FICHA DE AVALIAÇÃO H.G.P.

5º ANO

COM CORREÇÃO

1. Observa a figura.
Seleciona em seguida, a opção correta para cada situação:
1.1. As condições que permitiram a Portugal iniciar as descobertas foram….
X
A localização geográfica e a experiência de navegação nos
mares.
A localização geográfica e a riqueza do reino de Portugal.
1.2.

O clero estava interessado na expansão porque procurava….
Obter novos mercados e produtos.
X

1.3.

Espalhar a fé cristã.

A nobreza estava interessada na expansãoporque procurava…
X Obter novos cargos e terras para
administrar e obter lucros.
Ter acesso a novas rotas comerciais.
2. Lê o Documento e atenta no mapa.

2.1.

Completa o quadro com base no texto.

Localização
Estreito de GIBRALTAR
Norte de ÁFRICA

2.2.

A cidade de CEUTA
Produtos
Pão , vinho, carnes, frutas,
peixe.
ESPECIARIAS, OURO e
TRIGO

Religião da população
ISLAMISMO

Identifica, no texto sobre o infante D. Henrique, seis erros e
sublinha-os.

“O Infante D. Henrique, filho do rei D. Duarte, ficou conhecido para a história com o
nome de “O Conquistador”, por ter desempenhado um papel muito importante na
expansão marítima espanhola. Sob a sua orientação, navegadores portugueses chegaram

1

O que é um arquipélago? É um conjunto de ilhas. V Acreditava-se que existiam monstros terrestres mas que por mar se podia facilmente chegar a locais desconhecidos. F Os portugueses iniciaram as suas viagens marítimas no século XVI. as frases que mar consideres adequadas se podia Atlântico facilmente os oceanos e a locais para poderes legendar corretamente as figuras que se chegar seguem: Índico. 3. existia passagem terrestres mas queoentre por 3. 3. 3.aos arquipélagos da Madeira. F O continente americano era muito cobiçado pelas suas riquezas. F O oceano Pacífico era conhecido como o “mar tenebroso”. Seleciona das respostas anteriores. só se conhecia Norte. V Do continente africano só se conhecia o Norte.2. passaram o cabo da Boa Esperança e assim conseguiram chegar à Índia.4. V As viagens dos portugueses foram muito importantes para estabelecerque contatos Acreditava-se que Pensava-se não Do continente africano existiam monstros com terras até aí desconhecidas. Assinala com V as afirmações que consideras verdadeiras e com F as que consideras falsas. 2 .1.século XV. 1 Qual é o século da seguinte data : 1415 . dos Açores e das Canárias.3. Faz corresponder os elementos da coluna A aos elementos da coluna B Coluna A Arquipélago da Madeira 4 Coluna B Rico mercador de Lisboa. V Pensava-se que não existia passagem entre os oceanos Atlântico e Índico.” 3.

Utilizando o quadro que se segue.5. Gonçalves Zarco Gil Eanes Diogo de Silves 3. Faz a legenda de cada um dos instrumentos náuticos que se seguem: 3.6. escreve o nome dos navios utilizados nos descobrimentos portugueses e. faz-lhes corresponder a cada um as suas caraterísticas.2 3 Cabo Bojador Arquipélago dos Açores 6 5 4 5 6 Fernão Gomes D. Henrique Cabo da Boa Esperança 1 2 3 Bartolomeu Dias Impulsionador dos Descobrimentos. 3 .

. maior e mais bem equipado para a guerra. capaz de navegar contra o vento. A tripulação podia rondar os os 15 a 20 homens e no máximo podia transportar à volta de 60 pessoas. capaz de transportar muitas pessoas. 4 NAU . usando vários tipos de canhões. destinado a percorrer longas distâncias em rotas conhecidas. Navio equipando com um leme fixo à popa e velas triangulares. Na popa havia uma construção de madeira – o castelo . Navio com um só castelo e velas triangulares. Navio de carga por excelência. cuja arquitetura se integra perfeitamente no casco. Navio de grande tonelagem entre 500 e até quase mil tonéis.onde trabalhavam e dormiam o capitão e o escrivão. tirando partido do aparelho pelo conhecimento prévio dos regimes de ventos. bastante veloz e usado para explorar a costa africana. três ou quatro cobertas. grande quantidade de alimentos e mercadorias. podendo assim navegar contra o vento. era leve. Navio mais possante. era. permitindo cortar mais velozmente a água. arvorava três mastros. com quatro cobertas por vezes. Andava armado com peças de grande calibre: "….. adaptado à guerra. castelos de popa de três pavimentos e proa de dois.Nome do navio CARATERÍSTICAS B A A B B CARAVELA A B A A A B Navio de carga. Usavam velas triangulares ou latinas que lhe permitia bolinar. Um navio redondo de alto bordo. isto é bolinar. Navio equipado com dois castelos e três velas quadrangulares e uma triangular. Por baixo do convés havia um espaço para transportar mantimentos.. Navio com um casco mais estável por ser mais estreito e fundo. Navio próprio para fazer viagens curtas. um transporte armado em guerra".

cabendo a Portugal as terras descobertas e a descobrir a oriente do meridiano de Tordesilhas. na parte que correspondia a Portugal. Estabelece a correspondencia de acordo com as linhas que traçaste no mapa da pergunta anterior. 1. mais ou menos que dividiram o mundo entre Castela e Portugal e que ficou conhecido por Tratado de Tordesilhas. faz um tracejado. Com o mapa em presença traça as linhas. 5 .2.4.  Portugal e Castela acordaram dividir o mundo em duas áreas de influência. 4. Depois de teres traçado as linhas. a lápis.

O meridiano que dividia o mundo em duas partes passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. pelo tratado de Tordesilhas. D. Território situado na América do sul. Manuel organizou uma armada chefiada por Pedro Alvares Cabral. Território situado no Oriente (Ásia). Vasco da Gama comandou uma armada que partiu de Lisboa em 1497. A terra descoberta era habitada por índios pacíficos. garantiu a Portugal a possibilidade de navegação em todo o oceano Pacífico. Identifica as frases do quadro com a letra correspondente (A ou B) A ÍNDIA (A) B A B A BRASIL (B) A B A armada portuguesa atravessou os oceanos Atlântico e Índico. 5. 6 . A divisão da Terra. Chegaram a Calecute em 1498.Tratado de  Tordesilhas    O meridiano que dividia o mundo em duas partes passava a 570 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde.

tudo o que estudámos: 7 . dando os nomes de 1 a 8 a cada local indicado e de acordo com os que estudaste sobre os DESCOBRIMENTOS. Usa uma cor diferente e faz a legenda no mapa. Olha com atenção para o mapa e responde às questões que te são pedidas: a) Faz a legenda no mapa. rapidamente. b) Traça (mais ou menos) a rota da viagem de IDA de Vasco da Gama. Usa uma cor e faz a legenda no mapa. 7. c) Traça a rota (mais ou menos) da viagem de IDA de Pedro alvares Cabral.6. Recordemos então agora.

era uma cidade de montanha. Dois dos motivos que levaram os portugueses a conquistar essa cidade foram: ser rica e bonita. do povo e da burguesia. . Sevilha. X 1415. X espalhar a fé cristã. longe da costa. f) A iniciativa das viagens de descoberta foram: da nobreza. b) . Das hipóteses seguintes assinala as que consideres corretas com uma cruz (X). c) 1405. do mar Mediterrâneo. X do infante D. g) As primeiras viagens de descoberta foram feitas: X ao longo da costa. X Ceuta. e) O clero português queria. Lucravam com o comércio do peixe. X ser rica em comércio e cereais. em canoas com remos. X Açores e Madeira Cabo Verde e Canárias 8 .a) O acontecimento que marca o início da expansão portuguesa foi a conquista de: Lisboa. d) A conquista da cidade pelos portugueses acabou por tornar-se num fracasso porque: X os muçulmanos desviaram o comércio para outros locais os muçulmanos ficaram na cidade. Henrique. Faziam guerra aos castelhanos. j) Os primeiros arquipélagos a serem descobertos foram: Cabo Verde e Tomé e Príncipe. i) Foi no decorrer dessas viagens que enfrentaram as lendas: do mar Negro. h) À medida que os portugueses avançavam para sul: X Aumentavam os seus conhecimentos de navegação. em Ceuta: aprender as regras do Islão. X do Mar tenebroso.Essa cidade foi conquistada em: 1400. fazer comércio e lucrar com essa atividade. ser cristã.

t) O primeiro nome do Brasil foi: .Vasco da Gama.comerciar. Descobrir a América X Dobrar o Cabo da Tormentas. a navegação com ventos contrários (bolina). . v) A caravela utilizava velas triangulares e quadrangulares.1500.1500. . .Pedro Álvares Cabral. só velas quadrangulares. a balestilha e o quadrante permitiram que se praticasse com maior segurança a navegação costeira. r) O navegador que descobriu.Gil Eanes. .Calecute. X só velas triangulares.medo. .1492. oficialmente. X . l) Em que ano é que os portugueses chegaram à Índia? . .Vasco da Gama. a navegação fluvial. . X . X . . X a navegação em mar alto. X .Goa. o) Os portugueses queriam da Índia: . uma vela triangular na popa e uma quadrangular na proa. q) Em que ano é que os portugueses descobriram o Brasil? . p) Os portugueses foram para o Oriente. o Brasil foi: . X .bananas. x) A nau era maior e mais resistente que a caravela e tinha 9 .espalhar o cristianismo. sobretudo para: X . X .Terra de Vera Cruz. u) O astrolábio.Especiarias.surpresa. n) A cidade indiana a que os portugueses acostaram foi: .Pedro Álvares Cabral.Tordesilhas.Diu.sal.Bartolomeu Dias. m) X . - viajar. O comandante da armada portuguesa que chegou à Índia era: .1498.1494.euforia.1498. s) A primeira reação dos portugueses ao contactarem com os índios foi de: . . X .Santa Cruz.k) Bartolomeu Dias em 1488 comete a proeza de : Dobrar o Cabo Bojador.

três velas latinas e dois mastros com velas redondas. três velas redonda na popa e uma vela latina na proa. dividiu o mundo em duas partes por um paralelo que passava a 370 léguas a ocidente das ilhas de Cabo Verde. 10 . z) O tratado de Tordesilhas que foi assinado entre Portugal e Castela X dividia o mundo em duas partes por um meridiano que passava a 370 léguas a ocidente de Cabo Verde. dividiu o mundo em duas partes por um paralelo que passava a 370 léguas do arquipélago da Madeira.três velas triangulares e uma quadrangular. X três velas quadrangulares e uma triangular. dividiu o mundo em duas partes por um meridiano que passava a 370 léguas a ocidente das ilhas dos Açores.