You are on page 1of 7

Manutenção Baterias “Carregadores Público”

OptiMate 3+, optimizador de bateria 12V, o único com função de diagnóstico - para motos e outros veículos
recreativos, e equipamentos motorizados.

PRIMEIROS CUIDADOS PARA BATERIAS!

O OptiMate 3+ pode salvar baterias que teriam sido negligenciadas, pelo contrário dos seus concorrentes, e apesar
das suas pretensões! Além disso, verifica igualmente que as baterias estão carregadas tanto quanto o seu estado de
partida lhe permite, e controla de seguida se células estão defeituosas. Por último, o OptiMate mantêm a sua bateria
de maneira certa durante uma paragem prolongada, graças ao seu ciclo de manutenção suave - 30 minutos de
descanso por hora de conexão.

Ces qualités ont persuadé de très nombreux fabricants de motos de taille mondiale à recommander l’OptiMate, en fait
plus que tous nos concurrents CONFONDUS.
Voici un bref descriptif du programme automatique à étapes multiples de l’OptiMate – s’engage dès la connexion à
une batterie 12V ayant une tension
résiduelle d’au moins 2V :

Estas qualidades persuadiram numerosos fabricantes de motos de dimensão mundial a recomendar o OptiMate,
mais que todos os nossos concorrentes CONFUNDIDOS.

Eis uma curta descrição do programa automático das etapas múltiplas do OptiMate - iniciando a partir da conexão à
uma bateria 12V que tem uma tensão residual pelo menos de 2V:

1. O OptiMate verifica imediatamente se a bateria retêm uma voltagem suficiente para lançar o programa, e se
está sulfatada ou não.
2. Em caso de sulfatação, o OptiMate aplica “os primeiros cuidados” sob forma de voltagem de 20V ** máxima,
com uma corrente fraca e durando máxima 2 horas, para levar a bateria a aceitar uma carga de maneira
“normal”.
3. Logo que o circuito detectar que este estado foi atingido (de facto logo a conexão para a maior parte das
baterias), o modo de carga principal activa-se e emite uma corrente constante, mesmo se a bateria é mais
“reticente” que a normal para aceitar a carga - situação devido ao facto de “foi esquecida” durante algum
tempo.
4. Quando os parâmetros da bateria indicam que o progresso da carga é suficiente, a etapa de verificação inicia
(exclusividade). A voltagem é limitada a um nível mais baixo e, se revelar necessário, uma acção com
voltagem pulsada elimina mais sulfatação e termina a carga. Logo que isto for verificado passamos à etapa
seguinte.
5. O OptiMate interrompe então a sua corrente durante 30 minutos e verifica a voltagem da bateria não
sustentada durante este lapso de tempos. Isto permite controlar se a bateria retêm uma carga suficiente para
o arranque do motor. O modo de manutenção é então activado.
6. Durante os 30 minutos seguintes, o OptiMate aplica uma carga de apoio, mas apenas de forma a compensar
uma perda ou consumo imposto por um acessório conectado, como um alarme, etc.

Qualquer sobrecarga e/ou sobreaquecimento da bateria está excluído, devido ao ciclo de manutenção “50%” -
voltagem flutuante e teste durante 30' e pausa os 30' seguintes. Desta maneira, a bateria continua 100% pronta mas
nunca sobrecarregada. ** O modo de dessulfatação com elevada voltagem pode iniciar apenas se a bateria for
primeiro desligada do feixe eléctrico do veículo.
Por esta razão técnica - e outras, o OptiMate não pode danificar nenhum elemento electrónico que seja. As
sugestões de risco possível como evocado em certos fóruns não têm fundamento. \ O OptiMate é recomendado para
todas as baterias chumbo-ácido de 12V de 2 à 35Ah. Pode contudo manter baterias com maior amperagem, será
necessário simplesmente mais tempos para as carregar. Conforme a todas as normas EN e IEC interessadas e
directivas CE. Larga selecção de acessórios de conexão, extensões de carga, e suportes de parede.

Garantia 2 anos.

JMP EQUIPAMENTOS - Av. 234, nº38 – Fiais da Telha – 3430-168 Carregal do Sal
Tel. 232 961 841 Fax. 232 962 417 E-mail. jmpeq@jmpequipamentos.com www.jmpequipamentos.com

com . Recomendado por 9 grandes fabricantes de motos.jmpequipamentos.com www. jmpeq@jmpequipamentos. VIDA DA  Suporte de parede substituível BATERIA OPTIMIZADA JMP EQUIPAMENTOS Av. com norma de impermeabilidade IP64  5 resultados possíveis de teste  Visualização da corrente de carga  Conector com olhais optimizado  Auto alinhamento dos pinos UNICO !!! CICLO DE MANUTENÇÃO  Ligação fio/aparelho anti dobra FLUTUANTE A 50% DO TEMPO. by www. 232 962 417 E-mail. Certamente não é coincidência ! Agora o novo OptiMATE4 estabelece A NOVA REFERÊNCIA !  Recuperação normal + «turbo» para baterias «de rastos»  Painel com 10 LEDs para informações mais detalhadas  Capa elegante bicolor. nº38 Fiais da Telha 3430-168 CARREGAL DO SAL Tel. 232 961 841 Fax.com OptiMate : Reconhecido como o melhor optimizador de baterias do mundo. 234.tecmate-int.

jmpeq@jmpequipamentos. A conexão via CAN-bus necessita o acessório opcional TM-72 OptiMate 4 DUAL PROGRAM.com . 234.o OptiMate 4 DUAL PROGRAM encarregasse-a de manter automaticamente a sua bateria até à sua desconexão. Graças à sua activação automática. recupera. JMP EQUIPAMENTOS . Prolongando a duração de vida da sua bateria até a 400%. DUAL PROGRAM OptiMate 4 DUAL. está agora disponível com um PROGRAMA DUPLO que diagnostica. 232 962 417 E-mail. Battery performance guaranteed! Garantia 2 anos. 232 961 841 Fax. O OptiMate 4 DUAL PROGRAM tem uma fase de recuperação por IMPULSOS de fraca voltagem para uma recuperação ainda mais eficaz de baterias sulfatadas em muito mau estado. Carregue a bateria em conexão directa ou escolhem o programa «CAN-bus» para carregar via o ficha 12V se a sua moto for equipada de tal sistema.Av.com www. assim como a sua caixa impermeável astuciosa com orifícios de fixação integrados e um rendimento energético optimizado. nº38 – Fiais da Telha – 3430-168 Carregal do Sal Tel. Um Carregador testador de bateria convivial dês da sua conexão. o OptiMate 4 DUAL PROGRAM guardará a sua bateria em bom estado e preparado a funcionar durante meses. testa e mantém a sua bateria de maneira óptima. e 100% automática.jmpequipamentos. carrega. nenhuma necessidade da chave na ignição . o aparelho todo-em-um o ultimo nascido para uma manutenção da sua bateria 12V.

na sua caixa desing.jmpequipamentos. o modo “standby” confirma uma manutenção com um consumo ultra baixo. n. com toda a segurança.º 38 – Fiais da Telha3430-168 Carregal do Sal Tel. Logo a conexão. automóveis e barcos 12V • Recupera as baterias sulfatadas • Optimiza potência e prolonga a vida das baterias • Aviso precoce de defeito de bateria • Ciclo único de teste e de manutenção • Gestão automática de carga ampmatic: de 0. 232 962 417 E-mail: jmpeq@jmpequipamentos.4 a 5 amperes O novo OptiMate 6 ampmaticTM é o carregador mais avançado e polivalente do mundo na manutenção e teste de baterias. 232 961 841 – Fax. mês após mês. e que tenham sido julgadas “mortas” antes disso. Quando a carga está completa. prolongando assim a sua duração de vida até os 400%! JMP EQUIPAMENTOS Avenida 234. Uma versão melhorada do famoso programa OptiMate TM de dessulfuração com etapas múltiplas voltará a dar uma nova vida a numerosas baterias em descarga profunda.com . fresca. Tudo em um.com – www. A sua bateria fica guardada em estado de carga optimizada. robusta. à prova dos salpicos e com fixação fácil à parede. o microprocessador ampmaticTM estabelece um diagnóstico da bateria e determina a corrente e programa de carga adequado. Tecnologia inovadora para as baterias motos de alta cilindrada.

232 961 841 – Fax. turbo e modo forçado) Limite do tempo de carga 48 horas (etapa de manutenção ilimitada) Ciclo de teste e manutenção 30 minutos em 30 minutos (alternância horária) Teste de retenção de carga 5 resultados possíveis passando de “bom até mau” Dimensões 199 x 71 x 61 mm Peso 740 g Classificação da estanquidade IP54 Fixação Na parede.Como funciona 1.3 V. a corrente é forçada. e obviamente carregada de maneira optimizada.4 V durante esta fase. 8. este é prolongado de 12 horas (no máximo) para um resultado definitivo. o controle das perdas (bateria ou circuito eléctrico) começa. o processador ampmatic avalia os parâmetros eléctricos para detectar eventuais perdas devidas a um curto-circuito entre células. Programação: O processador ampmatic controla o estado da bateria e determina o programa mais apropriado.8V 2.com – www. GEL e Tradicionais De 15 a 240 Ah Gestão do programa Microprocessador ampmaticTM Corrente máxima de entrada 0. Se a voltagem cai abaixo dos 12. 6. Absorção e igualização: Durante 10 minutos. 232 962 417 E-mail: jmpeq@jmpequipamentos. Carga de manutenção “floating”: Durante um período alternado de 30 minutos e com um limite de 13.0 Amperes Dessulfuração automática De etapas múltiplas (alta voltagem.jmpequipamentos.001A Corrente de saída em carga principal De 0. 4. oferece-se a bateria uma carga personalizada. O Optimate 6 pode ficar ligado indefinidamente.55 A sob 220V Custo energético anual em media <1€ em manutenção contínua Corrente de retorno (exemplo: corte na rede AC) < 0. Testes de 30 minutos vão ser repetidos a cada hora até a desconexão. O resultado pode ser visto numa simples olhadela no painel LED.º 38 – Fiais da Telha3430-168 Carregal do Sal Tel. Se um estado de carga não está óptimo. Célula em curto-circuito: Após 10 minutos.4 a 5. permitindo-lhe compensar qualquer descarga interna. Se a bateria passa este primeiro teste de 30 minutos. Inicialização: O Optimate 6 controla a sua conexão à bateria – voltagem mini. 3. a voltagem é limitada a 13. 5. de maneira a actualizar o resultado em permanência. Verificação de carga: Durante 5 minutos. Dessulfuração e recuperação: Se necessário.6 V e o processador ampmatic vigia a corrente ainda absolvida pela bateria.6 V.com . o programa volta a passar em modo de absorção durante 10 minutos suplementares. fusível e capucho Acessórios incluídos TM-74 Pinças de carga Temperatura de serviço De -40 a + 50ºC Garantia 3 anos JMP EQUIPAMENTOS Avenida 234. 1. fazendo oscilar a voltagem entre 13. e torná-las de novo carregáveis. consoante a evolução das suas características eléctricas.7 e 14. a bateria ficará óptima com toda a segurança. n. ou devido a presença de consumidores eléctricos. 9. Carga principal: O processador ampmatic determina e reajusta em permanência a corrente de carga individualmente em função de cada bateria. Especificações técnicas Convém às baterias MF-AGM. com facilidade Cabo de entrada 2m Cabo de saída 2m TM-71 Cabo de ligação com olhais. ajudando assim a igualização das células. 2 ou 3 etapas de alta voltagem esforçada são efectuadas afim de recuperar as baterias (fora do veículo). 7. o teste pára. Teste de retenção da carga: Quando uma carga óptima foi conseguida.

GARANTIA 2 anos JMP EQUIPAMENTOS Avenida 234. • O circuito inicia e tenta recarregar todas as baterias 12V chumbo ácido tendo ainda pelo menos 2V de corrente residual. Quer dizer que a bateria esteja fortemente descarregada. • 3m para o cabo de saída mais 2 acessórios. n. • Protecções electrónicas completas contra os erros de utilização como curto-circuito em saída e polaridades invertidas.com . cada carregador é entregue com um jogo de pinos de plástico que podem ser montados nos orifícios previstos.com – www. • Uma larga selecção de acessórios de conexão. Esses batentes apoiam-se na parede para uma melhor repartição da massa. AccuMate Compact Este carregador optimizador compacto de alta qualidade com 4 etapas para todas as baterias chumbo-ácido 12V liga-se directamente á tomada mural. o AccuMate Compacto pode também manter baterias de maior dimensão (o tempo de carga será simplesmente mais longo).jmpequipamentos.5m.º 38 – Fiais da Telha3430-168 Carregal do Sal Tel. 232 961 841 – Fax. um cabo com olhais de metal para ligação permanente os bornes da bateria (bateria no veículo). • Recomendado para todas as baterias 12V chumbo-ácido de 2A à 32Ah. que se não é concentrada sobre a única tomada e podida de gerar danos nos pólos do carregador. um cabo com pinças crocodilo para cargas fora do veículo. 232 962 417 E-mail: jmpeq@jmpequipamentos. Além disso. incluindo uma extenção de carga de 2. • Inibição automática de faíscas mesmo em caso curto-circuito • Em conformidade com todas as normas EN e IEC interessadas e directivas CE.

com variações de corrente e voltagem automáticos. Isto implica um diálogo contínuo com a bateria. recarrega a bateria completamente e mantém com toda a segurança durante meses. Sem fusíveis que podem queimar. “calcium”. 234. 4 etapas de carga.jmpequipamentos. a fim de guardar em condição perfeita o tempo que será necessário. qualquer que seja a razão. • TAMANHO DAS BATERIAS RECOMENDADAS: de 4Ah (Amperes Hora) à 75Ah de capacidade nominal.emitido regularmente até a obter a carga mais eficaz. Grande fiabilidade. nº38 Fiais da Telha 3430-168 CARREGAL DO SAL Tel. • 1. Seleccionar simplesmente a posição 6V ou 12V.conectar e… esquecer! O AccuMate 6/12 é interactivo. • ARMAZENAMENTO A LONGO PRAZO . Garantia 2 anos JMP EQUIPAMENTOS Av. • CARREGADOR INTELIGENTE 100% AUTOMÁTICO . 232 962 417 E-mail. “calcium-calcium” etc. a rede eléctrica e o carregador farão o resto. O circuito de saída corta-se automaticamente em caso de interrupção da conexão para a bateria. compensação de temperatura. O programa automático de 4 etapas efectua uma carga à 100% para um desempenho óptimo.com www. • Certificação CE. Particularmente apreciado pelos coleccionadores de veículos antigos.com . Sistema de inibição de faíscas. AccuMate 6/12 O AccuMate 612 é ideal para os que querem um carregador optimizador automático fiável e eficaz para todos os tipos de baterias 6V e 12V.2A de CORRENTE de CARGA . manutenção automática e sem risco durante meses. conectar à bateria. tanto para baterias de arranque como estacionárias. • Protecção electrónica integral contra curto-circuito entre as pinças e as inversões de polaridades. jmpeq@jmpequipamentos.o AccuMate 6/12 é 100% interactivo. Certificado com todas as à directivas CE e normas EN. 232 961 841 Fax. • PARA TODAS AS BATERIAS CHUMBO-ÀCIDO 6V e 12V – com tampas e seladas de todos tipos.