Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1.0

2

Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1.0 3 .0 Adriano Neves Os Beneficios da Musculação no Jiu-Jitsu Versão 1.

Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1.0 4 .

Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1.0 Índice Índice 5 Dedicatória 7 Agradecimentos 8 Sobre o autor 9 Sobre o Livro 9 Introdução Error! Bookmark not defined. O que é musculação? 12 O que é treinamento? 12 Treinamento Funcional 13 Mitos sobre a Musculação 14 Beneficios da Musculação no Jiu-Jitsu 15 Capítulo 1: Aumenta a Força 16 Capítulo 2: Aumenta a resistencia Muscular 17 Capítulo 3: Dar mais agilidade e velocidade 18 Capítulo 4: Auxilia retorno aos treinos após campeonato 18 Capítulo 5: Ajuda a manter a boa forma Considerações 19 19 5 .

Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1.0 6 .

7 . Financeiro e Familiar preciso para mim.0 Dedicatória Dedico esse livro à Minha Querida Mãe que sempre me apoiou em minhas escolhas me dando Sempre o seu Apoio Moral.Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1. Apesar de nunca ter lutado Jiu-Jitsu ela é uma grande Guerreira na Vida.

8 . Pedro Quintanilha é um dos Melhores Profissionais de Marketing Digital que eu conheço.Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1.0 Agradecimentos Agradeço aos meus Queridos Amigos. E Joel me ajudou na Parte do Design o qual ele manda muito bem. Pedro Quintanilha e Joel que me ajudaram a Disponibilar esse E-book para você.

Dono da Página Amante por Jiu-Jitsu o qual já atingiu seus mais de 5 mil Fans. filho de Deus é um jovem empreendedor que busca gerar valores por meio da internet. Sobre o Livro A varias maneiras de nós melhoramos no Jiu-jitsu. Autor do Ebook '' 5 Dicas Fundamentais para o Jiu-Jiteiro'' o qual mais de 600 pessoas de todo o país já baixaram.0 Sobre o autor Adriano Neves. 9 .Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1. Nesse e-book falaremos dos benefícios que a musculação traz para vida do praticante de Jiu-Jitsu. Tem o Objetivo de Divulgar o Jiu-Jitsu cada vez mais pela Internet. e quanto mais sabemos melhor ficamos.

com isso a musculação nos proporciona e nos instrui para ganharmos e melhorarmos a nossa força física.Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1.Com isso iremos estar conversando especificamente mais sobre a musculação. mas também sabemos que a força física tem uma porcentagem numa luta de jiu-jitsu muito grande. 10 .0 Introdução Sabemos e não questionamos que a técnica é o mais importante para um atleta ganhar uma luta .

0 11 .Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1.

que trabalham parte do corpo em separado. a série é modificada aumentando alguns pesos e modificando alguns exercícios. Não pode ser considerado um esporte. O que é treinamento? A expressão treino ou treinamento se refere especificamente a você se aperfeiçoar em algo ou alguma coisa especifica. 12 . enfim melhorando seu condicionamento físico geral. Após esse tempo. diminuindo o percentual de gordura . aumentando a flexibilidade. para evitar lesões musculares. geralmente com utilização de pesos nos treinos. aumentando força e massa muscular. Além disso já existem atletas de varias outras modalidades utilizando a musculação para o preparo físico especifico no seu esporte. A quantidade de pesos utilizados é definido pelo instrutor da academia. mas é um instrumento para o condicionamento físico das pessoas. O treinamento físico é a base para o treinamento dos atletas.0 O que é Musculação? Musculação é um treinamento que exige totalmente a força física e faz com que a pessoa que malha exija de uma forma muito forte o musculo. trabalhando outros músculos. sejam atleta ou não.Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1. Em academias. A musculação é a base de esportes como o Fisiculturismo(musculação de competição) e o levantamento de peso (básico e olímpico). com a porção inferior do corpo. considerando as condições físicas da pessoa. A musculação é uma atividade física versátil. é através dele que o atleta condiciona o seu corpo para a pratica esportiva. Uma série inicial normalmente é utilizada por três meses. é fundamental o alongamento antes e depois dos exercícios físicos. Dica: Se for praticar a musculação . especificamente os músculos esqueléticos. a porção superior do corpo. melhorando as capacidades aeróbia e anaeróbia . o treino que visa o condicionamento físico é realizados em séries. braços e cinturas.

Esta prática. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. são eles os movimentos de: agachar. mantém a sua essência como um método de treinamento físico. Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core. com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo esquelético. levantar e girar. Seguindo a linha histórica. Tem como característica realizar a convergência das habilidades bimotoras fundamentais do ser humano. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado. abaixar. para produção de movimentos mais eficientes.Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1. Na atualidade o treinamento funcional. empurrar. avançar. entre os gladiadores. afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. pois é um estimulo a mais que os atletas estão encontrando para melhorar a sua parte física. Podemos entender como treinamento do core um programa de exercícios físicos que 13 . na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos. Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno. criando um ambiente dinâmico de treino.0 Treinamento Funcional O treinamento funcional vem crescendo muito entre os atletas de Jiu-jitsu. puxar. Mas o que é o treinamento funcional? O treinamento funcional não é uma novidade. como Os doze trabalhos de Hércules. também foi aplicada na Roma Antiga.

* A musculação é prejudicial a coluna. * A musculação atrapalha no alongamento e na flexibilidade do atleta. Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombopélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (core). * A musculação só é para ganhar massa muscular. Mitos sobre a Musculação * A musculação atrapalha na vida do atleta de Jiu-jitsu. numa cadeia integrada de atividades. 14 . * É preciso esperar até os primeiros 3meses para ver o resultado do treino. transferência e controle da força e movimento para o segmento distal.0 visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção.Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1.

Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1.0 Os Beneficios da Musculação no Jiu-Jitsu 15 .

No Jiu-jitsu sabemos que a técnica de um lutador se sobressai muito mais do que a força.0 Capítulo 1: Aumenta a Força Força. De acordo com (Gomes Tubino) força é a habilidade de um musculo ou grupo muscular de vencer uma resistência produzindo tensão na ação de empurrar tracionar ou elevar. 1919). os diferentes caracteres do trabalho muscular são influenciados por muitos fatores. Uma vez que o tipo de força . durante um determinado tempo. o trabalho muscular. defendendo do sistema nervoso que o dirige . no esporte e na atividade física a força motora manifesta-se no aparelho locomotor. pois sem a força não conseguiríamos encaixar os golpes . Segundo (Barbanti. Porem também sabemos que a força tem a sua porcentagem numa vitória. conceitos: Uma definição precisa de força . Capítulo 2: Aumenta a resistência muscular Conceito: Resistencia é a qualidade física que permite um continuo esforço . Classifica-se resistência em três tipo: 16 . representa uma grande dificuldade. provenientes de exercícios prolongados . levando em conta com os aspectos físicos e psíquicos . do sistema ósseo que o sustenta e dos sistemas cardiovasculares e respiratórios que transportam os nutrientes necessários para o desenvolvimento de sua tarefa.Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1. com isso resolvi falar um poucos dos benefícios que a força trais para um lutador de Jiu-jitsu.

sendo que com esta programação podemos sentir que os atletas níveis ótimos de execução. mas na nossa opinião. Com o aumento de resistência muscular o atleta de Jiu-jitsu tem um maior desenvolvimento numa luta ou no próprio treino no nosso dia-dia. 17 . Capítulo 3: Dar mais agilidade e velocidade Junto com o treinamento funcional você ganhará mais agilidade e velocidade. velocidade de troca de direção não chega a ser uma valência física e sim um sinônimo de agilidade. em que as necessidades de consumo de oxigênio são superiores a absorção do mesmo fazendo com que seja encontrado um débito de oxigênio o qual será recompensado no repouso. Os seus músculos terá um maior porcentual de força e não será tão frágil. Resistencia anaeróbica: É definida dentro de termos fisiológicos como a qualidade física que permite manter um esforço por determinado período.0 Resistencia Muscular localizada: É a capacidade individual de realizar durante um período longo a repetição de um determinado movimento num mesmo ritmo e com a mesma eficiência.Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1. Resistencia aeróbica: É a qualidade física que permite um esforço por determinado período em que há um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e a absorção do mesmo. Para um perfeito desenvolvimento da agilidade devemos apresentar um possessivo grau de dificuldade nos exercícios . Geralmente entende-se por resistência a capacidade psicofísica do esportista em suportar a fadiga. Conceito de agilidade: Agilidade é definida como a capacidade que se tem para desenvolver o corpo no espaço o mais rápido possível. A resistência psíquica contem a capacidade do esportista de resistir por um longo período a um estimulo. Muitos estudiosos consideram agilidade com sinônimo de velocidade de troca de direção . Quando trabalhamos a agilidade desenvolvemos o domínio do corpo e a confiança em si. Esse equilíbrio é chamado de ‘’steady-state’’ que é uma expressão que não convém que seja traduzida.

Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1. querendo treinar.Com isso o treino diário que fazemos na academia nos auxilia a nos recuperar 18 . Velocidade de Deslocamento: É a capacidade máxima de um individuo deslocar-se de um ponto para o outro. Capítulo 4: Auxilia retornos aos treinos após campeonatos Sabemos que quando estamos participando de algum campeonato. se destaca nos esporte coletivos e também em provas de velocidades no atletismo. Velocidade de movimento dos membros: É importante em vários desportos e há também uma grande necessidade de seu reconhecimento em atletas por parte dos treinadores. pensamos nas lutas que teremos. em seu encadeamento . constituem uma só e mesma ação . por isso não poderia deixar de falar sobre esse assunto. enfim nos desgastamos muito. Também é conhecida como velocidade de movimento . Como o próprio nome já diz velocidade de movimento dos membros (superiores e inferiores)é a habilidade de mover braços ou pernas tão rápidos quanto o possível. de uma intensidade máxima e de uma duração breve ou muito breve . Classifica-se velocidade em três diferentes tipos: Velocidade de Reação: Entendemos por velocidade de reação o tempo requerido para ser iniciado uma resposta a um estimulo especifico. No Jiu-jitsu é muito importante ter agilidade e velocidade para aplicar os golpes. ficamos elétricos.0 Conceito de Velocidade: Segundo Gomes ele considera que é a do belga fauconnier que define velocidade como a qualidade particular do musculo e das coordenações neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos que .

Considerações A academia é algo que pode sim ser conciliado com o Jiu-jitsu. Elas também poderiam conciliar o treino de Jiu-jitsu com a musculação . Se você for começar a malhar procure um nutricionista não faça algo sem um acompanhamento medico. tem muitas pessoas que treinam com agente e quer ganhar massa muscularpois são muito magras. Sempre se submeta aos treinadores da academia onde for malhar. Com isso a musculação se torna um complemento na nossa rotina .0 melhor e mais rápido.Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1. falei um pouco dos benefícios que a academia traz para o lutador de Jiu-jitsu. Na academia poderemos diversificar alguns treinos. comece devagar com calma. 19 . Esse é um dos grandes fatores que a musculação nos oferece. assim poderia se dedicar especificamente para o ganho de massa muscular quando estiver na academia. Nunca tenha presa de fazer qualquer exercício. Claro se treinarmos com intuito de perder peso. Capítulo 5: Ajuda a manter a boa forma Sabemos que muitas pessoas hoje lutam contra a balança e tentam de varias formas emagrecer. Ajuda a voltamos a nossa rotina de treinos totalmente recuperada do campeonato que lutamos e também nos prepara para o que há de vir. No nosso esporte em geral nós perdemos muitas calorias mas sabemos que existem casos de pessoas mesmo praticando o Jiu-jitsu diariamente não consegue perder a quantidade de peso que gostaria. poderemos escolher se gostaríamos de treinar a parte aeróbica ou no levantamento de pesos. E um dos maiores benefícios que a academia traz para muitos atletas de Jiu-jitsu é o fato de o atleta conseguir perder peso. E também tem casos contrários. É algo que vimos até mesmo nas nossas academias de Jiu-jitsu. pois perderemos mais calorias e tiramos aquelas gordurinhas localizadas.

Os Beneficios da Musculação no Jiu-JitsuVersão 1.0 20 .