You are on page 1of 12

Úmero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Úmero

Diagrama da articulação do ombro

Recursos externos
Gray's

subject #51 209

MeSH

A02.835.232.087.090.400

Humerus animation2

O úmero é um osso longo e o maior do membro superior articulando com a escápula,
o rádio e com a ulna através das articulações do ombro e do cotovelo, apresentando em

Índice [esconder]  1 Epífise Proximal  2 Epífise Distal  3 Diáfise  4 Tipos de Fratura  5 Músculos que envolvem o úmero  6 Patologia  7 Imagens adicionais  8 Referências Epífise Proximal[editar | editar código-fonte]  Cabeça do Úmero . Localizado lateralmente ao capítulo  Fossa Coronóide . Articula-se com a ulna  Capítulo .Situa-se lateralmente à cabeça e ao tubérculo menor  Tubérculo Menor .Forma um ângulo obtuso com o corpo  Colo Cirúrgico -Local frequente de lesoes ( fracturas.Projeta-se medialmente logo abaixo do colo  Colo Anatômico . reparaçoes)  Sulco Intertubercular .Localiza-se medialmente à tróclea.  Epicôndilo Lateral .Sulco profundo que separa os dois tubérculos Epífise Distal[editar | editar código-fonte]  Tróclea .Pequena eminência tuberculada. Articula-se com o rádio  Epicôndilo Medial .sua anatomia duas epífises proximal e distal e uma diáfise constituídas por dezesseis acidentes ósseos.Eminência lisa e arredondata.Articula-se com a cavidade glenóide da escápula  Tubérculo Maior .Pequena depressão que recebe processo coronóide da ulna na flexão do antebraço .Semelhante a um carretel.

Pequena depressão  Fossa do Olécrano . Fossa Radial . tendo como mecanismo o trauma direto e o trauma indireto caracterizados por :  Compressão  Tensão ( inclinações )  Torsão  Tensão e Torsão Possibilitando o aparecimento de fraturas transversa. nomeadamente a lesão de nervos: .Depressão localizada inferiormente ao epicôndilo medial Diáfise[editar | editar código-fonte]  Tuberosidade Deltoídea .Depressão oblíqua ampla e rasa Tipos de Fratura[editar | editar código-fonte] Considera-se fratura uma interrupção completa na continuidade de um osso ou uma rachadura parcial.Depressão triangular profunda que recebe o olécrano na extensão do antebraço  Sulco do Nervo Ulnar . cominutiva e oblíqua . Músculos que envolvem o úmero[editar | editar código-fonte]  Bíceps Braquial  Braquial Anterior  Coracobraquial  Tríceps Braquial Patologia[editar | editar código-fonte] É importante ter a noção de que a fractura do úmero pode levar a sérios problemas. espira.Elevação triangular áspera para inserção do músculo deltóide  Sulco do Nervo Radial .

O úmero apresenta o seu centro de ossificação na sua porção proximal. . o que irá levar a uma diminuição no fornecimento sanguíneo para o antebraço e mão. Porção proximal: Nervo axilar  Na diáfise: Nervo radial  Porção distal: Nervo ulnar  Porção distal: Nervo mediano Para além de nervos a fractura do úmero também pode levar a uma lesão da artéria braquial. Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]  Vista anterior do úmero direito  Vista posterior do úmero direito  Vista anterior do úmero esquerdo.

 Vista posterior do úmero esquerdo. Nervo: Nervo axilar . a enciclopédia livre. 1 * Nervo axilar Origem: Wikipédia.

O nervo axilar inerva os músculos deltóide e redondo menor. redondo menor. axila Ramo do fascículo posterior (C5. Este artigo sobre Anatomia é um esboço. O nervo axilar percorre através do espaço quadrangular com a veia e artéria umeral circunflexa posterior.Os nervos supraescapular. Latim nervus axillaris Gray's subject #210 934 Inerva deltóide. Categoria:  Nervos do membro superior . C6) O nervo axilar é um nervo do corpo humano que surge do fascículo posterior do plexo braquial na altura da axila e carrega fibras nervosas de C5 e C6. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. axilar e radial.

curto extensor do polegar.  Inervação motora: o nervo radial é responsável pela inervação muscular dos compartimentos posteriores do braço e antebraço. todos os músculos do compartimento posterior do antebraço. mostrando os nervosulnar. Inerva. mediano e radial O nervo radial é o mais importante ramo terminal do plexo braquial. também. Brachial plexus. a enciclopédia livre. . inervada pelo nervo ulnar ou cubital).Nervo radial Origem: Wikipédia. No compartimento posterior do braço inerva o músculo trícípete braquial com exceção do seu feixe médio que é inervado pelo nervo cubital (um ramo do nervo humeral que acompanha a artéria cubital). sendo responsável pela inervação sensitiva da mão e motora do braço e antebraço (extensão e supinação). vista anterior domembro superior. bordo radial e dorso da mão (exceto o bordo cubital. origem do nervo radial Inervação[editar | editar código-fonte]  Inervação sensitiva: face posterior do polegar. com exceção dos músculos longo extensor do polegar.

a enciclopédia livre. 1 Nervo ulnar Origem: Wikipédia. Ele pode ser apalpado na parte medial do cotovelo.extensor do indicador e longo abdutor do polegar (que são inervados pelo nervo interósseo posterior. um ramo do nervo radial). A inervação dele é responsável por metade do 4º dedo e . mais exatamente do fascículo medial. Nervo: Nervo ulnar Latim Nervus ulnaris Gray's subject #210 939 O nervo ulnar é uma ramificação do plexo braquial. entre o epicôndilo medial do úmero e o olécrano (pertencente à ulna).

todo o 5º dedo. Vista profunda. Ver também[editar | editar código-fonte]  Nervo radial  Nervo axilar  Nervo mediano Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]  A artéria axilar e seus ramos  As artérias ulnar e radial. além do músculo flexor ulnar do carpo e parte medial dos músculos flexores profundos dos dedos. . visto da frente e por baixo.  O plexo braquial direito na fossa axilar.

 Nervos palmares superficiais. . Vista anterior. Vista posterior.  Nervos palmares profundos. Diagrama da distribuição em segmentos dos nervos cutâneos no membro superior direito.  Diagrama da distribuição em segmentos dos nervos cutâneos do membro superior direito.

mostrando as suas marcas na superfície por ossos e nervos. a enciclopédia livre. Porção posterior do membro superior. Nervo mediano Origem: Wikipédia. Nervo: Nervo mediano Latim nervus medianus Gray's subject #210 938 MeSH Median+Nerve .

Inerva quase todos os músculos flexores do antebraço. Na mão também é responsável pela inervação dos músculos da região tenar. exceto o m. Na síndrome do túnel do carpo. adutor do polegar. mais especificamente dos fascículos lateral e medial. Inerva também os músculos pronadores redondo e quadrado. e quase toda a face palmar cutânea das mãos. exceto os que o nervo ulnar é responsável (m.O nervo mediano é uma ramificação do plexo braquial. flexor ulnar do carpo e porção medial do m. flexor profundo dos dedos). a compressão crônica desse nervo à nível carpal leva à disfunção e atrofia atrofia dos músculos da região tenar gerando a condição conhecida como mão simiês ou mão de macaco. .