You are on page 1of 4

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

2ª. AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA
2º. Semestre de 2013
Profa. Keila Mara Cassiano (UFF)

GABARITO

1) (3,0 pontos) Um escritório adquiriu alguns aparelhos celulares, sendo uns com
tecnologia 2G, outros com tecnologia 3G e os demais com tecnologia 4G. Destes,
alguns são novos e outros são usados. A tabela abaixo ilustra a situação deste
escritório em relação a aparelhos celulares:

Aparelhos 2G 3G 4G Total
Novos 15 05 25 45
Usados 35 20 10 65
Total 50 25 35 110

Para que a equipe de campo possa trabalhar de forma democrática, a distribuição de
celulares é feita através de sorteio aleatório. Suponha que o primeiro celular vai ser
sorteado para ir para campo, qual a probabilidade de ele:
a) ter tecnologia 3G?
b) ser novo?
c) ser usado e ter tecnologia 2G?
d) não ter tecnologia 2G?
e) ser novo, dado que a tecnologia é 4G?
f) ter tecnologia 3G ou ser usado?

Solução: Considere os eventos a serem considerados:
N: o aparelho é novo
U: o aparelho é usado

a) Ao todo temos 25 aparelhos 3G dos 110 disponíveis no escritório. Assim, teremos:

b) Ao todo temos 45 aparelhos novos dos 110 disponíveis no escritório. Assim, teremos:

c) Temos exatamente 35 aparelhos que são usados e tem a tecnologia 2G, conforme a
célula cruzando estes dois eventos na tabela. Assim:

d) Os aparelhos que não tem a tecnologia 2G, tem a tecnologia 3G ou 4G. Temos 25
aparelhos 3G e 35 aparelhos 4G. Assim, teremos 25+35=60 aparelhos que não são 2G.
Logo:

e) Probabilidade condicional:

Neste lote há 60 peças das quais 5 são defeituosas. Solução: Para que dois eventos A e B sejam independentes. uma após a outra. Considere o evento: D: a peça é defeituosa. b) a primeira ter a mesma condição da segunda se as retiradas são feitas com reposição. Determine a probabilidade de: a) a primeira ser defeituosa e a segunda não ser defeituosa se as retiradas são feitas sem reposição. Observem que são 5 peças defeituosas e 55 perfeitas ( ). .0 pontos) Considere um lote de peças fabricadas por uma determinada industria.f) Probabilidade da união: ********************************************************************** 2) (1. deve-se verificar se No nosso problema deveremos verificar sobre 4G e N.0 ponto) Ainda sobre a tabela da questão anterior. Temos que: Assim: Logo: Logo: os eventos não são independentes. verifique se os eventos “o aparelho tem tecnologia 4G” e “o aparelho é novo” são independentes. c) as duas serem defeituosas se as retiradas são feitas sem reposição. Duas peças são retiradas aleatoriamente deste lote. Solução: Para todos os itens deveremos considerar os resultados com duas posições onde a primeira refere-se a primeira retirada e a segunda posição a segunda retirada. ********************************************************************** 3) (2.

Assuma que o fechamento dos relés ocorre de forma independente. as retiradas são feitas sem reposição. 30%. B e C. Determine a probabilidade de se conduzir eletricidade do ponto A para o ponto B.a) Neste item. Assim: ********************************************************************** 5) (2. 30%. ********************************************************************** 4 (2. Uma lâmpada é selecionada aleatoriamente deste supermercado. o que implica em independência dos eventos. 40% e 50%.0 pontos) A figura abaixo representa um circuito elétrico onde as probabilidades de fechamento dos relés 1. o mesmo acontece com 3% do fabricante B e 4% do fabricante C.2. Determine a probabilidade de ela: . Solução: Note que para haver a passagem de energia ou os relés 1 e 2 estão fechados ou os relés 3 e 4 estão fechados. o fabricante B.3 e 4 são. c) Observe as retiradas sem reposição. 40% e o fabricante C. então há duas situações: as duas são defeituosas ou as duas são perfeitas. Sabe-se que 2% das lâmpadas produzidas por A chegam queimadas no supermercado. b) As duas peças têm a mesma condição. 20%. visto que uma já foi retirada. O fabricante A é responsável por 30% das lâmpadas. respectivamente. Significa que na segunda extração haverá apenas 59 peças.0 pontos) As lâmpadas de um supermercado são provenientes de 3 fabricantes: A. Observe que as retiradas são feitas com reposição.

. a) estar queimada. Solução: Considere o evento: Q: a lâmpada está queimada. usar o Teorema da Probabilidade Total: b) Teorema de Bayes. b) ter sido fabricada por A. a) Para este item. sabendo que está queimada.