You are on page 1of 5

Lista de exercícios nº 3 – Lipídeos

01-Como podem ser conceituados os lipídeos?
Grupo heterogêneo de substâncias amplamente distribuído em animais e vegetais, cuja
característica comum é ser insolúveis ou pouco solúveis em água e solúveis em solventes
orgânicos. Encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas
celulares e adipócitos.
02-Cite as principais características dos lipídeos.
Derivados ou possuem na sua estrutura ácidos graxos; os lipídeos não são polímeros,
isto é, não são repetições de uma unidade básica; embora possam apresentar uma estrutura
química relativamente simples, as funções dos lipídeos são complexas e diversas.
03-Em relação à solubilidade, como é o comportamento destas moléculas?
Natureza apolar om baixa insolubilidade ou pouco solúvel em água e alta solubilidade
em solventes orgânicos.
04-Qual sua importância biológica?
Proporciam função energética, estrutural, isolamento térmico, hormônios e vitaminas.
Em relação aos ácidos graxos:
05-O que são AGs? Quais suas características mais comuns?
Ácidos Graxos. Apresentam cadeias de átomos de carbono que se ligam a átomos de
hidrogênios com um radical ácido em uma de suas extremidades (ácidos carboxílicos de
cadeia alifática). São caracterizadas quimicamente por conterem um ácido carboxílico ligado
a uma “cauda” de hidrocarbonetos que varia em tamanho e saturação.
06-Como podem ser identificados?
Os ácidos graxos podem ser identificados normalmente pela sua fórmula geral
e se
diferenciam entre si pelo radical presente, pelo tamanho da sua cadeia e pelas ligações
saturadas ou insaturadas. Determinado pelo comprimento e grau de instauração da cauda de
hidrocarbonetos.
07-Como podem ser classificados em relação às ligações entre os C? Explique.
Saturados: quando todas as ligações de carbono estão ocupadas por átomos de
hidrogênio.
Monoinsaturados: apresentam uma ligação dupla, na forma de dois átomos de
carbono duplamente ligados entre si e, portanto, faltam dois átomos de carbono.
Poliinsaturados: têm dois ou mais pares de ligações duplas. Portanto, faltam quatro
ou mais átomos de hidrogênio.
08-Como podem ser classificados em relação à síntese por organismos vivos? Explique.
Ácidos graxos essenciais e não-essenciais. Os essenciais não podem ser sintetizados
pelo organismo através de outras substancias denominadas percursos, devendo ser fornecida
pela alimentação. Já os não-essenciais são aqueles sintetizados pelo próprio organismo.
09-Cite alguns exemplos de AGs, levando em consideração tanto a nomenclatura usual
como a oficial.

ácido alfa linoléico (ômega 3). hidrogenação.que vêm a ser AGs essenciais? Qual sua relação com as denominações ω3 e ω6 (ômega)? Os ácidos graxos essenciais são aqueles que não são produzidos bioquimicamente pelos seres humanos e devem ser adquiridos pela dieta. Os ômega 3 e os ômega 6 são as duas famílias de ácidos graxos essenciais 12-O que faz dos AGs moléculas anfipáticas? Moléculas anfipáticas são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso). 11. ácido decosahexanaco (DHA) 10-Onde podem ser encontrados os AGs na natureza? Origem animal (óleo de peixe e capivara) e origem vegetal (óleo de milho. solidifica. o que o torna responsável pela pequena solubilidade dos ácidos graxos em água. É por esse mecanismo que o óleo. em relação aos saturados? Explique. Esta diferença se deve ao grau de empacotamento da molécula. Oxidação é quando ocorre o acréscimo de átomos de oxigênio (O)n na cadeia através do seu aquecimento e quebrando a mesma. Saponificação é quando ocorre uma reação dos ácidos graxos com uma solução quente de hidróxido de sódio produzindo sabão. em relação à presença de ácidos graxos? Podem ser classificados em monoacilgliceróis que tem apenas um ácido graxo ligado ao glicerol. Já o seu lado apolar se dá à sua cadeia de hidrocarbonetos presente no radical. 15-Como podem ser classificados os lipídeos. algodão. Isso se dá ao fato do grupo funcional ácido carboxílico ser polar e ionizado em pH neutro. porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos). e triacilgliceróis que são formados pela ligação de três moléculas de ácidos graxos com o glicerol. . 16-O que são triacilgliceróis (TAGs)? Qual sua importância biológica? Esquematize a estrutura de um TAG. cloro. e uma região hidrofóbica (insolúvel em água. 13-O que podemos esperar a respeito do ponto de fusão de AGs insaturados. após resfriado. sendo assim. Os ácidos graxos são moléculas bipolares. Halogenação é quando é acrescentado bromo. soja. Mesmo com a mesma quantidade de carbonos (C). halogenação e oxidação). pois passou a ser uma gordura por ácidos graxos saturados de cadeia longa. amendoim e entre outros comestíveis). uma parte deles tem afinidade com a água. iodo ou cloreto de iodo às duplas ligações dos ácidos graxos não saturados. Hidrogenação é quando um ácido graxo insaturado se converte em saturado. diacilgliceróis que tem dois ácidos graxos ligados.Ácido linoléico (ômega 6). os ácidos graxos insaturados possuem consistência oleosa enquanto os saturados possuem consistência serosa. 14-Comente as propriedades químicas apresentadas pelos AGs (saponificação.

Os fosfolipídeos são os lipídeos polares. ou seja. cobertura protetora de animais. Os ácidos graxos são os principais mecanismos de produção de energia 19-Caracterize as duas principais classes de lipídeos de membranas. porém esse álcool não é o glicerol. As ceras são compostas por uma molécula de álcool unida a uma ou a mais moléculas de ácidos graxos. têm-se glicolipídeos. São. Responda se a afirmativa é verdadeira ou falsa e comente sua resposta. . e as caldas de ácidos graxos são hidrofóbicas. Falsa. e são armazenados nas células do tecido adiposo. Os glicolipídeos. Ambos são lipídeos complexos. As membranas celulares são elásticas e resistentes graças às fortes interações hidrofóbicas entre os grupos apolares dos fosfolipídeos. 17-Os TAGs apresentam em sua estrutura sempre o mesmo tipo de ácido graxo. As ceras impermeabilizam a superfície de folhas. Qual característica estas moléculas devem apresentar para que possam compor tais estruturas celulares? Esquematize a porção lipídica de uma membrana biológica. a extremidade de carboidratos de um glicolipídeo é hidrofílica. A hidrólise é a quebra do lipídeo em ácidos graxos e monoglicerídeos para a geração de energia. importantes para conter substâncias hidrossolúveis em um sistema aquoso. 20-Conceitue ceras. assim como a extremidade de um fosfolipídeo. Os ácidos graxos que constituem os triglicerídeos se diferenciam pelo número de átomos de hidrogênio ligados na cadeia de carbono 18-Faça um comentário sobre o processo de hidrólise de TAGs. esquematize sua estrutura.Em relação aos terpenos e esteróides: estabeleça um conceito. através de ligações do tipo éster. os glicolipídeos se comportam de maneira similar aos fosfolipídeos. 21.Os trigliceróis são lipídeos formados pela ligação de três moléculas de ácidos graxos com o glicerol. também. exemplificando. Quando é carboidrato. Sua principal função biológica é a reserva de energia. principalmente. Em solução aquosa. Cite algumas funções desempenhadas por estas moléculas. um triálcool de três carbonos. quando a genina inclui ácido fosfórico têm-se os fosfolipídeos. impedindo que a planta perca água por transpiração. flores e frutos. cite suas principais funções e exemplifique. liberam por hidrólise uma genina além do álcool e do ácido graxo.

Terpeno: são uma classe de compostos orgânicos que são constituidospor unidades de isoprenos.Esteróides são lipídeos que não possuem ácidos graxos em sua estrutura. Colesterol . estes óleos estraidos normalmente apresenta um cheiro muito agradavel podendo ser usado na fabricaçãode cosmeticos. Possuem diversas funções dentre elas. alcóolicas (no caso dos esteróis) e estruturais (no caso do colesterol). Um exemplo de terpeno é o limoneno que é um óleo encontrado nas cascas de frutas como o limão e a laranja.