You are on page 1of 4

ESCOLA PROFISSIONAL ATLÂNTICO CLASSIFICAÇÃO

Ano Letivo 2016/2017

Curso: Técnico de Informática de Gestão Turma: H ,
(_________________)
Disciplina: Português Módulo nº 1 Ano: 1.º

Data:____ /____/____ Professor: Pedro Oliveira RUBRICA

1ª Av. 2ª Av.  1ª Av. Extraordinária  2ª Av. Extraordinária 

NOME: Fátima José do Tanque de Sousa Nº: 3865

Teste de Avaliação Sumativa

Grupo I (10 valores)

Querida mãe, querido pai. Então que tal? Cá chegou direitinha a encomenda
Nós andamos do jeito que Deus quer Pelo "expresso" que parou na Piedade
Entre os dias que passam menos mal Pão de trigo e linguiça pra merenda
Lá vem um que nos dá mais que fazer Sempre dá para enganar a saudade

Mas falemos de coisas bem melhores Espero que não demorem a mandar
A Laurinda faz vestidos por medida Novidades na volta do correio
O rapaz estuda nos computadores A ribeira corre bem ou vai secar?
Dizem que é um emprego com saída Como estão as oliveiras de "candeio"?

Já não tenho mais assunto pra escrever
Cumprimentos ao nosso pessoal
Um abraço deste que tanto vos quer
Sou capaz de ir aí pelo Natal.

dores de estômago. Faz pessimamente à saúde. borbulhas. Às vezes. Estar apaixonado é investir uma fortuna que demorou anos a amealhar num negócio de alto risco. Rouba a fome e mata a sede. Tira o sono e dá speed. acima transcrita. prisão de ventre.. Porque a paixão é melhor de que qualquer bebida. Provoca insónias. Atenta na letra da canção dos Rio Grande. Uma pessoa apaixonada vai aonde quer porque passa de repente a desconhecer os seus limites. ( . suores frios. Podemos considerar o último verso um Post Scriptum? Grupo II (5 valores) Tratado da paixão Não há nada melhor do que estar apaixonado. obsessão por chocolates. olheiras. justificando a tua resposta com passagens textuais. 4. fazer confidências. até faz o cabelo ficar oleoso. falta de apetite.. Estar apaixonado é um estado de graça e de desgraça. tonturas. desejo e anos de vida. Perde-se a noção de tempo. 2. 3. Primeiro entranha-se. Identifica o remetente (ou remetentes). e os seres simples em criaturas acéfalas. até ao ridículo. vontade.1. A que tipo de textos de caráter autobiográfico pertence? Exemplifica a tua resposta com uma passagem do texto. E ainda por cima fazê-lo conscientemente. A paixão dá para tudo. Moída.. dores de ouvidos e dores de cabeça. ) . Distraída. droga ou paraíso terrestre. destinatários da mensagem e locais onde ambos habitam. ( . Depois estranha-se. Faz subir a tensão e provoca taquicárdia. espaço.. namorar ao luar a beber coca-colas de lata e sentir-se mais feliz do que se estivesse numa suite do trigésimo andar do Pierre em Manhattan a beber Don Perignon. ) Mas a paixão também tem o seu reverso. Torna as pessoas inteligentes em seres simples. Uma pessoa fica diminuída. Para rir e chorar. Classifica a carta quanto ao tipo. Nem pior. Ganha- se força.

mesmo que seja amanhã. A figura de estilo usada na frase anterior é: a) a metáfora. A paixão faz- nos sentir prisioneiros e livres ao mesmo tempo. Margarida Rebelo Pinto Tendo em conta o texto que escutou (uma crónica de Margarida Rebelo Pinto). Mas nada conta. 1. É preciso viver a paixão até ao fim. A expressão "Estar apaixonado é investir uma fortuna que demorou anos a amealhar num negócio de alto risco" significa que: a) a paixão é uma forma de se perder. c) ao ridículo da paixão. b) para se viver uma paixão é preciso ser-se rico. assinalando a hipótese correta. c) a antítese. responda ao questionário de escolha múltipla. . c) se arrisca tudo por uma paixão. 2. b) a comparação. 4. E não há nada melhor do que saber que se tem asas e não voar. só para ficar no ninho e esperar que um dia o ovo choque e dele nasça o fruto da paixão. Não só ficamos completamente desarmados como nos tornamos em seres infelizes. b) um estudo explicando o tema da paixão. pior ainda. porque o que conta é o que se sente aqui e agora. c) um contrato em nome do amor. não há nenhum igual a outro. os dias são todos azuis e apesar de terem sempre 24 horas. porque faça chuva ou faça sol. 3. O assunto abordado refere-se: a) aos aspetos positivos da paixão. qual Indiana Jones. Estar apaixonado é como partir à procura de um tesouro. As Crónicas da Margarida. b) às contradições da paixão. Ficamos à mercê do mundo e. O título do texto relaciona-se com: a) uma doença de alguém apaixonado. mas sem pistola nem chicote. de nós próprios.

. de 80 a 120 palavras. identificação dos diferentes estados de espírito experienciados.5. os apaixonados caracterizam-se por: a) fortes desejos consumistas. b) à vontade de. 7. Num texto autobiográfico. 6. c) uma imensa fragilidade. b) serem racionais. A expressão "à mercê de" significa: a) à volta de. A autora deseja transmitir ao leitor que: a) a paixão dá mais desgostos do que alegrias. c) familiar. c) a paixão tem duração limitada. b) corrente. c) ao contrário de. por isso não vale a pena investir nela. O registo de língua predominante no texto é o seguinte: a) cuidado. desenvolve a afirmação tendo em conta: momentos inesquecíveis da tua vida. Normalmente. 8. Grupo III (5 valores) Todos nós nos emocionamos. b) é preciso investir na paixão enquanto ela dura.