ISCA FACULDADES – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

ORIENTAÇÕES PARA UMA LEITURA ACADÊMICA 1

Toda leitura acadêmica deve ser cuidadosa. Leia com atenção, sem pressa.

A leitura feita com um objetivo (ou mais) é proveitosa. Aprendemos com ela! Grife o texto. Anote. Busque
informações para esclarecer o que não entendeu.

Muitas vezes o que buscamos no texto não está nele! Pense sobre isso!

ORIENTAÇÕES PARA UMA LEITURA ACADÊMICA 2
ANÁLISE TEMÁTICA

Do que se trata o texto?(tema ou assunto)

Qual o problema abordado?(problematização)

Que ideia o autor defende? Qual sua hipótese?

Qual sua argumentação? (usada para comprovar sua tese)

A respeito da leitura textual e temática consulte cap. 2 da obra Metodologia do Trabalho científico de autoria do Antônio
Joaquim Severino.

ORIENTAÇÕES PARA UMA LEITURA ACADÊMICA 3
ANÁLISE TEXTUAL

Faça a leitura completa do texto.

Procure informações sobre o (os) autor (autores) do texto.

Assinale as palavras que desconhece o significado para consultar o dicionário.

Marque os fatos históricos e conceitos apresentados.

Monte um esquema com as principais informações extraídas do texto e consultadas em outras fontes.

Padronize a sua forma de ler os textos.

Seja sistemático.

Crie arquivos dos textos lidos com o sobrenome do autor.

MÉTODO CIENTÍFICO e PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA
OBJETIVOS DA AULA
a.

Rever os conceitos de método, ciência e pesquisa

b. Definir pesquisa científica qualitativa e quantitativa.
b.1 Tipos de pesquisa

Capítulo II 5 Definição de conhecimento. de uma organização. coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. exprimindo o que convém ser feito..2001 APUD GERHARDT. a interpretação e possível intervenção na realidade para resolver problemas formulados pelo pesquisador. TIPOS DE PESQUISA QUANTO À ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA  Se preocupa com o aprofundamento da compreensão de um grupo social.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005. 7. pois os dados analisados são não-métricos (suscitados e de interação) e se valem de diferentes abordagens “a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados. motivos. 6. [Figurado] Prudência. o que corresponde a um espaço mais profundo das relações. de forma que a ciência seja considerada “objetiva”.Métodos de pesquisa Procedimentos metódicos tendo em vista o conhecimento. (. SILVEIRA.  Busca explicar o porquê das coisas. GERHARDT. de uma arte. 2. Processo racional para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade. (2010) Disponpivel em: http://www. crenças. etc. valores e atitudes. – Porto Alegre: Editora da UFRGS. Tratado elementar. SILVEIRA. O QUE É MÉTODO? substantivo masculino 1. fonte: http://www. mais sofisticado do que as simples observações e inferências que empregamos em nosso dia-a-dia.priberam. 5.pt/dlpo/m%C3%A9todo O que é ciência? “a ciência é uma forma de conhecimento não-imediata. sem quantificar os valores e as trocas simbólicas nem se submeter à prova de fatos.. T. 2009. Obra que contém disposta numa ordem de progressão lógica os principais elementos de uma ciência. Maneira de proceder. p. Disponível em: http://www. ponderação. Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira .ufrgs.usp. dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. E.br/df/opessoa/TCFC1-10-Cap02.)” MINAYO. Osvaldo. 3. Além disso. “ PESSOA JR. e que por isso requer um método específico. Denise T. Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência. aspirações. 2009.32) CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA QUALITATIVA .pdf Acesso em 05 de outubro de 2016.pdf Acesso e outubro de 2016. 4. o conhecimento científico que é obtido por um pesquisador deve ser verificável por outras pessoas.fflch. Processo racional para chegar a determinado fim..  Segue o pressuposto de que há vários modelos de pesquisa e recusa o modelo positivista aplicado ao estudo da sociedade. Ordem pedagógica na educação.

 A grande maioria dessas pesquisas envolve: (a) levantamento bibliográfico. TIPOS DE PESQUISA QUANTO AOS OBJETIVOS PESQUISA EXPLORATÓRIA  Tem por objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema.  observância das diferenças entre o mundo social e o mundo natural. explicar.  busca de resultados os mais fidedignos possíveis. 1987).  respeito ao caráter interativo entre os objetivos buscados pelos investigadores. considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos. as regras da lógica e os atributos mensuráveis da experiência humana. objetivação do fenômeno. com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros  tende a enfatizar o raciocínio dedutivo.  oposição ao pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências PESQUISA QUANTITATIVA  tem suas raízes no pensamento positivista lógico.  se centra na objetividade. precisão das relações entre o global e o local em determinado fenômeno. e (c) análise de exemplos que estimulem a compreensão (GIL. PESQUISA APLICADA  Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática. 2007). compreender. 2007). .  Pretende descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade (TRIVIÑOS.  Envolve verdades e interesses universais. PESQUISA DESCRITIVA  exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar.  recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno.  hierarquização das ações de descrever. suas orientações teóricas e seus dados empíricos. (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado. Tipos de pesquisa segundo a natureza PESQUISA BÁSICA  Objetiva gerar conhecimentos novos. úteis para o avanço da Ciência. sem aplicação prática prevista. etc. as relações entre variáveis.  Envolve verdades e interesses locais. dirigidos à solução de problemas específicos.  Essas pesquisas podem ser classificadas como: pesquisa bibliográfica e estudo de caso (GIL.

revistas. explica o porquê das coisas através dos resultados oferecidos. 2002). pesquisa ex-post-facto. 2007) PESQUISA BIBLIOGRÁFICA  Feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas. fotografias.Pode ser de dois tipos: levantamento de uma amostra ou levantamento de uma população (também designado censo). como livros. pelo fato de nem sempre ser possível manipular as variáveis necessárias para o estudo da causa e do seu efeito (FONSECA. 1987). que delimitam as variáveis precisas e controladas que atuam no fenômeno estudado (TRIVIÑOS. documentos oficiais. 2002. que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. e publicadas por meios escritos e eletrônicos. . relatórios de empresas. definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto (GIL. páginas de web sites. PESQUISA DE LEVANTAMENTO .  As etapas de pesquisa iniciam pela formulação exata do problema e das hipóteses. sem tratamento analítico. além da pesquisa bibliográfica e/ou documental.  Todo trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica. segundo Gil (2007. cartas. 2002. p. 2007). 43) pode ser a continuação de outra descritiva. PESQUISA EX-POST-FACTO  Objetiva investigar possíveis relações de causa e efeito entre um determinado fato identificado pelo pesquisador e um fenômeno que ocorre posteriormente. pinturas. selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo. TIPOS DE PESQUISA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS PESQUISA EXPERIMENTAL  Segue um planejamento rigoroso.utilizado em estudos exploratórios e descritivos. tapeçarias.  Consiste em determinar um objeto de estudo. p. jornais. p. pesquisa-ação. (FONSECA. 32).) (FONSECA. se realiza coleta de dados junto a pessoas. vídeos de programas de televisão. PESQUISA DOCUMENTAL  recorre a fontes mais diversificadas e dispersas. pesquisa participante. com o recurso de diferentes tipos de pesquisa (pesquisa ex-post-facto. etc. posto que a identificação de fatores que determinam um fenômeno exige que este esteja suficientemente descrito e detalhado. 32) PESQUISA DE CAMPO  Caracteriza-se pelas investigações em que. PESQUISA EXPLICATIVA    preocupa-se em identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos (GIL. tais como: tabelas estatísticas. . análise documental. filmes.  Utilizada quando há impossibilidade de aplicação da pesquisa experimental.  Os dados são coletados após a ocorrência dos eventos. relatórios. etc. São exemplos de pesquisa descritiva: estudos de caso. artigos científicos.

pdf Acesso em 05 de outubro de 2016 LEONARDE. ou uma unidade social. 2009. Silvio S.unicamp.br/classificacaodaspesquisas. p. 2007. IFCH . Denise T.pro.  Visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos. 1999).PESQUISA COM SURVEY  Busca informação diretamente com um grupo de interesse a respeito dos dados que se deseja obter. T.pdf Acesso em 05 de outubro de 2016. especialmente em pesquisas exploratórias e descritivas (SANTOS. um sistema educativo. – Porto Alegre: Editora da UFRGS. ATIVIDADE 4 Escolha um artigo científico para identificar a área ou áreas do conhecimento na qual a pesquisa está inserida a partir da classificação do CNPQ (consulte http://www. REFERÊNCIAS CHIBENI. 54). E.leonarde. Disponível em: http://www.  Trata-se de um procedimento útil. p. uma pessoa.pdf). ESTUDO DE CASO  Amplamente usada nas ciências biomédicas e sociais (GIL. 33). 2002. GERHARDT.pdf Acesso em 05 de outubro de 2016.cnpq. indicado como representante de uma população-alvo.  identificar os resultados da pesquisa.  caracterizar a pesquisa segundo o tipo de abordagem: qualitativa e/ou quantitativa.  Estudo de uma entidade bem definida como um programa. utilizando um questionário como instrumento de pesquisa (FONSECA. SILVEIRA.. PRIBERAM.pt/dlpo/m%C3%A9todo Acesso em 05 de outubro de 2016 .  Pode decorrer de acordo com uma perspectiva interpretativa.br/documents/10157/186158/TabeladeAreasdoConhecimento. Disponível em: http://www. Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira . Classificação das pesquisas. Disponível em: http://www.br/~chibeni/textosdidaticos/ciencia.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.priberam. O QUE É CIÊNCIA? Textos didáticos.Unicamp Disponível em: http://www. coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. uma instituição.  identificar o objetivo e metodologia da pesquisa a partir das anotações da aula.ufrgs. procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico. que procura compreender como é o mundo do ponto de vista dos participantes.  Visa a obtenção de dados ou informações sobre as características ou as opiniões de determinado grupo de pessoas.