Programação Orientada

a Objetos
Aula 1

P.O.O. – Definições e Conceitos

Objetivo da aula
Na aula de hoje vamos abordar conceitos iniciais
sobre a programação orientada a objetos.

Conteúdo da disciplina
Classe Abstrata
Método Abstrato
Classe Estática
Método e Atributo estático
Interface

Prof. Anderson Macedo
Especialista em Engenharia de
Software com UML

Conteúdo da disciplina
Classe
Objeto
Encapsulamento
Herança
Polimorfismo
Métodos e Atributos
Modificadores de visibilidade

Conteúdo desta aula
Objeto??
Como criar uma classe??
Métodos
Atributos
Construtor

1

projeto e programação baseada na composição e interação entre as unidades do software chamada de objetos. Classe – (atributos) Classe Veículo Programação orientada a objetos Classe Programação orientada a objetos Atributo Uma característica particular de uma ocorrência da classe. Atributos da Classe Funcionário matricula nome dtNascimento CPF . Programação orientada a objetos Pessoa Carro Telefone Programação orientada a objetos Classe Representa a abstração de um conjunto de OBJETOS do Mundo Real que possuem tipos de características e de comportamento em comum.endereco 2 . Objeto Qualquer coisa do mundo real com limite e identidade bem definido.Programação orientada a objetos Análise Estruturada Construção de Modelos (retrata o fluxo e o conteúdo das informações utilizadas pelo sistema) Análise Orientada a Objetos Modelo de análise.

O. sexo. nome. idade.345-4 Telefone: “43 – 3345-8798” Endereço: “Rua Goiás.567.Programação orientada a objetos Vamos à prática Apresentação do Astah. é uma ordem que faz o objeto a agir. Construção da Classe no NetBeans Ferramenta de apoio para a P. Ferramenta de apoio a modelagem de sistemas de software. 45” Cidade: “Londrina” Instância e operações Programação orientada a objetos Operação Uma ação que o objeto executa. cpf. Programação orientada a objetos Instância Funcionário Representa cada ocorrência de um OBJETO formados a partir de uma CLASSE. Matricula: 123 Nome: “João” Dt Nascimento: 12/08/1970 CPF: 123. Atividade Desenvolva você agora uma classe no NetBeans contendo os seguintes dados: Nome da classe: Funcionario Atributos: matricula. (Programação Orientada a Objetos).O. telefone. Instancia Operação 3 . A implementação de uma operação é chamada de método.

Vamos à prática Atividade Na mesma classe usuário que você criou na atividade anterior inclua um método.Programação orientada a objetos Demonstração prática no Astah. Operações. Nome do método: salario Tipo: void Parâmetros: salário do funcionário Programação orientada a objetos Estado e encapsulamento Programação orientada a objetos Estado Encapsulamento É a forma com que um objeto de uma classe se encontra em um determinado momento. Demonstração prática no NetBeans. Capacidade do objeto de ocultar seus dados. Tal recurso propicia segurança e diminuição do trabalho de manutenção. deixando visíveis operações que manipulam os dados. Instância e métodos. Fechado Aberto 4 .

Programação orientada a objetos Demonstração prática no NetBeans. Encapsulamento (prática com exemplos) 5 .