You are on page 1of 5

FAMÍLIA DE PALAVRAS

Ao conjunto de palavras que conseguimos formar a partir da mesma palavra primitiva
chamamos de família de palavras.
Por exemplo, vejamos algumas palavras da família de FLOR:





florzinha
florista
floresta
enfloração
florescer
desflorestação

Ao radical flor foram adicionados vários afixos derivacionais (prefixos e/ou sufixos)
para obter palavras da mesma família.

RELAÇÃO ENTRE PALAVRAS: SINONÍMIA E
ANTONÍMIA
Sinonímia
Palavras com o mesmo significado chamam-se sinónimos.

contente e feliz
triste e infeliz

Antonímia

Palavras com significado contrário chamam-se antónimos.

contente e triste
feliz e infeliz

dizemos que a palavra formada é uma palavra derivada por sufixação. dizemos que a palavra formada é uma palavra derivada por prefixação e por sufixação. Os afixos classificam-se como:   prefixos: se aparecem antes da forma de base sufixos: se aparecem depois da forma de base Derivação por prefixação Se for acrescentado um afixo derivacional à esquerda de uma forma de base. A este processo de formação de palavras chama-se derivação por afixação.  infeliz (in + feliz): palavra derivada por prefixação porque acrecentou-se o prefixo in Derivação por sufixação Se for acrescentado um afixo derivacional à direita de uma forma de base.  infelizmente (in + feliz + mente): palavra derivada por prefixação e por sufixação porque acrescentou-se o prefixo in e o sufixo mente .  felizmente (feliz + mente): palavra derivada por sufixação porque acrescentou-se o sufixo mente Derivação por sufixação Se for acrescentado um afixo derivacional à esquerda e outro à direita de uma forma de base.FORMAÇÃO DE PALAVRAS DERIVAÇÃO POR AFIXAÇÃO A partir de uma palavra (forma de base ou radical) é possível formar novas palavras acrescentando afixos. dizemos que a palavra formada é uma palavra derivada por prefixação.

Constituinte temático   Nos nomes e adjetivos. o). sem afixos derivacionais. o constituinte temático chama-se índice temático (a. existem algumas palavras que não têm índice temático: ruim. Pode indicar o género da palavra (masculino ou feminino). o cant[a]r . part[i]r No entanto. velh.[radical] + o [índice temático] + s [sufixo de flexão do plural] Radical O radical é o constituinte morfológico que contém o significado lexical e exclui os afixos flexionais. mês. Indica o paradigma de flexão verbal a que pertencem.PALAVRAS COMPLEXAS: RADICAL E AFIXOS A PALAVRA E OS SEUS CONSTITUINTES MORFOLÓGICOS Palavra simples Uma palavra simples é formada por um único radical. content[e] . com[e]r . gat[o] Nos verbos. pé . radical + constituinte temático + afixo de flexão alunos: alun. e. i). e. o constituinte temático chama-se vogal temática (a. o cas[a] . mas que pode conter afixos flexionais. feliz.é o radical da palavra velho.

[prefixo] + feliz [base] + -mente [sufixo] Prefixo O prefixo é o afixo derivacional que se encontra à esquerda da forma de base. tempo e modo. número.é prefixo da palavra desleal. número e grau. prefixo + base + sufixo infelizmente: in.[radical] + a [indíce temático] + s [afixo de flexão] Baixinhos: baix. Exemplos: Casas: cas.Afixo de flexão Os afixos de flexão indicam-nos como se flexionam as palavras. Os advérbios flexionam em grau. Valor de alguns prefixos: des.| negação | Ex: desfazer .    Os nomes e adjetivos flexionam em género.[radical] + inh [afixo de flexão] + o [índice temático] + s [afixo de flexão] Compramos: compr– [radical] + a [vogal temática] + mos [afixo de flexão] Palavra complexa Uma palavra complexa é formada por um radical (ou base) e um ou dois afixos derivacionais. des. Os verbos flexionam em pessoa.

| repetição | Ex: reabrir e-/ ex. .| movimento para fora | Ex: emigrar i-/ in.| negação | Ex: inútil re. -dade é sufixo da palavra lealdade.| movimento para dentro | Ex: imigrar Sufixo O sufixo é o afixo deravicional que se encontra à direita da forma de base.i-/ in.