You are on page 1of 7

Ponteamento

________________________________________________________________________________________

Annelise Zeemann
"Que mal pode fazer um pontinho de
solda? Para fixar um parafuso... para
restringir o movimento de uma luva ... ou
mesmo para posicionar uma estrutura
que ser soldada. A prtica do
ponteamento talvez seja, na rea de
soldagem, a mais utilizada em indstrias
mecnicas, mas poucos sabem os
efeitos metalrgicos que um ponto de
solda pode promover nos diferentes tipos
de materiais. "

1 - O QUE O PONTEAMENTO?
O ponteamento de solda uma prtica
muito utilizada quando se deseja fixar
partes de componentes, normalmente
para executar uma soldagem posterior.
Tambm tem sido utilizado para evitar
que ocorra movimento relativo entre
partes de um equipamento quando este
colocado em servio, muito embora
esta no seja considerada "boa prtica"
em engenharia.

2 - EXISTE ALGUM PROBLEMA EM EXECUTAR UM PONTO DE SOLDA?


Nenhum, se o ponto de solda realizado como uma etapa anterior soldagem e tanto o
procedimento como o soldador so qualificados. Muitos problemas podem ocorrer, no
entanto, quando se utiliza o ponteamento em componentes sujeitos a carregamentos
cclicos (inclusive trmicos), principalmente em materiais de elevada temperabilidade e/
ou materiais de baixa ductilidade.

3 - QUE TIPO DE PROBLEMA PODE OCORRER QUANDO SE REALIZA UM


PONTO DE SOLDA?
Para melhor explicar os problemas que podem ocorrer em um ponto de solda sero
brevemente apresentados alguns conceitos bsicos sobre ciclos trmicos.

_______________________________________________________________ _________ ____________

www.infosolda.com.br/download/50ddp.pdf

pgina 1/7

Ponteamento
________________________________________________________________________________________

3.1 Ciclos Trmicos


Um ciclo trmico uma variao de temperatura com o tempo. Existem ciclos trmicos de
tratamentos trmicos, de soldagem e de conformao mecnica, entre outros, cujos
principais parmetros esto representados na figura I. Verifica-se nesta figura, que ilustra
um ciclo de tratamento trmico de normalizao de um ao baixa liga, que os principais
parmetros so taxa de aquecimento, temperatura mxima, tempo de permanncia na
temperatura mxima e taxa de resfriamento.
Todos sabem que os materiais metlicos, e principalmente as ligas ferrosas, apresentam
transformaes com a temperatura, e muitas destas transformaes ocorrem de forma
diferente dependendo dos ciclos trmicos. Aos baixa liga com maiores teores de
elementos de liga e principalmente com maior teor de carbono podem variar
completamente suas propriedades em funo dos ciclos trmicos impostos, onde as
principais transformaes ocorrem no resfriamento. Dessa forma, se variarmos as taxas
de resfriamento impostas a um ao AISI 4140 aps austenitizao, por exemplo, podemos
variar sua dureza desde 90 HRB.

Mas um ciclo de tratamento trmico muito diferente de um ciclo de soldagem, pois no


tratamento trmico possvel controlar as taxas de aquecimento e de resfriamento
impostas, alm de que o material todo aquece e resfria, com pequenas variaes de
temperatura entre a superfcie e o centro da pea. No caso da soldagem, ao contrrio,
no existe um nico ciclo trmico imposto ao material, mas sim muitos, pois como a fuso
localizada, existem muitas temperaturas mximas atingidas ao longo do material, como
ilustrado na figura 3, muito embora a taxa de resfriamento no seja muito diferente para
todas estas regies.
_______________________________________________________________ _________ ____________

www.infosolda.com.br/download/50ddp.pdf

pgina 2/7

Ponteamento
________________________________________________________________________________________

Pode-se constatar, portanto, que nos ciclos trmicos de soldagem as caractersticas


gerais so de:

elevadssima taxa de aquecimento (quase instantnea);

temperaturas mximas variveis com a distncia, chegando prximas


temperatura de fuso nas adjacncias da regio fundida (veja repartio trmica, fig 4);

pequenos tempos de permanncia na mxima temperatura e

taxas de resfriamento muito mais elevadas do que as taxas de resfriamento dos


tratamentos trmicos ( observe que o grfico esquemtico apresenta a unidade de tempo
em segundos comparativamente a um grfico de tratamento trmico com a unidade em
horas).

Se um ao AISI 4140 atinge durezas muito altas durante sua tmpera, imaginem o
mesmo ao aps um ciclo de soldagem! As taxas de resfriamento muito elevadas,
associadas ao tensionamento de contrao da solda, podem causar seu trincamento
ainda durante a soldagem, caso no seja utilizado o pr-aquecimento adequado. O praquecimento atua diminuindo as taxas de resfriamento, como pode ser visualizado na
figura 5, o que reduz as tenses de contrao e evita o trincamento, muito embora a
dureza da regio de solda ainda permanea elevada (exigindo um tratamento trmico de
alvio posterior). Logo, quando se realiza a soldagem deste tipo de material, deve-se
utilizar um procedimento que inclua o pr-aquecimento e o alvio de tenses.

_______________________________________________________________ _________ ____________

www.infosolda.com.br/download/50ddp.pdf

pgina 3/7

Ponteamento
________________________________________________________________________________________

Voltando pergunta sobre


que tipo de problema pode
ocorrer no ponteamento...
Basta visualizar a troca de
calor de um cordo de solda e
compar-la com a de um
ponto de solda (figura 6) para
entender que os ciclos
trmicos nas adjacncias de
um ponto so muits simo mais
curtos e, com certeza, no
somente
as
taxas
de
resfriamento so muito mais
elevadas
como
o
tensionamento imposto
absurdamente
maior,
principalmente porque o ponto
utilizado para fixar partes e,
portanto, com alta restrio.

se fragilizam, pode ocorrer o trincamento das adjacncias


do ponto de solda. Aberturas de arco indevidas na
superfcie destes materiais tambm so problemticas.

Logo, percebe-se que os


problemas de um ponto de
solda esto relacionados
capacidade de acomodar
tenses. Se no forem
utilizados
procedimentos
adequados para pontear ou
se
o
ponteamento
for
conduzido em materiais que

_______________________________________________________________ _________ ____________

www.infosolda.com.br/download/50ddp.pdf

pgina 4/7

Ponteamento
________________________________________________________________________________________

4 - QUAIS OS MATERIAIS QUE NO DEVEM SOFRER PONTEAMENTO?


Com certeza os ferros fundidos no devem sofrer ponteam ento, pois sua capacidade de
acomodar tenses muito baixa e mesmo utilizando um consumvel austentico um
procedimento de soldagem qualificado, ocorrem trincas ainda durante a soldagem (fig 7).
Ponteamento de parafusos e luvas tambm no so indicados, pois estes componentes
so confeccionados nos mais variados tipos de ao e com os mais variados tipos de
revestimento, quase sempre apresentando problemas nos pontos de solda.
Eixos ou estruturas sujeitas a carregamentos cclicos (inclusive de natureza trmica, ou
seja, em equipamentos que trabalham com ciclos de aquecimento e resfriamento) no
devem ser ponteados em regies que no sero soldadas, principalmente se no for
realizado o alvio do equipamento, pois as tenses residuais e os possveis defeitos
superficiais podem favorecer trincamentos por fadiga.
Aos inoxidveis no devem ser ponteados em regies que estaro expostas ao meio
agressivo, pois a estrutura formada no ponto de solda e o alto tensionamento da regio
podem ser responsveis por corroso prematura.
Aos de alta temperabilidade ( como os aos baixa liga ao Cr e Ni 41xx e 43xx-, ao CrMo, de mdio ou alto carbono, e inoxidveis martensticos, entre outros) no podem ser
ponteados a frio e nem podem ser ponteados sem sofrer posterior alvio.

5 - O PONTEAMENTO NECESSITA DE UM PROCEDIMENTO QUALIFICADO?


Sim, o mesmo procedimento de soldagem a ser adotado para o material.

6 - E O SOLDADOR TAMBM PRECISA SER QUALIFICADO?


Sim, segundo o procedimento de soldagem adotado ou segundo um corpo-de-prova
especfico de ponteamento (de acordo com a AWS). Este um dos principais problemas
do ponteamento em grandes empresas, pois durante a etapa de posicionamento e
montagem nem sempre so os soldadores que executam o ponteamento.
Muitas vezes o pessoal de caldeiraria que monta o equipamento ou estrutura que ser
posteriormente soldado, e a maioria das vezes sem o procedimento em mos. O que
acontece que muitas vezes o ponteamento realizado a frio em uma condio onde o
procedimento de soldagem prev o pr-aquecimento, ocorrendo a formao de trincas
embaixo dos pontos.

_______________________________________________________________ _________ ____________

www.infosolda.com.br/download/50ddp.pdf

pgina 5/7

Ponteamento
________________________________________________________________________________________

7 - QUAIS SO AS RECOMENDAES QUANDO SE PRETENDE PONTEAR


UM EQUIPAMENTO OU ESTRUTURA?
1 . ponteamento para restringir o movimento relativo entre componentes que sero
colocados em operao no uma boa prtica de engenharia. Existem vrios dispositivos
mecnicos que se apresentam mais adequados e que no comprometem as
caractersticas metalrgicas dos materiais.
2. no ponteamento de materiais a serem posteriormente soldados deve-se:

conhecer o procedimento de soldagem do material e utilizar o mesmo


procedimento (principalmente na questo do praquecimento );

sempre que possvel utilizar gabaritos para realizar o ponteamento;


se possvel pontear somente em regies que sero soldadas depois, ou seja, no deixar
regies de ponteamento expostas ( em " gambiarras ") ;

os pontos devem ser soldados em comprimentos mnimos na ordem de 15 a 20


mm;

no deixar que os pontos formem crateras, enchendo com um pouco mais de


solda;

esmerilhar os pontos de incio ( abertura de arco) e trmino do ponteamento antes


de soldar sobre os pontos;

se os pontos se situarem em regies que permanecero expostas, esmerilhar a


regio para remover o ponto aps a soldagem e realizar um ensaio de LP para avaliar se
houve a formao de trincas;

se for realizado o alvio localizado, deve-se garantir que todas as regies que
foram ponteadas esto na temperatura de alvio (dentro da regio controlada por
termopares).
Finalmente, importante ressaltar que muitas falhas de equipamentos so atribudas s
regies de abertura de arco indevida e ao Ponteamento inadequado, muito embora exista
pouca disseminao sobre o assunto. Este artigo tem, portanto, a finalidade de alertar
para este pequeno detalhe, que pode fazer a diferena na qualidade de seu produto.
_______________________________________________________________ _________ ____________

www.infosolda.com.br/download/50ddp.pdf

pgina 6/7

Ponteamento
______________________________________________________________________________________
__

Annelise Zeemann engenheira


mecnica, M.Sc. em Eng. Metalrgica e
de Materiais no PEMM COPPE/UFRJ, e
Diretora Tcnica da Empresa de
Consultoria Tecmetal, que atua em
anlise de materiais e consultoria em
engenharia mecnica e metalrgica.
professora no curso de Engenheiros
de Soldagem do Senai junto com a SLV
de Manheim e professora no Curso de
Engenheiros de Soldagem da Unitau Taubat.

Texto retirado da revista Soldagem &


Inspeo, Ano 4 N 7

_______________________________________________________________ _________ __________


__

www.infosolda.com.br/download/50ddp.pdf

pgina 7/7