1).

Sobre o relevo maranhense é correto afirmar:
A. É constituído por extenso planalto cristalino que apresenta maiores altitudes na região central do
estado.
B. Caracteriza-se pela presença de uma estreita planície circundada por serras e chapadas cristalinas.
C. Apresenta maiores altitudes na porção norte do estado, onde a ação das águas fluviais é maior.
D. Compõe-se de uma sucessão de mares de morros, entrecortados por vales fluviais bastante
profundos.
E. Tem como base terrenos sedimentares e maiores altitudes situadas ao sul do estado.

2). Considere as afirmações abaixo sobre a economia maranhense.
I. Pelos portos maranhenses são exportados, principalmente, alumínio, ferro, soja e
manganês.
II. O nordeste do estado tem se destacado pela grande produção de soja.
III. A agroindústria no sul do estado desenvolve rapidamente graças ao avanço da
tecnologia.
IV. A principal fonte de energia consumida no estado é de origem termelétrica.
É correto o que se afirma APENAS em:
A.I e II.
B.I e III.
C.I e IV.
D.II e III.
E.III e IV.
3). (UFMT) Relacione os principais climas do Brasil de acordo com suas principais características.
1 – Clima equatorial úmido
2 – Clima tropical
3 – Clima subtropical úmido
4 – Clima tropical semi-árido
( ) Abrange a maior parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste e grande parte da região Norte.
Caracteriza-se pela existência de duas estações bem diferenciadas: verões quentes e chuvosos e
invernos secos. No verão, é influenciado pelas massas de ar Equatorial Continental e Tropical
Atlântica, responsáveis pelas chuvas da época.
( ) Ocorre na região Sul do país. É controlado pela Massa de Ar Tropical Atlântica e influenciado no
inverno pela Massa de Ar Polar Atlântica. Apresenta chuvas bem distribuídas durante o ano, estações
bem diferenciadas e invernos rigorosos.
( ) Abrange o sertão nordestino e o norte de Minas Gerais. Caracteriza-se por temperaturas muito
elevadas e chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano. Apresenta os menores índices
pluviométricos do país e as médias térmicas mais elevadas.
( ) Predomina na maior parte da Amazônia. É controlado pela Massa de Ar Equatorial Continental.
Apresenta temperaturas sempre elevadas, baixa amplitude térmica anual e chuvas abundantes e bem
distribuídas durante o ano.
Marque a sequência correta.

usp. Considerando os conhecimentos sobre a distribuição do relevo brasileiro. c) Bacias Sedimentares e planaltos centrais. 3 b) 4. pode-se afirmar que as áreas representadas nos mapas A e B correspondem.br/>. 4. 1. a: a) Planaltos e Chapadas da Bacia do Amazonas. 3. . 3. Fonte: ECIENCIA-USP. 2. respectivamente. 2 e 1.a) 2. 4. 5). 1 d) 1. b) Planície Amazônica e Planície Litorânea. 4 4) (UNCISAL/AL) – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Observe os mapas.eciencia. 3. d) Planaltos Amazônicos e planaltos Costeiros. 2. Disponível em: <http://www. 1 c) 2. 3. 4. Analise a imagem abaixo. 2013. Acesso em: 24 de jul. e) planície costeira e planície Amazônica.

E) Domínio Amazônico. Domínio das Araucárias e Domínio Amazônico. foram apontados determinados aspectos naturais que abrangem alguns domínios morfoclimáticos brasileiros presenciados pelo turista ao longo do trajeto A-B. os minerais constituintes se dilatam quando aquecidos e se contraem quando resfriados. um turista que se deslocou de Manaus (AM) até Recife (PE) terá presenciado ao longo de sua viagem vários aspectos singulares que envolvem as inter-relações dos domínios morfoclimáticos brasileiros. Seus principais agentes de intemperismos são a variação de temperatura e a cristalização que ocorrem nas áreas de grande amplitude térmica. D) Domínio Amazônico com vegetação perene. domínio de cerrado no sul do Maranhão. 6) (UNIFENAS) “Analise o mapa a seguir: Percurso pelos domínios morfoclimáticos entre os pontos A e B Considerando o trajeto A-B no mapa. A) Domínio Amazônico. domínio de Caatinga no sertão nordestino. domínio da Caatinga e domínio do cerrado. Nela. . C) Domínio dos Cerrados com presença de grandes chapadões e Domínio dos Mares de Morro. B) Domínio das Caatingas. que retrata o resultado do processo da desagregação de uma rocha. situada no Parque Nacional de Sete Cidades-PI. e Caatinga com vegetação Higrófita. b) biológico. e) físico. A seguir. desérticas e semiáridas. c) químico.Trata-se da Pedra da Tartaruga. O que caracterizou essa modelagem da Pedra da Tartaruga foi o intemperismo : a) cratônico. d) fluvial.

onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa. fazem parte de um mesmo agrupamento morfoclimático. estado. . que corresponde à área ocupada pelo domínio: a) das Pradarias b) dos Mares de Morros c) das Faixas de Transição d) dos Cerrados e) Amazônico 9) A pirâmide etária é um gráfico que expressa o número de habitantes de um país. geralmente dispostos em tufos”. e outro herbáceo. como no Planalto Central. essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa. a) Cerrado b) Caatinga c) Domínio de Araucárias d) Mares de Morro e) Formação do Pantanal 8) A Mata dos Cocais. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo.7) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal? “De origem bastante discutida. região ou município e sua distribuição por sexo e idade. o Agreste nordestino e o Complexo do Pantanal Matogrossense. analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo. Com base nas pirâmides etárias brasileiras. embora se localizem em pontos não complementares do território brasileiro. Observe as pirâmides etárias abaixo.

As áreas de movimentos convergentes resultam geralmente em dobramentos modernos. As placas tectônicas que dividem as Américas da África são divergentes. melhores condições de saneamento no campo. d) redução da desigualdade social. comprovando a teoria de Wegener. revolução médico-sanitária no campo. difusão geral do saneamento básico. ( ) A diminuição do número de jovens. 2009. II. o processo de passagem de altas taxas para o de baixas taxas de natalidade e de mortalidade. urbanização com igualitária distribuição de renda. de cima para baixo. . I. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses. ( ) A pirâmide etária de 2000 demonstra a diminuição das taxas de natalidade. Fonte: David Cohen.( ) A pirâmide etária de 1980 evidencia elevadas taxas de natalidade. a) V – F – F b) F – V – V c) F – F – V d) V – V – F e) V – V – V 10) A imagem a seguir apresenta um dos estágios da transição demográfica no Brasil. ed. e) urbanização. como os Andes e o Himalaia. baixa expectativa de vida e elevado crescimento populacional. introdução de programas de vacinação em massa. considere as afirmativas a seguir. 575. 11) Com base nos conhecimentos sobre placas tectônicas. Rio de Janeiro: Globo. ou seja. indicada pela pirâmide de 2000. O Brasil em 2020. elevada produtividade da economia e avanços na tecnologia médica. c) urbanização. entrada da mulher no mercado de trabalho e uso de métodos contraceptivos. iniciado no período pós II Guerra Mundial. segundo a qual os continentes estão se afastando. b) aumento do fluxo de saída de homens para o exterior. deve-se ao aumento da mortalidade infantil. oferta abundante de emprego. além do aumento da expectativa de vida e da diminuição do crescimento populacional. A transição demográfica é um fenômeno que pode ser explicado pelas seguintes características: a) inserção de estrangeiros no mercado de trabalho. fecundidade e mortalidade. In: Revista Época.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. B) I e II apenas. Considerando-se os rios de maior porte.III. II e III são corretas. coincidem com as faixas de estabilidade tectônica. II. . c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I. II e IV são corretas. os grandes rios são perenes. C) I e III apenas. e o potencial hidrelétrico é amplamente aproveitado. Assinale a alternativa correta. são feitas as seguintes afirmações: I. As áreas propensas a tsunamis. só é encontrado regime temporário no sertão nordestino. no restante do país. O Brasil não sofre a influência de tsunamis apesar de possuir um vasto litoral e de localizar-se em uma área de atividade tectônica. os rios são muito utilizados como vias de transporte. b) Somente as afirmativas II e III são corretas. Predominam os rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico. Está correto o que se afirma em: A) I apenas. e) Somente as afirmativas I. onde o clima é semiárido. 12) Sobre as características da hidrografia brasileira. IV. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água possibilita a produção de hidroeletricidade. como Tailândia e Japão. Na região Amazônica. III.

II e III .D). I.