Como configurar o roteador Linksys WRT54GC

O Router sem fios G de banda larga compacto da Linksys WRT54GC tem as funcionalidades de três dispositivos numa pequena caixa. ? Switch com 4-portas full-duplex 10/100 para ligar entre si os seus dispositivos Ethernet com os respectivos cabos.

. Algumas das características técnicas deste equipamento:

• Standards: IEEE 802.11b/g • Segurança: Wi-Fi Protected Access (WPA/WPA2 Personal), WEP, Wireless MAC Filtering;
Stateful Packet Inspection (SPI) Firewall, Internet Policy

• • • • • •

WPA Portas: 1x10/100M WAN; 4x10/100M LAN LEDs: Power, Internet, Wireless, Ethernet (1, 2, 3, 4) Botão Reset Taxa de Transferência de Dados: 54Mbps Antena Interna

• Alimentação Externa: 3.3V DC, 2.0A

Como foi referido acima, a configuração é fácil de efectuar através do utilitário de configuração baseado no browser. E o formato compacto é adequado a qualquer casa ou secretária. Antes de mais terá de digitar o endereço na URL:

Antes de mais terá de digitar o endereço na URL: Fig.1

Fig.1 Depois digite Onome de usuario e a password: ADMIN / ADMIN Fig.2

Fig.2 Setup No quadro seguinte vemos as configurações essenciais para definir qual o endereço do equipamento e o gateway, este endereço será fundamental.

Fig.2a Como podemos observar na Fig.2a, temos 4 hipóteses de configurar a forma como o nosso AP* vai comunicar com a Internet, a escolha que fiz foi através do server de DHCP, porque é aquela que é a mais usual em acesso de cable modem. Se vamos utilizar o DHCP para distribuir os endereços IP de forma automática ou manual aos computadores que se ligarem ao AP*.

Depois definirmos qual o endereço em que começa a gama dos IPs ( no caso da imagem 192.168.1.100), posteriormente digitamos a quantidade de endereços que serão distribuídos aos utilizadores.Fig.3

Fig.3 Wireless-> Basic Wireless Settings Neste item vamos configurar o SSID, que em termos práticos será o nome pelo qual a sua rede será vista quando for detectada quando um sistema estiver a procurar uma rede onde se possa conectar.

Nesta situação, normalmente deixa-se ficar os itens pode defeito, excepto o nome do SSID.Fig.4

Fig.4 Wireless-> Wireless Security No quadro da Fig.5, vamos configurar talvez a situação mais importante para quem utilizar este equipamento como AP*, ou seja a rede sem fios. Neste situação temos de escolher qual o protocolo mais adequado à segurança que pretendemos implementar, no nosso caso vamos utilizar o WPA2 Personal, que neste equipamento é o mais seguro. O tipo de encriptação será AES.

A Passphrase será uma password que teremos de digitar quando a nossa rede for detectada pelo computador e nos for pedido para que nos possamos validar na rede onde vamos estar conectados. Convém que esta password seja constituída por letras, números e alguns dos caracteres especiais que existem à sua disposição, ex: #%$. Fig.5

Fig.5 Wireless-> Wireless MAC Filter Esta opção é mais um instrumento que nos vai permitir aumentar a segurança do nosso AP, ao digitarmos em cada um dos campos respectivos o endereço da nossa placa de rede, o MAC Address.

Com esta opção activa, não é impossível entrar no seu AP, mas a probabilidades serão quase remotas, só mesmo um especialista com ferramentas especiais o poderá fazer, mesmo assim terá algum trabalho, ou seja é recomendável que digite os MAC Address dos seus computadores, assim garantirá que só os seus equipamentos informáticos é que utilizarão a Internet, senão pode aparecer contas do ISP (Fornecedor de Internet) que não saberemos com justificar por serem tão altas. Fig.6

Fig.6

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful