You are on page 1of 60

Phantom 3

Professional e Advanced

MAnuAl do usuário

drones BrAsil
www.dronesbrasil.com

Utilizando este manual
Legendas

Proibido Importante Dica Referência

Antes do voo
Os tutoriais e manuais a seguir foram produzidos para assegurar que você faça uso completo do
Phantom 3 Professional

1. O que vem na caixa
2. Manual do usuário do Phantom 3 Professional
3. Guia de início rápido do Phantom 3 Professional
4. Linhas gerais de segurança do Phantom 3 Professional
5. Linhas gerais de segurança da bateria de voo inteligente do Phantom 3 Professional

É recomendado ver todos os vídeos tutoriais e ler a isenção de responsabilidade antes do voo.
Depois disso, prepare-se para o seu primeiro voo utilizando o guia de início rápido do Phantom 3 Profes-
sional. Consulte este manual para mais informações.

Veja os vídeos tutoriais
Por favor veja os vídeos tutoriais no local indicado abaixo para apren-
der como utilizar o Phantom 3 Professional de forma correta e segura:

www.dji.com/product/phantom-3/video

Instale o aplicativo de piloto DJI
Transfira e instale o aplicativo de piloto DJI antes do uso. Uti-
lize o QR code ou visite <http://m.dji.net/djipilot> para transferir o
aplicativo.

Para uma melhor experiência, utilize dispositivos móveis com Android V 4.1.2 ou superior ou iOS
8.0 ou superior

Sumário

Visão geral do produto
Introdução 6
Principais destaques 6
Como montar a aeronave 7
Diagrama da aeronave 9
Diagrama do rádio controle 9

Aeronave
Controlador de voo 12
Modo de voo 12
Indicador de estado de voo 12
Descrição do indicador de estado da aeronave 13
Retorno ao ponto de origem 14
Ponto de origem dinâmico 15
Sistema de posicionamento por visão 16
Gravador de voo 17
Encaixando e desencaixando as hélices 17
Bateria de voo inteligente DJI 18

Rádio controle
Características do rádio controle 24
Operação do rádio controle 24
Modo de rádio controle duplo 29
LED de estado do rádio controle 31
Vinculando o rádio controle 32
Versão de conformidade do rádio controle 33

Gimbal e câmera
Características da câmera 35
Gimbal 36

Aplicativo de piloto DJI Câmera 40 Mapa 43 Treinamento 43 Central do usuário 43 Voo Requisitos do ambiente de voo 45 Limites de voo e áreas de restrição 45 Lista de verificação pré voo 49 Calibrando a bússola 49 Decolagem e aterrissagem automáticas 50 Iniciando/parando os motores 51 Teste de voo 51 Resolvendo problemas (FAQ) Apêndice Especificações 57 Controle de orientação inteligente (IOC) 60 Como atualizar o firmware 61 .

5 .Visão geral do produto Esse capítulo descreve as funções do Phantom 3 e explica os componentes da aeronave e do rádio controle.

Controle de voo: nova geração do sistema de controle de voo possibilita uma experiência de voo mais realista e segura. a bateria de voo inteligente DJI traz células melho- radas e um avançado sistema de controle de energia.Visão geral do produto Introdução O Phantom 3 representa a nova geração de quadricópteros DJI. Principais destaques Câmera e gimbal: vídeos gravados em até 4k com 30 quadros por segundo e fotos em 12 me- gapixel que ficam límpidas e nítidas como nunca. 6 . Um novo sensor melhora a qualidade e deixa as imagens com menos ruídos do que nunca. Quando nenhum sinal de GPS é encontrado. Um novo gravador de voo armazena informações de cada voo e o sistema de posicionamento por visão possibilita planar com precisão mesmo quando nenhum sinal de GPS é encontrado. a tecnologia de posicionamento por visão possibilita precisão para planar. Ele é capaz de capturar vídeos em 4k e transmitir em HD o sinal das imagens assim que sai da caixa. Transmissão do sinal de vídeo em HD: a transmissão de vídeos em HD é possibilitada por uma versão evoluída do sistema DJI Ligtbridge. Bateria de voo inteligente DJI: com 4480mAh. A câmera tem um gimbal integrado que maximiza a estabilidade e a eficiência do peso enquanto minimiza espaço.

como mos- trado a seguir. Conecte uma saída do cabo no dispositivo móvel e a outra na porta USB na parte de trás do rádio controle. Instale as hélices com a porca cinza nos motores sem ponto preto e gire-as no sentido horário para prender. 3. 1. ajuste para a posição desejada e então encaixe seu dispositivo móvel. Preparando o rádio controle Ajuste o apoio para dispositivos móveis para a posição desejada e então ajuste as antenas como mostrado. Instalando as hélices Instale as hélices com a porca preta nos motores com o ponto preto e gire-as no sentido anti-horário para prender. Preparando a aeronave Remover a trava do gimbal Remova a trava do gimbal deslizando-a para direita (quando de frente para a aeronave). Coloque todas as hélices em seus motores corretos e aperte-as com a mão para garantir a segurança antes do voo. 7 . Aperte o botão ao topo do lado direito do apoio para dispositivos móveis para soltar a trava. Ajuste a posição da trava para prender o dispositivo móvel e conecte-o ao rádio controle com um cabo USB. Certifique-se de que todas as hélices estão no local certo. 2.

Diagrama da aeronave [1] GPS [2] Hélices [3] Motor [4] LED frontal [5] Trem de pouso [6] Gimbal e câmera [7] Porta Micro-USB da câmera [8] Indicador de estado da aeronave [9] Bateria de voo inteligente [10] Sensores do posicionamento por visão [11] Antenas [12] Ranhura para cartão Micro-SD da câmera [13] Porta Micro-USB da câmera [14] Botão de vínculo Diagrama do rádio controle [1] Antenas Concerne o sinal de controle da aeronave e de vídeo [2] Suporte para dispositivo móvel Onde o dispositivo móvel deve ser encaixado [3] Stick do controle Controla a orientação da aeronave [4] Botão de retorno ao ponto de origem (RPO) Pressione e segure para iniciar o retorno ao ponto de origem 8 .

[14] Dial do gimbal Utilize para controlar a inclinação do gimbal [15] Porta Micro-USB Para conectar o rádio controle a um computador [16] Porta USB Conecte o dispositivo móvel [17] Botão esquerdo traseiro Possível customizar com o aplicativo de piloto DJI [18] Botão direito traseiro Possível customizar com o aplicativo de piloto DJI [19] Porta de energia Conecte com o carregador para carregar a bateria 9 . [10] Botão de imagens capturadas Mostra o conteúdo que já foi filmado ou foto- grafado [11] Botão de disparo Pressione para tirar fotos. um determinado número de fotos será tirada com um único toque [12] Interruptor do modo de voo Utilizado para mudar entre o P. No modo múltiplo. A e F-modo [13] Botão de gravar vídeo Pressione para iniciar uma gravação.[5] LEDs do nível de bateria Mostra o nível atual de bateria [6] LED de estado Mostra se está ligado [7] Botão de ligar Utilizado para ligar o rádio controle [8] LED RPO LED circular ao entorno do botão RPO que mostra seu estado [9] Dial de configuração da câmera Gire para ajustar a câmera (funciona apenas quando ligado ao dispositivo móvel rodando o aplicativo de piloto DJI). Pressione novamente para parar de gravar.

Aeronave Este capítulo descreve as funções do controlador de voo. 10 . do sistema de posicionamento por visão e da bateria de voo inteligente.

Indicador de estado de voo O Phantom 3 Professional vem com LED frontal e indicador de estado da aeronave. a aeronave ainda pode retornar ao ponto de origem. apenas a altitude é controlada. Os LEDs frontais mostram a orientação da aeronave. Os detalhes de cada modo são encontrados nas seções a seguir: P-modo (Posição): P-modo funciona melhor quando o sinal de GPS está forte. como um novo modo de voo. quando o sinal com o rádio controle é perdido. se o sinal de GPS estiver disponível. A-modo (Atitude): Nem o GPS nem o posicionamento por visão são utilizados para manter a posi- ção. Veja a tabela a seguir para mais informações sobre o indicador de estado da aeronave. P-OPTI: O posicionamento por visão está disponível mas o sinal de GPS não. 11 . F-modo (Função): O Controle de orientação inteligente (IOC) está ativado nesse modo. Utilize o interruptor de modo de voo na aeronave para mudar o modo. Essas funções possibilitam um retorno seguro da aeronave caso o sinal com o rádio controle seja perdi- do. O indicador de estado da aeronave mostra o estado do sistema do controlador de voo. Veja Interruptor do modo de voo (P 27) para mais informações. ou seja. O modo de segurança inclui o modo anti falhas e o retorno ao ponto de origem. P-ATTI: Tanto o GPS quanto o posicionamento por visão estão indisponíveis e a aeronave está utilizando apenas seu barômetro para manter a posição. A aeronave utiliza apenas seu barômetro para controlar a posição. A aeronave está utilizando apenas o posicionamento por visão para planar. caso este tenha sido gravado com su- cesso. A posição dos LEDs é mostrada na figura a seguir. Os LEDs frontais acendem em vermelho quando a aeronave está ligada para indicar sua frente (nariz).Aeronave Controlador de voo O controlador de voo do Phantom 3 Professional traz uma série de incrementos importantes. Existem três estados diferentes do P-modo. os quais são selecionados automaticamente pelo Inspire 1 dependendo da força do sinal de GPS e dos sensores do sistema de posicionamento por visão: P-GPS: tanto o GPS quanto o sistema de posicionamento por visão estão disponíveis e a aero- nave está utilizando o GPS para determinar sua posição. Modo de voo Três modos estão disponíveis. Veja a parte sobre IOC no apêndice para mais informações. Porém. O novo controlador de voo também provê maior estabilidade e uma nova função de quebra de vento. Um gravador de voo armazena dados cruciais de cada voo.

A aeronave retorna ao último ponto de origem gravado e é possível controlar sua orientação durante o retorno para evitar colisões. verde e amarelo piscando Ligado e auto-teste alternadamente Verde e amarelo piscando alternadamente Aeronave aquecendo Seguro para voar (P-modo com GPS e Verde piscando lentamente posicionamento por visão) Seguro para voar (P-modo com posicionamento Verde pisca duas vezes por visão mas sem GPS) Seguro para voar (A-modo sem GPS e sem Amarelo piscando lentamente posicionamento por visão) Alertas Amarelo piscando rápido Sinal com o rádio controle perdido Vermelho piscando devagar Alerta de bateria fraca Vermelho piscando rápido Alerta de bateria em nível crítico Vermelho piscando alternadamente Erro de IMU Vermelho aceso Erro crítico Vermelho e amarelo piscando alternadamente Necessário calibrar a bússola Retorno ao ponto de origem O retorno ao ponto de origem (RPO) traz a aeronave de volta para o último ponto gravado como ponto de origem. GPS Descrição O ponto de origem é o local no qual a aeronave decolou com o sinal de GPS forte. que são RPO inteligente. Descrição do indicador de estado da aeronave Normal Vermelho. Existem três casos que irão ativar o procedimento RPO. RPO de bateria baixa e RPO de função de segurança. O indicador de estado da aeronave irá piscar rapidamen- te qundoo o ponto de origem é gravado com sucesso. RPO inteligente Utilizar o botão de RPO no rádio controle (Veja Botão RPO P 28) ou o botão RPO no aplicativo de piloto da DJI quando o sinal de GPS está disponível ativa o RPO inteligente. 12 . É possível ver a Ponto de origem intensidade do sinal do GPS com o ícone ( ). Pressione o botão de RPO inteligente uma vez para iniciar o processo e pressione o botão novamente para abandonar o processo e retomar o controle da aeronave.

O usurário pode cancelar o RPO pressionando o botão do RPO. no ao ponto de origem depois de 10 segundos. Por favor aeronave pis. O indicador de nível de bateria é mostrado no aplicativo de piloto da DJI como descrito a seguir. O aplicativo de piloto da DJI irá aconselhar o usuário a voltar ao ponto de origem quando o alerta de bateria fraca é ativado. lentamente. Alerta de nível de bateria Nível de bateria crítico (vermelho) suficiente (verde) Alerta de nível de bateria baixo Tempo de voo restante Necessário retornar ao ponto de origem Indicador do nível de bateria Alerta de Indicador de Aplicativo de piloto Instruções de nível de Observação estado da DJI voo bateria aeronave Pressione “Go-home” para que a aeronave retorne ao ponto de ori- gem e pouse automa- Voe com a aero- ticamente ou “Cancel” A carga da O indicador nave de volta e para continuar o voo Alerta de nível bateria está de estado da aterrisse assim normalmente. pousa automati- crítico imediatamente imediatamente. Um alarme irá soar do rádio controle. Os limites para esses alertas são determinados automaticamente baseados na altitude e distância do ponto de origem em que a aeronave se encontra. A tela do aplicativo de O indicador piloto DJI irá piscar de estado A aeronave Alerta de nível A aeronave vermelha e a aeronave da aeronave inicia a descida e de bateria deve aterrissar irá começar a descer piscará ver. controle. Caso de bateria baixa.RPO de baixa bateria A função de segurança para baixo nível de bateria é ativado quando a bateria de voo inteligente DJI é descarregada ao ponto que pode afetar o retorno seguro da aeronave. que possível. camente. Um melho rapi. Os usuários são alertados para trazer o equipamento para o ponto de origem ou aterrissar imediatamente quando estes alertas são disparados. desligue os a aeronave iniciará o aeronave. baixa aterrisse a ca vermelho tão. Ainda é possível controlar a posição da aeronave durante esse procedimento. Estima o tem- po que ainda Tempo resta de voo restante de N/A N/A N/A baseado na voo estimado carga restante na bateria. En- nenhuma ação ocorra. 13 . alarme irá soar do rádio damente. A aeronave irá retornar automaticamente para o ponto de origem caso nenhuma ação ocorra dentro de 10 segundos. A aeronave irá aterrissar automaticamente quando o nível de bateria for tal que não permita ne- nhuma outra operação. motores e subs- procedimento de retor- titua a bateria.

O usurário pode retomar o controle sobre a aeronave durante o processo caso o controle com o rádio seja reestabelecido. No aplicativo de piloto DJI. incluíndo dois sensores sonares [2] e uma câmera monocular [1]. RPO de função de segurança O RPO de função de segurança é ativado automaticamente caso o sinal com o rádio controle seja perdido (incluindo o sinal de transmissão de vídeo) por mais de três segundos e o ponto de origem tenha sido gravado corretamente. Sistema de posicionamento por visão O posicionamento por visão da DJI é um sistema de posicionamento que utiliza informações de ultrassom e imagens para auxiliar a aeronave a encontrar sua posição atual. A aeronave irá interromper imadiatamente seu movimento ascendente e o retorno ao ponto de origem caso o stick do acelerador seja acionado. Com o auxílio do posicio- namento por visão. Não é necessária nenhuma ação manual. portanto. • Quando o Alerta de nível de bateria crítico é disparado e a aeronave começa a descer automaticamente. • As zonas de cores e marcações no indicador do tempo restante de bateria refletem o tempo estimado de voo restante e são ajustados automaticamente de acordo com o estado corrente da aeronave. o Phantom 3 pode planar com mais precisão e voar em locais fechados ou outros ambientes onde o sinal de GPS não está disponível. Ilustração da função de segurança 1 Gravar ponto de origem (PO) 2 Confirmar ponto de origem (PO) 3 Perda do sinal do rádio controle Verde piscando Verde piscando Amarelo piscando rápido 4 Perda de sinal dura 3 segundos 5 Retorno ao ponto de origem 6 Pouso após planar por 5 segundos Altitude > 20m Eleva até 20m Altitude > 20m Amarelo piscando rápido Amarelo piscando rápido Amarelo piscando rápido A aeronave não pode evitar obstáculos durante o RPO de função de segurança. O posicionamento por visão é tipicamente utilizado em ambientes 14 . é possível empurrar o acelerador para fazê-la planar até um local mais apropriado para o pouso. O principal componente do posicionamento por visão da DJI está localizado na parte de baixo da aeronave. é importante definir uma altura razoável para a função de segurança antes de cada voo. Utilizando o posicionamento por visão O posicionamento por visão é acionado automaticamente quando o Phantom 3 é ligado. entre em “MODE > Advanced Settings> Failsafe mode” para definir a altitude da função de segurança.

5 metros) e em alta velocidade. Empurre delicadamente o acelerador para sair do chão e a aeronave irá planar com estabilidade. o Phantom 3 consegue planar com precisão mesmo quando nenhum sinal de GPS está disponível. • Voando sobre superfícies móveis ou objetos. A aeronave ira migrar do P-modo para o A-modo automaticamente caso nem o GPS nem o sistema de posicionamento por visão estiverem disponíveis. • Voando sobre água ou superfícies transparentes. • Voando sobre superfícies sem textura ou padrões definidos. opere a aeronave com cautela nas seguintes situações: • Voando sobre superfícies monocromáticas. • A altitude efetiva para planar da aeronave é de 0. A performance do sistema de posicionamento por visão do Inspire 1 está sujeita à superfície sobre a qual está voando. • Voando sobre superfícies muito reflexivas. As ondas ultrassonicas talvez não consigam medir precisamente a distância em locais com materiais que absorvem o som e a câmera pode não funcionar corretamente em ambientes subótimos. Então. • Voando sobre superfícies extremamente escuras (lux<10) ou claras (lux>100. 3. como carpetes grossos.3 a 3 metros • O sistema de posicionamento por visão pode não funcionar propriamente se a aeronave estiver voando sobre a água. 2. • O sistema de posicionamento por visão pode não ser capaz de reconhecer padrões no solo quando a luz estiver muito fraca (menos de 100lux) • Não utilize outros dispositivos ultrassonicos com frequencia de 40 KHz quando o sistema de posicionamento por visão estiver operando.fechados onde o sinal de GPS não está disponível. Sujeira ou outras interferências podem afetar adversamente a eficácia dos sensores. • O sistema de posicionamento por visão pode não ser capaz de estabilizar a aeronave quando voando próximo ao chão (abaixo de 0. • Voando em áreas em que a luz muda frequentemente ou drásticamente. O indicador de estado da aeronave irá piscar verde duas vezes. • Voando em alta velocidade (mais de 8m/s a 2 metros ou mais de 4m/s a 1 metro). Coloque a aeronave sobre uma superfície plana. como mostrado na figura. Siga os passos a seguir para utilizar o posicionamento por visão: 1. • Voando sobre superfícies que absorvem o som. o que indica que o sistema de posicionamento por visão está pronto.000). 15 . • Voando sobre superfícies com padrão idêntico ou textura repetida. Utilizando os sensores do posicionamento por visão. • Mantenha os sensores limpos todas as vezes. Note que o sistema de posicionamento por visão não consegue operar perfeitamente em superfícies sem variação de padrão visual. Ligue o Phantom 3. Mova o interruptor para “P”. • Voando sobre superfícies inclinadas que irão refletir as ondas de som para longe da aeronave.

distância. velocidade e outros parâmetros. Certifique-se de ter prendido corretamente cada uma das hélices antes de cada voo. |Certifique-se de remover todos os adesivos de alerta dos motores antes de colocar as hélices. • Aperte manualmente cada hélice para ter certeza de que estão encaixadas corretamente e firmes. combine as porcas com os pontos nos motores: Hélices Porca cinza Porca preta Ilustração Encaixe nos Motores com o ponto cinza Motores com o ponto preto Travar: rode a hélice na direção indicada para encaixar e travar Legenda Destravar: dode a hélice na direção indicada para soltar e remover Encaixando as hélices 1. O sensor sonar emite som de alta frequência que só é audível para alguns animais. Para acessar os dados. informações sobre o estado da aeronave. Para montar as hélices corretamente. 1. Isso inclui duração do voo. Encaixe as hélices com a porca cinza nos motores com o ponto cinza e gire no sentido horário para fixá-las no lugar. Realize a operação manualmente. As porcas pretas ou cinzas nas hélices indicam a direção da rotação e onde devem ser montadas. a aeronave não conseguirá decolar. Encaixando e desencaixando as hélices Utilize apenas hélices aprovadas pela DJI com o seu Phantom 3. conecte a aeronave a um computador através da porta Micro-USB e inicie o aplicativo de piloto DJI. Caso contrário. Mantenha animais longe da aeronave quando o sistema de posicionamento por visão estiver ativado. 16 . orientação. • Certifique-se de que as hélices foram encaixadas nos motores corretos. Gravador de voo Informações sobre o voo são automaticamente gravadas pela aeronave. Encaixe as hélices com a porca preta nos motores com o ponto preto e gire no sentido horário para fixá-las no lugar.

Desencaixando as hélices
Segure o motor e gire a hélice no sentido indicado na figura marcada nela para soltá-la.

• Verifique se as hélices estão instaladas corretamente e firmes antes de cada voo.
• Certifique-se de que todas as hélices estão em bom estado antes de cada voo. NÃO UTILIZE hélices
quebradas, desgastadas ou velhas.
• Para evitar acidentes, deixe espaço e não encoste nas hélices enquanto os motores estiverem
funcionando.
• Apenas utilize hélices originais DJI para uma experiência de voo melhor e mais segura.

Bateria de voo inteligente DJI
A bateria de voo inteligente DJI tem uma capacidade de 4480mAh, voltagem de 15.2V e a funcionalidade
do descarregamento inteligente. Ela deve ser carregada apenas com carregadores aprovados pela DJI.

Bateria de voo inteligente Carregador
A bateria deve estar completamente carregada antes do primeiro voo. Veja Carregando a bateria de voo
inteligente P 21 para mais informações.
A saída de energia que vem com o carregador do Phantom 3 é de 100W.

Funções da bateria inteligente DJI
1. Mostrador de nível de bateria: LEDs mostram o nível atual de carga na bateria.
2. Mostrador de vida útil da bateria: LEDs mostram o ciclo de carga atual da bateria.
3. Função de auto descarregamento: a bateria descarrega automaticamente para menos de 65%
da capacidade de carga quando não for usada por mais de 10 dias para evitar desgastes. Leva
em torno de dois dias para descarregar a bateria a 65% e é normal sentir um leve calor vindo
da bateria durante esse processo. Os limites de descarga podem ser definidos no aplicativo de
piloto DJI.
4. Carregamento balanceado: Balanceia automaticamente a voltagem de cada célula da bateria
enquanto carrega.
5. Proteção contra sobre carga: A carga é interrompida automaticamente quando a bateria está
totalmente carregada.
6. Detector de temperatura: a bateria irá carregar apenas em temperaturas entre 0oc e 40oC
7. Proteção contra sobre corrente: a bateria para de carregar quando uma grande amperagem
(maior do que 10A) é detectada.
8. Proteção contra sobre descarga: a descarga é interrompida automaticamente quando a volta-
gem atinge 18V para prevenir danos por sobre descarga.
9. Proteção contra curto circuito: corta automaticamente a fonte de energia quando um curto
circuito é identificado.
10. Proteção contra danos às células da bateria: o aplicativo de piloto DJI mostra alertas quando
danos nas células da bateria são detectados.
11. O Navegador do histório de erros da bateria acessa os dados sobre falhas no aplicativo de piloto
DJI.
12. Modo repouso: o modo repouso é ativado após 20 minutos de inatividade para economizar
energia.
13. Comunicação: voltagem da bateria, capacidade atual e outras informações relevantes são forne-
cidas para o controlador principal da aeronave.

17

Veja a Isenção de responsabilidade e as Linhas gerais de segurança da bateria de voo inteligente antes
do uso. Usuários aceitam total responsabilidade por toda a operação e uso.

Usando a bateria

Ligando e desligando
Ligando: Pressione o botão de ligar uma vez e então pressione novamente e segure por 2 segun-
dos para ligar. O LED do botão ficará vermelho e os indicadores de nível de bateria irão mostrar o nível
atual de bateria.
Desligando: Pressione o botão de ligar uma vez e então, pressione novamente e segure por 2
segundos para desligar.
Notas sobre baixa temperatura
1. A capacidade da bateria é reduzida significativamente quando o voo ocorre em ambientes com
baixa temperatura (<0oC).
2. Não é recomendado utilizar a bateria em temperaturas extremamente baixas (< –10oC). A volta-
gem da bateria deve atingir o nível apropriado quando utilizada num ambiente com um intervalo
de temperatura entre –10oC e 5oC.
3. Pare de voar quando o aplicativo de piloto DJI mostrar o alerta de bateria fraca quando estiver em
um ambiente com baixa temperatura.
4. Guarde a bateria em lugar fechado para aquecê-la antes de utilizá-la em ambientes com baixa
temperatura.
5. Para garantir a performance da bateria, mantenha sua temperatura acima de 20oC.

Em ambientes frios, insira a bateria em seu compartimento e permita que a aeronave aqueça por
aproximadamente 1 ou 2 minutos antes de decolar.

Verificando o nível de bateria
O indicador de nível de bateria mostra quanta energia restante a bateria tem. Quando a bateria
está desligada, pressione o botão de ligar uma vez. Os indicadores de nível de bateria irão acender para
mostrar o nível atual de carga da bateria. Veja mais detalhes a seguir.

Os indicadores de nível de bateria também mostrarão o estado atual da carga durante o carregamento
ou descarregamento da bateria. Os indicadores são definidos a seguir.
|
| | |

LED ligado: LED desligado: LED piscando:
| | | |
| | |

| | | |

18

Nível da bateria

LED1 LED2 LED3 LED4 Nível da bateria

87.5% – 100%
|
| | |

75% – 87.5%

| | | |
| | |
| | | |

62.5% – 75%
|
| | |

50% – 62.5%

| | | |
| | |
| | | |

37.5% – 50%
|
| | |

25% – 37.5%
| | | |
| | |

| | | |

12.5% – 25%
|
| | |

0% – 12.5%
| | | |
| | |

| | | |

= 0%

Vida útil da bateria
A vida útil da bateria indica quantas vezes ela ainda pode ser carregada e descarregada antes de
precisar ser substituída. Quando a bateria estiver desligada, pressione e segure o botão de ligar por 5
segundos para verificar a vida útil da bateria. Os indicadores de nível da bateria irão acender e/ou piscar
por 2 segundos, como descrito a seguir.

Vida útil da bateria

LED1 LED2 LED3 LED4 Vida útil da bateria

90% – 100%
|
| | |

80% – 90%
| | | |
| | |

| | | |

70% – 80%
|
| | |

60% – 70%
| | | |
| | |

| | | |

50% – 60%
|
| | |

40% – 50%
| | | |
| | |

| | | |

30% – 40%
|
| | |

20% – 30%
| | | |
| | |

| | | |

abaixo de 20%

Quando a vida útil da bateria atingir 0% ela não pode mais ser utilizada.

19

Ventile a bateria de voo inteligente após cada voo. O indicador do nível de bateria irá mostrar o estado atual do carregamento durante o processo. ligue-a antes de carregar. caso contrário. Indicadores de nível de durante o carregamento LED1 LED2 LED3 LED4 Nível da bateria | | | | 0% – 25% | | | | | | | | | | | | | | | | | | | 25% – 50% | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | 50% – 75% | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | 75% – 100% | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | Totalmente carregada 20 . Carregando a bateria de voo inteligente 1. Para mais informações sobre a bateria. • Não carregue a bateria de voo inteligente nem o rádio controle com carregadores padrão ao mesmo tempo. 3. Conecte o carregador a uma tomada (100-240V 50/60Hz) 2. 5. 4. • Sempre desligue a bateria antes de inserir-la ou removê-la do Phantom 3. Abra a tampa de proteção e conecte a bateria de voo inteligente ao carregador. o carregador pode sobre aquecer. Permita que a temperatura dela se iguale a temperatura ambiente antes de guardar por um período grande. Nunca a insira ou a remova enquanto estiver ligada. inicie o aplicativo de piloto DJI e veja as informações na aba da bateria. A bateria de voo inteligente está totalmente carregada quando todos os indicadores de nível de bateria estão apagados. Caso o nível da bateria esteja acima de 95%.

Note que não é necessário desplugar o carregador no caso de um ambiente com erro de temperatura. Como descarregar a bateria de voo inteligente: Lentamente: Coloque a bateria de voo inteligente dentro de seu compartimento no Phanto 3 e ligue-a. Aguarde até que tenha menos de 8% da carga ou até que a bateria não consiga mais ligar. A DJI não se responsabiliza por danos causados por carregadores de outras empresas. 21 . Inicie o aplicativo de piloto DJI para verificar o nível de bateria. Indicadores de nível de durante o carregamento LED1 LED2 LED3 LED4 Padrão em que pisca Item de proteção à bateria | | | | LED2 pisca 2 vezes Sobre corrente detectada | | | | | | | | | | | por segundo | | | | LED2 pisca 3 vezes Curto circuito detectado | | | | | | | | | | | por segundo | | | | LED3 pisca 2 vezes Sobre carga detectada | | | | | | | | | | | por segundo | | | | LED3 pisca 3 vezes Sobre voltagem do carrega- | | | | | | | | | | | por segundo dor detectada | | | | LED4 pisca 2 vezes Temperatura muito baixa | | | | | | | | | | | por segundo para carga (<0oC) | | | | LED4 pisca 3 vezes Temperatura muito alta para | | | | | | | | | | | por segundo carga (>40oC) Depois que qualquer um dos casos de proteção mencionados anteriormente forem resolvidos. Rapidamente: Voe com o Phantom 3 ao ar livre até que reste menos de 8% da capacidade da bateria ou até que a bateria não consiga mais ligar. o carregador retomará o processo assim que a temperatura entrar no intervalo adequado. Desplugue a bateria de voo inteligente do carregador e plugue novamente para retomar o carregamento.Mostrador LED da proteção de carregamento A tabela a seguir mostra os mecanismos de proteção da bateria e o padrão dos LEDs correspon- dentes a cada situação. pressione o botão de ligar para desligar os indicadores de nível de bateria.

Rádio controles Esse capítulo descreve as funcionalidades do rádio controle. 22 . o que incluí operações do rádio controle da aeronave e o modo com dois rádios controles.

1. O nível de bateria é indicado pelos LEDs de nível de bateria no painel frontal. Repita o passo 2 para desligar o rádio controle após o uso.4GHz. Operação do rádio controle Ligando e desligando o rádio controle O rádio controle do Phantom 3 é alimentado por uma bateria recarregável 2S com capacidade de 6000mAh.Rádio controle Características do rádio controle O rádio controle do Phantom 3 é um dispositivo multifuncional sem fio que integra o sistema de transmissão de vídeo e o sistema de controle da aeronave. pressione o botão de ligar uma vez e os LEDs de nível de bateria mostrarão o nível da bateria. O LED ficará constante- mente verde quando o vínculo estiver completo. A transmissão de vídeo e o sistema de controle da aeronave operam em 2. • Modo de operação: O controle pode ser configurado para o Modo 1 ou Modo 2. O nível atual de bateria é mostrado por LEDs no painel frontal do rádio controle. indicando que o rádio controle está se vinculando a aeronave. 23 . O rádio controle apresenta uma série de funções da câmera. O rádio controle é ali- mentado por uma bateria recarregável 2S. 2. pressione e segure o botão de ligar para ligar o rádio controle. Então. • Modo 1: O stick direito funciona como acelerador. O LED de estado irá piscar verde rapida- mente. O rádio controle emitirá um alerta sonoro quando ligar. • Modo 2: O stick esquerdo funciona como acelerador. • Versão de conformidade: O rádio controle está em conformidade com as regulações CE e FCC. como captar e pré-visualizar fotos e vídeos e controlar o movimento do gimbal. Siga os passos a seguir para ligar o rádio controle. Quando desligado. 3. 4. Não opere mais do que 3 aeronaves na mesma área para prevenir interferências na transmissão.

com o botão de exibir novamente e o botão de gravação de vídeo. O rádio controle é definido no Modo 2 por padrão. várias fotos serão tiradas em cada apertada. do dial de configuração da câmera. [4] Botão de gravar Pressione uma vez para começar a gravar um vídeo. Carregando o rádio controle Carregue o rádio controle com o carregador fornecido. [5] Dial do gimbal Utilize o dial para controlar a inclinação do gimbal. Controlando a aeronave Essa seção explica como utilizar as várias funcionalidades do rádio controle. 24 . Pressione novamente para parar a gravação. [3] Botão do obturador Pressione para tirar uma foto. [2] Botão exibir novamente Pressione para ver as imagens e vídeos que já foram capturados. Mova o dial para a esquerda ou para direita para visualizar novamen- te fotos ou vídeos capturados. Fonte de energia Carregador Botão de ligar Controlando a câmera Capture vídeos ou imagens e ajuste as configurações da câmera através do botão do obturador. no rádio controle. [1] Dial de configuração da câmera Gire o dial para ajustar rapidamente as configurações da câmera como ISO e velocidade de exposi- ção sem soltar o rádio controle. Caso o modo múltiplo esteja ativado.

Se os sticks estiverem neutros. para girar no sentido horá- rio. mais rápido o Inspire 1 irá modificar sua elevação. Mover o stick direito para a direita e para a esquerda desloca a ae- ronave para os lados. mais rápido a aeronave irá rodar. Quando os sti- cks estiverem neutros. o Phantom 3 irá planar no local. Mover o stick esquerdo para a esquerda e para a direita controla a rotação da aeronave. Stick neutro/ponto central: Os sticks de controle da aeronave estão repousando na posição central. Empurre o stick para cima para subir e para baixo para descer. Rádio controle Aeronave ( indica a frente) Observações (Modo 2) Mover o stick esquerdo para cima e para baixo muda a elevação da aeronave. para a direita. maior a aceleração e mais rápido o voo. Quanto mais longe do ponto central o stick estiver. Empurre para cima o acele- rador para decolar. Empurre para a esquerda para voar para a esquerda e para a direita para voar para a direita. a incli- nação da câmera fica constante. o Phan- tom 3 irá planar no lugar. Quanto mais distante do ponto central o stick estivere. Empurre para a esquerda para girar a aeronave no sentido anti-horário e. Sempre empurre os sticks com delicadeza para previnir movimento bruscos. o Phantom 3 irá planar no lugar. nenhuma rotação ocorrerá. Mover o stick direito para cima e para baixo desloca a aeronave para frente e para trás. 25 . Quando os sticks estiverem neutros. Quanto mais o stick é afastado de seu ponto central. Quando ambos os sticks estão neutros. Gire o dial para a esquerda e baixe a inclinação da câmera. Com o dial estático. Mover o stick: O stick de controle é movido da posição central. Dial do gimbal: Gire o dial do gimbal para a direita e suba a incli- nação da câmera.

A aeronave está utilizando apenas o posicionamento por visão para planar. F-modo e A-modo Figura Modo de voo F F-modo A A-modo P P-modo P-modo (Posição): P-modo funciona melhor quando o sinal de GPS está forte. ou seja. quando o sinal com o rádio controle é perdido. Pode ser escolhido entre: P-modo. ative “Multiple Flight Mode”. 26 . Pressione o botão novamente para cancelar a operação e retomar o controle da aeronave. Para destravar o interruptor. os quais são selecionados automaticamente pelo Inspire 1 dependendo da força do sinal de GPS e dos sensores do sistema de posicionamento por visão: P-GPS: tanto o GPS quanto o sistema de posicionamento por visão estão disponíveis e a aero- nave está utilizando o GPS para determinar sua posição. Porém. Veja a parte sobre IOC no apêndice para mais informações. P-OPTI: O posicionamento por visão está disponível mas o sinal de GPS não. Existem três estados diferentes do P-modo. Botão RPO Pressione e segure este botão para iniciar o procedimento de retorno ao ponto de origem (RPO). A aeronave irá então retornar para o último ponto de origem gravado. a aeronave ainda pode retornar ao ponto de origem. apenas a altitude é controlada. O LED ao entorno do botão RPO irá piscar branco para indicar que a aeronave está entrando no modo RPO. P-ATTI: Tanto o GPS quanto o posicionamento por visão estão indisponíveis e a aeronave está utilizando apenas seu barômetro para manter a posição. Então. O interruptor do modo de voo é travado no P-modo por padrão. A aeronave utiliza apenas seu barômetro para controlar a posição. Interruptor do modo de voo Mova o interruptor para selecionar o modo de voo dese- jado. A-modo (Atitude): Nem o GPS nem o posicionamento por visão são utilizados para manter a posi- ção. se o sinal de GPS estiver disponível. caso este tenha sido gravado com su- cesso. inicie o aplicativo de piloto DJI. F-modo (Função): O Controle de orientação inteligente (IOC) está ativado nesse modo. entre na página “Camera” e escolha “MODE”.

Ajuste a distância e a posição entre o operador e a aeronave para atingir a performance ótima de transmissão.Conectando o dispositivo móvel Desloque o apoio para dispositivo móvel para a posição desejada. Intervalo de transmissão ótimo O sinal de transmissão entre a aeronave e o rádio controle tem sua melhor performance dentro do intervalo mostrado na figura a seguir. A seguir. conecte o dispositivo móvel ao rádio controle com um cabo USB. O LED RPO mostra o estado do retorno ao ponto de origem da aeronave. LED de estado do rádio controle O LED de estado reflete o estado da conexão entre o rádio controle e a aeronave. LED RPO LED de estado 27 . localizada em sua parte de trás. Plugue uma saída do cabo no disposi- tivo móvel e a outra na porta USB do rádio controle. Intervalo de transmissão ótimo Forte Fraco Certifique-se de que a aeronave está voando dentro do intervalo de transmissão ótimo. A tabela a seguir detalha esses indicadores. Pressione o botão na lateral do apoio para soltar a trava e então encaixe seu dispositivo móvel e ajuste a tava para prendê-lo.

Ligue o rádio controle e conecte-o ao dispositivo móvel. Retorno da aeronave ao ponto de origem em Branco piscando DD .. O rádio controle está definido como auxiliar e Azul fixo D-D. . O indicador de estado do rádio controle irá piscar vermelho e emitir alerta sonoro quando a carga da bateria estiver em nível crítico. 2. mente Vermelho.. LED de estado Alarme Estado do rádio controle O rádio controle está definido como principal Vermelho fixo chime mas não está vinculado a aeronave... origem para a aeronave..... Siga os passos a seguir para vincular o novo rádio controle: 1. A vinculação só é necessária quando um novo rádio controle for usado pela primeira vez. Ligue a bateria de voo inteligente 3. Vermelho piscando lenta- D-D-D.chime está vinculado a aeronave. verde e amarelo A transmissão de imagens em HD não está Nenhum piscando alternadamente funcionando perfeitamente. Entre em “Camera” e escolha “Linking Remote Control” como mostrado a seguir.. LED RPO Som Estado do rádio controle Branco fixo chime A aeronave está retornando ao ponto de origem Enviando o comando de retornar ao ponto de Branco piscando D. Vinculando o rádio controle O rádio controle vem vinculado a aeronave de fábrica.. Inicie o aplicativo de piloto DJI. 28 .. O rádio controle está definido como auxiliar mas Roxo fixo D-D- não está vinculado a aeronave. progresso. O rádio controle está definido como principal e Verde fixo chime está conectado a aeronave.. . Erro no rádio controle..

O indicador de estado do rádio controle piscará azul e emitirá um alerta sonoro. • O rádio controle será desconectado da aeronave quando um novo rádio controle for vinculado a ela. Encontre o botão de vinculação na frente da aeronave.4. O indicador de estado do rádio controle ficará verde quando a vinculação estiver completa. 5. 29 . como mostrado na figura a seguir. Aperte o botão para iniciar a vinculação. O rádio controle está pronto para ser vinculado. Versão de conformidade do rádio controle O rádio controle está em conformidade com os requerimentos CE e FCC.

30 . Gimbal e câmera Este capítula traz especificações técnicas sobre a câmera e explica o modo de funcionamento do gimbal.

Ranhura do cartão Micro-SD da câmera Para armazenar suas fotos e vídeos. contínuo e o programado.3 polegadas. Os vídeos podem ser exportados no formato MOV ou MP4 para edição.Câmera e gimbal Características da câmera A câmera a bordo suporta captura de vídeo em 4k até 4096x2160p24 e fotos em 12 megapixel uti- lizando o sensor CMOS de 1/2. É recomendado o tipo UHS-1 de cartão micro-SD por ser mais fácil de ser lido e a forma como as informações são transferidas pare esse cartão permite armazenar vídeos em alta resolução. O Inspire 1 vem com um cartão micro-SD de 16GB e suporta cartões de até 64GB. Não remova o cartão micro-SD enquanto o Phantom 3 estiver ligado. Os modos de captura de imagem são o múltiplo. A visualização ao vivo do que a câmera vê antes de tirar as fotos ou gravar os vídeos é suportada pelo aplicativo de piloto DJI. Porta de dados da câmera Ligue o Phantom 3 e então conecte a porta de dados da câmera com um cabo USB para transferir fotos e vídeos para o computador. insira o cartão micro-SD na ranhura como mostrado na figura a seguir antes de ligar o Inspire 1. Ligue a aeronave para transferir os dados. 31 .

Utilize o dial do rádio controle para mudar a inclinação da câmera. permitindo a captura de imagens e vídeos estabilizados. Operação da câmera Utilize o botão do obturador e o botão de gravar. Mude para os diferentes modos de operação na página de configuração da câmera do aplicativo de piloto DJI. proporcionando Modo FPV uma experiência de visão em primeira pessoa. O gimbal irá travar e seguir os movimentos da aeronave. não é possível controlar a rotação da câmera nesse modo. veja con- trolando a câmera P 25. O ângulo entre a orientação do gimbal e o nariz da aeronave permanece Modo constante constante o tempo todo. O gimbal pode inclinar a câmera em até 120o. do rádio controle. Gimbal Características do gimbal O gimbal de 3 eixos provê uma plataforma estável para o encaixe da câmera. Note que seu dispositivo móvel deve estar conectado com o rádio controle para que as mudanças sejam efetivas. Veja a tabela a seguir. Porém. para captar imagens e vídeos através do aplicativo de piloto DJI. Modos de operação do gimbal Dois modos de operação do gimbal estão disponíveis. o dial controla a inclinação da câmera. Para mais informações sobre como utilizar esses botões. 32 . No modo com apenas um rádio controle.

levando a uma falha temporária. • Voar sob forte neblina ou nuvens pode deixar o gimbal molhado. Caso novos pinos adicionais sejam necessários. Decole de um lugar plano e aberto para prevenir acidentes com o gimbal. por exemplo. 33 . • Erro no motor do gimbal pode ocorrer nas situações: (1) O gimbal foi montado em uma superfície irregular. (2) O gimbal sofreu algum tipo de forte impacto. É recomendado montar os pinos do kit anti-queda com a distância diagonal entre eles. Pressione a parte 1 através do buraco da absorção de vibração e até o centro do buraco da parte 2. veja o diagrama a seguir. trave como mostrado em 3. como colisão. Dois pinos são mon- tados de fábrica. O gimbal voltará ao normal quando secar. Então. Kit Anti-queda O Kit anti-queda ajuda a manter o gimbal e a câmera conectados a aeronave.

Aplicativo de piloto DJI Esse capítulo descreve as quatro principais funções do aplicativo de piloto DJI. 34 .

Esse aplicativo vem com mapa e armazena um centro do usuário para configurar a aeronave e compartilhar o conteúdo com amigos. É recomendável utilizar um tablet para melhor experiência. a câmera e outros aspectos do sistema de voo. 35 . Ainda é possível configurar vários parâmetros da câmera nessa página.Aplicativo de piloto DJI O aplicativo de piloto DJI é o novo aplicativo para dispositivos móveis desenvolvido especificamente para o Phantom 3. Câmera A página da câmera mostra as imagens captadas pela câmera ao vivo e em HD. Utilize esse aplicativo para controlar o gimbal.

como a qualidade do sinal de GPS. Pressione-o para entrar na página de configuração do IOC e escolha “Course Lock”. [1] Modo de voo : O texto referente a esse ícone indica o modo de voo atual. Barras verdes significam força do sinal adequada. “Home Lock” ou “Point of Interest Lock”. [7] Força do sinal de vídeo HD : Esse ícone mostra a força do sinal de transmissão de vídeo HD entre a aeronave e o rádio controle. As zonas coloridas representam diferentes níveis de bateria. [2] Força do sinal de GPS : Esse ícone mostra a força do sinal de GPS. Gravar : Pressione uma vez para iniciar a gravação de um vídeo. [6] Sinal do rádio controle : Esse ícone mostra a força do sinal do rádio controle. Funções : Escolha para ajustar as configurações da câmera como o formato do vídeo ou filtros digitais. Escolha-o para entrar nas configurações de “MC” (controle principal). Então. pressione novamente para interromper a gravação. [4] Estado do sistema : Esse ícone mostra o estado atual do sistema da aeronave. [10] Barra de operação da câmera Travar exposição : Escolha para habilitar ou desabilitar a trava de exposição. reiniciar a câmera. Escolha entre unidades dos parâmetros. [3] Configurações do IOC : Esse ícone mostra em qual configuração do IOC a aeronave está quando estiver no F- modo. Botão do obturador : Pressione para tirar uma única foto. [8] Nível de bateria : Esse ícone mostra o nível atual de carga da bateria de voo inteligente. habilitar a função de visão rápida. [9] Configurações gerais : Escolha esse ícone para entrar na página de configurações gerais. [5] Indicador de nível de bateria : O indicador de nível de bateria mostra de forma dinâmica o nível da bateria. Também é possível utilizar o botão com a mesma função no rádio controle. escolher o valor da rolagem do gimbal e alternar a visualização rota de voo nesta página. 36 .

[13] Mapa Mostra o caminho do voo até o momento. Ícone indicador de altitude do voo (1) A seta vermelha indica para qual direção aponta a frente da aeronave. 37 . É possível ver as fotos e os vídeos imediata- mente assim que são capturados. (2) As áreas azul escuro ou azul claro indicam inclinação. Escolha mudar para a página da câmera ou para a página do mapa. Configurações da câmera e modo de disparo : Escolha para entrar na página de configurações da câmera e alterar o modo de disparo do manual para o automático. [12] Informações sobre o voo Estado do posicionamento por visão O ícone fica destacado quando o posicionamento por visão está sendo utilizado. (3) A inclinação da borda das áreas azul claro e azul escuro indicam o ângulo de rotação.Visualizar : Escolha para entrar na página de visualização. [11] Posicionamento por visão : Esse ícone mostra a distância entre a superfície e os sensores do posicionamento por visão.

Aperte para que a aeronave retorne ao ponto de origem atualizado. Após gravar seus vídeos. Utilize seu login DJI para acessar a central do usuário. 38 . pressione “Director” na tela inicial do aplicativo. Loja Visite a loja online oficial da DJI Central do usuário É possível sincronizar fotos e vídeos do dispositivo móvel. [16] Voltar : Escolha para voltar para a página principal. Diretor O Diretor é um editor de vídeo automático embutido no aplicativo de piloto DJI. [14] Retorno ao ponto de origem : Inicia o procedimento de RPO. [15] Decolagem/aterrissagem automáticas : Escolha para iniciar a decolagem/aterrissagem automática. as quais são automaticamente combinadas para criar um pequeno filme que pode ser compartilhado imediatamente. Você pode então selecionar um template e um número específico de cenas. ver as gravações de voo e verificar o estado de sua conta DJI na central do usurário.

Voo Este capítulo descreve as condições de segurança e restrições de voo. 39 .

árvores ou áreas de água. Certifique-se de que todos os voos ocorram em local adequado. a função de limites de voo é ativada por padrão para auxiliar os usuários a utilizar o produto com segurança e dentro da lei. apenas o limite de altura funciona. Voe com cuidado quando estiver acima dos 4. 3. A função de limites de voo incluí limites de altura. o Inspire 1 irá voar em um cilin- dro restrito que é determinado por essas variáveis. FAA e outros órgãos de regulação nacional do espaço aéreo. Uma vez completada a operação. No A-modo. Limites de voo e áreas de restrição Os limites de voo em relação a altura e a distância podem ser definidos. neve. Minimize a interferência eletromagnética não voando em áreas com alto nível de eletromagnetis- mo. Isso inclui vento excedendo 10m/s. esses três parâmetros de limites de voo trabalham de forma inte- grada. 2. Por razões de segurança. Não utilize a aeronave em condições climáticas severas. Todos os operadores de veículos aéreos não tripulados (UAV) devem seguir todas as recomenda- ções de organizações como ICAO (Organização Internacional da Aviação Cívil). O Inspire 1 não opera em áreas polares no P-modo. cabos de alta tensão. As tabelas a seguir mostram detalhes desses limites. chuva e neblina. Edifícios altos e estruturas de metal podem afetar a precisão da bússola integrada e do sinal do GPS. Os usuários podem mudar esses parâmetros no aplicativo de piloto DJI. Apenas voe em áreas abertas. Quando operando no P-modo. multidões. A performance da aeronave e da bateria estão sujeitas a fatores ambientais como densidade do ar e temperatura. Voo Uma vez que a preparação pré voo esteja completa. distância e zonas em que o voo não é permitido. Evite obstáculos. Os detalhes desses limites de voo são descritos na seção seguinte. 5. como estações base de telefones celulares ou antenas de rádio. 6.500 metros ou abaixo do nível do mar porque a performance da bateria e da aeronave podem ser reduzidas. 40 . 4. Requisitos do ambiente de voo 1. A aeronave não pode ultrapassar os 120 metros. é recomendado utilizar o simulador de voo para aprender mais sobre como voar de modo seguro. Altura máxima e raio limite A altura máxima e o raio limite de voo limitam a altura e a distância.

ele voltará para dentro do limite quando o sinal for reestabelecido. • Caso o Inspire 1 voe para fora do raio máximo em um momento em que o sinal do GPS tenha sido perdido. 41 .com/fly-safe/category-mc. mas não será possível ir além. amarelo piscando Indicador de estado Limite de voo Aplicativo de piloto DJI da aeronave A altura do voo está Alerta: altura máxima Altura máxima Nenhum restrita a 120 metros atingida Raio máximo Sem limites • Caso você voe para fora do limite. Todas as áreas restritas estão listadas na página oficial da DJI em http://www.dji. ainda será possível controlar o Inspire 1. Altura máxima Raio máxima Ponto de origem Altitude da aeronave ao ser ligada Sinal do GPS forte. As áreas restritas são divididas entre as categorias A e B. Restrição de voo em áreas restritas As áreas restritas incluem aeroportos ao redor do mundo. verde piscando Indicador de estado Limite de voo Aplicativo de piloto DJI da aeronave A altitude de voo deve Alerta: altura limite Altura máxima Nenhum estar abaixo do definido atingida A distância de voo deve Vermelho piscando Alerta: distância limite Raio máximo estar dentro do raio rápido quando se atingida máximo aproxima do limite. As áreas da categoria A abrangem a maioria dos aeroportos do mundo. Sinal do GPS fraco. como LAX e Heathrow enquanto a categoria B inclui aeroportos de porte menor.

4 km em torno da zona de segurança é uma zona livre de voo e a decolagem é impedida dentro desse perímetro. um alerta aparecerá no aplicativo de piloto DJI. Nas “zonas livres de voo” o voo é impedido. estão as zonas de altitude res- trita. Quando voar a menos de 1 km dessa zona.4 km aos 8 km nesse raio ao redor das zonas de segurança. um alerta será exibido no aplicativo de piloto DJI. (3) A zona de alerta foi definida ao redor da zona de segurança. onde a altitude máxima que a aeronave atinge varia de 10.4 km da origem até 120 m quando a 8 km da origem. Zona de segurança da categoria A (1) A “zona de segurança” da categoria A contempla uma pequena “zona livre de voo” e um inter- valo de “zonas de altitude restrita”. Zona da segurança da categoria A Zona de voo Zona de Zona de Zona livre restrito altitude alerta restrita Zona de segurança da categoria B (1) As zonas de segurança da categoria B abrangem uma “zona livre de voo” e uma “zona de alerta”. (4) Uma “zona de alerta” foi definida ao redor da zona de segurança. 42 . (2) O raio de 1 km a partir da zona de segurança é uma zona livre de voo. (3) Dos 2. Quando voar a menos de 100m da zona de segurança. (2) Um raio de 2. porém ele pode ocorrer com sua altitude controlada nas “zonas de altitude restritas”.5 m quando a 2.

automa- aeronave irá pousar tic landing has begun. (caso acima do restrita A-modo e o P-modo permitido) ou You are se ative. ela irá des. alerta será exibida. Zona da segurança da categoria B Zona de voo Zona de Zona livre restrito alerta Sinal forte do GPS (verde piscando) Aviso no aplicativo Indicador de estado Zona Restrição de piloto DJI da aeronave Alerta: You are in a Os motores não No-fly zone. 10. in a restricted zone. 43 . Take off arrancarão prohibited. Des. Alerta:You are in a Caso a aeronave restricted zone. e parar os motores automaticamente. Nenhuma restrição Zona de alerta Alerta: You are appro- de voo se aplica mas aching a restricted uma mensagem de zone. Fly Cautiously. a No-fly zone. Nenhum.5m and 120m. Nenhum. cer e planar a 15 pés Max flight height abaixo da altitude restricted to between segura. Zona livre de voo Caso a aeronave entre em uma área restrita no A-modo e Alerta: You are in a o P-modo se ative. Vermelho piscando entre numa zona de cending to safe alti- Zona de altitude altitude restrita no tude. Fly Cautiously. Zona livre Sem restrições.

• NÃO carregue matérias ferrosos magnéticos durante a calibragem como chaves ou telefones celulares. • NÃO calibre a bússola quando houver a chance de interferência eletromagnética forte como magnetite. Caso não tenha calibrado a bússola na etapa de verificação pré voo ou estiver em local diferente do último voo. escolha “MODE” no aplicativo e selecione “Compass Calibration” para calibrar a bússola. voltando a piscar vermelho após esse intervalo. 3. 6. Calibrando a bússola IMPORTANTE: certifique-se de calibrar a bússola em cada novo local de voo. estruturas de estacionamento e reforços de aço subterrâneos. o que pode causar interpretação de dados anormal e voo com baixa performance ou até mesmo falhas. Calibragem regular é necessária para a performance ótima. • Por motivos de segurança. Então. trilhos de trem. 2. Hélices encaixadas corretamente e firmes. do rádio controle e do dispositivo móvel. menos o de elevar a altitude durante o processo de aterrissagem e pouso. se necessário. Gimbal funcionando normalmente. estações de trem. Bateria totalmente carregada da aeronave. Segure e rode a aeronave horizontalmente em 360o. • Quando voando em uma zona restrita. Cartão micro-SD inserido corretamente. por favor não voe perto de aeroportos. Siga as instruções na tela. 4. rodovias. Motores ligando e funcionando normalmente. Descida semi automática: Todos os comandos estão disponíveis. Procedimento de calibragem Escolha um espaço aberto para realizar o seguinte procedimento: 1. Os motores desligarão automaticamente após o pouso. 44 . centro de cidades e outras áreas especiais. Aplicativo de piloto DJI conectado a aeronave. Lista de verificação pré voo 1. voltará a indicar o estado atual do voo por mais 5 segundos. • NÃO calibre a bússola perto de objetos metálicos grandes. 2. Certifique-se de que a bússola está calibrada. o indicador de estado da aeronave irá piscar vermelho rapidamente durante 3 segundos. 5. Certifique-se de que a aeronave está sempre visível. A bússola é muito sen- sível a interferências eletromagnéticas. O indicador de estado da aeronave irá ficar verde.

com o nariz apontando para baixo. Calibre a bússola antes de cada voo. 3. 5. novo local de instalação da bússola. Segure a aeronave verticalmente. e confirme a condição de voo. 4. 4.5 metros do chão. A aeronave irá decolar e pairar a 1. Certifique-se de que a aeronave está no P-modo. Quando alguma alteração na estrutura mecânica do Phantom 3 tiver sido feita. 45 . Caso o indicador do estado de voo pisque em vermelho e amarelo após a calibragem. Quando os dados da bússola estão anormais e o indicador de estado da aeronave estiver piscando vermelho e amarelo. Inicie o aplicativo de piloto DJI e siga as instruções na tela para recalibrar a bússola. Repita o procedimento caso o indicador de estado de voo fique vermelho. como por exem- plo. Decolagem e aterrissagem automáticas Decolagem automática Utilize a decolagem automática quando o indicador de estado da aeronave piscar verde. mova a aeronave para um local diferente para repetir o procedimento. Quando ocorrer de a aeronave ficar a deriva durante o voo. Vá para a lista de verificação pré voo. 3. Escolha ” ” . Deslize para confirmar e decolar. Siga os passos a seguir para utilizar a decolagem automática: 1. e rode-a em 360o ao redor do eixo. 2. 2. Quando estiver em um novo local de voo ou em uma localização diferente do último voo. 3. Quando recalibrar 1. Inicie o aplicativo de piloto DJI e entre na página “Camera”.

3. Aterrissagem automática Utilize a aterrissagem automática quando o indicador de estado de voo estiver piscando verde. Certifique-se de que a aeronave está no P-modo. 1 2 Teste de voo Procedimentos de decolagem/aterrissagem 1. Certifique-se de realizar o CSC em um único movimento. Iniciando/parando os motores Iniciando os motores Uma combinação de comandos com os sticks (CSC). empurre o acelerador para baixo e segure. listadas a seguir. empurre o acelerador para baixo e. ao invés de simplesmente empurrar um stick para cima. Isso significa que o ponto de 46 . Verifique as condições da área de aterrissagem antes de pressionar “ “ para iniciar o pouso. 3. 2. 4. Método 2: Quando a aeronave tiver aterrissado. ligue a bateria de voo inteligente. Inicie o aplicativo de piloto DJI e entre na página da câmera. realize o CSC. Solte ambos os sticks depois que o procedimento estiver completo. 2. Coloque a aeronave em local aberto. então. em terreno plano e com os indicadores de bateria virados para você. Os mo- tores irão parar depois de 3 segundos. A aeronave abaixa o trem de pouso e realiza a aterrissagem automaticamente. Parando os motores Existem dois métodos para parar os motores. Método 1: Quando o Inspire 1 tiver aterrissado. Siga os passos a seguir para utilizar a aterrissagem automática: 1. Em seguida. Os motores irão parar imediatamente. Aguarde até que o indicador de estado da aeronave pisque verde. são utilizadas para iniciar os motores. Ligue o rádio controle e o dispositivo móvel.

9. Realize testes de voo para estabelecer rota de voo e cenas. 5. 47 . depois. Sugestão de vídeos e dicas 1. Isso inclui o formato das fotos e a compensação da exposição. Modifique as configurações da câmera de acordo com suas necessidades. • O alerta de bateria fraca é mostrado no indicador de estado da aeronave quando ele pisca vermelho. 6. Sempre voe em boas condições climáticas. como dias ensolarados ou sem vento. origem foi gravado e é seguro levantar voo. a aeronave entrou no modo de segurança. 2. Para aterrissar. Caso pisque amarelo. execute o comando CSC ou segure o acelerador em seu nível mais baixo por 3 segundos ou mais para parar os motores. 5. 4. • Veja vídeos tutoriais sobre voo para mais informações. Empurre os sticks com delicadeza para evitar movimentos bruscos da aeronave. durante o voo. 8. • Quando o indicador de estado da aeronave pisca amarelo rapidamente durante o voo. Desligue a bateria de voo inteligente primeiro e. Mire para capturar imagens apenas quando estiver voando no P-modo. 7. Confira a lista de verificação antes de todos os voos. 7. 3. Capture fotos e vídeos utilizando o aplicativo de piloto DJI. Selecione o modo de trabalho desejado para o gimbal no aplicativo de piloto DJI. Empurre o acelerador delicadamente para cima para decolar ou utilize a decolagem automática. plane até uma superfície plana e empurre delicadamente o acelerador para baixo. o rádio controle. lenta ou rapidamente. significa que o ponto de origem não foi gravado e a decolagem não deve ser realizada. 6. Após o pouso.

FAQ 48 .

0 ou superior ou Android v4. Google Nexus 9. iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Posso carregar a bateria inteligente e o rádio controle ao mesmo tempo? Como o carregador da bateria e do rádio contole foram integrados em uma peça única para sua conveni- ência. Os seguintes dispositivos são recomendados: iOS: iPhone 5s. Google Nexus 7 II.Veja mais informações ao longo deste manual. Outra diferença é o carregador da bateria inteligente. Qual aplicativo devo utilizar com meu Phantom 3? O Phantom 3 é compatível com o aplicativo de piloto DJI para iOS e Android. Após gravar seus vídeos. O aplicativo irá detectar qual aeronave está conectada e se ajustar automaticamente. iPhone 6. Suporte para mais dispositivos que utilizam Android serão disponibilizados conforme os testes e desenvolvimento continuarem. iPad mini 2 Wi-Fi + Cellular. Nubia Z7 mini. iPad air 2 Wi-Fi + Celluler. Tentar remover. Mi 3.Resolvendo problemas (FAQ) Qual é a diferença entre o Phantom 3 Professional e o Phantom 3 Advanced? A principal diferença entre os modelos é a câmera. o qual já é utilizado com o DJI Inspire. mas a série Phantom 3 pode atingir até 2km de distância do piloto. Sony Z3 EXPERIA.2 ou superior. iPad Air 2. Quão longe posso voar com meu Phantom 3? A distância do sinal de transmissão varia dependendo das condições do ambiente. O Phantom 3 Professional é capaz de capturar es- petaculares vídeos em 4k com até 30 quadros por segundo enquanto o Phantom 3 Advanced captura vídeos com até 1080p60. pressione “Director” na tela inicial do aplicativo. Eu posso remover a câmera e colocar a minha própria? Não. Como eu uso o Diretor automático de vídeo? O Diretor é um editor de vídeo automático embutido no aplicativo de piloto DJI.1. as quais são automaticamente combinadas para criar um pequeno filme que pode ser compartilhado imediatamente. Android: Samsung S5. iPad Air. iPad mini 2. a do Professional é de 100-watt. iPad Air Wi-Fi + Cellular. Note 3. iPhone 6 Plus. iPad mini 3 e iPad mini 3 Wi-Fi + Cellular. o que permite uma carga mais rápida. substituir ou modificar a câmera pode danificar o produto e causa perda de garantia. Quais dispositivos móveis são compatíveis com o aplicativo? O aplicativo de piloto DJI é compatível apenas com dispositivos móveis que utilizam iOS 8. Você pode então selecionar um template e um número específico de cenas. Recomendamos que nunca carregue os dois aparelhos utilizando o mesmo carregador ao mesmo tempo. O aplicativo é otimizado para iPhone 5s. Ambos os modelos tiram fotos com 12 megapixel. Enquanto a do Phantom 3 Advanced vem com uma unidade de carregamento de 57-watt. 49 . As câmeras que vêm com ambos os modelos são fixadas de forma permanente. é recomendado que você carregue um item por vez. Para que servem os botões na parte de tras do rádio controle? Os dois botões na parte de tras do rádio controle podem ser customizados e a eles atribuidas funções que você escolher via o aplicativo de piloto DJI.

Isso ajuda a previnir que dados sejam perdidos ou corrompidos. não será possível realizar a sincronização. Se ele foi removido. Posso usar o rádio controle do Phantom 2 em meu Phantom 3? Não. Porque o tempo de descarregamento da bateria não é zero. Meu Phantom 3 não desliga imediatamente. O apoio para dispositovos móveis do Phantom 2 pode ser utilizado no rádio controle do Phantom 3? Não. ela pode continuar ligada por alguns segundos enquanto os vídeos são salvos no cartão Micro SD. O rádio controle do Phantom 2 opera em uma frequência diferente. ligue o Phantom 3 e espere aproximadamente 30 segundos enquanto o arquivo de vídeo é restaurado. Abra o menu de configurações. Esses controles podem ser modificados para o modo 1 ou customizados através do aplicativo de piloto DJI. Isso significa que o stick direito controla o movimento da aeronave e o esquerdo controla a aceleração e a orientação. O rádio do Phantom 2 opera em 5. O Phantom 3 já vem com um rádio controle vinculado de fábrica. O Phantom 3 utiliza uma nova bateria de voo inteligente. não pode. O que posso fazer para aterrissar meu Phantom 3 da forma mais suave possível? Plane com a aeronave até uma superfície lisa e plana.2V. coloque-o novamente na câmera. 50 . Depois de tentar ligar a bateria inteligente de voo.8 GHz enquanto o do Phantom 3 opera em 2. O rádio controle incluso pode ser utilizado para controlar a aeronave e o gimbal ao mesmo tempo. Como eu mudo o modo do controle do Phantom 3? O Rádio controle vem no modo 2 de fábrica. selecione privacidade > fotos e escolha o interruptor ao lado do ícone do aplicativo de piloto DJI. Se o aplicativo não for autorizado. mesmo quando nunca a usei? Toda bateria é testada na fábrica. Como garanto que minhas fotos e vídeos irão sincronizar com meu album iOS? Talvez seja necessário ajustar as configurações no dispositivo móvel. Tenho que comprar o rádio controle separadamente? Não. Isso afeta o tempo de descarregamento até mesmo de uma bateria nova. Há algo errado? Isso é normal. quando totalmente carregada. Sua bateria tem 4 células e capacidade de 4480 mAh com voltagem de 15. Puxe para baixo suavemente o stick de aceleração até que a aeronave toque o solo. Essa operação é apenas recomen- dada para usuários experientes. com mais potência. Como eu restauro um arquivo de vídeo se o equipamento foi desligado durante a gravação? Não remova o cartão Micro-SD da câmera. Meu Phantom 3 suporta o uso de 2 rádios controles? Não. Qual o tempo de voo do Phantom 3? O tempo total de voo varia conforme condições do ambiente e do uso do equipamento mas a bateria inteligente de voo é desenhada para prover até 23 minutos de voo initerruptos. A bateria é segura para uso.4 GHz Posso usar a bateria inteligente do Phantom 2 no meu Phantom 3? Não.

Quando o ajuste estiver completo. a aeronave irá retornar ao P-modo. 51 . calibration required Esse alerta indica que a aeronave está recebendo dados anormais da leitura da bússola. É recomendado desligar a aeronave e recalibrar.Como operar a aeronave quando ocorreu um erro na bússola? Um erro na bússola pode acontecer quando a aeronave voa perto de fortes campos magnéticos (ex: torres de transmissão de energia). depois. O indicador de estado da aeronave pisca vermelho e amarelo rapida- mente quando ocorre um erro de bússola e o aplicativo de piloto mostra a seguinte mensagem: • Compass error. voltar com o voo. O controlador de voo irá ajustar automaticamen- te a orientação da aeronave para diminuir a deriva. exit P-GPS Mode Esse alerta indica que a aeronave está a deriva. • Compass error. em um local diferente e. Leve a aeronave para uma altitude maior para ganhar sinais suficientes de GPS quando esse alerta aparecer.

Apêndice 52 .

Capacidade máxima: 64GB.Apêndice Especificações Aeronave Peso (bateria inclusa) 1280g Velocidade ascendente máxima 5m/s Velocidade descendente máxima 3 m/s Velocidade máxima 16 m/s (no modo ATTI. 3840x2160p24/25/30 Modos de gravação de vídeo FHD: 1920x1080p24/25/30/48/50/60 HD: 1280x720p24/25/30/48/50/60 Bitrate máximo de armazenamento de vídeo 60Mbps FAT32/exFAT. Classe Tipos de cartão SD suportados 10 ou classificação UHS-1 necessária. Vídeo: MP4/ Formatos de arquivo suportados MOV (MPEG-4 AVC/H264 Micro SD.7EV Time-lapse UHD (4k): 4096x2160p24/25. Intervalo de temperatura para operação 0oC a 40oC 53 .4M Sensor (pixels totais: 12. DNG.8 Disparo único Disparos múltiplos: 3/5/7 quadros Modo de fotografia fixa Auto exposição (AEB): 3/5 quadros com viés de 0. Foto: JPEG.76M) Tamanho máximo da imagem 4000x3000 100-3200 (vídeo) Intervalo de ISO 100-1600 (foto) FOV 94o 20mm (equivalente a formato 35mm) Lentes f/2. sem vento) Altitude de voo máxima 6000 m Tempo de voo máxima Aproximadamente 23 minutos Intervalo de temperatura para operação 0oC a 40oC Modo GPS GPS/GLONASS Gimbal Intervalo controlável Inclinação: –90o a 30o Câmera Sony EXMOR 1/2.3” Pixels Efetivos: 12.

2 Requisitos do sistema do dispositivo móvel ou superior *iPhone 6 Plus. iPad Air 2.483 GHz Distância de transmissão 2km (em campo aberto) EIRP FCC: 20 dbm.4V Energia 100W Bateria (Padrão) Capacidade 4480mAh Voltagem 15. Sony Z3 Dispositivos móveis suportados EXPERIA.1. iPad Mini 3.2V Tipo da bateria LiPo 4S Energia 68 Wh Peso líquido 365g Intervalo de temperatura para operação –10oC a 40oC Energia máxima de carregamento 100W Posicionamento por visão Intervalo de velocidade Abaixo de 8m/s (2m acima do chão) Intervalo de altitude 30 cm-300 cm Ambiente de operação Superficies com padrões claros (lux>15) Intervalo de operação 30cm-300cm Aplicativo de piloto DJI iOS versão 7. * Nota: é recomendado o uso de tablets para uma experiência melhor 54 . *Samsung Note 3. iPhone 6.1 ou superior. Samsung S5.4 V Carregador Voltagem 17. CE: 16 dbm Porta de saída de vídeo USB Bateria 6000 mAh LiPo 2S Apoio para dispositivo móvel Tablet ou smartphone Intervalo de temperatura para operação 0oC a 40oC Voltagem de trabalho 1. iPad Mini2. iPad4.400~2. iPad Air.2 A @ 7. iPhone5S. Rádio controle Frequência de operação 2. Android versão 4.

incluindo o firmware do rádio controle e da bateria. Existem 3 mo- dos diferentes de IOC e é possível selecionar o modo desejado no aplicativo de piloto DJI. As funções de origem travada e de ponto de interesse serão lançadas no futuro. 2. Conecte o dispositivo móvel ao rádio controle. Grave um ponto de interesse e a aeronave irá circular ao redor desse ponto.dji. Atualizando o firmware da aeronave Passo 1 – Verifique a capacidade da bateria e do cartão SD Certifique-se de que a bateria de voo inteligente e o rádio controle estão com pelo menos 50% de sua capacidade de carga e que haja ao menos 100MB de espaço disponível no cartão SD. Mova o interruptor de modo de voo para o F-modo e siga as orientações na tela para utilizar a função IOC. Extraia todos os arquivos transferidos da raíz do diretório do cartão SD. Ponto de interesse com o nariz sempre apontando para ele. Passo 2 – Prepare o pacote de atualização do firmware 1. Veja a tabela a seguir: A direção “para frente” é a direção do nariz da aeronave quando o modo é Curso travado gravado e fica fixa até que seja regravado ou se saia do Curso travado. ligue-os e inicie o aplicativo de piloto DJI para obter informações sobre o processo de atualização do firmware. Como atualizar o firmware Siga os passos a seguir para atualizar o firmware do Inspire 1. O IOC apenas funciona no F-modo e é necessário mover o interruptor do modo de voo para ativar o F-modo e então. Remova o cartão SD do computador e insira-o na ranhura da câmera do Inspire 1. o IOC. Insira o cartão SD no computador. Grave o ponto de origem e utilize o stick da inclinação para controlar a dis- Origem travada tância da aeronave em relação ao PO. Controle de orientação inteligente (IOC) O IOC permite que o usurário trave a orientação da aeronave em diferentes modos.com/product/ inspire-1). Baixe o pacote de atualização do firmware do site oficial da DJI (http://www. Pré requisitos do IOC Utilize a função IOC sob as seguintes condições: Modo de IOC GPS disponível GPS Distância limite de voo Curso travado Não Nenhum Nenhum Origem travada Sim Aeronave Ponto de origem Ponto de interesse Sim Aeronave Ponto de interesse Utilizando o IOC Ative a função IOC pressionando “Enable IOC” na página de configurações do aplicativo de piloto DJI. Passo 3 – Atualize a aeronave 1. Confirme se deseja atualizar para que 55 .

Caso esteja utilizando um drive USB. Caso não possua um leitor de cartão SD ou um drive USB. Passo 2 – Prepare o pacote de atualização do firmware. insira o cartão SD no gimbal e conecte-o com o rádio controle através de um cabo USB. 2. Atualizando o firmware do rádio controle Passo 1 – Verifique a bateria O firmware do rádio controle está incluído no pacote de atualização da aeronave. 2. Não desligue o rádio controle durante a atualização. Utilize o mesmo arquivo de transferido do site da DJI para realizar a atualização. a atualização está completa. Extraia todos os arquivos transferidos da raíz do diretório do cartão SD ou do drive USB. Durante o processo de atualização. plugue-o diretamente a porta USB do rádio controle. 56 . Uma mensagem com “Update Completed. insira o cartão SD em um leitor e plugue-o ao rádio controle com um cabo USB. Aircraft will restar in 5 seconds” irá aparecer no aplicativo e o gimbal emitirá um som mais lendo (D-DD) para indicar que o processo foi concluído. Com o rádio controle desligado. Passo 3 – Atualização do rádio controle 1. Levará aproximadamente 25 minutos para que a atualização se complete. repita o processo. Note que será necessário ligar a aeronave manualmente caso o aplicativo de piloto DJI não tenha sido iniciado antes da atualização. Apenas mantenha o pacote de atualização em seu cartão SD e a atualização da bateria de voo inteligente será anunciada no aplicativo de piloto DJI. 2. Certifíque-se de que o nível de bateria do rádio controle está acima de 50%. o aplicativo de piloto DJI irá mostrar sua evolução enquanto o gimbal irá emitir um som de alerta repetitivo rapidamente (D-D-D-D). Ligue o rádio controle e espere 60 segundos para que a atualização inicie. A atualização dura aproximadamente 10 minutos. 3. 1. Quando o LED de estado do rádio controle ficar verde e um som de alerta for emitido. Note que a atualização irá iniciar automaticamente após ligar a aeronave caso o aplicativo de piloto DJI não esteja iniciado. A aernonave se reiniciará automaticamente. A atualização iniciará automaticamente caso a aeronave não seja conectada ao aplicativo após ser ligada. o aplicativo continue o processo. A câmera do Inspire 1 irá emitir um som de alerta e o LED de estado do rádio controle ficará azul para indicar que a atualização está em pro- gresso. Nesse caso. Atualizando o firmware da bateria de voo inteligente O firmware da bateria de voo inteligente é realizado durante o processo de ataulização do firmware da aeronave. O LED de estado do rádio controle ficará vermelho caso a atualização falhe. Tente atualizar novamente caso o gimbal esteja emitindo um som de alerta longo.

• O vínculo do rádio controle com a aeronave pode ser quebrado após o processo. • Confirme os resultados da atualização de acordo com os sons emitidos pelo gimbal. • Apague todos os arquivos txt gerados automaticamente (xxx_GS. 57 . • Somente os dispositivos de armazenagem formatados para sistemas de arquivos FAT32 e exFAT são suportados para as atualizações do firmware da aeronave e do rádio controle.TXT) no cartão SD quando atualizando múltiplos rádios controles. Vincule ambos os dispositivos novamente caso isso ocorra. Os dados que aparecem na tela do aplicativo sobre a evolução do processo são apenas uma referência.• Certifique-se de que o firmwre do rádio controle está atualizado para sua última versão após a atualização do firmware da aeronave. • Certifique-se de que há apenas um pacote de atualização de firmware em seu cartão SD. É normal que a aeronave emita sons ou que seus LEDs se acendam durante o processo.

58 .

59 .

Phantom 3 MAnuAl do usuário .