You are on page 1of 11

Memória Descritiva e Justificativa

Procedimento:
“ Fornecimento e implementação de 14 ilhas ecológicas
na vila de São João da Pesqueira “

............Memória Descritiva e Justificativa PROCEDIMENTO: Página 2 de 11 “ FORNECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE 14 ILHAS ECOLÓGICAS NA VILA DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA “ ÍNDICE i................................ Programa de trabalhos: .. 3 i...................................................... iii................. ii.......................................... Nota explicativa Geral: .................................. 3 ii........................ i...... 4 iii................I.................. Equipamentos: ........ 4 2 ................................................ Execução do fornecimento e instalação dos equipamentos: .........................................

adaptados à especificidade de cada um dos locais em que serão instalados os equipamentos. embalagens e vidro devidamente identificados com uma placa identificadora para cada resíduo a que se destina e respetiva cor que os caracteriza azul. a calendarização dos trabalhos em observância do prazo global. A execução do fosso será feita mediante a utilização de equipamentos adequados e que garantam a sua boa execução. Decidiu-se propor como solução que iremos adotar para alojar os equipamentos a aplicação de elementos préfabricados de betão devidamente armado através de conjunto de peças modulares onde a espessura média do fundo rondará os 200 mm e espessura das laterais cerca de 150mm. Execução do fornecimento e instalação dos equipamentos: Serão fornecidos e instalados equipamentos para a realização de 14 ilhas ecológicas em locais escolhidos em acordo com o Município de São João da Pesqueira. prontas a encaixar e montar na obra. as atividades condicionantes e/ou críticas e o encadeamento das precedências de trabalho tendo em conta a sua especificidade. Nota explicativa Geral: Este documento destina-se a efetuar a memória descritiva e justificativa do procedimento para fornecimento e implementação de 14 ilhas ecológicas na Vila de São João da Pesqueira. O fornecimento e instalação será executado a um ritmo no mínimo de uma Ilha por cada 30 dias e num período máximo de 450 dias e de acordo com o plano de trabalhos em anexo. de acordo com o respetivo plano de trabalhos. Cada Eco-ilha é composta por 5 marcos de deposição e 5 contentores subterrâneos de capacidade standart sendo 2 contentores para recolha de lixo indiferenciado e 3 para recolha de lixo diferenciado nomeadamente papel. justificando o encadeamento de todas as atividades.Memória Descritiva e Justificativa PROCEDIMENTO: Página 3 de 11 “ FORNECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE 14 ILHAS ECOLÓGICAS NA VILA DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA “ I. com as devidas medidas para 3 . pretendendo desta forma especificar os aspetos técnicos do modo de execução do fornecimento e instalação dos equipamentos. i. amarelo e verde respetivamente e cumprindo o especificado no caderno de encargos.

iii. incluindo 5 marcos 4 . fornecimento e instalação das Ilhas. a entrega dos equipamentos as atividades condicionantes e/ou críticas. O programa de trabalhos visou a especificidade dos locais onde serão instalados os equipamentos. o encadeamento das precedências de trabalho tendo em conta a sua especificidade. os equipamentos e os recursos humanos inerentes á execução. Equipamentos: O fornecimento de 14 Ilhas Ecológicas. limpeza e acabamento final. Por forma a garantir a estanquidade dos elementos de betão as juntas serão devidamente tratadas e seladas e estes elementos levarão uma camada exterior de emulsão asfáltica. garantindo assim a rapidez. Desta forma o nosso programa de trabalhos visa ir ao encontro dos prazos definidos no caderno de encargos tendo em conta os meios humanos. garantindo o mínimo de alterações possíveis sabendo que um correto planeamento garante que atempadamente se evitam desvios nos prazos e se agilizam os processos. cada eco-ilha será composto por dois sistemas associados a cada um dos tipos de contentores. Programa de trabalhos: O programa de trabalhos anexo a esta proposta apresentado mediante um diagrama de GANTT. Os equipamentos a serem fornecidos serão fabricados por empresas devidamente certificadas e habilitadas para o efeito e garantindo todas as especificações exigíveis no caderno de encargos ii. estabelece o respetivo encadeamento das atividades e a calendarização dos trabalhos em observância do prazo global.Memória Descritiva e Justificativa PROCEDIMENTO: Página 4 de 11 “ FORNECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE 14 ILHAS ECOLÓGICAS NA VILA DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA “ albergar o equipamento soterrado. equipamentos e materiais usados na empresa e considerados para o procedimento em análise e atendendo á necessidade de manter em funcionamento o sistema de recolha de RSU e Diferenciados.

tampa rebaixada pelo menos 6cm para permitir o acabamento com os diferentes tipos de pavimento. equipamento do tipo "BACK 2 " instalado num fosso independente de betão. Sistema da plataforma terá uma válvula de segurança anti rotura. proteção anticorrosiva. com plataforma única que permita suportar a carga de um veículo ligeiro. cada contentor de RSU tem o seu alojamento independente. a tampa e a plataforma estão unidas. embalagens e vidro devidamente identificados com uma placa identificadora para cada resíduo a que se destina e respetiva cor que os caracteriza azul. o posicionamento dos contentores á superfície será realizado através do movimento vertical de uma plataforma constituída por 2 cilindros hidráulicos e um estabilizador duplo tipo tesoura simples adaptado para ligação a camião por meio de ligação rápida oculta na tampa do tipo macho. estrutura ajustável a pendentes até um máximo de 15%. com acabamento acetinado no tambor e acabamento a cinzento 5 . Cada Eco-ilha é composta por 5 marcos de deposição e 5 contentores subterrâneos de capacidade standard sendo 2 contentores para recolha de lixo indiferenciado e 3 para recolha de lixo diferenciado nomeadamente papel. O Marco a utilizar será do tipo "RINGO" de modo a ser o único elemento visível ao utilizador. acabamento metálico galvanizado a quente por imersão. formando uma única estrutura que suporta os contentores. bem como tampa superficial fixa á estrutura e 1 marco por contentor e o tempo máximo de elevação da plataforma deverá ser de 20 segundos.Memória Descritiva e Justificativa PROCEDIMENTO: Página 5 de 11 “ FORNECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE 14 ILHAS ECOLÓGICAS NA VILA DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA “ de deposição em cada eco-ilha conforme descrito nos itens seguintes. amarelo e verde respetivamente. compatível com os marcos de deposição e com os contentores de carga traseira anteriormente referidos. capacidade para albergar 2 contentores do tipo MGB (EN80) até 1100 litros. a) Deposição de Indiferenciados (por Eco-Ilha): O equipamento para deposição de lixo indiferenciado será constituído por. capaz de albergar 2 contentores de resíduos indiferenciados do tipo MGB (EN840) de carga traseira e capacidade unitária até 1100 litros.

fabricado em plástico ABS e á mesma cor do corpo. constituindo um fosso individual. pedal equipado com amortecedor que atenue a queda da tampa. prontas a encaixar e montar na obra.Memória Descritiva e Justificativa PROCEDIMENTO: Página 6 de 11 “ FORNECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE 14 ILHAS ECOLÓGICAS NA VILA DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA “ de forja no corpo. e dotado de sistema para impedir quedas acidentais através do bloqueio do acesso ao interior do fosso no momento de uso. ligeiros. fabricados em polietileno injetado de alta densidade. O fosso será constituído por elementos pré-fabricados de betão devidamente armado através de conjunto de peças modulares onde a espessura média do fundo rondará os 200mm e espessura das laterais cerca de 150mm. compatível com vazamento basculante por elevação com o sistema DIN ou com sistema Oschner. será através de perfil em L. com apoio de molas de 3 posições. com pictograma e cor para identificar cada resíduo a depositar. terá uma placa identificativa fabricada em alumínio anodizado. que permite o acesso a boca onde se deposita o resíduo. com pintura electroestática com proteção anticorrosiva por cataforeses e possuirá uma borracha fixa sob o tambor. manejáveis e fáceis de limpar. bares. de altura reduzida.). duas das quais com travão que evite a deslocação involuntária. tampa corrediça de movimento suave. com todas as componentes metálicas galvanizadas a quente e identificados mediante serigrafia no corpo. idosos e deficientes ou mobilidade reduzida). O Corpo será em aço galvanizado no mínimo com 3mm de espessura. com as devidas medidas para albergar o equipamento soterrado referido (sistema tipo "BACK 2"). funcionando como batente ou um sistema equivalente. O Marco incorporará na parte traseira uma porta comercial de grandes dimensões para facilitar o depósito de lixo a grandes produtores (restaurantes. dispondo de 4 rodas em borracha maciça. Rodapé que constitui a parte inferior do marco. cobrindo a junta de ligação deste com o pavimento envolvente. mercados…etc. será dotado de sistema de fecho automático e sistema integrado de escoamento de água. Os módulos serão 6 . este será dotado de pega que facilite a abertura e instalado a altura suficientemente baixa para ser acessível a qualquer pessoa (crianças. O Tambor será em aço Inox. Os contentores de resíduos indiferenciados serão do tipo MGB (EN840) de carga traseira e capacidade unitária até 1100 litros.

compatíveis com gruas standards e que estejam em conformidade com a norma EN 13071-1. O posicionamento dos contentores á superfície será realizado através da grua do camião que engatará cada contentor e o descarregará diretamente como um contentor convencional. Imagem 1 . e as suas juntas serão devidamente tratadas e seladas. de modo a permitir o acesso aos ganchos do contentor e a uma manipulação destes idêntica à de qualquer contentor convencional do tipo Carga Grua e o tempo máximo 7 . equipamento do tipo "CLIP 3" com 3 contentores do tipo Carga Grua em conformidade com a Norma EN 13071-2.Memória Descritiva e Justificativa PROCEDIMENTO: Página 7 de 11 “ FORNECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE 14 ILHAS ECOLÓGICAS NA VILA DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA “ assentes em fundo regularizado e devidamente nivelado em betão de limpeza.Sistema tipo "Back2" NOTA: A imagem é meramente ilustrativa do sistema b) Deposição de Diferenciados (por Eco-Ilha): O equipamento para deposição de lixo indiferenciado será constituído por. Todos com capacidade unitária de 3 m3 visto serem os únicos compatíveis com a entidade que fará a sua recolha a RESINORTE. A tampa desta eco-ilha será aberta mediante um sistema hidráulico. que assegure que esta abate até ficar vertical (90 o).

os marcos terão "bocas" especiais para eles.Memória Descritiva e Justificativa PROCEDIMENTO: Página 8 de 11 “ FORNECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE 14 ILHAS ECOLÓGICAS NA VILA DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA “ de abertura da tampa será de 20 segundos e adaptado para ligação a camião por meio de ligação rápida oculta na tampa do tipo macho. papel ou embalagens de plástico. o Marco incorporará na parte traseira uma porta comercial de grandes dimensões para facilitar o depósito de lixo a grandes produtores (restaurantes. a tampa terá proteção anticorrosiva. com plataforma única que permite suportar a carga de um veículo ligeiro. na sua posição de máxima abertura. capaz de alojar os 3 contentores. de maneira que a tampa. bares. mercados…etc) ). este deverá ser ainda dotado de pega que facilite a abertura e instalado a altura suficientemente baixa para ser acessível a qualquer pessoa (crianças. ajustável a pendentes até um máximo de 15%. fique sempre na vertical. instalada em fosso de betão. compatível com os marcos de deposição e com os contentores de grua anteriormente referidos. Rodapé que constitui a parte inferior do marco. O Marco a utilizar será do tipo "RINGO" de modo a ser o único elemento visível ao utilizador. 8 . PAPEL: Um tambor com maior área aberta. terá uma placa identificativa fabricada em alumínio anodizado. que permita introduzir peças de cartão com maior facilidade. fabricado em plástico ABS e á mesma cor do corpo. Quando o resíduo a depositar for vidro. será através de perfil em L. tampa rebaixada pelo menos 6cm para permitir o acabamento com diferentes tipos de pavimento. O Sistema da tampa será constituído com 3 marcos e terá uma válvula de segurança anti rotura. cobrindo a junta de ligação deste com o pavimento envolvente. independentemente da inclinação transversal da rua. através da incorporação de acessórios específicos no marco standard e que permitam resolver necessidades em particular como por exemplo: VIDRO: Uma placa com dias bocas de 180mm de diâmetro no interior do tambor para impedir a introdução de elementos de tamanho superior. idosos e deficientes ou mobilidade reduzida). com pictograma e cor para identificar cada resíduo a depositar. com acabamento acetinado no tambor e acabamento a cinzento de forja no corpo. os cilindros são reguláveis em posição.

e identificados mediante serigrafia no corpo. com pintura electroestática com proteção anticorrosiva por cataforeses e possui uma borracha fixa sob o tambor. de altura reduzida. com estrutura metálica (perfilaria. ligeiros . comportas. Os módulos serão assentes em fundo regularizado e devidamente nivelado em betão de limpeza. manejáveis e fáceis de limpar. funcionando como batente ou um sistema equivalente. Imagem 2 . O fosso será constituído por elementos pré-fabricados de betão devidamente armado através de conjunto de peças modulares onde a espessura média do fundo rondará os 200mm e espessura das laterais cerca de 150mm. dispondo de bandeja de retenção de lixiviados que evite o seu derrame. com as devidas medidas para albergar o equipamento soterrado referido (sistema tipo "CLIP 3"). um (1) deles de capacidade unitária de 3 m3 para depósito de vidro e dois (2) contentores com capacidade de 5 m 3. prontas a encaixar e montar na obra. constituindo um fosso individual. fabricados em polietileno rotomoldados.Memória Descritiva e Justificativa PROCEDIMENTO: Página 9 de 11 “ FORNECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE 14 ILHAS ECOLÓGICAS NA VILA DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA “ O Corpo será em aço galvanizado no mínimo com 3mm de espessura. e as suas juntas serão devidamente tratadas e seladas. Os contentores de resíduos diferenciados serão constituídos por 3 contentores de resíduos diferenciados. um para depósito de embalagens de plástico e metal e outro para papel ou cartão. bandeja de retenção e pega) galvanizadas a quente.Sistema tipo "CLIP 3" 9 .

que permita a fixação de informação em suporte de papel ou vinil. Os veículos de recolha da RESINORTE já se encontram equipados com este sistema pelo que dispensa a instalação dos mesmos. Arranque dos trabalhos III. tomada de ligação rápida do tipo fêmea compatível com a das eco-ilhas. Enrolador de mangueira. Interação entre os diversos intervenientes Penafiel. sendo a sinalética constituída por um painel informativo de 50 x 70cm em placa de acrílico. Controlo efetivo do fornecimento e instalação dos equipamentos IV. Será fornecido sistemas para adaptar nos camiões de recolha do Município ao seu sistema hidráulico com mangueira. 02 de Novembro de 2016 10 . II. mangueira bem como todos os acessórios que se demonstrem necessários ao seu correto funcionamento. regulador unidirecional. relativa á separação de resíduos e sua posterior valorização. de forma a informar e incentivar o público e utentes.Memória Descritiva e Justificativa PROCEDIMENTO: Página 10 de 11 “ FORNECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE 14 ILHAS ECOLÓGICAS NA VILA DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA “ NOTA: A imagem é meramente ilustrativa do sistema c) Outros Equipamentos: Será colocada sinalética vertical suportada por estrutura em aço galvanizado e pintada à mesma cor do corpo do marco.

Memória Descritiva e Justificativa PROCEDIMENTO: Página 11 de 11 “ FORNECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE 14 ILHAS ECOLÓGICAS NA VILA DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA “ fghhfgh Eng.º Civil 11 .