You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE SALVADOR

EETI – Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação

Relatório Experimental

ACIONAMENTOS PARA AUTOMAÇÃO
SERVO DRIVE

02 de Dezembro de 2016
Salvador, BA.

UNIVERSIDADE SALVADOR EETI – Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação Relatório Experimental ACIONAMENTOS PARA AUTOMAÇÃO SERVO DRIVE Relátorio relacionado ao conteúdo abordado na experiência prática a respeito do Servo Drive da matéria Acionamentos e Motores Elétricos do docente Henrique Chagas Igor Ribeiro Vieira (149141038) – Engenharia Mecatrônica 25 de Dezembro de 2016 Salvador. BA Relátorio relacionado ao conteúdo abordado na experiência prática 01 da matéria Acionamentos e Motores Elétricos do docente Henrique Chagas .

. resultados e conclusão. abrangendo tudo o que há por trás de todo o uso do material supracitado.RESUMO Este relatório apresenta o conteúdo que abrange toda a explicação do assunto relacionado a experiência prática de servo motores com servo drive. experimental. dando maior ênfase no que se diz respeito ao estudo de caso. com introdução apresentando a abordagem teórica. materiais utilizados. objetivos.

OBJETIVO 02 3.1.2. O que é um servo motor? 01 1. RESULTADO E DISCUSSÕES 04 5.1. Materiais utilizados 02 3.1.SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 01 1. Roteiro 02 3. Como funciona um servo-drive? 01 2. CONCLUSÃO E AGRADECIMENTOS 04 6. EXPERIMENTAL 02 3.2. REFERÊNCIAS 05 . Experiência 03 4.

tais motores (figura 01) são avaliados como os mais avançados para aplicações na industria. Devido a alta perfomance no controle em malha-fechada.1. Figura 01 . INTRODUÇÃO 1.2.1. 1 | Página . Eles também permitem o controle de posição angular. O que é um Servo-Drive? O servo-drive (figura 02) é um dispositivo eletrônico (potência.1.1. I/O's e sistema de rede do equipamento. velocidade e aceleração. posição ou o modo torque. O que é um Servo motor? Hoje.1. os servos trabalham em três modos a definir na parametrização do drive: velocidade. Fundamentação teórica 1. controle) que exerce a funcionalidade de controle da rotação e torque de um servo motor a partir das informações e dados enviadas pelo sistema de feedback.servo motor ECMA-C30401ES-DELTA 1. fonte.

EXPERIMENTAL 3. Acesse a ferramenta “setting” e conecte o servodrive. a.servo-drive ASD-B0121-A. Verificar as conexões de potência. Verifique os itens monitorados. Roteiro 1. enconder feedback e comunicação. 3.2. 2 | Página . execute “status monitor”. 2. usados juntos de acordo com o manual ASDA-B séries. Execute a ferramenta: “digital IO / jog control”. fornecida pela empresa Delta. 2. b. OBJETIVOS ― Observar tudo aquilo que foi assimilado em aulas e observar em pratica o funcionamento dos componentes que serão usados no laboratório. com foco para aplicações de automação. ― Desenvolver competências relativas à utilização de servo-drivers/servo motores utilizados em aplicações de controle de velocidade/torque em acionamentos industriais. Explorar ambiente do software de parametrização e configuração do servodrive: DELTA ASDA SOFT. “Run” “status monitor” e realize movimentos com o “jog control”. 3.Figura 02 . Materiais utilizados 01 Servo motor (figura 01) 01 Servo-drive (figura 02) 01 Computador N Cabos No caso da prática foi usado o servo-drive ASD-B0121-A e o servo motor ECMAC30401ES-DELTA (figura 03).1. Ainda com “digital IO / jog control” aberto. Parametrização e setup destes drivers. c. Organize as duas janelas na vertical. Realize alguns testes de movimento.

Experimento Primeiro verificou-se o enconder feedback. Figura 04 – Configuração no programa Delta ASDA Executou-se a ferramenta: “digital IO / jog control” e realizou-se testes de movimento.3. um de e monitor”. Figura 03 – Conexão do servo-drive com servo motor Foi acessado a ferramenta “setting” e conectado o servo-drive Depois foi aberto o programa Delta ASDA no computador. com os parâmetros do servo-drive já configurados. as conexões de potência do aparelho e a comunicação. Então habilitados todos os parâmetros do servo motor.3. Foi valor especifico para velocidade trabalho do motor executou-se o “status “Jog alguns definido speed”. 3 | Página .

torque. de forma que era modificado o valor da velocidade de trabalho. CONCLUSÃO E AGRADECIMENTOS Os experimentos são responsáveis por colocar em prática tudo aquilo que foi assimilado durante a aula. pulso. de suma importância para a vida acadêmica. RESULTADO E DISCUSSÕES Observamos o drive e. pelo fato de agregar ainda mais conhecimento como a programação do DELTA ASDA e o manuseio dos equipamentos eletrônicos utilizados. verificou-se que houve mudanças de parâmetros de torque. Agradeço ao professor e responsável pelas aulas Henrique Chagas e a todos dos respectivos laboratório pela ajuda e disponibilidade durante a prática. REFERÊNCIAS 4 | Página . Figura 05 – análise das mudanças de valores 4. 6. tensão e temperatura. entre outros.Verificamos a mudança do valores nos parâmetros no pulso de realimentação. Foi absorvido por todos em prática a importância do servo-drive para manusear o servo-motor. 5. sendo assim. e a instituição de ensino por oferecer o laboratório onde tudo foi feito. pico.

2016. Disponível em< http://www. Flateck. 2016.com.pdf >Acesso em 24 de novembro. SERVO DRIVE.com.delta.br/servicos/detalhe/servo-driver/> Acesso em 24 de novembro. DELTA ELETRONICS.ASDA-b Series user manual. 5 | Página . Disponível em< http://www.tw/product/em/motion/motion_servo/download/manual/DELTA_ ASDA-B2_M_EN_20130906.flateck.