You are on page 1of 27

Autodesk Inventor 7

Tutorial de Modelamento 3D Básico
Modelamento de uma Polia
Autor: Cristiano Nogueira Silva
Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor.
Apenas pedimos que sejam mantidas as devidas referências ao site de origem, como
também a propriedade deste conteúdo.
Cristiano Nogueira Silva
Administrador do Site MCADBrasil
www.mcadbrasil.net
cristiano@mcadbrasil.net

 SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.MCADBRASIL.NET

AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO

PÁG. 2

Tutorial da Polia
Neste tutorial iremos fazer o modelamento de uma polia com rasgos em “V”.
Usaremos ferramentas de sketch, faremos revolução de perfis e veremos também algumas
placed features como o Circular Pattern.

Figura 2.1
Ativando um projeto.
No quadro de criação de novo arquivo, entre na opção Projects e verifique se o projeto
ativo é o projeto Inventor_Passo_a_Passo.
Se não for, clique duas vezes sobre ele para ativá-lo (Figura 2.2).

 SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.MCADBRASIL.NET

3 Faça o esboço mostrado na figura 2.MCADBRASIL.4 e coloque os pares de linhas indicados nesta figura como colineares.NET . clique a esquerda no botão New e inicie um novo arquivo de peça. para abrir um novo arquivo de componente com as unidades em milímetros. no tab Metric.3.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW. 3 Figura 2. Figura 2.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.2 Então. como mostra a figura 2. usando o template Standard (mm).ipt.

6.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.MCADBRASIL. E para que as cotas apareçam com seus parâmetros. como mostra a figura 2. antes de posicionar a cota. em seguida. e escolha a opção Show Expression. Nota: Para colocar as dimensões de diâmetro.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.4 Agora dimensione o esboço como mostra a Figura 2. clique com o botão direito na tela e escolha no menu a opção Linear Diameter.5. 4 Figura 2. clique sobre qualuqer uma delas estando sem nenhum comando ativo. selecione primeiro a linha inferior do esboço. depois selecione a linha até onde vai a cota e.NET .

5 Figura 2.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.5  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.NET .MCADBRASIL.

Entre na ferramenta Revolve da barra de ícones da esquerda.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.MCADBRASIL.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW. vá para a vista isométrica.NET .7. Selecione como eixo de revolução a aresta inferior do sketch. como mostra a figura 2. clicando com o botão direito na tela e escolhendo a opção Isometric View.6 Saia do modo Sketch. ou digite R para entrar no comando. clicando no ícone Sketch da barra de ícones superior. 6 Figura 2.

MCADBRASIL.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.7 De OK no quadro de diálogo.8.NET .  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW. como mostra a figura 2. 7 Figura 2.

8 Figura 2.9.NET .  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.8 Agora entre na ferramenta Fillet e coloque um raio de 5 mm nas arestas indicadas na figura 2.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.MCADBRASIL.

9 Figura 2.10.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.9 Crie um novo Sketch Plane na face indicada na figura 2.MCADBRASIL.NET . selecionando a face e em seguida clicando no ícone Sketch da barra de ícones superior.

11.NET .  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.10 Em seguida olhe esta face de frente. selecionando na barra de ícones superior a ferramenta Look At e selecionando a face do Sketch plane. 10 Figura 2.MCADBRASIL.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG. Desenhe e dimensione o sketch mostrado na figura 2.

Entre no comando Extrude para fazer o furo com o rasgo de chaveta. clicando dentro do sketch feito.12.NET . Ao entrar no comando selecione o perfil a ser extrudado.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.MCADBRASIL.11 Saia do modo sketch e vá para a vista isométrica.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW. Selecione a opção Cut para retirar material e no campo distance coloque All e de OK Veja estas modificações na figura 2. 11 Figura 2.

 SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.NET .AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.13. 12 Figura 2.MCADBRASIL.12 Crie um novo Sketch Plane na face do cubo da polia. como mostra a figura 2.

MCADBRASIL. Você deve reparar que ao mover o cursor para a esquerda. Nota: Para que o círculo que será criado fique alinhado com o centro da polia. entre na ferramenta de desenhar círculo e. apenas passe o cursor do mouse pelo centro da polia e mova o cursor para esquerda e clique no ponto onde será o centro do círculo. 13 Figura 2.NET . o cursor manterá um alinhamento com o centro da polia.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG. quando for definir o ponto que será o centro do círculo.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.14. Desenhe e dimensione o sketch mostrado na figura 2.13 Clique na ferramenta Look At e selecione esta mesma face para olhá-la de forma perpendicular.

14 Figura 2. Veja estas modificações na figura 2.14 Saia do modo sketch e vá para a vista isométrica. Entre no comando Extrude para extrudar o sketch criado. selecione a opção Cut e no campo distance. coloque All para fazer a extrusão passante.MCADBRASIL. no quadro de diálogo. Ao entrar no comando.NET .AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG. selecione o círculo que será extrudado clicando dentro dele e.15  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.

AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG. como mostra a figura 2.16.NET . entre na ferramenta Circular Pattern na barra de ícones da esquerda.15 Para copiar os furos.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.MCADBRASIL. 15 Figura 2.

No campo Count. O campo Angle fica com 360 graus para que o estas cinco cópias se dividam por toda a face. Veja estas alterações na figura 2. ou selecione no browser a feature Extrusion2.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW. Em seguida. Dê OK. coloque 5 cópias.NET . 16 Figura 2. Repare que é a original e mais quatro. Clique sobre o furo que acabou de ser extrudado. Selecione o furo com o rasgo de chaveta. dando um total de 5. marque no quadro de diálogo o botão Rotation Axis para selecionar o eixo de revolução.17.MCADBRASIL.16 Ao entrar no comando. as features que serão copiadas devem ser selecionadas.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.

Clique com o botão direito do mouse na área de desenho e escolha a opção Slice Graphics para gerar um corte temporário na peça. entre no comando de criação de Sketch Plane. o Sketch4. e clique no plano XY.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW. passando pelo Sketch Plane ativo. 17 Figura 2.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG. Vá na ferramenta Look At e selecione. então. É criado.NET . um novo Sketch Plane no plano XY. afim de facilitar nossa visualização. para olhar este plano de frente. Para fazer isso. clicando no ícone Sketch da barra de ícones superior. Desenhe e dimensione o perfil mostrado na figura 2.MCADBRASIL. crie primeiramente um Sketch Plane no plano XY.18. vá no browser e clique no + ao lado de Origin para que apareçam os planos origem da peça. no browser.17 Para criar o rasgo da polia.

NET . Para colocar esta restrição. devemos primeiramente projetar a linha superior da peça no sketch plane ativo. entre na ferramenta Project Geometry na barra de ícones a esquerda.MCADBRASIL. como mostra a figura 2.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG. Para isso.18 Repare que ainda falta colocar o sketch alinhado com a face superior da peça.19. 18 Figura 2.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.

20 Agora coloque uma restrição Collinear entre a linha horizontal superior do sketch e a linha que projetamos.21. Para sair do comando. para que esta linha seja projetada no Sketch Plane ativo. Figura 2. 19 Figura 2.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW. entrando no comando Collinear e selecionando as duas linhas.19 Clique na linha indicada na Figura 2. clique com o botão direito na tela e escolha Done ou digite Esc.20.NET .AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.MCADBRASIL. Veja o resultado na Figura 2.

como mostra a Figura 2.23.22.22 Selecione uma face cilíndrica qualquer. como mostra a Figura 2.NET . pois ele servirá como o eixo de revolução do sketch. 20 Figura 2.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.21 Saia do ambiente sketch e vá para a vista isométrica.MCADBRASIL.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW. Entre no comando Work Axis. Temos agora que criar um Work Axis na peça. Figura 2.

Agora vamos ao Browser clicamos sobre o Work Axis e o arrastamos para cima do Sketch4 (Figura 2. passando no centro da peça. com isso.23 O Work Axis é então criado.24).AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW. pois é como se o Work Axis tivesse sido criado antes do sketch. 21 Figura 2. Se não fizermos isso.NET . estamos “enganando” o Inventor.MCADBRASIL. não poderemos projetar esse Work Axis no Sketch4.

24 Então. clicando duas vezes sobre ele no Browser.MCADBRASIL.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.25). Com isso o Work Axis é projetado no Sketch Plane.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG.NET . 22 Figura 2. vamos ativar o Sketch4. Entramos na ferramenta Project Geometry e selecionamos o Work Axis (Figura 2.

25 Saia do modo sketch. Agora.26). Pode ser que o profile seja selecionado sozinho. Selecione o Work Axis projetado como o eixo de revolução e no quadro de diálogo selecione a operação Cut.MCADBRASIL.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW. 23 Figura 2. entre no comando Revolve e selecione o sketch desenhado como o Profile de revolução.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG. para que seja retirado material da peça quando o perfil revolucionar (Figura 2.NET .

como mostra a Figura 2.26 De OK no quadro. Entre no comando Rectangular Pattern na barra de comandos a esquerda e selecione o rasgo da polia.27. A revolução é feita. usando o comando Rectangular Pattern.NET .  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG. Agora vamos copiar esse rasgo para a direita. 24 Figura 2.MCADBRASIL. criando assim o rasgo da polia.

clique no botão Direction1 e selecione o Work Axis. 25 Figura 2.MCADBRASIL. para orientar o sentido do Pattern para a direita. Clique no botão Flip.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.NET .27 Em seguida. para definir a direção do Pattern.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG. se necessário. no quadro de diálogo.28). coloque duas cópias no campo com uma distancia de 25 mm (Figura 2.

NET .AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG. Use o comando Rotate para girá-la.MCADBRASIL.28 De OK no quadro e o Pattern é feito.29. 26 Figura 2. Mude sua cor para Gold Metallic e veja o resultado final na figura 2.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW. A peça está pronta.

29 Salve a peça com o nome Polia.  SET/2003 – CRISTIANO NOGUEIRA SILVA – SITE MCADBRASIL – WWW.MCADBRASIL.ipt.AUTODESK INVENTOR 7 – TUTORIAL DE MODELAMENTO 3D BÁSICO PÁG. 27 Figura 2.NET .