Ebook gratuito

- ender
- ós

Victor Reuther Arquitetura Digital

Conteúdo
 Prefácio

 Melhorando a sua modelagem

 Controles de iluminação

 A importância dos materiais

 Qualidade X Tempo de render

 A importância da pós produção

 Seja autocrítico

CAPÍTULO 01
PREFÁCIO

Espero que este material proporcione a você uma visão mais ampla sobre esta incrível forma de fazer arte. instrutor e criador do portal de cursos online Victor Reuther Arquitetura Digital. Este ebook foi feito com carinho para você que trabalha com maquetes eletrônicas e sente que precisa melhorar seus resultados. configuração e pós prodrução. ressaltando que toda a parte conceitual se aplica também a outros softwares. profissional da área de maquetes eletrônicas. pesquisas. Vray e Photoshop. Prefácio Seja muito bem vindo. Todo o conteúdo que você verá a seguir é fundamentado em longos anos de estudos. tanto conceitual quanto prática da produção de uma boa maquete eletrônica. práticas e cursos onde pude entender a fundo toda a parte. materiais. Nas páginas seguintes falaremos sobre toda a parte conceitual desde a base (modelagem) passando por iluminação. Para a parte prática do material utilizaremos os programas Sketchup. me chamo Victor Reuther. Aqui você irá encontrar conceitos fundamentais que sem dúvidas quando começar a colocar em prática sentirá uma grande evolução em seus trabalhos. .

CAPÍTULO 02 MELHORANDO A SUA MODELAGEM .

prática e observação da metodologia de trabalho de grandes artistas da área. Tendo a consciência de que boa parte desse conhecimento não é intuitivo irei passar alguns conceitos essenciais que você deverá se atentar na hora da modelagem.MELHORANDO SUA MODELAGEM A base de qualquer maquete virtual bem feita começa na modelagem. ressaltando que esses conceitos não foram determinados por mim e são frutos de muito estudo. 6 . Hoje com o crescimento de profissionais que produzem renders para visualização arquitetônica sem uma base sólida de estudos percebemos muitos trabalhos onde não é dada a devida atenção a este tópico importantíssimo! Precisamos ter em mente que a qualidade da modelagem é diretamente ligada a qualidade do render.

7 . ou seja. As referências são fundamentais pois nossa memória pode literalmente nos enganar. nosso maior inimigo é a nossa concepção de realidade. a não ser que passássemos um grande tempo analisando visualmente o mesmo.MELHORANDO SUA MODELAGEM REFERÊNCIAS O primeiro ponto que gostaria de destacar seria a utilização de referências em seus trabalhos. temos as informações visuais mas não são precisas. formato e escala são bem menores do que se você fizer de acordo com o que sua mente pensa que é correto. infelizmente não somos capazes de lembrar exatamente de um objeto em todos os seus mínimos detalhes. Ao utilizar referências em sua modelagem a chance de acontecer erros de proporção. ou pelo menos o suficiente sem olhar uma referência. ou seja. procurar sempre por imagens de referência do que você irá modelar pode fazer uma grande diferença no resultado. Nós possuimos memória temporária. Na hora de produzir uma maquete. fato que muitas pessoas não dão a devida importância.

Se você não dominar a ferramenta que está trabalhando é o mesmo que dar um prego e um martelo pra alguém que nunca martelou e nem mesmo teve uma orientação técnica de como pregar corretamente! 99% das vezes essa pessoa irá acertar o dedo.MELHORANDO SUA MODELAGEM CONHEÇA SUA FERRAMENTA DE TRABALHO É importante você conhecer bem o programa que está utilizando. todas as ferramentas e possibilidades que ele lhe proporciona. entortar o prego e dai em diante. ...

As vezes um único objeto pode ser modelado por mais de dez formas diferentes! .Victor. entenda o que elas fazem realmente.MELHORANDO SUA MODELAGEM CONHEÇA SUA FERRAMENTA DE TRABALHO Um bom profssional da área de maquetes eletrônicas deve conhecer muito bem a ferramenta que utiliza e ultimamente contamos com várias disponíveis no mercado. portanto. busque por vídeos de profissionais que dominam e as utilizam na prática. estude as ferramentas. Muitos alunos me perguntam: . conhecimento de sobra não faz mal a ninguém. afinal. experimente sempre o máximo que puder.O melhor é aquele que te atende dentro de suas necessidades. pratique. Hoje em dia é totalmente viável utilizar mais de um programa em suas maquetes. qual é o melhor programa? e a resposta é sempre a mesma: .

.. alguns objetos possuem peculiaridades que necessitam de ferramentas específicas para que a modelagem seja boa! Exemplo: Imagine a complexidade e o trabalho de modelar cada galho e folha de uma árvore.MELHORANDO SUA MODELAGEM CONHEÇA SUA FERRAMENTA DE TRABALHO Por outro lado. . ou mesmo um tecido com todas suas dobras e detalhes.

MELHORANDO SUA MODELAGEM CONHEÇA SUA FERRAMENTA DE TRABALHO .

MELHORANDO SUA MODELAGEM CONHEÇA SUA FERRAMENTA DE TRABALHO Alguma idéia de por onde começar??? .

. mas hoje existem softwares especializados em modelagens complexas! Vou citar agora alguns programas que considero extremamente importantes para um bom resultado em suas modelagens.MELHORANDO SUA MODELAGEM CONHEÇA SUA FERRAMENTA DE TRABALHO Seria muito complicado não é mesmo??? Antigamente sim.

. e todo o comportamento das malhas nos seus mínimos detalhes. Hoje muitos profissionais da área de maquetes eletrônicas utilizam este programa para interagir com suas modelagens.MELHORANDO SUA MODELAGEM CONHEÇA SUA FERRAMENTA DE TRABALHO Marvelous Designer: Este software foi desenvolvido para área de MODA. Ele simula virtualmente tecidos. costuras. O resultado é fantástico.

MELHORANDO SUA MODELAGEM CONHEÇA SUA FERRAMENTA DE TRABALHO .

tudo altamente editável.MELHORANDO SUA MODELAGEM CONHEÇA SUA FERRAMENTA DE TRABALHO Onix tree storm: Este software é especilizado em criação de modelos 3D de vegetação. Nele você pode criar seus próprios modelos de plantas sem se preocupar com blocos. A modelagem que ele proporciana conta com seus mais ricos detalhes. folhas. frutos. incluindo microgalhos. .

MELHORANDO SUA MODELAGEM CONHEÇA SUA FERRAMENTA DE TRABALHO .

Um profissional que domine o 3ds max com certeza terá artifícios de sobra para realizar qualquer trabalho .MELHORANDO SUA MODELAGEM CONHEÇA SUA FERRAMENTA DE TRABALHO 3dsmax : Este incrível software possui uma infinidade de ferramentas e modificadores que te dá capacidade de modelar praticamente qualquer coisa. .

facilidade de aprendizado e hoje não fica muito pra trás dos outros! Pois ele conta com um acervo gigantesco de plug-ins! (falaremos sobre alguns plug-ins a seguir ) . É um software ótimo pela sua praticidade.MELHORANDO SUA MODELAGEM CONHEÇA SUA FERRAMENTA DE TRABALHO Sketchup : Este é meu xodó! O programa em que comecei a descobrir minha grande paixão.

br/2017/01/21/modelando-uma-garrafa-no-sketchup/ Videoaula vasos: http://www.br/2017/01/21/modelando-um-vaso-no-sketchup/ . Videoaula garrafa: http://www. MELHORANDO SUA MODELAGEM Que tal uma aulinha prática sobre modelagem no Sketchup?? Gostaria de convidar você a acessar meu blog e conferir duas videoaulas onde vou ensinar como modelar vasos e garrafas com as ferramentas nativas do programa.victorreuther.com.victorreuther.com.

quando você utiliza o aparelho você já possui inúmeras funções. como whatsap. etc. aplicativo do seu banco. instagram. Estes pequenos recursos adicionais transformam seu smartphone em uma ferramenta poderosa e o mesmo acontece com os programas quando instalamos plugins.MELHORANDO SUA MODELAGEM PLUGINS Use e abuse de plug-ins! Imagine seu celular. como enviar mensagem. etc. entrar na internet entre outras. Os plugins seriam os recursos adicionais que você instala no aparelho. 21 . ligar. iphone. facebook. seja android.

MELHORANDO SUA MODELAGEM PLUGINS Os plugins no caso dos programas seguem o mesmo princípio. Hoje se você pensar em modelar qualquer coisa provavelmente existem diversos plugins que podem poupar horas de trabalho. além de algumas dores de cabeça. 22 .

com. MELHORANDO SUA MODELAGEM PLUGINS Gostaria de convidar você para uma aula sobre como instalar plugins para Sketchup.victorreuther.br/2017/01/21/instalando-plug-ins-no-sketchup . Link da aula: http://www.

Para saber se um bloco é realmente de qualidade basta seguir o mesmo princípio da modelagem. compare com uma referência.MELHORANDO SUA MODELAGEM BLOCOS É muito comum utilizarmos blocos em nossas maquetes e ter um acervo com bons blocos é fundamental para que você incremente sua cena. 24 . As vezes apenas um ÚNICO bloco mal escolhido pode destruir o realismo da sua cena.

páginas e comunidades de pessoas que compartilham blocos gratuitamente. ou seja. bloco de qualidade não falta! Basta você saber escolher. 25 .MELHORANDO SUA MODELAGEM BLOCOS Hoje existem inúmeras empresas que vendem blocos de excelente qualidade.

CAPÍTULO 03 CONTROLES DE ILUMINAÇÃO .

CONTROLES DE ILUMINAÇÃO Bom. agora que já conversamos sobre modelagem precisamos iniciar nossa conversa sobre renderização. Vou agora dar alguns passos para que você tenha uma iluminação bem configurada na sua cena. a iluminação é a base de um bom render! Se a sua iluminação estiver ruim ou mal configurada toda a sua modelagem e materiais bem feitos podem ir por água abaixo. . Assim como a modelagem é a base de uma boa maquete.

Se você quiser pode configurar os vidros da cena durante esse processo. Vamos ver na prática como funciona. 28 . OBS: Usamos este método pois um material básico renderiza muito rápido e como nosso objetivo é acertar a iluminação não precisamos perder tempo com cálculo de materiais. configure sempre primeiro a iluminação antes de tudo... CONTROLES DE ILUMINAÇÃO OS 3 PASSOS PARA MELHORAR A SUA ILUMINAÇÃO Passo 1: Inicie sempre seus trabalhos com um material branco básico aplicado em toda a sua cena.

CONTROLES DE ILUMINAÇÃO Os 3 passos para melhorar a sua iluminação Cena de teste 29 .

230 aplicado em toda a cena 30 . 230.CONTROLES DE ILUMINAÇÃO Os 3 passos para melhorar a sua iluminação Material base apenas difuse com uma cor RGB 230.

reflexo com mapa de fresnell . CONTROLES DE ILUMINAÇÃO Os 3 passos para melhorar a sua iluminação Material de vidro com difuse azulado e mapa na transparência TexAcollor totalmente branco.IOR de 2.457 .3 e 31 refração com IOR 1.

CONTROLES DE ILUMINAÇÃO Os 3 passos para melhorar a sua iluminação Resultado do render 32 .

intensidade. escolha sua referência e configure no options do V-ray todos os parâmetros necessários para que a iluminação fique o mais próximo da referência utilizada. etc. a iluminação também possui alguns detalhes que nossa memória deixa passar desapercebidos (cor da luz.) Não faça a iluminação aleatória. afinal. sombras. CONTROLES DE ILUMINAÇÃO Os 3 passos para melhorar a sua iluminação Passo 2: Para iluminação é extremamente importante observar fotos de referência. brilho. 33 .

34 . Lembre-se: o Vray possui uma câmera que funciona como uma câmera real e você deve saber usá-la corretamente. CONTROLES DE ILUMINAÇÃO Os 3 passos para melhorar a sua iluminação Passo 3: Nunca exagere na intensidade das luzes! Com isso você irá perder contraste na sua cena.

.. 35 . vamos fazer alguns ajustes em nossa cena de teste. CONTROLES DE ILUMINAÇÃO Os 4 passos para melhorar a sua iluminação Vamos utilizar essa foto de referência! Nesse caso percebemos que a luz é mais brilhosa e as sombras mais marcadas.

caso você não entenda o que fazem os valores de câmera do vray não se preocupe! Na sequência disponibilizarei um link com uma vídeoaula sobre a câmera de Vray 36 .CONTROLES DE ILUMINAÇÃO Alteramos alguns valores da câmera para controlar a exposição da cena.

CONTROLES DE ILUMINAÇÃO Algumas alterações são necessárias em nosso Sol... Essas opções são encontradas dentro do mapa (M) na aba environment no Options do Vray 37 .

.. eles são responsáveis pelo contraste e controle de estourado da nossa cena.CONTROLES DE ILUMINAÇÃO Atente-se aos valores do Collor mapping. 38 .

com base na referência. Acrescentei arvores projetando sombra e uma grama em proxy apenas para sentirmos mais volumetria. Optei por alterar um pouco o ângulo da câmera e simular um observador como se estivesse no jardim. CONTROLES DE ILUMINAÇÃO Resultado do render após as alterações. Após alguns ajustes nas configurações do sol e exposição.. . obtemos esse resultado.

com.br/2017/01/21/trabalhando-com-a-camera-do-vray .victorreuther.MELHORANDO SUA MODELAGEM Vamos para nossa sala de aula virtual onde vou explicar um pouco melhor como trabalhar com a câmera do Vray! Link a aula: http://www.

CAPÍTULO 04 A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS .

nitidez da refração. A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Modelagem e iluminação Ok! Vamos agora configurar os parâmetros dentro do editor de materias do V-ray de forma que seu material se comporte o mais próximo possível da realidade!! Não preciso nem dizer que pra isso você também vai precisar de referências. Em ocasiões especiais observamos comportamentos de translucência em luminescência em alguns materiais. nitidiez do reflexo. quantidade de reflexo. Todos esses controles e valores você deverá ajustar tendo sempre como base a referência real desse material. cor da refração e quantidade de relevo.. nas páginas seguintes vou ensinar como configurar um material de madeira com base em uma referência para que você possa entender o procedimento . No caso dos materiais você deverá observar os seguintes detalhes: cor ou textura. quantidade de refração.. Ficou perdido? Não se preocupe. cor do reflexo.

para isso no slide seguinte vou mostrar o que deve ser observado e na sequência criaremos o material no Vray de acordo com o que foi anotado. .A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Vamos a seguir tentar simular este tipo de madeira.

que perpendicular percebemos esse reflexo não é 100% menos reflexão. Na parte em que vemos em Percebemos. . também. que é responsável pela cor do material. nítido.A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Notamos um reflexo na parte de cima da mesa. Observamos que o material possui textura e para isso precisamos de uma imagem de madeira para adicionar no difuse.

A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Vamos configurar esse material em nosso modelo 3D. .

..A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Após configurar a iluminação com o material branco aplicado obtemos esse resultado..

vamos utilizar a imagem acima no mapa (M) do difuse.A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Como vimos precisamos de uma textura para o difuse. .

A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Render da mesa com a textura no difuse. vamos comparar com nossa referência? .

A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS De cara percebemos uma diferença gritante no tom da madeira... mas vamos tentar uma técnica para poupar esse trabalho. . nesse caso poderíamos procurar outra imagem para usar de textura..

.2 em Tint Strength.. Lembre-se de adicionar a textura de madeira como Bitmap no mapa (M) do Texture map. A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Você pode clicar em preview para visualizar os efeitos. pedindo para o vray aqui controlamos a adicionar esse tom em intensidade de nossa textura amarelado . Aqui colocamos o mapa da textura com Hue tint com uma cor Texbitmap amarela. aqui estamos 0. . . Vamos adicionar no mapa do difuse ao invés da textura o ColorCorrection e aplicar alguns ajustes..

A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Após acertarmos o difuse vamos adicionar ao material um layer de reflexão com os valores padrões do Vray e observar o resultado .

Após adicionar o layer de reflexão o Vray por padrão vem com um mapa de fresnell e estes valores. até então não alteramos nada no reflexo.A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Após acertarmos o difuse vamos aplicar um layer de reflexão com os valores padrões e observar o resultado. .

.A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Vamos comparar o resultado com nossa referência...

A IMPORTÂNCIA DOS
MATERIAIS

Os valores de reflexo padrões do Vray clarearam nossa textura e
estão muito nítidos. É importante ressaltar que a iluminação da
referência é diferente do nosso estúdio de testes, como nosso estúdio
é totalmente branco é normal perceber esse clareamento na textura,
vamos fazer mais alguns ajustes na reflexão...

A IMPORTÂNCIA DOS
MATERIAIS
Alterando a cor do Filter controlamos a
intensidade da reflexão, ou seja, quanto
menos branco menos reflexo, quanto mais
branco mais reflexo...

Diminuindo o valor do Reflect em
Glossiness estamos tirando a nitidez, ou
seja 1,0 = reflexo 100% nítido e 0,0 reflexo
0 % nítido.

A IMPORTÂNCIA DOS
MATERIAIS

Conseguimos algo bem próximo a referência com uma textura que a
princípio não serviria apenas usando o ColorCorrection. Podemos
agora testar algumas variações dessa madeira apenas alterando os
valores do ColorCorrection....

...A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Inserindo valores aleatórios.

A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS Resultado do render .

br/2017/01/21/criando-um-material-de-cimento-queimado .MELHORANDO SUA MODELAGEM Vamos para nossa sala de aula virtual onde vou ensinar você a criar um material de cimento queimado! Acesso a aula: http://www.com.victorreuther.

CAPÍTULO 05 QUALIDADE X TEMPO DE RENDER .

As vezes um pequeno parâmetro alterado de forma incorreta pode significar horas a mais no seu render. OTIMIZE SEU TEMPO DE RENDER! Evite aumentar configurações sem necessidade! Faça sempre testes e aumente aos poucos os valores. . QUALIDADE X TEMPO DE RENDER NÃO SE ILUDA! Configuração alta não é igual a render bonito!! A configuração de qualidade de render do V-ray serve apenas para remover imperfeições na imagem e alterar a resolução de saída.

victorreuther.com.br/2017/01/21/removendo-manchas-do-render .MELHORANDO SUA MODELAGEM Vamos para nossa sala de aula virtual onde vou explicar um pouco melhor como remover imperfeições de forma eficiente em suas imagens! Link de acesso a aula: http://www.

CAPÍTULO 06 A IMPORTÂNCIA DA PÓS PRODUÇÃO Victor Reuther Arquitetura Digital .

sempre da pra melhorar. Utilize plug-ins. A IMPORTÂNCIA DA PÓS PRODUÇÃO Sobre pós produção. Utilize os VFB ( Chanels do V-ray Frame Buffer ). estes canais podem salvar a sua vida na hora de uma pós produção. se atente as seguintes notas: Nunca deixe de lado uma boa pós produção em suas imagens! Nosso trabalho depende tanto dela quanto a fotografia de um fotógrafo profissional. . com o PhotoShop. Estes são recursos que muitas vezes podem transformar a sua imagem poupando algumas horas de seu trabalho. Por mais que a imagem esteja bonita.

MELHORANDO SUA MODELAGEM Separei em meu blog algumas aulas com dicas sobre pós produção de render com photoshop.com. gostaria de compartilhar esse conhecimento com você e muito mais em meu BLOG! Link de acesso ao Blog: www.br/blog .victorreuther.

CAPÍTULO 07 SEJA AUTOCRÍTICO Victor Reuther Arquitetura Digital .

seus materias e sua modelagem realmente estão próximos da foto de referência. pratique. procure estudar e melhorar aquilo que não deixou você satisfeito. SEJA AUTOCRÍTICO Sempre ao terminar um trabalho tente ver o que você pode melhorar. Compare-o com imagens reais. veja se sua luz. pratique e pratique! . Caso não esteja.

Eu garanto que quando começar a trabalhar com essa pasta seus resultados irão ter uma grande evolução. . Victor Reuther. CONCLUSÃO Você já percebeu quantas vezes falamos de referências até aqui? Pensando nisso você deve possuir em seus trabalhos uma pasta chamada “referências”. Demorei um pouco para conseguir entender sobre estes fatos. que realmente influenciam no resultado. Espero que este Ebook tenha de alguma forma acrescentado conhecimento para o seu desenvolvimento profissional. Decidi compartilhar com você de forma resumida um pouco do que aprendi nestas longas horas de estudo! Agradeço por ter feito o download e gostaria de te convidar a participar do blog! Lá estarei postando dicas técnicas e meus trabalhos mais recentes! Parabéns pela iniciativa de querer aprender! Um grande abraço.