You are on page 1of 13

Sucesso : 5 dicas de

comportamento pessoal e
profissional

Introdução Frequentemente ao conversar com alunos e colegas. chegamos ao tópico relacionado à relevância profissional. Para resumir os principais elementos que devem permear a postura de um profissional atuante e tido como referencial em sua área de atuação – qualquer que seja – seguem aqui 5 dicas de comportamento pessoal e profissional. mas bastante eficazes. que eu considero simples. . Muitos de meus interlocutores questionam acerca de quais atitudes devemos cultivar para mantermos uma postura que nos posicione como profissionais de referência em nossa área de atuação.

A partir da internalização de uma postura proativa visando manter-se permanentemente atualizado. . seja em palestras. sua mente passa a funcionar em uma nova frequência. seminários. DICA 1: EDUCAÇÃO CONTINUADA Qualquer que seja sua atuação. adotar uma postura de educação continuada vai – naturalmente – elevar você ao patamar de um profissional que zela por suas qualificações profissionais. cursos de curta duração ou outros programas de atualização. Essa postura requer que você esteja permanentemente se qualificando.

O principal benefício extra que você fatalmente irá colher estará ligado ao simples fato de você ser um profissional que viaja para buscar – em outros lugares – aprendizado atualizado. você terá benefícios extras além do simples fato de aprender mais e se qualificar melhor. Pelo menos uma vez por ano viaje para um curso fora de sua cidade. o que te transformará em um profissional gerador de conteúdo ao invés de um profissional consumidor de conteúdo. .Essa nova frequência mental vai te conectar com habilidades e conteúdos cada vez mais relevantes e atualizados. Mesmo que esse curso (seminário. mas tem impacto profundo na mente de seus pares. missão) seja algo que dure entre 3 a 5 dias. palestra. Pode ser que você ache isso irrelevante.

você automaticamente se transforma em uma autoridade sobre o tema que leciona. . Não é disso que estou falando. naturalmente terá que dedicar-se a estudar – além do que naturalmente estuda – para preparar suas aulas. Ao se posicionar como professor ou palestrante. que é sobre Educação Continuada. quem se posiciona como professor. Além desse benefício acima. Esse é um benefício extraordinário. pois complementa a 1ª dica que dei. DICA 2: DÊ AULAS OU PROFIRA PALESTRAS Essa dica é incrivelmente eficaz e lhe trará benefícios que vão além de auferir renda extra (o que não é lá grande coisa – longe disso). Mas não olhe a atividade no magistério como algo que vai te gerar – diretamente – ganhos financeiros.

E se você acha que não é capaz. atente que você deve escolher uma área bem específica para atuar como professor e aprofundar-se nessa área. lembre-se que hoje – por meio da Internet. Afinal de contas. saiba que existem profissionais altamente qualificados e experientes para te treinar quanto a isso. não empostar bem a voz ou articular bem os movimentos do corpo.Se você não tem disponibilidade de tempo ou uma faculdade que lhe abra inicialmente as portas para lecionar. você dificilmente poderá ser relevante em mais de uma área. por ser tímido. dê um passo à frente e contrate um profissional especialista no assunto e vá em frente! . você pode elaborar aulas e publicá-las eletronicamente em suas páginas de redes sociais e em grupos de discussão especializados no assunto do qual você decidiu falar. Se você pensa assim. E por falar nisso.

temos a oportunidade de construir e cultivar rede(S) de relacionamentos nos mais diversos ambientes que frequentamos. Pois bem. joga futebol. trabalha. Some a todas essas redes. e tem contato com antigos colegas da adolescência. as que você constrói em sua faculdade e pós-graduação. cada um desses grupos se constitui em uma rede de relacionamentos que deve ser gerenciada... mora em um prédio. . Afinal de contas. Você provavelmente vai à academia.DICA 3: CULTIVE NETWORKINGS DE QUALIDADE Eu escrevi no plural de propósito.

. Gerenciar como ? Gerenciar uma rede de relacionamentos é manter contato ativo com os melhores membros do grupo. Então saiba que as expectativas em relação a você serão compatíveis com o comportamento e conteúdo que você compartilha. participando de atividades para as quais é convidado e também – eventualmente – convidando esses membros para eventos que você mesmo organiza. Atente para o fato de que os membros de suas redes de relacionamento estão diuturnamente avaliando seu comportamento nos mais variados ambientes.

. como também podem te trazer insights supervaliosos para sua carreira e vida pessoal. TIRE-AS! Reservar períodos para dar uma desligada é essencial. Ao tirar férias. Tirar períodos de descanso não só vai te trazer momentos de relaxamento. DICA 4: FÉRIAS! DIVIDA EM DOIS OU TRÊS PERÍODOS POR ANO! MAS. Melhor! Mude o chip e desligue-se completamente de suas responsabilidades no trabalho. .. Desligue o celular. viaje para bem longe de seu local de trabalho.

procure ir a lugares que jamais tenha visitado antes. em vez de um período de férias com a família. Prepare sua mente para. E porque fracionar períodos é uma boa? • Inicialmente porque você se ausenta por um período curto de suas atividades profissionais e o impacto que sua ausência trará é bem menor. • E terceiro. Essa será uma mensagem poderosa que você deixa na mente de seus familiares. . a novidade.Ao viajar. estar aberta para assimilar sacadas geniais que eventualmente você poderá pôr em funcionamento em sua carreira ou empresa ao retornar. Dessa forma você terá mais chances de encontrar o inusitado. • Em segundo lugar porque você provavelmente não conseguirá curtir suas férias durante 30 dias sem que a necessidade de retornar ao trabalho volte a te incomodar. você pode utilizar esse fracionamento para passar dois. além de aproveitar o período de descanso como um momento para curtir com seu cônjuge e filhos. o inesperado.

Nas redes profissionais. por exemplo.DICA 5: REDES/MÍDIAS SOCIAIS E PROFISSIONAIS Atualmente o que compartilhamos em nossas redes sociais como Facebook. são uma amostra do que valorizamos como pessoa. . como o LinkedIn e eventualmente o YouTube (que dependendo do uso que você dê será pessoal ou profissional). o tipo de postagem deve estar ligado ao tipo de ambiente e foco de consumo. Instagram e Snapchat.

Existem outras dicas que são muito importantes. como o cuidado com sua família. . em outra oportunidade. Porque não adianta você adotar uma série de medidas para se destacar profissionalmente quando o que você posta e compartilha em redes.Então. Mas para não deixar este artigo muito longo. trabalha contra tudo o que você faz. Manter um relacionamento equilibrado com a família interfere (positiva e negativamente) em sua posição como profissional. tratarei desse e de outros temas mais tarde. cuide para que sua imagem como pessoa e profissional esteja compatível com suas aspirações. em redes digitais (pessoais e/ou profissionais). por exemplo.

..Agora. só depende de você ! Coloque em prática. .