You are on page 1of 26

a e m G e s t ã o F i n a n c e i r a

CADERNO DE ATIVIDADES

e c n o l o g i
T : Comportamento Organizacional seu
Disciplina O rg a n i z a c i o n a l e
a ç ã o d a E s t r u tu ra
Tema 01: A Form e u m a V i s ã o S i s tê m i c a
e n to D i a n te d
Comportam

Caderno de Atividades
Tecnologia em Gestão Financeira

Disciplina
Comportamento Organizacional

Coordenação do Curso
Carlos Eduardo de Azevedo
Jefferson Teruya

Autora
Juliana Cristina e Silva

FICHA TÉCNICA Revisão Textual
Alexia Galvão Alves
Equipe de Gestão Editorial Giovana Valente Ferreira
Regina Cláudia Fiorin Ingrid Favoretto
João Henrique Canella Fiório Julio Camillo
Priscilla Ramos Capello Luana Mercúrio
Análise de Processos
Juliana Cristina e Silva Diagramação
Flávia Lopes Célula de Inovação e Produção de Conteúdos

2013. Juliana Cristina. © 2013 Anhanguera Educacional Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão.com. 1-26. Valinhos.anhanguera. p. em forma idêntica. 2013. Comportamento Organizacional.Chanceler Pró-Reitor de Graduação Ana Maria Costa de Sousa Eduardo de Oliveira Elias Reitora Pró-Reitor de Extensão Leocádia Aglaé Petry Leme Ivo Arcangêlo Vedrúsculo Busato Pró-Reitor Administrativo Pró-Reitora de Pesquisa e PósGraduação Antonio Fonseca de Carvalho Luciana Paes de Andrade Realização: Diretoria de Planejamento de EAD José Manuel Moran Barbara Campos Diretoria de Desenvolvimento de EAD Thais Costa de Sousa Gerência de Design Educacional Rodolfo Pinelli Gabriel Araújo Como citar esse documento: SILVA. resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma. . Disponível em: www. Acesso em: 1 out.

Tema 01 A Formação da Estrutura Organizacional e seu Comportamento Diante de uma Visão Sistêmica seções .

S e ç õ e s .

Tema 01 A Formação da Estrutura Organizacional e seu Comportamento Diante de uma Visão Sistêmica .

• A Teoria Geral dos Sistemas (TGS). Livro-Texto 111. Cláudia Caravantes e Mônica Kloeckner. Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Comunicação e Comportamento Organizacional. • A relação entre Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica. editora AGE. • Os conceitos de Comportamento Organizacional. 2008.Introdução ao Estudo da Disciplina Caro(a) aluno(a). 7 . Roteiro de Estudo: Comportamento Juliana Cristina e Silva Organizacional CONTEÚDOSEHABILIDADES Conteúdo Nessa aula você estudará: • A estrutura de uma organização. dos autores Geraldo Caravantes.

CONTEÚDOSEHABILIDADES Habilidades Ao final. E acredite: você faz parte de uma estrutura organizacional desde o momento de seu nascimento. você participa durante toda a sua vida de grupos e organizações que suprem suas necessidades. seja no grupo familiar. no mercado perto de casa ou no clube aos finais 8 . Pense: a determinação de uma estrutura e de alguns padrões de comportamento precisam ser definidos. quando esteve no hospital. 134) afirmam que “as organizações são instrumentos usados pelas pessoas para coordenar suas ações a fim de obter algo que elas desejam ou valorizam”. Cláudia Caravantes e Mônica Kloeckner. a resposta é sim. possam se relacionar. Caravantes. pois a estrutura de uma organização está presente no cotidiano de cada indivíduo. p. Caravantes e Kloeckner (2008. para que as sociedades. seja quando criança na escola. seja quando adulto em uma empresa. Desta forma. com culturas e hábitos distintos. você deverá ser capaz de responder as seguintes questões: • Como é formada a estrutura de uma organização? • Qual é a importância do estudo em Comportamento Organizacional para a efetividade da empresa? • Quais são os principais conceitos da Teoria Geral dos Sistemas (TGS)? • Qual é a diferença entre Organização e Sistema? LEITURAOBRIGATÓRIA A Formação da Estrutura Organizacional e seu Comportamento Diante de uma Visão Sistêmica Você vive em uma estrutura? Segue padrões e comportamentos preestabelecidos? De acordo com os autores Geraldo Caravantes.

nada mais correto. todo o processo de entrada (contratação de recursos humanos. O sistema.LEITURAOBRIGATÓRIA de semana. insumos. throughput ou transformação. planejam e executam as atividades. pois sem as pessoas os processos dificilmente seriam executados. ou seja. as organizações são formadas por equipes. que além dos processos de entrada e saída. throughput ou output) pode receber influências do ambiente em que a organização está inserida. seja ela de qual ramo for. o Comportamento Organizacional. bem como dos diversos públicos que a circundam. Por isso. É importante lembrar que. transformação e saída) e por pessoas (indivíduos que criam e interagem). p. Se as organizações são formadas por processos (entrada. um sistema. Caravantes e Kloeckner (2008.134). todos os estágios devem ser seguidos. mesmo em se tratando da era tecnológica. para ser uma organização. 9 . conseguindo assim se manter no mercado. portanto. ainda. a menos que deixem de realizar com qualidade os serviços que delas são esperados. e output ou saída”. “a criação de valores pode apresentar um triplo estágio: input ou entrada. tem a oportunidade de recomeçar todo o processo. é importante você saber que a criação de uma organização pode ser feita tanto por grupos de pessoas que compartilham a mesma opinião ou por uma pessoa apenas. devem ser parâmetro para a definição de abertura de uma instituição. ao se criar uma organização ou um sistema. Já que as organizações são tão necessárias e. por pessoas que pensam. Vale ressaltar. As organizações são tão presentes que muitas vezes nem são percebidas. Sendo assim. o estudo da região em que ela está afixada e a definição dos objetivos da organização. ou seja. como afirmam Caravantes. então. recursos financeiros). transformação (processo de trabalho que transforma a entrada em saída) e saída (produtos acabados ou serviços direcionados ao mercado) corresponde à estrutura de uma organização. fazem parte da vida de todos. A Teoria de Sistemas defende que cada estágio (seja input. do que o estudo da relação existente entre essas duas vertentes: Processos e Pessoas. Este é um fator decisivo para a criação de uma organização. de certa forma. A verdade é que. quando consegue atender às necessidades de seus clientes e criar valores. Essa descrição apresenta claramente a Teoria de Sistemas.

a Sociologia. E a forma como essas relações ocorrem pode garantir. bem como conhecer seus processos e atividades de forma detalhada. contribuem essencialmente para a análise do comportamento do indivíduo. p. bem como o comportamento de grupos e indivíduos dentro delas”. é de extrema importância para a eficiência da organização. O estudo em Comportamento Organizacional abrange os recursos humanos. funcionários mais satisfeitos e visibilidade institucional. as percepções. Entre elas. por meio de 10 . A interdisciplinaridade. do grupo e das organizações de forma geral. além de elementos como propósitos. 2. estrutura e tecnologia. que em meio aos processos completam a organização. 2008. apesar de recentes em relação às Ciências Biológicas e Físicas. a Psicologia. LEITURAOBRIGATÓRIA O Comportamento Organizacional nada mais é do que conhecer a fundo as necessidades dos indivíduos que interferem na organização. pois Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento proveniente de muitas disciplinas das Ciências Comportamentais que. a Antropologia e as Ciências Políticas. que devem ser motivados e bem-geridos. Essa interdisciplinaridade possibilita aos estudantes das ciências comportamentais efetuarem pesquisas em Comportamento Organizacional. é claro. As relações de trabalho também se baseiam nas relações de troca e/ou de dependência entre pessoas e processos. por isso. diferentes áreas podem contribuir. Como você pôde verificar. as organizações são formadas por pessoas que nelas trabalham. a estabilidade de uma organização no mercado. São estas relações que podem garantir o sucesso da empresa. do funcionamento e do desempenho das organizações. Para tanto. além. para a formação dos conceitos em Comportamento Organizacional. os sentimentos e as ações dos trabalhadores traz para a empresa o controle dos processos. Conhecer a cultura da empresa. CARAVANTES. indicam a existência de dois elementos essenciais para os estudos em Comportamento Organizacional. A pesquisa. são eles: 1. KLOECKNER. pois os estudos em Comportamento Organizacional exigem investigação constante. Por este motivo. 28) vinculam comportamento organizacional ao “estudo da estrutura. para garantir de fato a efetividade da organização. Os autores Sorge e Warner (2002 apud CARAVANTES. ou não. do relacionamento da empresa com o funcionário e o ambiente em que ela está inserida. estudar tudo aquilo que motiva os indivíduos.

Mapa de Campo. os autores Geraldo Caravantes. Em outras palavras. 11 . em função dessa interdisciplinaridade. Caravantes e Kloeckner (2008) fazem a proposta de um modelo de estudo para a área de Comportamento Organizacional chamado Mapa de Campo (Figura 1. Fonte: Adaptada do Livro-Texto. Essa abordagem é reconhecida como essencial para o estudo em Comportamento Organizacional. pois determina as ações gerenciais em forma de tomada de decisão para a resolução dos problemas organizacionais. diversas abordagens para a área do Comportamento Organizacional.1. predição e mensuração do conteúdo a ser estudado.1): PESTLEE Figura 1. Caravantes.LEITURAOBRIGATÓRIA um método científico que apresenta observação. Além disso. Em especial. Cláudia Caravantes e Mônica Kloeckner apresentam a abordagem “contingencial”. existem. a interdisciplinaridade pode agregar valor aos indícios teóricos de Comportamento Organizacional e ainda servir como base para estudos futuros de áreas opostas.

pois é o objetivo do sistema que unifica as partes interdependentes. feedback e subsistemas. p. com o intuito de fazê-las trabalharem juntas para o alcance das metas estabelecidas. CARAVANTES. De derivados. entradas. de forma conjunta. pois não o fazem sozinhos. transformação. então. que afirma que todos os tipos de sistemas devem ser administrados. composta de partes inter-relacionadas. as organizações. 12 . Ainda sobre sistemas. trabalham para o alcance de metas. LEITURAOBRIGATÓRIA As relações existentes nas empresas e os estudos do meio em que a organização está inserida podem ser definidos como visão sistêmica. O sistema garante a visão do todo. De produtos e 5. são sistemas. Sendo. Como você pôde perceber. interatuantes ou interdependentes. De produção 3. 40). Os objetivos são distribuídos em cinco categorias: 1. O todo é composto por partes que. Da sociedade 2. é importante destacar que cada um deles deve ter objetivos. 2008. Cláudia Caravantes e Mônica Kloeckner baseiam-se nas ideias de Edwards Deming (1997). Essa frente estuda essencialmente as inter-relações e interdependências entre as partes. De sistemas 4. portanto. conceitual ou física. o sistema composto por ambiente. os autores Geraldo Caravantes. dotada de um objetivo” (CARAVANTES. Vale ressaltar que “Um sistema é qualquer entidade. saídas. KLOECKNER. Contudo.

Acesso em: 3 out.br/informe-se/artigos/comportamento- organizacional-principios/13911/>. Dr.rh. S. O artigo aborda o conteúdo “Comportamento Organizacional” com bases teóricas de diversos autores. Leia o artigo: SIMÕES. 2013. Acesso em: 3 out.br/informe-se/artigos/abordagem- contingencial/30414/>. Acesso em: 3 out. Disponível em: <http://www. Disponível em: <http://www.com. A. O artigo apresenta os principais conceitos sobre a teoria da contingência. Abordagem Contingencial. LINKSIMPORTANTES Quer saber mais sobre o assunto? Então: Sites Acesse o portal Administradores e leia o artigo: SAMPAIO. Pedro Zany Caldeira sobre a presença da gestão de comportamentos nas empresas.br/Portal/Desenvolvimento/Entrevista/5120/presenca- da-gestao-de-comportamentos-nas-empresas.html>. Acesse o site RH – referência sobre Gestão de Pessoas – e leia a entrevista: BISPO. Disponível em: <http://www. 2013. 2013.administradores.administradores. Presença da Gestão de Comportamentos nas empresas. K. Trata-se de uma entrevista com o Prof.com. Comportamento Organizacional – Princípios. R. 13 . Patrícia.com.

Disponível em: <http://www. Assista ao vídeo: Visão Sistêmica. Gestão da Competência – Visão Sistêmica. Sistemas e Métodos. Acesso em: 3 out.br/publicacoes/pdf/ cap_humano/1. Acesso em: 3 out. 2005. A autora aborda a visão sistêmica voltada para a carreira profissional.pdf. Disponível em: <http://www.br/carreira/administracao/ planejamento/120902-curso_sistemica_dulce.librosintinta. Sistemas e Métodos” de forma geral. Disponível em: <http://www.com.empregos.htx>. São Paulo: Prentice Hall. Leia: MAGALHÃES. Você observará uma descrição para a formação de uma organização. 14 . Acesse o texto de um fórum de discussão no site Administradores.unifae. 2013.shtm>. O vídeo aborda o tema “Organização. de Stephen Paul Robbins. Este fórum é sobre o que é uma organização. Acesso em: 3 out.youtube. ed. Vídeos Assista ao vídeo: Organização. 2013. 2013. 2013.youtube. LINKSIMPORTANTES Leia o livro Comportamento Organizacional. Disponível em: <http://carreiras.com/watch?v=pC7rfUdv2n0>.com/watch?v=mr3eV8e43VY&feature=related>.in/biblioteca/ver-pdf/www. 2013. 11. Acesso em: 3 out.administradores. Acesso em: 3 out. Dulce. Disponível em: <http://br.br/comunidades/macroanalise-das- organizacoes/311/forum/o-que-e-uma-organizacao-quais-os-seus-impactos/2524/>.com. O breve vídeo define sucintamente o que é Visão Sistêmica por meio de uma história. O mediador Antônio Miranda abre a discussão sobre estrutura e processos de resultados organizacionais.

Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que está sendo pedido e para o modo de resolução de cada questão. mento de eventos. tos do Comportamento Organizacional e e) Sistema e organização são sua experiência em seu trabalho ou grupo nomenclaturas utilizadas para definir escolar. você deverá formar sua equipe por meio de demissões b) Sistema e organização se completam. opostas dentro de uma empresa. uma empresa. análise comportamental da empresa. Essas atividades auxiliarão você no preparo para a avaliação desta disciplina. 15 . Para isso. uma empresa. Lembre-se: você pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema. rente. Com base na situação apresentada. especialmente na gestão das pesso- as em um ambiente diferente do da sede d) Sistema e organização são frentes da empresa? Utilize como base os concei. ambos. caracterizados. pela estrutura de tratou você para ser gerente do departa. áreas dentro de uma empresa. AGORAÉASUAVEZ Instruções: Chegou a hora de você exercitar seu aprendizado por meio das resoluções das questões deste Caderno de Atividades. quais c) Sistema e organização fazem parte da ações iniciais devem ser tomadas pelo ge. na sede anterior e de novas contratações formando o ambiente administrativo de na localização atual da empresa. Questão 1: Questão 2: Leia a situação a seguir: É possível afirmar que: Uma grande empresa do ramo de hotelaria a) Sistema e organização são mudou sua sede para outro estado e con.

Ações preventivas para organizações Questão 4: em situação estável. organizacionais. b) Apenas a alternativa II está correta. Questão 6: Leia a seguinte afirmação: um bolo só é um bolo quando se juntam farinha. buscas c) As alternativas I e III estão corretas. d) Apenas a alternativa IV está correta. PIB da cidade). e) Um grupo de pessoas ou uma pessoa II . leite. AGORAÉASUAVEZ Questão 3: d) Econômicos (economia de mercado.Ações gerenciais para projetos iniciais na organização. Uma organização pode ser criada por: anseios. 16 . produtividade. c) Um grupo de pessoas ou uma pessoa que conheça o plano de negócios da Questão 5: empresa a ser criada. Abordagem contingencial pode ser definida por: d) Uma pessoa ou um grupo de pessoas que compartilhem interesses comuns. qualidade) e Humanos (intenções.Ações paliativas para projetos em crise. de modo a atingir ob- jetivos empresariais. PIB da cidade) e Humanos (intenções. O Comportamento Organizacional é com- posto pelos fatores: IV . de mercado. b) Humanos (intenções. buscas e objetivos individuais).Ações gerenciais em forma de tomada que tenha conhecimentos em gestão de decisão para a resolução dos problemas empresarial. qualidade). a) Sociais (cultura da sociedade onde está a empresa) e Financeiros (lucro. e) Sociais (cultura da sociedade onde b) Uma pessoa com estrutura financeira está a empresa) e Econômicos (economia estável. e) Todas as alternativas estão corretas. a) Um grupo de pessoas influentes. buscas e objetivos individuais). de modo a garantir seu sucesso. anseios. III . I . anseios. e objetivos individuais) e Sociais (cultura da sociedade onde está a empresa). ovo. produtividade. a) As alternativas I e II estão corretas. c) Financeiros (lucro.

Uma organiza. Questão 9: É possível afirmar que nos estudos em Comportamento Organizacional existe a contribuição interdisciplinar? Justifique sua resposta com um exemplo da área de Psi- cologia. entre outros recursos. financeiros. processos. que faz uma resposta. existe no Sistema Organizacional o proces- insumos. 17 . comparação entre a organização e um exemplo do cotidiano.AGORAÉASUAVEZ entre outros ingredientes. responda: recursos humanos. so de autoadministração? Justifique sua Responda: Essa afirmação. Questão 10: ção só é uma organização quando possui Em se tratando de Sistemas. o processo e o término do sistema. Que elemento é esse? Explique sua impor- tância para o sistema. descreve qual teoria estudada na disciplina Comportamento Or- ganizacional? Justifique sua resposta. Questão 7: Explique para que é utilizado o Mapa de Campo nas organizações? Questão 8: Para que um sistema funcione corretamen- te é fundamental um elemento que oriente o início.

Bons estudos! 18 . Caro aluno. não se esqueça de acessar o Desafio Profissional e verificar a etapa que deverá ser realizada. transformação e saída de uma empresa. que o Comportamento Organizacional estuda o processo de entrada. também. FINALIZANDO Ao finalizar seus estudos neste primeiro tema. por fim. foi possível conhecer o “todo”. sejam eles dos indivíduos ou da própria organização. visão sistêmica e indivíduos são essenciais para a composição do todo. você compreendeu que a teoria do Comportamento Organizacional é composta por diversas disciplinas que contribuem para um estudo mais generalista. por meio de uma abordagem contingencial. permitindo que diferentes áreas justifiquem comportamentos e atitudes. que é formado obviamente pelas partes que podem ou não garantir o lucro e a visibilidade de uma empresa. você pôde observar que para a formação do Comportamento Organizacional os conceitos de organização. agora que o conteúdo dessa aula foi concluído. E. sistema. Você viu. bem como os perfis dos indivíduos que a compõem. essencialmente analisa a relação existente entre essas partes. Além disso. Além disso.

5.intercom. p. Motivação nas organizações. Rio de Janeiro. Solange. ALMEIDA. Acesso em: 9 out. jul. Comunicação nas organizações da era do conhecimento. Acesso em: 9 out. ed. BALDISSERA. Valter. Rudmar. Rego. comunicação e relações públicas.scielo. Rev.br/scielo.br/pdf/rac/v8n1/v8n1a08.html>. Disponível em: <http://www. v.org. 2013. 19 . n. Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais. Curitiba./mar. Conflitos na equipe.scielo. 3. 1995. Disponível em: <http://www. 2001. BISPO. 2013. Cecília W..rh. BISPO.com. Introdução à Comunicação Empresarial. 2013. Disponível em: <http://www. Acesso em: 9 out. SOUTO. jan. 2004.php?script=sci_arttext&pid=S1415- 65552007000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Contemp./set. Patrícia. BERGAMINI. Filipe Jorge Ribeiro de. Adm. REFERÊNCIAS ABREU. Acesso em: 9 out. São Paulo: Atlas. br/Portal/Grupo_Equipe/Dicas/7414/conflitos-na-equipe-como-resolve-los.pdf>. Presença da Gestão de Comportamentos nas Empresas.administradores.br/Portal/Desenvolvimento/Entrevista/5120/presenca-da-gestao-de- comportamentos-nas-empresas. ANGELONI. BAHIA. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 1. Disponível em: <http://galaxy. 2007. A percepção da justiça como antecedente do comprometimento organizacional: um estudo luso-brasileiro.br/informe-se/artigos/a-globalizacao-e-seus-efe itos/27163/>. São Paulo: Atlas. Estratégia.com. 2013. 2010. Disponível em <http://www. v. Editora Mauad.pdf>. 2013. como resolvê-los. 151-177.rh.br:8180/dspace/bitstream/1904/4539/1/NP5BALDISSERA.html>. RAC. 2008. 2013. Acesso em: 9 out. 11. ARMÊNIO. Disponível em: <http://www. Juarez. 8. Acesso em: 9 out. com. n. Patrícia. Globalização e seus Efeitos.

ed. Odair./dez. São Paulo: Makron Books.scielo. n. 2011. SAMPAIO. 6. R. Acesso em: 9 out. Disponível em: <http://www. Roger. 2006. Disponível em: <http://www. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. 1975. 14. Comunicação empresarial versus comunicação organiza- cional: novos desafios teóricos. 2009. Peter F. v. 20 . Bill. Ana M. Contemp. B. 1994. 1990. 1997. M.. 1123-44. p. Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre Comunicação empresarial. K. Ana M. Odair. A Nova Era da Administração. CAMPOS. Acesso em: 9 out. BOCK. São Paulo: Pioneira. TRASSI. TEIXEIRA. CARAVANTES. nov. 2013. DRUCKER. Rio de Janeiro. Adm. CAHEN.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552006000400006&lng= pt&nrm=iso&tlng=pt>. The Economist. 1970. Taiane Las Casas. São Paulo: Saraiva. Edwards.br/scielo. FURTADO. Comportamento Organizacional. B. Maria de Lourdes. RAP. Peter. Responsabilidades./dez. Disponível em: <http://www. CORRADO. DRUCKER. B. REFERÊNCIAS BLUTTEWORTH. Como formar equipes bem sucedidas. KLOECKNER. 10. Onésimo de Oliveira. 4. C. DONATO. G. DRUCKER.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacional-principios/13911/>. FURTADO. com.br/pdf/rap/v40n6/10. Curitiba. Disponível em: <http://www. CARDOSO.. 2009. Práticas. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. Maria de L. administradores. BOCK. São Paulo: Saraiva. ed.com. 40. 2013.. Comunicação e comportamento organizacional. C. 2013.  out. São Paulo: Pioneira de Administração e Negócios. 2009. Peter. A Nova Economia.administradores. Rio de Janeiro: Quality Mark Ed. DEMING. Acesso em: 9 out.scielo. 2013. T. v. 2007. Políticas para stakeholders: um objetivo ou uma estratégia organizacional? Rev. Joaquim.br/informe-se/artigos/o-processo-de-comunicacao/21084/>. The Next Society.. A força da comunicação.pdf>. Frank M. Acesso em: 9 out. Administração. 14.. n. nov. O Processo de Comunicação. Tarefas. São Paulo: Saraiva. Livro-Texto 111. CARAVANTES. Porto Alegre: ICDEP.. 2006.

Disponível em: <http://www.youtube. INTERNATIONAL STRESS MANAGEMENT ASSOCIATION – Brasil. FADIMAN. Disponível em: <http://www. portaldomarketing. 2013. 2013.ismabrasil. Disponível em: <http://biblioteca.com. São Paulo: Harbra./mar. 1.com.br/scielo. google.  jan.php?script=sci_arttext&pid=S1415- 65552006000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 9 out.umtoquedemotivacao. com/watch?v=kYV5ZYdx2L4>.. O processo de construção e reconstrução das identidades dos indivíduos nas organizações. Karina Ribeiro. Adm. eficácia e efetividade. O Gerente Eficaz. 1976.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Q8s-5GGjL88C&oi=fnd&pg=PA259&dq=comporta mento+organizacional&ots=mIpWZJt9qj&sig=jE8E8knFiHfxXIU6kuApKYUCMV0#v=onepa ge&q=comportamento%20organizacional&f=false>. Paulo Sergio. FÓRUM sobre o que é uma organização. CLÁUDIO. ISSO 26000: A Norma da Responsabilidade Social. James. ISMA – BR.com.  Gestão do Conhecimento. Disponível em: <http://www. Acesso em: 9 out.com/administracao/teoria-boa-e-teoria-util- uma-reflexao-dos-conceitos-da-readministracao/>. EFICIÊNCIA. 2013.br/Artigos/Eficiencia_Eficacia_e_Efetividade. Disponível em <http://www. ÉTICA Profissional. FERNANDES. ZANELLI. br/comunidades/macroanalise-das-organizacoes/311/forum/o-que-e-uma-organizacao- quais-os-seus-impactos/2524/>. José Carlos. 10. Peter. Robert. Disponível em: <http://www.aspx>. 2006. Teorias da Personalidade. o grande desafio empresarial.youtube. Maria Tereza Leme.com/ watch?v=Ds5HD74uzlQ&feature= related>. 2013. Acesso em: 9 out. Acesso em: 9 out. 2013. 21 . ESTILOS de liderança. FRAGER. 2013.terraforum. Disponível em: <http://books. Contemp. Rio de Janeiro: Zahar.com/watch?v=lZnQJLW_ qYQ&feature=related>. Portal do Marketing. As pessoas na organização. Teoria boa e Teria Útil – Uma reflexão dos Conceitos de Readministração. Disponível em: <http://www. JODANI. 2013. 2013. FLEURY.scielo..br/Paginas/OGrandeDesafioEmpresarial!.administradores.com. Acesso em: 9 out. Disponível em: <http://www. José Terra. Acesso em: 9 out. v.youtube. Acesso em: 9 out. Acesso em: 9 out. Curitiba.REFERÊNCIAS DRUCKER.br/>.htm>.com. Rev. Acesso em: 9 out. Disponível em: <http://www. Acesso em: 9 out. n. 2013. 2000. 2013.

histórico. Acesso em: 9 out. Acesso em: 9 out. 2013.com/wa tch?v=acKj9KZsS5M&feature=results_main&playnext=1&list=PL2DDEC7417FA072E3>. 2013. São Paulo: Prentice Hall.br/Portal/ Grupo_Equipe/Artigo/7368/o-espirito-de-equipe. 2013. O espírito de equipe. Acesso em: 9 out. LUECKE. Comunicação organizacional. REGO. Acesso em: 9 out. 2002.. SOUZA.youtube.com/tag/ readministracao/>. A. ROMANO.com. ORGANIZAÇÃO.youtube. v. Revista de Administração de Empresas. A. Disponível em: <http://www. 2013.br/ informe-se/artigos/o-que-e-motivacao/11360/>. Disponível em: <http://nairamodelli.administradores. Stephen Paul.youtube. REDES de Colaboração entre as Empresas. ROBBINS.br/ informe-se/artigos/o-magico-sete/59604/>. L. 42. Mario.rh. O Mágico sete. SAMPAIO. Sistemas e Métodos. Motivação. A.com. 2010./mar. Disponível em: <http://www. Disponível em: <http://www. fundamentos e processos.br/informe-se/producao-academica/importancia-do-lider-na- formacao-de-equipes/3198/>.administradores. 2013. Acesso em: 9 out. Disponível em: <http://www.administradores. Disponível em: <http://www. Acesso em: 9 out. Climas éticos e comportamento de cidadania organizacional. O que é ética nas empresas? Disponível em: <http://www. REFERÊNCIAS KUNSCH. 1. Acesso em: 9 out. 22 . Acesso em: 9 out.youtube.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacional-principios/13911/>. Roberto. Acesso em: 9 out. M. PERSONA. LICO. Disponível em: <http://www. 2005. Disponível em: <http://www.com/ watch?v=nSGilVbUvDI>. Comportamento Organizacional. RECINELLA. Comportamento Organizacional. Disponível em: <http:// www. com.com/ watch?v=pC7rfUdv2n0>. São Paulo: Saraiva. Importância do líder na formação de equipes. 2013. 2013.com.html>. 2013.administradores. 2009. Sergio Luís. 2013.com/watch?v=2Gbl0UprP_Y>. K. 2013. Margarida K. Acesso em: 9 out. Criando equipes: um guia completo para formar equipes. jan. READMINISTRAÇÃO. LIDERANÇA.com.wordpress. Rio de Janeiro: Record. n.

Output: saída. Econômica.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652005000200010&lng=pt&nrm=iso>. Maria I.youtube. GLOSSÁRIO Efetividade: sucesso no decorrer dos processos. v.. Legal.com/article/article_view. PESTLEE: variáveis contextuais nas áreas Política. Em se tratando de processos empresariais. Em se tratando de processos empresariais. há diversas disciplinas que complementam seu estudo. discutem e pesquisam assuntos que servem de base para o estudo do comportamento. a saída de produtos para venda é um exemplo. Tecnológica. Ivone G. 2013. DI CHIARA. Brasília.. o conteúdo final foi excelente. ou seja. Walt Disney Home Vídeo. Ci. ainda que tenham acontecido percalços nos processos. Efetivo: quando há sucesso tanto nos processos como no produto final realizado. por exemplo.  TRABALHO em equipe duelo de Titãs. Acesso em: 9 out. a entrada de matéria-prima é um exemplo. Das redes sociais à inovação. Ricardo.scielo. n.php?id=1299>. 23 .com/watch?v=CKgpyeU3ckc>. Eficaz: sucesso ao final do processo. suas etapas foram muito bem-desenvolvidas. Exemplo: ao realizar um projeto de pesquisas. Input: entrada. Disponível em: <http://www. tanto a Psicologia como as Ciências Sociais.responsabilidadesocial. Acesso em: 9 out. 2013. Inf. A importância da liderança em sustentabilidade. Interdisciplinaridade: união de disciplinas. Acesso em: 9 out. Disponível em: <http:// www. 2013. Social.br/ scielo. No caso da área de Comportamento Organizacional. ago. ALCARA. o que não necessariamente significa ter atingido o objetivo de satisfação do trabalho. VOLTOLINI.REFERÊNCIAS TOMAEL. Adriana R. Ecológica e Ética. 2. afinal. 34. 2005.. Disponível em: <http:// www.

Conhecer o perfil de cada colaborador. Questão 1 Resposta: O gerente deve: . Questão 2 Resposta: Alternativa A. em que a base do trabalho é por atendimento. Questão 4 Resposta: Alternativa C. deve-se realizar demissões e contratações certeiras para garantir que a empresa seja bem- avaliada na nova cidade.Avaliar o comportamento dos integrantes da equipe antiga e nova. . para realizar as demissões e contratações de forma assertiva. . Questão 5 Resposta: Alternativa B. Questão 3 Resposta: Alternativa D. Por se tratar de um trabalho de eventos.Utilizar a visão sistêmica proveniente dos estudos em Comportamento Organizacional e gerenciar atividades e pessoas ao mesmo tempo.Estudar a cultura da região e acoplá-la à cultura da sua instituição. 24 . .

Questão 10 Resposta: Não existe. de produtos e de derivados. não será possível desenvolver nenhum tipo de sistema. por exemplo. assim como uma organização. Sem a definição de um objetivo. concepção e comportamento individual. de produção. pois é ele que apresenta os motivos para a produção e o desenvolvimento de algo ou de um serviço. Questão 9 Resposta: Sim. que é formado por partes. o processo de um bolo depende exclusivamente das partes que o compõem. São: percepção. pois toda e qualquer organização depende de pensamento e planejamento estratégico executado por pessoas. Questão 8 Resposta: O elemento essencial é “objetivo”. pois sistemas precisam ser administrados. Questão 7 Resposta: O mapa de campo é um modelo estruturado. Os objetivos podem ser para atender à sociedade. Motivação. uma receita. É utilizado para estudar toda a estrutura da organização e as partes que a complementam. no caso do exemplo citado. de sistemas. Estes estudos trazem para CO ferramentas concretas para auxiliar o indivíduo de forma geral e seu comportamento na empresa como um todo. orientador. que apresenta a ideia do “todo”. 25 . seja em termos técnicos ou de pessoal. pois. A relação é evidente. para sua efetividade. de caráter didático.GABARITO Questão 6 Resposta: Trata-se da Teoria Geral do Sistema. estresse e seu controle e aprendizagem.