permitindo que vários pavimentos sejam executados simultaneamente. aliado à disposição das mossas. • Velocidade no processo de concretagem. . • Praticidade de Execução. • Eliminação / Redução da armadura positiva. 7 COMENTÁRIO SOBRE A RAPIDEZ DE EXECUÇÃO. então. Sua geometria diferenciada com reforços em todas as regiões de trapézio. já que as peças são projetadas de acordo com a necessidade do projeto. possibilidade de fornecimento com a face inferior pintada. pois funciona como plataforma de serviço e de proteção aos operários que trabalham nos andares inferiores. Isso é possível porque o desperdício de material é zero. nós levamos três meses para montar tudo. • Acabamento. fica 100% mais rápido. • Fornecimento de todos arremates de acabamento para vedação.de lajes para as cargas de serviço. não havendo etapa de desforma. em vez da alvenaria. “Enquanto uma obra convencional demora seis meses para ficar pronta. COMPATÍVEL COM A UTILIZAÇÃO COMERCIAL Estrutura metálica. • Maior segurança no trabalho.” Outra vantagem de construir com estrutura metálica. O custo/benefício. “A estrutura metálica tem preço compatível ao sistema convencional. • Possibilita a instalação de conectores "stud-bolts" para dimensionamento de vigas mistas. No entanto. o fim do desperdício e a redução da mão de obra. uma vez que a forma fica incorporada ao sistema. resultando em economia na estrutura metálica. É fabricado com aço especial atendendo o dimensionamento determinado pelo projeto. • Facilidade de instalação e maior rapidez construtiva. o que nos favorece é o tempo. Ou seja. contrata-se 10% menos operários. • Redução de desperdício de material (resíduo de obra).

8 FOTOS ESCLARECEDORAS SOBRE OS MATERIAIS APLICADOS NA ESTRUTURA INCLUINDO FACHADAS ESTRUTURA METÁLICA LIMPA .

ACESSIBILIDADE (ESCADAS E RAMPAS) .

DUCTOS (SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO) LAJE .

ALMOXARIFADO E VISTA PANORÂMICA .DEPÓSITO.

HIDRÁULICAS.9 COMENTÁRIOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. SANEAMENTO E SUFLAMENTO A realizar .

pois este. uso. Lília da Rocha et al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa. se insere no entorno e contexto geral da região e. BASTOS. modificar. 11 COMENTÁRIO FINAL E CONCLUSÕES SOBRE A VIABILIDADE DO EMPREENDIMENTO O empreendimento. BIBLIOGRAFIA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). para garantir o acesso de maneira autônoma e segura a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. . observa-se a viabilidade do empreendimento em questão.que não bastam. Para um acesso universal. Rio de Janeiro: LTC.como corrimão. acrescentar ou construir algo. RAMPAS. 2 rampas internas e 2 externas e elevadores como alternativa. evidentemente. ocupacional. por isso. . sinalização dos degraus etc. por sua vez. 2001. independentemente de seu porte. ESCADAS. diante do exposto no corpo deste trabalho. As escadas que levam em conta a acessibilidade já preveem algumas características . muito provável dar retorno financeiro necessário e. a edificação possuirá escadas fixas e rolantes. 2000. teses. consequentemente. jul. ENTRE OUTROS. além disso. lucros. está de acordo com o zoneamento. dissertações e monografias. NBR 10520: Apresentação de citações em documentos – Regras Gerais – Rio de Janeiro.10 COMENTÁRIOS SOBRE OS ACESSOS AOS PISOS ELEVADOS. nasce de uma vontade de se reformar. ELEVADORES.