Experimento 8 : Compostos de elementos do grupo 16

ANTES DA AULA! Procure as frases H/P na página da Sigma-Aldrich
(http://www.sigmaaldrich.com/brazil.html) para os compostos químicos: MnO2, H2O2, enxofre. Elabore
uma tabela (ESCRITA Á MÃO!) contendo o nome do composto, a fórmula, as frases H/P resumidas e
por extenso, as categorias, os símbolos de risco e seus respectivos pictogramas. Faça as questões
relacionadas a cada experimento.

Experimento 8.1: Redução de MnO2

H2SO4(l) + MnO2(s) → MnSO4(aq) + H2O(l) + ½ O2(g)
(Cor:________) (Cor: ________)

(Estado físico: ________) (Estado físico: ________)

Material: Tubo de ensaio, pinça para tubo de ensaio, raque para tubo de ensaio, bico de Bunsen,
palito de madeira.

Químicos: MnO2 cristalino, H2SO4 concentrado.

Procedimento:
Em um tubo de ensaio seco, aqueça 2 mL de H2SO4 concentrado na presença de uma pequena
(PEQUENA!!) quantidade de MnO2. Coloque um palito de madeira em brasa na parte superior do tubo
de ensaio. Observe e faça suas anotações.

Questões para refletir:
1) O que ocorre com o palito de madeira em brasa?
2) Determine o número de oxidação do Mn antes e após a reação.
3) Sabendo-se que o manganês é reduzido durante a reação, diga qual é o elemento que se
oxida.

Experimento 8.2: Decomposição de H2O2 catalisada por MnO2

MnO2

H2O2(aq) → H2O(l) + ½O2(g)

Material: Tubo de ensaio, pinça para tubo de ensaio, raque para tubo de ensaio, bico de Bunsen,
palito de madeira.

Químicos: MnO2 cristalino, solução de H2O2 (10 %).

1

Compare a cor e a textura destes materiais obtidos em diferentes temperaturas. retire do fogo e deixe esfriar sem movimentar o cadinho até o final da aula. Na próxima semana serão avaliados no microscópio. Ao atingir a temperatura de 114. Procedimento: Em um cadinho de porcelana.5oC – Temperatura de fusão 160oC .O enxofre fica novamente liquido Questões para refletir: 8) Observe o material resultante ao manipulá-lo. Aqueça. bico de Bunsen. tripé. adicione uma espátula de enxofre. obtidas em diferentes condições: < 96oC – Estrutura rômbica o > 96 C – Estrutura monoclínica 114. coloque um palito de madeira em brasa na parte superior do tubo de ensaio. Observe e faça suas anotações. Esta reação é de desproporcionamento ou comproporcionamento? Explique. faça o mesmo procedimento. adicione 2 mL de H2O2 (10 %) e uma pequena (PEQUENA!!) quantidade de MnO2. No segundo cadinho. Químicos: Enxofre cristalino.Massa viscosa que não escoa pelo tubo invertido ~ 440oC .5oC (coloração amarela).Aumenta da viscosidade o 200 a 250 C . Questões para refletir: 4) Qual é o comburente responsável pela chama no palito em brasa? Qual é a sua origem? 5) No triângulo do fogo é necessário combustível. comburente e calor (energia de ativação). Caso haja desenvolvimento de gás.Procedimento: Em um tubo de ensaio seco. água e oxigênio molecular. tela de amianto. 2 . Estruturas no estado sólido.3: Fusão de enxofre Material: Cadinho de porcelana. retire do fogo e deixe esfriar sem movimentar o cadinho até o final da aula. Experimento 8. Qual é o combustível? 6) Qual é a função do MnO2 na reação? 7) Determine o NOX do oxigênio nas seguintes espécies: peróxido de hidrogênio. no entanto continue aquecendo o enxofre até adquirir uma coloração escura (440oC).

Repita o experimento com ácido sulfúrico concentrado. somente aquecer se necessário. separe por filtração o grânulo de zinco que não reagiu e descarte o restante. cobre em pedaços. pinça para tubo de ensaio. 9) O que são formas alotrópicas? Pesquise sobre as formas alotrópicas do enxofre. Ao final do experimento. Observe e faça suas anotações. adicione um grânulo de zinco e H2SO4 diluído. raque para tubo de ensaio.4: Reação de enxofre com metais Cu(s) + S(s) → CuS(s) (cor:____) (cor:____) (cor:____) Material: Tubo de ensaio. Aqueça se necessário. Caso o resíduo permanecer. deixá-lo dentro do tubo e indicar através de bilhete que é resíduo de cobre. Ao final do experimento. Observe e faça suas anotações. Experimento 8. remova o resíduo do tubo com ácido sulfúrico concentrado. Procedimento: Em um tubo de ensaio. pinça para tubo de ensaio. bico de Bunsen. Químicos: Enxofre em pó. grânulo de zinco. Cite as fontes pesquisadas. do enxofre e do sulfeto de cobre. 13) Há alguma relação entre a concentração do ácido sulfúrico e os produtos obtidos nas duas reações? 3 . raque para tubo de ensaio. Questões para refletir: 11) Determine o NOX do cobre. Experimento 8. Procedimento: Aqueça um tubo de ensaio contendo enxofre em pó e dois pedaços de cobre.5: Reação de ácido sulfúrico com metais Ácido diluído: Zn(s) + H2SO4(aq) → ZnSO4(aq) + H2(g) Ácido concentrado: Zn(s) + 2H2SO4(l) → ZnSO4(l) + 2H2O(l) + SO2(g) Material: Tubo de ensaio. Questões para refletir: 12) Determine as espécies que se reduzem e se oxidam em cada reação. ácido sulfúrico concentrado. 10) Pesquise sobre o processo de vulcanização de borrachas e sobre a utilização do enxofre neste processo. bico de Bunsen. Químicos: Ácido sulfúrico 2 mol/L. Observe e faça suas anotações.

bastão de vidro. Procedimento: Pese 12 g de açúcar em um béquer de 200 mL e umedeça-o com 2 mL de água. palito de madeira. Procedimento: Molhe parte do palito de madeira em ácido sulfúrico concentrado disponível na proveta da capela. Aqueça o palito diretamente no bico de Bunsen. água destilada. Químicos: Ácido sulfúrico concentrado. Observe e faça suas anotações. dentro de um tubo vazio. raque para tubo de ensaio. Observe e faça suas anotações. proveta graduada de 50 mL. açúcar refinado. balança. Químicos: Ácido sulfúrico concentrado.6: Reação de ácido sulfúrico concentrado com material orgânico (C6H10O5)x(s) → 6C(s) + 5H2O(l) Material: Tubo de ensaio. Na capela. 14) Complete a tabela e responda o que se pode concluir com relação ao potencial oxidante do ácido sulfúrico nas seguintes condições: Ácido Sulfúrico A frio A quente Diluído Concentrado Experimento 8. e adicione rapidamente (mas com cuidado!!) 10 mL de ácido sulfúrico concentrado. bico de Bunsen.7: Reação de ácido sulfúrico concentrado com material orgânico (Lava preta) H2SO4 C12H22O11(s) → 12C(s) + 11H2O(l) Material: Béquer 150 mL. Qual é a composição da madeira? Experimento 8. posicione um bastão de vidro no centro do béquer contendo açúcar e água. Questões para refletir: 16) Em que condições o ácido sulfúrico atua como um agente oxidante? E como um agente desidratante? 4 . Leve o palito até a bancada com cuidado. Questões para refletir: 15) O ácido sulfúrico concentrado é conhecido como um agente desidratante da matéria orgânica. pipeta graduada de 10 mL. pinça para tubo de ensaio.

dióxido de enxofre (SO 2 ) gasoso aquecido entra pela parte inferior de um reator chamado torre de Glover onde é lavado com o que é chamado de “vitríolo nitroso” (ácido sulfúrico com óxido nítrico. nitrogênio. O ácido sulfúrico é formado por uma série complexa de reações. embora na literatura encontrem-se discussões sobre sua tecnologia e sua complexa química.Exercício: Descreva a preparação de ácido sulfúrico pelo processo histórico da câmera de chumbo (lead chamber process). Parte do dióxido de enxofre é oxidado a trióxido de enxofre (SO3) e dissolvido no banho ácido para formar o ácido de torre ou ácido de Glover (aproximadamente 78% de H 2SO4 ). dissolvidos nele). No processo das câmaras de chumbo. e misturado com óxido de nitrogênio (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2) gasosos. Podem existir de três a seis câmaras em série. O ácido produzido nas câmaras. contém de 62% a 68% de H2SO4. Logo que os gases passam pelas câmaras. Os óxidos de nitrogênio e o dióxido de enxofre que não haviam reagido se dissolvem em ácido formando o vitríolo nitroso utilizado na torre de Glover. SO2 + NO2 → NO +SO3 NO + NO2 + H2O → 2 HNO2 SO 3 + H2O → H2SO4 HNO2 + H2SO3 → H2SO4 + diversos subprodutos 5 . O processo das câmaras de chumbo é considerado um processo obsoleto. óxidos de nitrogênio. Da torre de Glover uma mistura de gases (que inclui dióxido e trióxido de enxofre. NO2 . e dióxido de nitrogênio. oxigênio e vapor) é transferida a uma câmara recoberta por chumbo onde é tratado com mais água. passam a um reator chamado torre de Gay-Lussac onde são lavados com ácido concentrado esfriado (proveniente da torre de Glover). onde os gases passam por cada uma das câmaras em sucessão. A câmara pode ser grande espaço em forma de caixa ou um recinto em forma de cone truncado. Os gases remanescentes são usualmente liberados na atmosfera. condensa nas paredes e é acumulado no piso da câmara. geralmente chamado ácido de câmara ou ácido de fertilizante. NO.

5 8.2 8.3 8.4 8. RESÍDUOS AULA PRÁTICA VIII: Compostos de elementos do grupo 16 Bombona Experimentos 8.6 8.7 Mercúrio Cobre Prata Iodo Cianeto Halogêneos Ácidos Orgânicos Básicos Orgânicos Ácidos Inorgânicos Básicos Inorgânicos Inorgânicos Metálicos Lista de Materiais para AULA PRÁTICA VIII: Compostos de elementos do grupo 16 Por grupo: 12 tubos de ensaio Pinça para tubo de ensaio Raque para tubos de ensaio Bastão de vidro 1 Béquer 200 mL 2 Béqueres 100 mL Cadinho de porcelana Pipeta graduada de 10 mL Pipeta Pasteur + tetina Balança Tripé Tela de amianto Bico de Bunsen Palito de madeira Frasco lavador Caixa de fósforos Na capela: Proveta de 50 mL Estante para tubo de ensaio Par de luvas Na bancada de resíduos: Erlenmeyer Funil Papel de filtro Lista de Químicos para AULA PRÁTICA VIII: Compostos de elementos do grupo 16 Ácido sulfúrico concentrado + béquer Ácido sulfúrico 2 mol/L + pipeta Pasteur + tetina Solução de H2O2 (10 %) + pipeta Pasteur + tetina Açúcar refinado + espátula Grânulo de zinco + espátula Enxofre em pó + espátula MnO2 cristalino + espátula Cobre em pedaços + espátula 6 .1 8.

Esses alótropos podem se diferenciar por dois motivos principais. No entanto. Todos esses alótropos do enxofre podem ser encontrados em locais propícios a erupções vulcânicas. o S2 começa a se dissociar em enxofre atômico (S0). também chamado de enxofre alfa (α) e o Enxofre Monoclínico (enxofre beta (β)). Seus alótropos principais são: rômbico e monoclínico. entre as temperaturas de 444. Mineiro de enxofre em cratera do vulcão. Enxofre Rômbico ou ortorrômbico. incluindo as moléculasde S2. 7 .6 ºC e 1 000 ºC. 2. que se diferenciam pela quantidade de átomos em cada molécula. S6 e S8. os alótropos mais importantes do enxofre são dois: o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico. S4. Sua tomicidade: a quantidade de átomos que forma a molécula. na Indonésia* Alotropia é a propriedade que certos elementos químicos possuem de formar diferentes substâncias simples. No entanto. em 2010. Estrutura: O arranjo dos átomos no retículo cristalino é diferente em cada forma alotrópica. O enxofre (S) é um elemento que possui a maior variedade de formas alotrópicas. que são: 1. substâncias formadas apenas por um único tipo de elemento. As diferentes substâncias formadas são chamadas de formas ou variedades alotrópicas ou de alótropos. isto é. acima de 1 000 ºC. com a mínima proteção num ambiente de trabalho perigoso.Alotropia do Enxofre A alotropia do enxofre é uma propriedade que esse elemento tem de formar várias substâncias simples diferentes.

sendo que a diferença entre os dois está no arranjo espacial dos átomos no retículo cristalino. Conforme se pode ver na imagem abaixo.Ambos são formados pela mesma fórmula molecular. S8. enquanto o monoclínico tem a forma de agulhas e são opacas: 8 . o enxofre rômbico se apresenta na forma de cristais amarelos e transparentes.

07 g/cm3 a 20 ºC. ambos são um pó amarelo. inodoro. insolúvel em água e muito solúvel em sulfeto de carbono (CS2). ponto de fusão igual a 112. O enxofre também é utilizado na produção da pólvora negra. Isso torna a borracha natural mais resistente e flexível. que. por sua vez. 9 . inseticidas. Em condições ambientes.8 ºC e ponto de ebulição igual a 444. formando um polímero tridimensional. ponto de fusão igual a 119 ºC e o mesmo ponto de ebulição do enxofre rômbico.96 g/cm3 a 20 ºC. sendo que a principal é na produção do ácido sulfúrico. pronta para diversos usos. o rômbico é o mais comum. Outra aplicação importante do enxofre é na vulcanização da borracha. como a fabricação de pneus. O enxofre possui várias utilizações industriais. com o enxofre servindo de ponte entre as cadeias carbônicas. é bastante utilizado na fabricação de diversos produtos. H2SO4. muitas vezes o consumo do ácido sulfúrico pode indicar o grau de desenvolvimento de um país.6 ºC.Entre essas duas formas alotrópicas do enxofre. sob aquecimento e na presença de catalisadores. Ele possui densidade igual a 2. que é a adição de 2 a 30 % de enxofre à borracha. como antibióticos à base de sulfa. cosméticos e produtos farmacêuticos. O monoclínico tem densidade de 1. Devido a sua importância econômica.