I.

INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas como
estagiário na empresa A G F Representação Comercial Saquarema Ltda, situada
na cidade de Saquarema/RJ. Espera-se que as atividades relatadas e as reflexões
sobre as mesmas cumpram adequadamente os objetivos formativos do Estágio
Supervisionado.
Reunir o que se aprende em sala de aulas com o que acontece efetivamente
no cotidiano de uma organização é o objetivo fundamental de todo o estágio. A
maneira como isso acontece em cada caso específico é que se apresenta como
uma química especial, individual, única.
No meu caso específico, trabalhar com marketing direto não é uma novidade.
No meu ofício de representação e vendas já estou acostumado a lidar diretamente
com o cliente, através de visitas pessoais. Assim sendo, o mais interessante ocorrido
na ocasião de realização do estágio foi o fato de lidar com outro tipo de produto e
outro tipo de clientela, o que me fez aprender muito mais sobre estratégias de
marketing.

II. DADOS INICIAIS
2.1. NOME: VANDERSON SOARES PIRES
2.2. ENDEREÇO: RUA PEREIRA, 470. BACAXÁ/SAQUAREMA/RJ
2.3. EMPRESA: A. G. F. REPRESENTAÇÃO COMERCIAL SAQUAREMA LTDA.
2.4. ENDEREÇO DA EMPRESA: R. PEREIRA, 59, BACAXÁ/SAQUAREMA/RJ
2.5. TELEFONE COMERCIAL: (22) 99616035
2.6. CARGO OCUPADO: AGENTE DE MARKETING DIRETO
2.7. HORÁRIO DE TRABALHO: APROXIMADAMENTE 30 H SEMANAIS
2.8. PERIODO COBERTO PELO RELATÓRIO: SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 A
SEGUNDO SEMESTRE DE 2013. ESTÁGIO I (AGOSTO DE 2012). ESTÁGIO II
(MARÇO DE 2013); ESTÁGIO III (AGOSTO DE 2013).

e parte em trânsito. a seriedade com que se assume na universidade as tarefas referentes ao estágio supervisionado e sua organização. A “American Marketing Association” sugere como definição de marketing. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3. Como a empresa é nova. procurando suscitar como efeito o surgimento do marketing boca a . da mesma forma que devo agradecer imensamente ao meu supervisor e à minha coordenadora de estágio por todas as oportunidades de aprendizagem representadas pelo desenvolvimento do mesmo. 3.2.1. Define marketing como “uma atividade direcionada para satisfazer necessidades e . lidando com marcas novas que necessitam ganhar visibilidade no mercado me propus. com muito mais ênfase.realizando contatos telefônicos .III. divulgando de forma pessoal e direta a empresa. salientando o papel desempenhado pelo marketing na sociedade. suas atividades e produtos. com total apoio do supervisor e sócio proprietário. utilizando duas abordagens: contatos telefônicos e. É impossível deixar de concordar com as colocações do autor. SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO NA EMPRESA O presente estágio foi desenvolvido na empresa mencionada atuando na área de marketing. o marketing direto.boca. “uma função organizacional e um conjunto de processos para criar. Kotler privilegia uma definição social em contraste a uma definição organizacional. o cumprimento da carga horária se deu parte na sede . Assim. a desenvolver como estagiário um trabalho de divulgação da empresa. comunicar e entregar valores aos clientes e para administrar o relacionamento com o cliente de forma a beneficiar a organização”. assim como prioriza a questão dos ganhos intelectivos e formativos que essa atividade engendra para o profissional que se forma. SOBRE ESTÁGIO Portela (2007) analisa os inúmeros aspectos envolvidos com a concepção de estágio.

Desta forma. 2000) Encontra-se na bibliografia muitas definições de marketing. de serviços. O marketing direto sempre foi uma ferramenta de vendas muito importante para qualquer organização. As diversas ferramentas de marketing direto fazem com que esse tipo de marketing cresça cada vez mais numa sociedade bem mais rigorosa e preocupada com a diversidade e qualidade de produtos e serviços. Marketing de produtos. Esse tipo de ferramenta não era utilizada anteriormente com grande intensidade pelos profissionais do marketing. o marketing alcança grande relevância nas empresas. TV interativa. “os profissionais de marketing podem usar vários canais para alcançar perspectivas individuais e clientes: mala direta. 2012). catálogos. sites e dispositivos móveis”. (KOTLER. começaram a investir nessa ferramenta. as definições abordam a maneira que a empresa estabelece a relação com o cliente. Segundo Sernovitz (2012). quando a oferta passa a ser uma variável menos importante do que a demanda.desejos através de processos de troca”. pois esse tipo de marketing faz com que os consumidores interajam diretamente com as organizações. o estudo aprofundado do marketing proporcionou a ramificação de diferentes tipos de abordagem. Em geral. O marketing boca a boca é um tipo de marketing feito através dos próprios consumidores e não precisa de . O termo marketing boca a boca é relativamente novo como área de estudo. telemarketing. Marketing direto é o uso de canais diretos para chegar ao consumidor e oferecer produtos e serviços sem intermediários de marketing (KOTLER & KELLER. Ou seja. facilitando a ocorrência dessa conversa”. o cliente passa a ser figura central no processo de troca. quiosques. entretanto a partir do momento em que esses profissionais passaram a conhecer a grande força e influência desse tipo de marketing. “o marketing boca a boca é um meio de dar às pessoas um motivo para falar a respeito dos produtos e serviços de uma organização. Segundo Kotler & Keller (2012). como o entende e como é feito o processo de troca entre as partes. Basicamente. social e relacionamento são alguns exemplos. fazendo com que ambas as partes tenham uma maior proximidade e estabeleçam um laço de maior interação. mas a troca de informações e opiniões sobre produtos e serviços é algo que já existe há muito tempo.

O marketing boca a boca diz respeito a pessoas comuns.2. ANÁLISE DAS DISCIPLINAS É difícil dizer quais disciplinas cursadas durante a graduação foram mais ou menos importantes para as atividades desenvolvidas no estágio. G. seguirei uma sequência baseada no critério cronológico. 4. através de visitas in lócus. fundamentalmente. Aqui serão listadas aquelas que mais impactaram as tomadas de decisão e os processos de trabalho. A sede possui. sendo o trabalho realizado na maior parte das vezes por contatos com os clientes feitos por telefone e pela INTERNET e. . autênticas. ajudando a compreender a diferença entre cada forma de abordagem em marketing. representações situa-se na cidade de Saquarema. apresenta-se muito mais como referência física. a disciplina ajudou a começar a pensar os efeitos de marketing das diversas formas de se comunicar com os clientes e com a sociedade.  Administração de marketing: A disciplina me introduziu aos principais autores da área de marketing. a adequação e a efetividade de cada uma delas. a ordem em que as disciplinas foram cursadas na Faculdade. Como não há como estabelecer uma sequência por importância.campanhas publicitárias gigantescas e exorbitantemente caras. já que ele funciona simplesmente na base da troca de opiniões. falando umas com as outras – consumidor para consumidor – em vez de os profissionais de marketing fazerem o discurso.1. como sócioproprietário estive envolvido na gestão e execução global de todas as tarefas. F. Tratando-se de uma representação. DESCRIÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO A empresa A. já que. IV.  Comunicação empresarial: Além de ensinar a escrever da forma correta todo tipo de texto ligado ás atividades empresariais. Região dos Lagos/RJ. INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS 4. ou seja.

para atender às diversas circunstâncias que abrangem seu funcionamento. DIAGNÓSTICO DA EMPRESA De acordo com os ensinamentos de Mintzberg (2003).se de uma empresa de pequeno porte. portanto. as disciplinas acima listadas foram aquelas que mais me impactaram enquanto aluno para a execução das tarefas do estágio. As quatro disciplinas mencionadas foram aquelas que influenciaram diretamente para o exercício das atividades de estágio desenvolvidas no âmbito da empresa AGF REPRESENTAÇÃO COMERCIAL SAQUAREMA LTDA. Isto significa. Conta com dois funcionários (promotores de venda). estruturar-se de acordo com um modelo. F. Evidentemente. outras matérias da matriz curricular do curso também estão correlacionadas às questões aqui apresentadas. se assenta no momento sobre a . na prática. para os propósitos de uma representação comercial que trabalha exclusivamente em cima de pedidos e.top. 4. Desse modo. que trabalham diretamente nas lojas. Planejamento estratégico: Possibilitou entender a importância dos planos diretamente ligados ao marketing dentro do conjunto do planejamento estratégico da empresa. Mas. a A.  Pesquisa e análise mercadológica: através do conhecimento adquirido nesta disciplina. Como equipamento de trabalho a empresa conta com um lep . também chamado “desenho”.3. (computador) e um automóvel utilizado para os deslocamentos diários de um cliente a outro. 4. contando com escritório-sede. G. ANÁLISE DA EMPRESA Trata . pude auxiliar o sócio proprietário na concepção e efetivação de pesquisa mercadológica a respeito do conhecimento e aceitação de suas marcas em redes supermercadistas da região dos Lagos. para que uma organização possa ser considerada eficaz será necessário trabalhar pelo alinhamento entre “fatores situacionais” e critérios para elaboração da sua configuração. não precisa armazenar nem gerir estoques.4. um gestor-proprietário e uma sócia.

com a possível e desejável diversificação do negócio. sendo responsável pela instrução e supervisão das tarefas realizadas. RECOMENDAÇÕES .estruturação que necessita. com qualidade comparável a dos concorrentes  Carteira de clientes herdada da representação anterior  Preço competitivo   Os pontos fracos seriam: Empresa iniciante de nome desconhecido Deficiência no aporte de capital inicial Pacote de compra por caminhão fechado As ameaças seriam: Algumas marcas já conhecidas no mercado com padrão de produto similar Fornecedores já consolidados no mercado   As oportunidades seriam: Trabalhar em cima da “novidade” da marca Trabalhar com o diferencial de preço    5. será essencial pensar numa infra-estrutura mais robusta.  SUPERVISÃO DIRETA: Uma pessoa direciona as atividades de um coletivo. Dentre as diversas formas de ajuste previstas pelo autor acima mencionado para o desenvolvimento das tarefas cotidianas em qualquer tipo de organização. posso dizer que a A G F Representação Comercial Saquarema Ltda tem operado de acordo com os seguintes conceitos:  PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS: as especificações de cada tarefa são padronizadas de forma a se saber antecipadamente o que é para ser feito. De acordo com a análise proposta pela Matriz Swot. Num momento futuro. aí sim.o sistema de tributação no município de Saquarema favorece o empreendedor que se instala na cidade  Produto de boa aceitação. a empresa teria como pontos fortes:  Localização .

Assim. por efeito de retroalimentação. PONTOS FORTES OPORTU NIDADES PONTOS FRACOS AMEAÇAS VI. onde o “desconhecimento” se torna “novidade”. principalmente ao dar suporte de credibilidade (conhecimento científico) ao negociador/representante comercial. todas as tomadas de decisão tem apresentado excelentes resultados. 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS . sobre planejamento estratégico. etc. RESULTADOS Como planejado. tributação. a falta de capital se torna “coragem empreendedora” e onde se parcela o total a ser comprado em mercadorias por uma quantidade de clientes. gerando o que se esperava: o crescimento gradativo e contínuo do marketing boca a boca. mesmo que o processo total levasse um tempo maior para se fechar. as ameaças viram oportunidades e estas potencializam as forças que. O desenho da Matriz Swot a seguir apresenta esquematicamente os resultados que a empresa tem alcançado: os pontos fracos viram forças. algumas dessas visitas se transformando em verdadeiras aulas sobre mercado financeiro. fazem surgir novas oportunidades. tais momentos têm sido oportunidades incríveis de perceber o quanto a formação profissional favorece em todos os sentidos. produziria um bom resultado. Com muito trabalho: visitas constantes aos clientes já existentes e aos potenciais. O trabalho de divulgação centrado nas visitas in lócus e nas campanhas de degustação demonstraram efetivo resultado.A partir da análise dos componentes da matriz Swot percebeu-se a necessidade de trabalhar duro para transformar os pontos fracos em pontos fortes. Tal estratégia deveria ser completada com seções de degustação nas redes distribuidoras.

F. P. Rio de Janeiro. LOVELOCK. 2001. Pearson Education. Campus. Administração de marketing. V. Administração: mudanças e perspectivas. C. Criando organizações eficazes. Perspectiva da ciência da informação. 2010. A administração da informação integrada às estratégias empresariais. Ed. Ed. R. P. São Paulo. 2003. Serviços. J. P. ed. ROBBINS. MINTZBERG. São Paulo. 3. Saraiva. e W. Universidade Feevale. M. Alinhamento estratégico entre estratégias competitivas e ambiente: um estudo de caso em uma indústria de biscoitos. vol.C. de. 2012.São Paulo. CÂNDIDO. Saraiva. 2011.A.AEDB. Prentice Hall. L. ARRUDA. Ed. Estágio Supervisionado: teoria e prática. Editora Alexandre Schumacher. Associação Educacional Dom Bosco . Ed. P. 11. S. B. Marketing. C. São Paulo. M. BALBINO. 2006. A. dos. 2. São Paulo. KOTLER. 1999. 2007 PORTER. FEITOSA. J. Inserção de um novo produto no mercado: um estudo de caso da estratégia adotada pela sicredi pioneira para lançamento do cartão sicredi múltiplo. Ed. Ed. FREITAS. São Paulo. M. Andy. 2013. & SCHUMACHER. Competição: Estratégias Competitivas Essenciais. Cultrix. Henry. São Paulo: Atlas. Dissertação (Mestrado em Administração) . da S. C. set-dez. 2006. FIDELIS.. HAAS. de.J. Criando Valor para O Cliente.graduação em Administração. Belo Horizonte. A. Marketing boca a boca: como as empresa inteligentes levam as pessoas a falar delas. SERNOVITZ. B. n. . 2012. Saraiva. 2010. Rio de Janeiro. P. Ed. São Paulo. Gestão. PORTELA.CHURCHILL e PETER. Administração de Marketing... K. Resende. . E.progra da Pós . VII SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. KOTLER. SANTOS. J. S.

ANEXOS .

(22) 99961-6035 (22) 2653-4485 0052460 00132 Carteira de 111137402 CPF 077. Justificativa do Local de Estágio Trata-se de uma empresa que apresenta todos os requisitos de oportunidades para que o aluno possa desenvolver e praticar os conhecimentos adquiridos no curso. e aprimorar o prático. Cronograma de Atividades .com Bacaxá CTPS / Série Rua Pereira.ESTÁGIO I FICHA DE INSCRIÇÃO – ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Aluno: Matrícula E-Mail Endereço Bairro Telefone(s) Vanderson Soares Pires 1102000403 Período Curso Administração 5º derson_vp@hotmail. 470 CEP 28993000. Objetivos Gerais do Estágio O objetivo geral é obter conhecimentos técnicos.067-52 Identidade Qualificação do Aluno Aluno que já atua na área comercial há 10 anos com prática efetiva na área de marketing direto.975.

lojas marketing (supermercados) em Saquarema Dirigir reunião de avaliação do trabalho 23/08/12 6H marketing Apresentar ao supervisor do estágio propostas de marketing 24/08/12 A 25/08/12 12H 27/08/ à 28/08/12 12H 29/08/12 4H marketing para o futuro Acertos finais das propostas apresentadas marketing Área de desenvolvimento do estágio Empresa em que desenvolverá o A G F Representação Comercial Saquarema .lojas 18/08/12 6H marketing 19/08/12 A 20/08/12 12H 22/08/12 6H (supermercados) em Araruama PRAZO 06/08 à 09/08/12 12H 10/08 à 14/08/12 12H 15/08/12 6H Realizar visitas de divulgação dos produtos .DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIÁRIO I ATIVIDADES Analisar a situação de mercado DEPARTAMENTO marketing Estudar estratégias de divulgação marketing Planejar o treinamento de equipe de marketing demonstração/ degustação Treinar equipe de demonstração/degustação marketing 16/08/12 6H Supervisionar trabalho da equipe de marketing demonstração/degustação Realizar visitas de divulgação dos produtos - 17/08/12 6H marketing lojas(supermercados) em Bacaxá Realizar visitas de divulgação dos produtos .em Iguaba Realizar visitas de divulgação dos produtos .lojas marketing (supermercados) .

ESTÁGIO III (AGOSTO DE 2013). Período do Estágio De 12:00 AS 18:00 hs Horário do Estágio Amarildo Gonzaga Feitosa Responsável pelo Estágiário Diretor Comercial Cargo do Responsável pelo Estagiário Gonzaga.com E-mail do Responsável pelo Estagiário (22) 99894-4032 / (22) 7812-5789 / (22) 2664-0063 Telefones do Responsável pelo Estagiário Araruama.Estágio Ltda SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 A SEGUNDO SEMESTRE DE 2013. ESTÁGIO I (AGOSTO DE 2012). ESTÁGIO II (MARÇO DE 2013).amarildo78@gmail. assinatura e data do responsável pelo aluno estagiário na Empresa CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM A FACULDADE UNIÃO ARARUAMA DE ENSINO S/S LTDA E A G F REPRESENTAÇÃO COMERCIAL SAQUAREMA LTDA PARA OS FINS QUE ESPECIFICAM . Assinatura do Aluno Carimbo. 29 de Dezembro de 2012.

No que tange a pactuação para realização de Estágio Obrigatório.626-91.CEP 28970000 . de 257. inscrito no CPF sob o nº. 922213-0. e A G F REPRESENTAÇÃO COMERCIAL SAQUAREMA. inscrita no CNPJ sob nº. Saquarema. não podendo ultrapassar o período de 02 anos.407. RJ.. . 333 . 11. cuja a sede está situada na rua Pereira.Centro . com sede na Rua Marechal Castello Branco nº. qualquer vínculo empregatício. 072109309. complementando o processo Ensino-Aprendizagem. a carga horária dos estágios curriculares obrigatórios será determinada pela Faculdade União Araruama de Ensino SS Ltda. de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso. brasileiro. bairro Bacaxá. O estágio só poderá ser realizado se obedecidas as normas do Regimento Geral da Faculdade União Araruama de Ensino SS Ltda. CLÁUSULA TERCEIRA: A realização do estágio será precedida das assinaturas de necessário Termo de Compromisso de Estágio. pessoa jurídica de direito privado. CLÁUSULA SEXTA A critério da Parte Concedente.159. (XX22) 26640063. o período de estágio poderá ser prorrogado mediante assinatura de Termo Aditivo de Prorrogação de Estágio.671/0001-83.Araruama/RJ. tel. CLÁUSULA QUARTA Os estudantes serão contratados na condição de estagiários.. pessoa jurídica de direito privado. portador do RG M1071750 SSP/MG.TERMO DE CONVÊNIO que entre si fazem a FACULDADE UNIÃO ARARUAMA DE ENSINO S/S LTDA. casado. inscrita no CNPJ sob o nº. a saber: ROGÉRIO LEOPOLDO ROCHA. neste ato representada por seu DIRETOR GERAL. resolvem firmar o presente convênio com as seguintes cláusulas: CLÁUSULA PRIMEIRA Este convênio tem o objetivo de viabilizar regulamentar o Sistema de Estágio. nº. 869. casado. em sua respectiva graduação e de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso.788. 08. de 14.889/0001-02. bem como às referentes ao resguardo do sigilo de informações a que tenha acesso. não existindo entre eles e a Parte Concedente do estágio. de interesse curricular. conforme a LEI Nº.. inscrito no CPF sob o nº. empresário. obrigatório ou não. CLÁUSULA QUINTA A duração do estágio curricular não obrigatório fica a critério da Parte Concedente.59. desde que o período total de . 11. com relação à situação do discente.827. neste ato representado pelo Amarildo Gonzaga Feitosa Sócio Administrativo. portador da carteira de identidade nº. CLÁUSULA SEGUNDA. representante comercial..148.788. para os fins da LEI Nº. a parte concedente e a Instituição de Ensino a cumprir as normas referentes a legislação pertinente. brasileiro. obrigando o estudante. portadora da Inscrição Estadual de nº.557-49.

II) Remunerar o ESTAGIÁRIO com a bolsa mensal no valor de R$00. como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do ESTAGIÁRIO. bem como. Parágrafo 2°: O estagiário não assumirá ônus financeiro relativamente ao exercício de sua função. V) Indicar um funcionário/servidor de seu quadro de pessoal. III) Assegurar ao ESTAGIÁRIO. bem como entregar ao ESTAGIÁRIO. VI) Respeitar o limite de 10 (dez) estagiários para cada Supervisor de estágio obrigatório.00 (xxxx reais). a ser paga impreterivelmente até o quinto dia útil do mês subseqüente ao início do estágio. para orientá-lo e supervisioná-lo nas atividades de estágio. o auxíliotransporte correspondente a todos os dias de atividades de estágio a ser realizada nas instalações da PARTE CONCEDENTE. o auxílio transporte. II) Avaliar as instalações da PARTE CONCEDENTE e sua adequação à formação cultural e profissional do ESTAGIÁRIO. as datas de realização de avaliações acadêmicas. perante a Cedente. no início de cada mês. IV) Comunicar à PARTE CONCEDENTE o início do período letivo. CLÁUSULA SÉTIMA À Parte Concedente caberá estabelecer os critérios relativos à bolsa de complementação educacional a que fará jus o estagiário. CLÁUSULA NONA Cabe à PARTE CONCEDENTE: I) Ofertar instalações que tenham condições de proporcionar ao ESTAGIÁRIO atividades práticas compatíveis com a graduação do último. objetivando o aprendizado profissional. Parágrafo 1°: O estagiário obrigar-se-á a comprovar.permanência não ultrapasse 24 (vinte e quatro) meses e/ou o término do curso do estagiário. sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano. da área a ser desenvolvida no estágio. com formação ou experiência profissional da área de conhecimento desenvolvida no curso do ESTAGIÁRIO. benefícios obrigatórios para os estágios curriculares não obrigatórios. IV) Conceder ao ESTAGIÁRIO. antecipadamente. V) Exigir do ESTAGIÁRIO a apresentação mensal de relatório de estágio. VI) Contratar em favor do ESTAGIÁRIO seguro contra acidentes pessoais. essa condição para o fim de recebimento da bolsa de complementação educacional. proporcionalmente os dias de recesso remunerado caso a duração do estágio seja inferior a 1 (um) ano.à etapa e modalidade da formação acadêmica do ESTAGIÁRIO e ao horário e calendário de respectiva graduação. considerando as condições de sua adequação à proposta pedagógica do curso. período de recesso remunerado de 30 (trinta) dias a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. III) Indicar o Professor Orientador. . CLÁUSULA OITAVA Cabe à INSTITUIÇÃO DE ENSINO: I) Aprovar o Estágio de que trata o presente Termo de Compromisso.

documentos comprobatórios da regularidade da situação escolar. dos períodos.788/08. os relatórios de estágio. CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA O presente convênio vigorará por prazo indeterminado. II) Preservar o sigilo e confidencialidade acerca de informações de interesse exclusivo da PARTE CONCEDENTE. mediante comunicação por escrito à outra parte interessada. horas e da avaliação do desempenho. com indicação resumida das atividades desenvolvidas. ou rescindido em qualquer tempo. conclusão ou transferência de Instituição de Ensino constituem motivos de imediata rescisão. V) Manter atualizados os dados acadêmicos e/ou pessoais tanto na PARTE CONCEDENTE. nos quais além de sua respectiva assinatura deverá constar necessariamente a assinatura do Supervisor de Estágio bem como do Representante da PARTE CONCEDENTE. notadamente no que tange ao cancelamento. os quais serão previamente informados pelo ESTAGIÁRIO. VIII) Enviar à INSTITUIÇÃO DE ENSINO o relatório de atividades. a qualquer tempo. como na INSTITUIÇÃO DE ENSINO. . VII) Preencher e enviar à INSTITUIÇÃO DE ENSINO. VI) Entregar para a PARTE CONCEDENTE e para a INSTITUIÇÃO DE ENSINO uma via do presente TERMO DE COMPROMISSO devidamente assinado por todas as partes. para qualquer questão fundada no presente Convênio. com antecedência mínima de 30 (trinta) dias. pelas Partes Concedentes e a Faculdade União Araruama de Ensino SS Ltda. III) Informar com antecedência. por qualquer das partes. conforme art. ser alterado. mediante Termo Aditivo. assinado pelo Supervisor. conjuntamente. IV) Sempre que solicitado entregar à PARTE CONCEDENTE os documentos comprobatórios de regularidade acadêmica. trancamento ou conclusão do curso de graduação. podendo. respeito às normas internas da PARTE CONCEDENTE. de pelo menos 48 (quarenta e oito) horas À PARTE CONCEDENTE os períodos de avaliação ou de atividades acadêmicas externas.VII) Manter à disposição da fiscalização os documentos que comprovem a relação de estágio. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA Os casos omissos serão resolvidos. entregar termo de realização do estágio. Da Lei 11. IX) Solicitar ao ESTAGIÁRIO. CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA As partes elegem o foro da Comarca de Araruama. que tiver acesso. 10 §2º. XI) Reduzir pela metade a jornada de estágio nos períodos de avaliação. os quais ensejaram necessariamente em redução da carga horária da jornada de estágio ou em o não comparecimento do mesmo. com vista obrigatória do ESTAGIÁRIO. informando imediatamente quaisquer alterações. X) Por ocasião do cancelamento e/ou conclusão do estágio. ou transferência de INSTITUIÇÃO DE ENSINO. entretanto. CLÁUSULA DÉCIMA Cabe ao ESTAGIÁRIO: I) Obediência. bem como cumprir com toda a programação estabelecida para seu respectivo estágio. RJ. abandono. tendo em vista que o trancamento.

157-19 .975.745. TESTEMUNHA Vanderson Soares Pires Pâmela Amorim Magalhães Pires 077. em 02 (duas) vias de igual teor e forma. que depois de lido e achado conforme. 29de Dezembro de 2012. FACULDADE UNIÃO ARARUAMA DE ENSINO S/S LTDA EMPRESA A GF REPRESENTAÇÃO COMERCIAL SAQUAREMA LTDA 1ª.E por estarem de pleno acordo.067-52 122. vai assinado pelas partes e por duas testemunhas. Araruama. lavrou-se o presente instrumento. TESTEMUNHA 2ª.

em Iguaba Realizar visitas de divulgação dos produtos .ESTÁGIO II E III DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIÁRIO II ATIVIDADES Analisar a situação atual de mercado DEPARTAMENTO marketing Estudar novas estratégias de divulgação marketing Planejar o treinamento de equipe de marketing demonstração/ degustação Treinar equipe de demonstração/degustação marketing 09/03/13 6h Supervisionar trabalho da equipe de marketing demonstração/degustação Realizar visitas de divulgação dos produtos - 11/03/13 6h marketing lojas(supermercados) em Bacaxá Realizar visitas de divulgação dos produtos .lojas marketing (supermercados) .lojas 12/03/13 6h marketing 13/03/13 a 14/03/13 12h 15/03/13 6h (supermercados) em Araruama PRAZO 04/03 à 05/03/13 12H 06/03 à 07/08/13 12h 08/03/13 6h Realizar visitas de divulgação dos produtos .lojas marketing (supermercados) em Saquarema Dirigir reunião de avaliação do trabalho 16/03/13 6h marketing Apresentar ao supervisor do estágio novas marketing propostas de marketing para o futuro Analisar resultados da pesquisa de mercado 18/03/ à 19/03/13 12h 20/03/2013 6h marketing 21/03/2013 4h DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIÁRIO III ATIVIDADES Analisar a situação atual de mercado DEPARTAMENTO marketing PRAZO 05/08 à .

em Iguaba Realizar visitas de divulgação dos produtos .899/0001-02 22/08/13 4h .lojas marketing (supermercados) .lojas 13/08/13 6h marketing 14/08/13 15/08/13 12h 16/08/13 6h (supermercados) em Araruama Realizar visitas de divulgação dos produtos .159.lojas marketing (supermercados) em Saquarema Dirigir reunião de avaliação do trabalho 17/08/13 6h marketing Analisar resultados da pesquisa de mercado marketing 19/08/13 à 20/08/13 12h 21/08/13 6h Divulgar os resultados da pesquisa e relatório de marketing crescimento da empresa (novos clientes) ANEXO 3 ou Anexo 7 TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARTE CONCEDENTE Razão Social: A G F Representação Comercial Saquarema ltda Inscrição CNPJ: 14.06/08/13 12h 07/08 à 08/08/13 12h 09/08/13 6h Estudar novas estratégias de divulgação marketing Planejar o treinamento de equipe de demonstração/ marketing degustação Treinar equipe de demonstração/degustação marketing 10/08/13 6h Supervisionar trabalho da equipe de marketing demonstração/degustação Realizar visitas de divulgação dos produtos .lojas 12/08/13 6h marketing (supermercados) em Bacaxá Realizar visitas de divulgação dos produtos .

a estudantes previamente selecionados. para garantir o bom desempenho do estudante. .10 da citada Lei.RJ RG 111137402 CEP: 28. contados a partir da assinatura do presente instrumento. considerando as condições de sua adequação à proposta pedagógica do curso.Endereço: Rua Pereira. matriculados e freqüentes.993. RJ CEP: 28. não podendo prejudicar suas atividades curriculares e nem ultrapassar.A CONCEDENTE se compromete a conceder. o ESTAGIÁRIO e a PARTE CONCEDENTE.O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO acontecerá no período de __/__/__ a __/__/__. devendo o ESTAGIÁRIO desempenhar suas atividades em um período 06 (seis) horas diárias e semanal de 30 (trinta) horas. Em período de avaliações institucionais.788.à etapa e modalidade da formação acadêmica do ESTAGIÁRIO e ao horário e calendário de respectiva graduação. de 25 de setembro de 2008. 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais em cumprimento o inciso II do art.000 Matrícula: 1102000415 CPF: 077. a INSTITUIÇÃO DE ENSINO. 24/06/1978 Endereço: Rua Pereira. 83 Endereço: Marechal Castelo Branco nº. 59 Bairro: Bacaxá Cidade/UF: Saquarema CEP: 29. todos acima identificados. os conhecimentos ministrados na INSTITUIÇÃO DE ENSINO.067-52 Bairro: Bacaxá Telefone: (22) 999616035 Curso: Administração de Empresas INSTITUIÇÃO DE ENSINO Razão Social: FACULDADE UNIÃO ARARUAMA DE ENSINO S/S CNPJ: 08407671/0001LTDA. estágios em suas dependências.970-000 Telefone: (22)2665-5930 Representante Legal: Rogério Leopoldo Cargo: Diretor Geral Rocha Professor Orientador: Danielle Eccard Mouta Com base na Lei 11.993.000 Representante Legal: Amarildo Gonzaga Feitosa Telefone: (22)26640063 Cargo:Sócio Proprietário Supervisor do Estágio Obrigatório: : Amarildo Gonzaga Feitosa ESTAGIÁRIO Nome:Vanderson Soares Pires Data Nasc. na prática. 333 Bairro: Rio do Limão Cidade/UF: Araruama. têm entre si contratados o seguinte: CLÁUSULA 1ª. CLAUSULA 3° .Cabe à INSTITUIÇÃO DE ENSINO: I) Aprovar o Estágio de que trata o presente Termo de Compromisso. CLÁUSULA 2ª.975. 470 Cidade/UF: Saquarema. a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade. visando a complementar e consolidar.

V) Exigir do ESTAGIÁRIO a apresentação mensal de relatório de estágio. com formação ou experiência profissional da área de conhecimento desenvolvida no curso do ESTAGIÁRIO. objetivando o aprendizado profissional. da área a ser desenvolvida no estágio. abandono.Cabe à PARTE CONCEDENTE: I) II) Ofertar instalações que tenham condições de proporcionar ao ESTAGIÁRIO atividades práticas compatíveis com a graduação do último. Indicar um funcionário/servidor de seu quadro de pessoal.788/08. IV) Manter à disposição da fiscalização os documentos que comprovem a relação de estágio. a qualquer tempo. CLÁUSULA 5ª – Cabe ao ESTAGIÁRIO: . VII) Por ocasião do cancelamento e/ou conclusão do estágio. tendo em vista que o trancamento. VIII) Reduzir pela metade a jornada de estágio nos períodos de avaliação. CLÁUSULA 4º . VI) Solicitar ao ESTAGIÁRIO. para orientá-lo e supervisioná-lo nas atividades de estágio. como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do ESTAGIÁRIO. entregar termo de realização do estágio. com vista obrigatória do ESTAGIÁRIO. IV) Comunicar à PARTE CONCEDENTE o início do período letivo. as datas de realização de avaliações acadêmicas. os quais serão previamente informados pelo ESTAGIÁRIO. III) Indicar o Professor Orientador. horas e da avaliação do desempenho. VI) Contratar em favor do ESTAGIÁRIO seguro contra acidentes pessoais. indicando expressamente o respectivo motivo.II) Avaliar instalações da PARTE CONCEDENTE e adequação à formação profissional do ESTAGIÁRIO. III) Respeitar o limite de 10 (dez) estagiários para cada Supervisor de estágio obrigatório. 10 §2º. conforme art. conclusão ou transferência de Instituição de Ensino constituem motivos de imediata rescisão. dos períodos. documentos comprobatórios da regularidade da situação escolar. com indicação resumida das atividades desenvolvidas. V) Enviar à INSTITUIÇÃO DE ENSINO o relatório de atividades. bem como assinar TERMO DE RESCISÃO DE ESTÁGIO. assinado pelo Supervisor. Da Lei 11.

ou transferência de INSTITUIÇÃO DE ENSINO. então. VI) Entregar para a PARTE CONCEDENTE e para a INSTITUIÇÃO DE ENSINO uma via do presente TERMO DE COMPROMISSO devidamente assinado por todas as partes. 788 de 25/092008. notadamente no que tange ao cancelamento.788 de 25 de setembro de 2008 a concessão do estágio obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza. que tiver acesso. CLÁUSULA 7ª . nos termos do Inciso IV. contratada pela Parte Concedente através da inclusão do Estagiário na Apólice nº _________________________. V) Manter atualizados os dados acadêmicos e/ou pessoais tanto na PARTE CONCEDENTE. quando. do Artigo 9º da lei 11. VII) Preencher e enviar à INSTITUIÇÃO DE ENSINO. trancamento ou conclusão do curso de graduação. Preservar o sigilo e confidencialidade acerca de informações de interesse exclusivo da PARTE CONCEDENTE. III) Informar com antecedência. CLÁUSULA 8ª – O presente instrumento e o plano de atividade de estágio poderão ser alterados ou prorrogados através de Termos Aditivos. IV) Sempre que solicitado entregar à PARTE CONCEDENTE os documentos comprobatórios de regularidade acadêmica. os relatórios de estágio. informando imediatamente quaisquer alterações.I) II) Obediência. nos quais além de sua respectiva assinatura deverá constar necessariamente a assinatura do Supervisor de Estágio bem como do Representante da PARTE CONCEDENTE. CLÁUSULA 9ª . respeito às normas internas da PARTE CONCEDENTE. de pelo menos 48 (quarenta e oito) horas À PARTE CONCEDENTE os períodos de avaliação ou de atividades acadêmicas externas. exceto nos casos de descumprimento da lei citada. os quais ensejaram necessariamente em redução da carga horária da jornada de estágio ou em o não comparecimento do mesmo. importará na imediata rescisão do presente Termo.No período de vigência do presente Termo de Compromisso de Estágio o Estagiário terá cobertura de Seguro de Acidentes Pessoais. garantido pelo _____________________________________. como na INSTITUIÇÃO DE ENSINO. além do ressarcimento devido à PARTE CONCEDENTE.Na conformidade do disposto na Lei nº 11. CLÁUSULA 6ª. bem como cumprir com toda a programação estabelecida para seu respectivo estágio.O ESTAGIÁRIO poderá ser responsabilizado pela PARTE CONCEDENTE por perdas e danos a que der causa ou em cuja ação se identifique dolo ou culpa. .

Araruama. presenciaram e dão fé. Faculdade Unilagos A G F Representação Comercial Saquarema LTDA Amarildo Gonzaga Feitosa 869.307-93 .CLÁUSULA 10ª. E.557-49 Vanderson Soares Pires Adriana dos Santos Barbosa Feitosa 010. 2013.802. em no mínimo de 3 (três) vias de igual teor e forma.148. firmam o presente instrumento. acarretará na imediata rescisão do mesmo. na presença das testemunhas maiores e capazes a tudo viram. por estarem de acordo.O não cumprimento de quaisquer cláusulas do presente TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO. .

ESTÁGIO III (AGOSTO DE 2013). Domínio das técnicas 5. Discrição 4. Capacidade de Crítica a autocrítica 3. Responsabilidade 10. Iniciativa 7. ESTÁGIO I (AGOSTO DE 2012). AVALIAÇÃO 0 1 2 3 1. Interesse pela profissão 8.ANEXO 4 FICHA DE AVALIAÇÃO DA EMPRESA Nome do Estagiário Empresa Período do Estágio Vanderson Soares Pires A G F Representação Comercial Saquarema LTDA SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 A SEGUNDO SEMESTRE DE 2013. Percepção em estabelecer relações pessoais Conceito Geral Assinatura e Carimbo do Supervisor do Estagiário na Empresa 4 5 . Organicidade e capacidade de planejamento 9. Capacidade de observação e aperfeiçoamento 2. ESTÁGIO II (MARÇO DE 2013). Espírito de cooperação 6.

em nossa organização. conforme Anexo 3A. Cidade e data: Nome do Supervisor: Cargo: Assinatura: Obs: Esta declaração deverá ser impressa em papel timbrado da organização onde o estágio foi realizado e entregue na data estipulada pela Supervisão de Estágio. devidamente especificadas no Relatório Final de Estágio. cumpriu um total de _____ horas de estágio. tenham validade como Estágio Supervisionado. para que o mesmo conclua suas atividades acadêmicas no curso de ___________________________________. Esperamos que as atividades desempenhadas pelo mesmo.Excelente Muito Bom Bom Regular Fraco Insatisfatório 5 4 3 2 1 ZERO Assinatura do(a) Estagiário(a) Assinatura do(a) Supervisor(a) do Estágio na Empresa Assinatura do(a) Supervisor(a) do Estágio na IES Anexo 05 MODELO DE DECLARAÇÃO DE ESTÁGIO Declaro para os devidos fins que o sr. . (a) aluno (a)_______________________________. A mencionada carga-horária ficou distribuída entre os seguintes setores/departamentos da organização. do curso de ________________________ da Faculdade União Araruama de Ensino.