You are on page 1of 20

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

KAANDRA SERPA WERNER
RAFAEL AUGUSTO DA CUNHA VITI

PROJETO DE REDE DE VAPOR E CALDEIRA

Itajaí
2012

KAANDRA SERPA WERNER
RAFAEL AUGUSTO DA CUNHA VITI

PROJETO DE REDE DE VAPOR E CALDEIRA

Relatório apresentado à disciplina Projetos de
Engenharia sob orientação do professor George
Bleyer Ferreira, curso Engenharia Ambiental, 6º
período, CTTMAR.

Itajaí
2012

estufa e cabine de pintura.05%  Vazão total  Pressão da Rede   RAMAL A  Cálculo da vazão . cilindros. REDE DE VAPOR  Diâmetro = Raio  Declividade = 0.Dimensionamento de rede de vapor e ar condensado para o abastecimento de prensas hidráulicas.

 Dimensionamento do Comprimento da Tubulação    Perda de Carga  Dimensionamento do Diâmetro da Tubulação .

RAMAL B  Cálculo da vazão  Dimensionamento do Comprimento da Tubulação   .

 Perda de Carga  Dimensionamento do Diâmetro da Tubulação RAMAL C  Cálculo da vazão  Dimensionamento do Comprimento da Tubulação  .

  Perda de Carga  Dimensionamento do Diâmetro da Tubulação .

RAMAL D  Cálculo da vazão  Dimensionamento do Comprimento da Tubulação   .

 Perda de Carga  Dimensionamento do Diâmetro da Tubulação RAMAL E  Cálculo da vazão  Dimensionamento do Comprimento da Tubulação .

   Perda de Carga .

 Dimensionamento do Diâmetro da Tubulação RAMAL F  Cálculo da vazão  Dimensionamento do Comprimento da Tubulação   .

 Perda de Carga  Dimensionamento do Diâmetro da Tubulação RAMAL G  Cálculo da vazão  Dimensionamento do Comprimento da Tubulação .

   Perda de Carga  Dimensionamento do Diâmetro da Tubulação .

RAMAL H  Cálculo da vazão  Dimensionamento do Comprimento da Tubulação   .

 Perda de Carga  Dimensionamento do Diâmetro da Tubulação .

REDE DE CONDENSADO A tubulação de condensado será calculada com o dobro da vazão que passa na tubulação de vapor. RAMAL A  Cálculo da vazão  Diâmetro da tubulação de condensado  RAMAL B  Cálculo da vazão  Diâmetro da tubulação de condensado  .

RAMAL C  Cálculo da vazão  Diâmetro da tubulação de condensado  RAMAL D  Cálculo da vazão  Diâmetro da tubulação de condensado  RAMAL E  Cálculo da vazão .

 Diâmetro da tubulação de condensado  RAMAL F  Cálculo da vazão  Diâmetro da tubulação de condensado  RAMAL G  Cálculo da vazão  Diâmetro da tubulação de condensado .

 RAMAL H  Cálculo da vazão  Diâmetro da tubulação de condensado  .

Nos banheiros. que o ramal E utilize tubulação com 2 polegadas. que o ramal F utilize tubulação com 1.COMENTÁRIOS A tubulação de condensado tem que ter diâmetro maior que a tubulação de rede de vapor. que o ramal G utilize tubulação com 1. Aquecimento do óleo utilizado na lubrificação de algumas máquinas.5 polegadas. visto o diâmetro encontrado na tubulação do ramal H. tem o mais importante que é para realimentação da caldeira. que o ramal D utilize tubulação com 1 polegadas. . no aquecimento em “banho maria” da água. Além destes destinos citados acima.25 polegadas e que o ramal H utilize tubulação com 3 polegadas.5 polegadas.5 polegadas. que o ramal C utilize tubulação com 1. Aquecimento de água para lavação de peças. que o ramal B utilize tubulação com 1 polegada. porque quanto maior a região de contato do vapor com a parede da tubulação. melhor é a troca de calor que ocorre e dessa forma o vapor vai perdendo temperatura e se transformando em condensado. Aquecimento de ambiente. Sugere-se que o ramal A utilize tubulação com 1 polegada de diâmetro. como: Refeitório. aquecimento da água de torneiras. As interpolações para determinação de diâmetro da tubulação foram realizadas com 1. Foram dadas cinco utilizações do condensado. mas sentiu-se a necessidade de interpolar o ramal H com 3 polegadas.