You are on page 1of 6

Gel de Cetoconazol

Nova Forma Farmacêutica para o
Tratamento da Dermatite
Seborreica
Cosmeticamente Superior à Forma Creme
Pode ser Aplicado no Couro Cabeludo,
Face e Tronco
Não é Oleoso e Não Gruda na Roupa
Aumenta a Adesão do Paciente

sp. pp. trabalhos têm apontado para a importância do papel da Malassezia sp.. na face e no tronco (DETEC). Departamento Técnico da Consulfarma. [online]. na gênese das lesões de DS em pacientes suscetíveis (Sampaio et al. Malassezia sp Referências SAMPAIO.Gel de Cetoconazol Inovação para o Tratamento da Dermatite Seborreica A dermatite seborreica (DS) é uma doença inflamatória crônica comum. bem tolerado e que aumente a adesão do paciente.6. que acomete cerca de 1 a 3% da população geral dos EUA. Eficácia do Cetoconazol no Tratamento da Dermatite Seborreica O cetoconazol é um antifúngico imidazólico que interfere na síntese do esgosterol. Ana Luisa Sobral Bittencourt et al. Bras. oleosidade Gel de Cetoconazol Cetocon azol é Cosmeticamente Superior à Forma Creme Pensando em um tratamento eficaz.. An. Dermatol. Dermatite Dermatite seborreica. 2011. paciente o Departamento Técnico da Consulfarma desenvolveu o Gel de Cetoconazol. creme uma vez que não possui um aspecto oleoso e pode ser aplicado no couro cabeludo. Atualmente.86. 2011). incluindo atividade contra a antimicrobiana sp. vol.. 1061-1074. O objetivo do tratamento consiste no controle da inflamação. presente na flora normal do homem. sendo 3 a 5% em adultos jovens. desta forma alterando a permeabilidade da membrana celular fúngica. Os homens são acometidos com maior frequência em todas as faixas etárias e não há predileção racial. 1999). DETEC. da proliferação do micromicro-organismo e da oleosidade. uma formulação cosmeticamente superior à forma creme. ISSN 0365-0596. (Martindale. n. Possui um amplo espectro de atividade antimicrobiana. 2 .

2006). controlados por veículo. O gel de cetoconazol a 2% foi desenvolvido para o tratamento da DS. creme podendo ser vantajoso na aceitação do paciente (Swinyer et al. no dia 28). ao contrário do cetoconazol creme. Três estudos randomizados. Referência Swinyer LJ1. muitas vezes são usados uma vez o que o fungo Malassezia desempenha um importante papel na patogênese desta doença. na prática atual.001).Gel de Cetoconazol a 2% é Eficaz no Tratamento da Dermatite Seborreica Alternativa à Formulação Creme A dermatite seborreica (DS) tem sido tradicionalmente tratada com esteroides tópicos. Ketoconazole gel 2% in the treatment of moderate to severe seborrheic dermatitis. Cutis. 2007 Jun. os agentes antifúngicos. Blockhuys S. duploduplo-cegos. Resultado • Dados recolhidos a partir desses estudos mostraram eficácia eficácia significativamente maior no grupo tratado com gel de cetoconazol a 2% quando comparado com o grupo do gel veículo (P<0. Decroix J. Este gel é quase invisível após a aplicação.. Contudo.79(6):475-82. multicêntricos e gruposgrupos-paralelos foram conduzidos com objetivo de avaliar a eficácia e tolerabilidade do gel de cetoconazol cetoconazol a 2% comparado com um gel veículo. 3 . Parâmetros Avaliados  Os indivíduos foram considerados efetivamente tratados se o eritema e a descamação. tais como o cetoconazol. Quiring JN. assim como os índices na avaliação global diminuíssem a 0 (ou 1 se a pontuação basal fosse 3. Novecentos pacientes com DS severa aplicaram o tratamento por 14 dias e foram acompanhados por um período adicional de 14 dias. Langner A. Conclusão Estes dados sugerem que o gel de cetoconazol a 2% uma vez ao dia é um tratamento eficaz para a DS e uma alternativa alternativa viável para a formulação creme de cetoconazol a 2%.

desta forma.  Não é oleoso e não gruda na roupa. Um estudo avaliou os efeitos da aplicação do gel de cetoconazol a 2% no tratamento da DS. 1999). Referências Martindale. Vantagens do Gel de Cetocona Cetoconazol  Veículo inovador no tratamento da dermatite seborreica. alterando a permeabilidade da membrana celular fúngica.Como Prescrever? Gel de Cetoconazol a 2% Gel de Cetoconazol – Eficaz no Tratamento da Dermatite Seborreica Cetoconazol_________________________2% Gel qsp___________________________ 100g Aplicar nas regiões afetadas 1 vez ao dia ou conforme orientação médica. The complete drug reference. Quiring JN. Blockhuys S. antimicrobiana incluindo atividade contra a Malassezia sp.  Pode ser aplicado no couro cabeludo. sp (Martindale. na face e no tronco. sugerindo que este é um tratamento eficaz para a DS e uma alternativa viável para a formulação formulação creme de cetoconazol a 2% (Swinyer et al. Decroix J. os resultados mostraram eficácia significativamente maior no grupo tratado com gel de cetoconazol a 2% quando comparado com o grupo do gel veículo. Ketoconazole gel 2% in the treatment of moderate to severe seborrheic dermatitis. 4 .  Cosmeticamente superior à forma creme. Ao se comparar a eficácia e tolerabilidade do gel de cetoconazol com gel veículo. 2007 Jun.  Aumenta a adesão do paciente ao tratamento.. Por que Prescrever Gel de Cetoconazol para o Tratamento da Dermatite Seborreica? O cetoconazol é um antifúngico imidazólico que interfere na síntese do esgosterol. 32ed. Swinyer LJ1. fúngica Possui um amplo espectro de atividade antimicrobiana. Cutis. 1999. Langner A.79(6):475-82. 2006).

Braren S. Cobiosa.1111/j. Oltrogge B. Referências Satchell AC. Epub 2011 Jan 27. O uso deste agente é relativamente seguro. Int J Cosmet Sci.1468-2494. O óleo de melaleuca é um composto de aplicação tópica que apresenta potente atividade antisséptica e é indicado para o tratamento da caspa. Hillemann T. Enxaguar em seguida. 5 . Espanha. Weets G.Formulações Complementares Outros Tratamentos para Caspa e Dermatite Seborreica do Couro Cabeludo 1. deixando agir durante 5 minutos. Philipp P. doi: 10. Efficacy of a piroctone olamine/climbazol shampoo in comparison with a zinc pyrithione shampoo in subjects with moderate to severe dandruff. Fölster H. Shampoo de Melaleuca para Descamação Leve à Moderada Óleo de Melaleuca___________________5% Shampoo qsp____________________120 ml Aplicar no couro cabeludo de 2 a 3 vezes por semana.2010.00623. J Am Acad Dermatol. Barnetson RS. Schmidt-Rose T.47(6):852-5. 2011 Jun. Saurajen A. Fey S.x. Bell C. Satchell et al. Treatment of dandruff with 5% tea tree oil shampoo. (2002) demonstraram que o uso diário do shampoo de melaleuca a 5% reduz a severidade da caspa em 41% após 4 semanas de uso. 2002 Dec.33(3):276-82.

Após o tratamento com fluconazol. 2. bem tolerado e uma opção com benefícios estéticos para o tratamento da dermatite seborreica seborreica da face e do couro cabeludo (Kircik et al. Cápsulas de Fluconazol para o Tratamento da Dermatite Seborreica Estágios I a III Fluconazol____________________________50 mg Cápsula qsp___________________________1 UN Administrar 1 cápsula ao dia durante 2 semanas ou conforme orientação médica. 2009 Feb.. Amichai B. 2009).05% foi eficaz. administrar 1 cápsula como dose única a cada 15 dias ou conforme orientação médica. Nathansohn N. Um estudo mostrou que o gel de desonida a 0. 50 mg/dia por 2 semanas. 2008). J Clin Aesthet Dermatol. Kaplan B. 2006). Zisova LG.5% destes (Zisova et al. Cápsulas de Itraconazol para o Tratamento da Dermatite Seborreica Facial Moderada a Grave Itraconazol__________________________200 mg Cápsula qsp___________________________1 UN Administrar 1 cápsula ao dia durante 1 semana.5% dos pacientes com dermatite seborreica e melhora em 68.48(1):39-45. Shemer A. Como tratamento de manutenção.. Treatment of moderate to severe facial seborrheic dermatitis with itraconazole: an open non-comparative study. descamação e prurido (Shemer et al.. 6 . Grunwald MH.05% Gel qsp___________________________50 ml Aplicar nas regiões afetadas 2 vezes ao dia ou conforme orientação médica. Trau H.05%.Formulações Comentadas Outros Tratamentos para Dermatite Seborreica Facial e do Couro Cabeludo 1. Gel de Desonida para o Tratamento Trat amento da d a Dermatite Seborreica da Face e do d o Couro Cabeludo Desonida________________________0. 2006. Isr Med Assoc J. Referências Kircik LH.10(6):417-8. 2008 Jun. Folia Med (Plovdiv). Treatment of scalp and facial seborrheic dermatitis with desonide hydrogel 0.2(2):326. Fluconazole and its place in the treatment of seborrheic dermatitis--new therapeutic possibilities. O tratamento inicial com itraconazol 200 mg/dia foi benéfico para os pacientes com dermatite seborreica facial moderada a grave com redução do eritema. 2. houve cura clínica em 31.