Impresso

Especial
Informativo
9912286521 ICC/DR/SPM
APCD
da Associação
Paulista de
Cirurgiões-Dentistas

Outubro a Dezembro de 2013 www.apcdguarulhos.org.br
Av. Tiradentes, 3591 - Bom Clima - Guarulhos - SP - CEP 07196-000 - Tel/Fax: 2409-5590

Visite nosso site e atualize seu cadastro. www.apcdguarulhos.org.br

Para ser Feliz em 2014...
Ame tudo que você faz e faça com amor!
Siga suas paixões!
Escute seu coração!
Crie sua realidade!
Conheça suas habilidades!
Confie em você e na sua intuição!
Faça seus dias mais felizes!

Eleições APCD. pág. 3 Cárie Zero Artigo Científico
50ª e 51ª Edições. pág. 5 Uma Luz na
Odontologia. pág. 6
Marketing
Você sabe se comunicar eap
com eficácia com seus Escola de Aperfeiçoamento Profissional

Programação
pacientes? pág. 10
de Cursos pág. 12
Impresso fechado - pode ser aberto pela ECT

Presidente .fone: (11) 2451-7767 Tiragem: 2.br .. 41821 Patricia Watanuki pouco motivo para desistência de fazermos de 58556 Soraya Kimi Takahashi nossa Regional uma entidade cada mais pre- sente nos assuntos que tragam interesse ao 27540 Cristiane Vivanco de Campos engrandecimento de nossos associados e da 33324 Alexandre Hanai comunidade odontológica. 83731 Paula Riker Garcia dos em todos os eventos realizados.Regional Guarulhos. www. Gostaria de agra- 38752 Daniela Batalha Candeias de Camargo decer os votos recebidos e a confiança em nossa diretoria depositada e dizer que todo o 89004 Julius José Teixeira Johann Paul possível faremos para termos uma APCD Gua. Crescimento DR. . Aproveitem todos os benefícios que a Um grande Abraço a todos associação oferece. MARCOS ANTONIO MARTINS profissional.org.. cultural e social..000 exemplares Visite nosso site e atualize seu cadastro.. Informativo da 2 Associação Paulista Outubro a Dezembro de 2013 de Cirurgiões-Dentistas Editorial A APCD Guarulhos gostaria de dar as BOAS VINDAS aos novos Mais uma vez tenho a honra de me dirigir aos associados. 75160 Carina Aparecida Soares de Castro 78230 Rodrigo Santos da Silva Toda nossa diretoria sabe das inúmeras dificul- dades que estarão a nossa frente. 88956 Tayná da Silva Rodrigues rulhos forte.Gestão 2013/2016 EXPEDIENTE Diretora de Comunicação: Carolina Ujissato Matsumura Okamoto Projeto Gráfico: JC Gráfica Ltda.apcdguarulhos. dinâmica e que traga satisfação e 88987 Vania Mangano Marinho orgulho aos nossos associados. mas todos 53534 Valéria Bellini Russo Tramarim temos certeza de que a vontade de trabalhar 76629 Rafael Almeida Jubram para superá-las não será obstáculo nem tam. 88986 Gilberto Bianco Marinho 32779 José Carlos Danieli Gomes No próximo ano nossa Regional estará co- memorando 50 anos de existência e para que 71975 Wanessa Marcela Silva Muniz possamos marcar de forma contundente esta 60794 Talita Michele Cadeo data. nossos associados como presidente da nossa 35731 Helen Mara Branchini Lopes Ribeiro APCD . diversas ações estão programadas e 76144 Juliana da Silva Santos outras tantas sendo planejadas para que tão 89089 Rita de Cassia Macedo Teixeira de significativa data possa ser comemorada de acordo com a devida importância que nossa Oliveira Regional merece e para isso contamos com a 78393 Anderson Macena de Araujo maior participação possível de nossos associa.

a APCD-Guarulhos sempre teve seu foco voltado para o cirurgião-dentista. Marcos Antonio Martins 1° Vice presidente: Dr. Mauro S. com a responsabilidade de trazer ao colega a oportunidade de aperfeiçoamento e atualização através de seus cursos e palestras como também através das con- quistas obtidas em favor da classe odontológica guarulhense. Santoni Secretária: Dra. A chapa eleita esta composta por: Presidente: Dr. . Wilson Pires 2° Vice presidente: Dr. No dia 16 de outubro no plenário da Câmara Municipal de Gua- rulhos foi realizada uma sessão solene que deu inicio às comemorações do Cinquentenário da APCD Guaru- lhos. Informativo da Outubro a Dezembro de 2013 Associação Paulista 3 de Cirurgiões-Dentistas Cinquentenário APCD Guarulhos Em seus 49 anos de existência. Acompanhe a programação e par- ticipe!!! Eleições APCD No dia 6 de novembro de 2013 aconteceu a eleição para a nova diretoria APCD gestão 2013-2016. assistenciais. Talita Aurea Desejamos uma boa gestão para os novos represen- tantes da nossa entidade. Um impor- tante marco na história da nossa regional que será celebrado ao lon- go do próximo ano com inúmeras ati- vidades científicas. sociais e culturais. Edson Tokutsune Tesoureiro: Dr.

Reserve so de Dança de Salão ou quer rena de feltro muito simpática. pas- sando várias dicas.. Valeu!!! . sociada obteve orientação sobre bro. no dia 31 de outu.realizar um make perfeito. diversas dicas e truques Já no dia 21 de novembro co. produtos adequados de acordo do pela Consultora de Beleza In. faça parte de nossos encontros. sua equipe da Mary Kay. demonstrativa será no dia 27 de ra Patrícia Artesanato é a terapia de fazer janeiro às 20h30. a aula A Professo. Guarulhos. Iniciaremos 2014 fazendo uma Para quem ainda não teve opor- meçamos a preparar nossos en. Fizemos uma técnica de Cartonagem. o uso de de Auto-Maquiagem promovi. olheiras. Informativo da 4 Associação Paulista Outubro a Dezembro de 2013 de Cirurgiões-Dentistas Depto. sua vaga em nossa secretaria e voltar à frenquentá-lo. correções dependente. com o seu tipo de pele. capa e marcador de livro com a tunidade de conhecer nosso cur- feites de Natal. idéias e mol- des. e toda de manchas cicatrizes. Bruna Leiva. Feminino Workshops Iniciando nossas atividades do Foi um curso bastante dinâmico para que todas sejam capazes de ano do Cinquentenário da APCD e personalizado onde cada as. surpreendeu amigos!!! Espero por vocês!!! nos mostran- do a quanti- dade de tra- balhos que podemos fazer com o feltro. aconteceu um Workshop a preparação da pele.. enfim.

assim ultra. triadas na Campanha de Promoção A Equipe do Cárie Zero aproveita o espaço e deseja à Saúde. de nossa sede. laborado- Alice Pereira) onde foram realizados aproximadamente res o nosso mais de 200 procedimentos diversos. especialista em Endo- dontia. pois vejo tempo em prol de projetos sociais que fazem a di. for. motivaram a colaborar com essa equipe. decemos ração aos aos que 50 anos sempre da APCD e s t i ve r a m Regional conosco: Guarulhos. que todos tenhamos um 2014 repleto de realiza- passamos mais de 3100 procedimentos realizados nes. tra- vidade em zendo assim mais crianças para nossas cadeiras. Um agradecimento especial a Ruth e meira ati. Que benefício esse tipo de trabalho lhe propor- Para você o que é ser Voluntário? ciona? Ser voluntário é oferecer um pouquinho do nosso Me proporciona prazer. Ser voluntário das pelo projeto. que já participavam. Lá projeto há 7 anos e vai fazemos todos os procedimentos necessários para nos contar um pouco que a criança tenha saúde oral. realizado. Claudia Zero? Martins Ortega. a última edição do Cárie Zero 2014 estaremos de volta!!! de 2013. Há quanto tempo você participa e que tipo de tra- balho você realiza no projeto? Ela é voluntária do Participo do projeto há aproximadamente 7 anos. edição de número 51. dêmicos da Ung. que nos auxiliaram e as ASB do curso pois foi a edição de número 50. NL Labora- F o r a m tório. A todos crianças nossos co- entre 6 e 11 anos do IAKAP (Instituto Allan Kardec . ocorreu mais uma edição sa ação em 10 anos. essa com um sabor mais que especial. Agra- comemo. 19 de outubro. mais eter- no agradecimento por estarem sempre conosco e em No dia 07 de dezembro. Den- atendidas totec. ções!!!! ENTREVISTA Em comemoração à é estar presente de corpo e alma no trabalho a ser 50° edição do pro. a alegria e o bem estar das crianças que são atendi- ferença na vida de algumas pessoas. Oral mais de 30 B. satisfação pessoal. parceria Lions Clube Guarulhos Norte e APCD a todos os que sempre estiveram com a gente. me universidade UNIP. pela mados por outros colegas. Percebi que é um projeto sério e os resultados infor- mada em 1999. com mais de 50 procedimentos. dessa sua experiência. jeto Cárie Zero reali- zamos um bate papo O que levou você a participar do Projeto Cárie com a Dra. e Guarulhos. iniciando também a pri. atendemos 23 crianças do Jardim Munira. . Simone que cuidaram do transporte das crianças. Informativo da Outubro a Dezembro de 2013 Associação Paulista 5 de Cirurgiões-Dentistas Cárie Zero No sábado. Contamos com o apoio dos aca- do Cárie Zero.

PDT). por exemplo. enfermeiros. xerostomia. de produzida de oxigênio singleto é le- tico e tratamento. impressoras. qualquer ção. lação da reparação óssea em implantes Figura 2 .Aplicação laser em baixa intensidade cio excelente para o clínico. gias orais (Figura 2) e raspagem perio- belereiros. Na medicina existem equipamentos e aceleração da cicatrização de feridas de LASER que fazem diagnóstico de tu. em infecções mistas e complexas em um princípio. de oxigênio. desponta com muito sucesso na o exemplo mais importante. cedimentos já realizados no consultório lizados equipamentos de laser de alta otimizando resultados e agregando valor potência para promover efeitos de corte ao tratamento (como é o caso das apli- tecidual. diminuição da dor muscular nas O LASER é utilizado em três diferentes disfunções têmporo-mandilares e trismo. mentos cirúrgicos com esses equipamen. inúmeras indicações como o alívio da dor ries. pelos antibióticos) e da microflora de vá- terado ou não em relação à reflexão de pia) é utilizado na clínica odontológica rios sítios na cavidade oral. bioestimulação óssea LASER já é utilizada por médicos. ção ortodôntica). papiloma. gengivo. paralisias. nas aftas. O mais popular deles é o la. odontológico Diagnodent que emite um mulador da reparação tecidual. parestesia e nevralgia. Leila Soares Ferreira operatório limpo pelo efeito hemostático (630 a 660 nm) ou visível e faixa do infra. Nota-se que a laserterapia photodynamic therapy . nefícios tanto para o profissional quanto rios. laser em alta intensi. lei. nevralgias e dade e terapia fotodinâmica (do inglês. como por uma tecnologia significativa do dia-a-dia giomas. enxertos e defeitos ósseos. As vantagens de se realizar procedi. fibroma. nária. biópsias. modalidades na Odontologia: laser em tratamento de hipersensibilidade denti- baixa intensidade. tal para bactérias. cicatrização de tecidos moles após cirur- A) Pós operatório profissionais da estética. siste no próprio tratamento. As indicações e enxertos. Com todas as indicações na Odontolo- frenectomia. parestesias. até a não necessidade de sutura equipamentos. Geralmente ambos os USP e diminuição do edema e dor pós-ope. coagulação e descontaminação cações no pós-operatório cirúrgico para B) irradiação do local com laser vermelho microbiana. UNIB Professora de Dentística da UNINOVE . atua tanto como coadjuvante aos pro- Na modalidade alta intensidade são uti. comprimentos de onda fazem parte dos Professora do Mestrado em Odontologia da ratória. sistemas de medi. bioestimu- ser de diodo que possui um custo benefí. úlceras traumáticas. diminuição de dor e edema. de exemplo. sultório são utilizados apenas duas faixas tos vão desde promoção de um campo de emissão do laser: faixa do vermelho Dra. não apresenta resistência microbia- mudança na transmissão e reflexão do Figura 1: Gengivoplastia realizada com laser de na descrita na literatura. terapeutas. quando comparado às epidermólise bolhosa e língua geográfi- cirurgias de biópsias. herpes simples. sendo o oxigênio singleto almente. baixa intensidade e um fotossensibiliza- tores de código de barras. único tratamento. podólogos e ca. Informativo da 6 Associação Paulista Outubro a Dezembro de 2013 de Cirurgiões-Dentistas Artigo Científico Uma luz na Odontologia A tecnologia LASER está presente em e tempo cirúrgico menor na maioria dos A PDT consiste na associação do laser em nosso cotidiano em leitores de CD. A quantida- área da saúde em duas frentes: diagnós. atu. mores em estágios iniciais e de maneira herpes Zoster. na aceleração da movimenta. efetividade luz compatível com um tecido sadio. controle de dor e edema em pós ope- Na área de tratamento. para o paciente. E por que não pelos dentistas? dontal. A PDT apresenta vantagens sobre cas especiais bem conhecidas e é capaz os tratamentos anti-microbianos conven- de atravessar estruturas e ser refletido. biana. os LASERs se tornam plastia. diminuição da bacteremia local vermelho próximo. Para a realização da laserterapia no con. na hipersensibilidade dental. bucais de mucosite oral. dor específico. gia citadas acima. O resultado dessa inte- máquinas de costura. É o para promover efeitos analgésico. do clínico por proporcionar inúmeros be- bolsa periodontal e de preparos cavitá. fisio. em implantes. anti. o que O feixe laser é um tipo de emissão de ra. coagulação de heman. ração é a formação de espécies reativas ção de distâncias e show de luzes e. casos. do equipamento -inflamatório. anti-edematoso e biesti. herpes. menos invasiva. pós operatório cirúrgico. trismo. fungos e vírus. ca. os tratamentos de mucosite. veterinários. Existem feixe laser capaz de detectar lesões de cá. quanto também con. a tecnologia ratórios cirúrgicos. caracteriza essa terapia como antimicro- diação eletromagnética com característi. manutenção na feixe pode ser captado por um sensor diodo de alta potência ecologia entérica (normalmente afetada e diagnosticar se aquele tecido está al. aftas. Doutora pela Faculdade de Odontologia da imediato. O laser em baixa intensidade (lasertera. cionais são como ação no local da infec- Quando um tecido é irradiado. descontaminação intra-canal. desses lasers são: cirurgias de hiperplasia.

Nova proposta de ir- rigação endodôntica (easy clean)” ministrada pelo Prof. Rober. Aconteceu na APCD Ciclo de Palestras Empreendedorismo. Adriano Albano Forghieri e “Instru- mentação endodôntica rotatória ou recipro- cante? Como escolher. DENTAL CENTER e CCA Propa- res da nossa EAP. Dr. Luciana Migani. Informativo da Outubro a Dezembro de 2013 Associação Paulista 7 de Cirurgiões-Dentistas XI Encontro de Endodontia Dia 15 de outubro aconteceu o XI Encontro de OPC. Fiquem ligados!!! Não percam!!! . Dr. ganda. Augusto Shogi Kato.Portadores de Câncer”. ram contemplados com as seguintes palestras: “Responsabilidade civil do Cirurgião-Dentista com ênfase em Endodontia” ministrada pelo Prof. Agradecemos aos patrocinadores: Dentsply. CURY. Juliana de Cássia Borges. Luciano Scarparo. ORAL-B. Kenner Bruno Miguita. evento organizado pelos Professo. MURC. Carolina França. Adriano Ferraz Cese Profª Drª Leila 5 de novembro de 2013 29 de outubro de 2013 Soares Ferreira 27 de novembro de 2013 Para o próximo ano o Departamento Cientifico está preparando mais um ciclo de palestras. to Miguita.. Laserterapia Internet Gestão e Marketing e Lasercirurgia e Odontologia na Odontologia aplicadas a Clinica Odontológica Victor de Mesquita Dr. Os alimentos arrecadados no evento foram do- ados para a GAPC “Grupo de Assistência aos Estiveram presentes 53 participantes que fo. Endodontia.. O evento finalizou com uma confraterniza- ção. ELY Materiais Odontológicos.

233 . 94 .Ponte Grande . 973 . 96 10% de desc.Guarulhos Rua Maria Tereza. 516 Jd.br LAVANDERIA PAULISTA . 47 .10% a 15% CAMISARIA LAVORATO . 159 .Guarulhos Fone: (11) 2421-3956 IMPÉRIO DAS ESSÊNCIAS .Macedo. estética e manicure Fone: (11) 2229-5697 SANCHES SPORT . 398 . 182 .Centro .loja E 15 Rua Vitória. 92 . Seguro Auto todas as CIA’s. Seguro Viagem.10% a 20% Planos especiais Porto Seguro.Guarulhos Centro . 153 . 93 .nucleoamericano.Guarulhos 10% de desc.Maia . Paulo Faccini.Guarulhos Rua Felício Marcondes. 45 .Guarulhos Fones: (11) 2456-4521 / 7808-1951 LAVATEC . 350 Dc2 . Benefícios ACADEMIAS ESTÉTICA SERVIÇOS ACQUASPORT (*) SPAZIO VALENTTINE CLINICA . Informativo da 8 Associação Paulista Outubro a Dezembro de 2013 de Cirurgiões-Dentistas Depto.Guarulhos Rua Santo Antonio.com.203 B . LIMPEZA Rua Felício Marcondes. 382 .Centro .Consulta cortesia para avaliação em cirurgia Av. Sra.15% Fone: (11) 2408-0999 GUARUCENTRO – 10% a 30% Rua Endres.20% Rua Dezoito de Fevereiro. 980 .Desc.Monte Verde -MG Jardim Vila Galvão . Dutra.Guarulhos Rua Dr. Santa Mena .5% a 12% Rua Sete de Setembro. Consórcio (auto.Centro .Guarulhos TURISMO CASA LIMP .Guarulhos site: www.Guarulhos Fone: (11) 2475-9155 CENTRO DE DANÇA MARCIA MENEGATTI STUDIO RA CABELEIREIROS 20% descontos e sem taxa de matrícula Rua Silvestre Vasconcelos Camon. INSTITUTO SHEN . Leopoldo Paperini. Seguro Empresa. LIMA .Guarulhos Fones: (11) 2937-6000 / 6001 SAPATARIA DO FUTURO .Conjunto 61 Fones: (11) 3435-9063 / 97386-8993 Fones: (11) 2441-0387 / 2937-1841 Edifício City Hall .Guarulhos Fone: (11) 2440-7094 Fones: (11) 2408-2162 / 2358-0563 Fone: (11) 2229-0561 site: www.5% a 10% descontos mento para rugas faciais TRAMARIM CORRETORA DE SEGUROS Av.15% linha branca Rua Belo Jardim.10% Fone: (11) 2461-0707 .Centro .Macedo .Guarulhos NOVA ERA TROCA DE ÓLEO – 10% Av. 72 .br CARAMBOLINA . Paulo Faccini. Renato de Andrade Maia.DESIGN E COMUNICAÇÃO (*) Rua São Vicente. 146 . São Paulo.Guarulhos facial 10% descontos nos seguintes seguros: Fone: (11) 2441-0149 www.Moema .locamob.15% Fone: (11) 2408-6916 RAMOS CALÇADOS .10% Fone: (11) 2468-2903 Rua Mario Ramos.Centro . 129 .com. de 15% na aplicação de Botox e preenchi- PATY PANOS .São Paulo Fones: (11) 4965-2706 / 2440-2706 Fone: (11) 2937-6264 PAPELARIA site: www.Guarulhos SAÚDE Fone: (11) 2441-4622 LE BLANC . Avelino Alves Machado. 6 . em vacinas em gerais MORENA SEDA . Dr.10% Fone: (11) 2440-9912 HERBORISTA .Centro .Guarulhos Fone: (11) 2443-4451 Rua Inhambu. 1905 . 92 Jardim Zaira . .Centro .Guarulhos Av. no banho e tosa de 2ª a 5ª feira Av.Guarulhos Fone: (11) 2472-5122 RODRIGO JANIS (*) Imóveis Temporada em Florianópolis Fones: (48) 3284-5782 / 3284-8105 (*) Consulte para saber sobre planos especiais .Gopouva .Guarulhos LOCAMOB . Santa Clara-Guarulhos Av.EPP (*) Rua Paulo Faccini.Guarulhos PET SHOP FAMILY . Monteiro Lobato. Renato Maia . 514 .Jd.Guarulhos site: www. 43cj. 91 .Itapegica . 571 . s/nº Fones: (11) 7631-2958 / 9750-6990 (Erika) Rua Jorge Felipe Haddad.5% a 10% (*) DESCARTÁVEIS/MAT. 75 .Guarulhos SANITAS Laboratório de Análise (*) Fones: (32) 3917-9436 / 8506-2213 Fone: (11) 2452-2213 Rua Luis Faccini. Nilo Peçanha.Cirurgia Plásica e Estética 10% de desc.MOB VENTURES LTDA . de 15% para drenagem linfática corporal e Fone: (11) 2358-1070 Paraventi . Antonio .Centro .Desc. Sol Nascente. 660 .Guarulhos Pq.com.Guarulhos Equipamentos.5% Rua Tapajós. 631-Jd. Avelino Alves Machado.10% GUARUPEL . Nilo Peçanha.8% a 12% Rua Prof. Ltda. 523 . Paulo Faccini.Centro .Guarulhos Fone: (11) 2425-0218 Fones: (11) 2440-8085 / 2229-0407 / 2472-7146 CLÍNICA ASTÉRIA . 595 Fone: (11) 2440-3898 Fone: (11) 2443-3747 Vila das Palmeiras .20% Shopping Internacional Guarulhos .Clínica Veterinária Rod. 389 Av.Guarulhos Centro . 29 .Guarulhos Fone: (11) 2409-1091 VIGOR CLUBE FITNESS (*) Fone: (11) 2461-1005 Rua Martinho Polilo.Tranquilidade ARTESANATO Rua Salgado Filho. 151 MERGULHO Centro .Gopouva .Centro . Rua Dr.Centro . e Com.clinicaasteria.5% a 10% no balcão Fone: (11) 2443-0376 Rua Nsa.Vl. Antonio de Souza.20% CONSÓRCIO NACIONAL HONDA (*) Rua Jaiminho.10% Av.Centro .Guarulhos HELPERS SERVICES .20% Rua Henri Dunant. Exterior . 554 . 604 . Obs. ODONTO .com.Centro .SP VIVA FITNESS ACADEMIA P/ MULHERES(*) Fone: (11) 2087-6800 Fone: (11) 2579-2100 / 2579-2101 Isenção na matrícula e avaliação física Descontos Especiais por horário ORTHO BIO PHARMA .Vila Paulista . Timóteo Penteado.10% ACUPUNTURA . 100 . Progresso . Carlos de Campos.br IDIOMAS LARA ARQUITETURA / DESIGN – 10% a 15% NÚCLEO AMERICANO (*) Av.Guarulhos ÓTICA Fones: (11) 2440-5777 / 2409-3258 CONFECÇÕES DIVAL OTICA . em cabelo. Pres. WILLIAN’S UNIFORMES Ind. POLIPÉ Serviços e Com. 226 .São Paulo .Guarulhos FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO GRUPO S.Centro . 163 Fone: (11) 2409-8651 Jardim Pinhal .Guarulhos Fone: (11) 2409-0348 Av.morenaseda. Aluguel.com.5% Fone: (11) 2440-0029 Av. Av.15% entrega no local Fones: (11) 2440-1843 / 2441-1455 POUSADA DA FRIDA . Condomínio.Guarulhos Chácara Sto.Guarulhos CALÇADOS HIDROFOBIA .br plástica Fone: (11) 2086-2495 . Km 397/650. imóvel). Mãe dos Homens. Seguro CON- Fone: (11) 2464-0280 Fone: (11) 4307-7003 SULTÓRIOS. 30 .Centro .Centro . Dr.: Todo seguro sofre alteração de 10% de descontos em qualquer tipo de uniformes valores de acordo com o perfil do segurado.Guarulhos Rua Octávio Forghieri.Guarulhos Av.br Seguros Residencial ALLIANZ. 695 Rua Luiz Faccini.Centro .Centro . Timóteo Penteado.Assessoria Com. 326 .20% KOPELTEC ASSISTÊNCIA TEC.academiaguarulhos. .10% a 25% Rua Nadir.

desde menina sempre sonhei em ser dentista. Se aperfeiçoem sempre. odontologia. Agora vamos conhecê-la um pouco fora da Odontologia: Agora vamos conhecê-la um pouco fora da Odontologia: Tem algum hobby? Adoro viajar. Informativo da Outubro a Dezembro de 2013 Associação Paulista 9 de Cirurgiões-Dentistas Conhecendo o Associado Nome: Evelyn Barbosa do Nasci. praticamente todos os dias. Tem algum hobby? Ouvir música e viajar Pratica alguma atividade física? Sim. Adoro fazer atividades musculação físicas. sócio(a) da APCD? Além dos vários beneficios. frequento a aca- Pratica alguma atividade física? Andar de bicicleta. O que tem a falar aos recém-formados? Nada é mais gratificante do que um sorriso de gratidão e É muito importante se atualizar sempre.” sucesso. Um livro de cabeceira: O diário de Anne Frank Um livro de cabeceira: A vida secreta das abelhas. Um filme inesquecível: A Lista de Schindler. Um prato preferido: Pizza Um prato preferido: Camarão na moranga. onde fui pra Istambul e para a região da Capadócia. perca com classe e vença Deixe uma mensagem aos colegas associados com ousadia. Nome: Carolina Carli mento Sócio(a) APCD n°: 086699 Sócio(a) APCD n°: 072151 Ano em que se formou: 2012 Ano em que se formou: 2008 pela FOP-Unicamp.o amor é contagioso. surfar e demia. Porque? Quais as vantagens que o você vê em ser sócia Quais os motivos ou vantagens que o levaram a ser da APCD? Gosto dos cursos de atualização e aperfeiçoa. . Deixo uma frase de Charles Chaplin: “Lute com determina- ção. É sócia) da APCD há quanto tempo? É sócio(a) da APCD há quanto tempo? 7 anos Há mais ou menos 1 ano e meio. Um lugar bonito que já visitou: Costa do Sauipe Um lugar bonito que já visitou: Um lugar muito bonito e Um sonho de consumo: Conhecer Paris diferente que visitei é a Turquia. zada sobre os eventos promovidos. e também me O que tem a falar aos recém-formados? identifiquei com a profissão. ambos dentistas. ficar atuali- mento e também das atividades do departamento social. pois notei que na reconhecimento ao nosso trabalho. nunca deixem de estudar e propor- cionem sempre à seus pacientes o que você tem de melhor. Especialidade: Cursando Especiali. gia? O exemplo dos meus pais. O que levou a fazer Odontologia? Odontologia é um sonho de infân. gosto do contato com outros profissionais que sempre tem algo a nos ensinar. Especialidade: Estou cursando zação em Ortodontia. abrace a vida com paixão. Especialização em Implantodontia na Adoci/Facsete. porque o mundo pertence a quem se atreve e O trabalho com qualidade e bons valores são a chave para o a vida é muito para ser insignificante. O que levou a fazer Odontolo- cia. Deixe uma mensagem aos colegas associados Um sonho de consumo: Uma casa numa praia paradisíaca. Um filme inesquecível: Patch Adams . e sempre que posso vou a lugares diferentes. as novidades aparecem de forma muito rápida.

232 Cirurgia Ortognática e Implantes Rua Morvan de Figueredo. vemos o mundo. procurando vê-los de forma construtiva. Verifique se foi entendido: muitas vezes não somos de quando se relaciona com verdadeira intenção com seus compreendidos porque fomos interpretados erroneamente clientes. 65 . diz: suas ações refletem o que você pensa e diz aos outros. 31 fone: (11) 2409-0113 Dra. trans e pós tratamento oncológico Rua Morvan de Figueredo. Sente-se.cj. Lembre- 1. faz um grande pai. Seja objetivo: Não faça rodeios. cas. As pessoas precisam perceber uma intenção positiva. demonstrando interesse pelo que está sendo comportamento não for coerente apresentado. Claudia Regina Joaquim CROSP: 55137 Diagnóstico Bucal Acompanhamento pré. devemos em nossa comunicação. Para nos comunicarmos efetivamente. ouça As palavras não valem nada se seu atentamente. do. um grande profissional da saú. Qual mensagem desejo transmitir? Trace um objetivo está em nossa mente para a mente de outra pessoa. gera harmonia em sua comunicação. Ter ação apoiando o que você em comunicação no seu dia a dia com seus pacientes.cj. compreender que somos todos diferentes na maneira como pois a resposta geralmente é sim mesmo que não concorde. positivo na mensagem. 2. Saber ouvir: demonstre estar apto a ouvir seus pacien. mesmo que a mensagem Prof. CROSP 42. e usar esse entendimento como guia para a Pergunte sempre: “ O que foi que você entendeu?”. um propósito verdadeiro em sua comuni- Comunicação é poder. 4. não o interrompa desnecessariamente. Nelson Corazza Jr. Adriano Ferraz Cese Indicador Profissional Dr. pessoa poderá repetir o que você transmitiu e se realmente entendeu a mensagem. -se: ser exemplo com suas atitudes tes mesmo em assuntos desagradáveis ou que haja críti. Ronaldo Iurovschi CROSP: 54604 Dr. Nunca pergunte: “Você entendeu?”. professor. Ouça com aquilo que estiver comunican- sentimentos não apenas palavras. Gustavo Miniaci & Equipe CROSP: 86711 Implantodontia em seu consultório fones: (11) 7810-8548 / 8190-5329 ID: 7*62508 miniaci@live. assim a excelência em nossa comunicação. Informativo da 10 Associação Paulista Outubro a Dezembro de 2013 de Cirurgiões-Dentistas Marketing Você sabe se comunicar com eficácia com seus pacientes? Comunicação é a arte de tornar comum. Posiciono 5 habilidades essenciais para se tornar um mestre 5. Podemos dizer que seja o que as pessoas não queiram ouvir.com *Deixe seu recado que retornaremos . 65 . 31 fone: (11) 2409-0113 Dr. é a habilidade de transferir da melhor forma possível o que 3. O domínio da comunicação é o que cação.

Guarulhos. Lembre-se que o uso desses benefícios pode lhe propor- cionar uma grande economia. com mais inúmeras ofertas. paro. Nanci Tokutsune. comercial e automotivo sobre as melhores curso de Especialização em Endodontia. Depto. Parabéns ao Foi realizado o exame de prevenção de câncer bucal Lions Gua- em 157 pessoas acima de 35 anos com uma única rulhos Norte ocorrência de hiperplasia. às TSB´s Vera Souza. Carolina Matsumura. A ação aconteceu no dia 23 de de dezembro na clínica da Regional com dentistas vo- novembro na EPG Álvaro Mesquita no Jardim Munira luntários. Protaper e Path File) vanderia. Teresinha Martins. Lembre-se que você também tem direito ao Clube de Benefícios que pode ser acessado pelo site da APCD Central. Roberto Miguita juntamente com a equipe do cial. É muito simples. Mauro Santo- ni. filtro. pet shops e muito mais. Basta procurar os parceiros da APCD Guarulhos que ofere- cem esses e muito mais serviços e aproveitar de todos esses descontos. • 10% de desconto sobre preço de tabela de serviços para manutenção de seu veículo. dedetização. com Almoço ofertas de seguradoras de renome. foram examinadas e as que tinham colegas An- tonio Maru- no. nífica ação realizada O publico infantil foi contemplado com um teatro so. aos nossos xa de 6 a 12 anos. no Costela Brasileira. como por exem. participação dos colegas e ao patrocínio da Dentsply • ter descontos de 5% à 10% em serviços de la. O GGE (Grupo Guarulhos de Endodontia) Agradece a plo. Elisangela e ao amigo Koji Okamoto que traba- lharam para o sucesso do evento. Benefícios Curso de Imersão em Endodontia Rotatória O QUE VOCÊ ACHA DAS SEGUINTES PROPOSTAS: Nos dias 6 e 07 de dezembro foi realizado o Curso de • até 20% de desconto na compra de materiais e Imersão em Endodontia Rotatória na APCD Regional equipamentos odontológicos.. e também bre cuidados com a higiene bucal e as crianças da fai. basta apresentar sua carteiri- nha de associado e pronto. que foi encaminhada para o pela mag- curso de cirurgia da APCD-Guarulhos. que forneceu limas (Wave One. Marcos Martins. alem de oferecer excelen- tes serviços. aos alunos. Ministrado pelos professores Luciano Scar- • 10% de desconto na aquisição de seguro residen. . .Guarulhos. limpeza de caixas de água. etc. Informativo da Outubro a Dezembro de 2013 Associação Paulista 11 de Cirurgiões-Dentistas Campanha de Promoção à Saúde Em parceria com o Lions Clube de Guarulhos Norte a necessidades de tratamento foram encaminhadas para APCD Guarulhos participou de mais uma Campanha serem atendidas no Projeto Cárie Zero realizado em 07 de Promoção à Saúde. troca de óleo. Lincoln Kumagai. manutenção de equipamentos odontológicos. Edson Tokut- sune. Aproveite.

Michel Carvalho.Osteótomo de Summers . Dra. Marco Aurélio Luchetti Data Desconhecido Ausente 1ª Recusado Não procurado Natureza: Teórico.Sessão Única Corpo Docente: Prof. de técnicas onde dentes com polpa viva ou necrosada possam ser tratados Valor: 18 x R$1. associado a uma técnica endodôntica simplificada. Pedro Velasco Dias (coordenador). Luiz K. Jorge Fumio. Okazaki e equipe Capacitação para Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) Natureza: Clínico Duração: 24 meses Corpo Docente: Dra. especialista.00 (não sócio) Seleção: 15/03/2014 Número de vagas: 12 Início: 29 de março de 2014 Duração e investimento: O curso terá duração de 18 meses e com início Objetivo: O curso tem como objetivo integrar o profissional na aplicação em 29/03/2014 às 9h. Tomará conhecimento Curso de Atualização em Implantodontia e também de diversos tipos de motores. didático .00 (sócio) / 9 x R$ 900.quinzenal Investimento: 4 x R$ 380. Oliveira (coordenador). especialista em CTBMF. Dr. Francisco Orlando Giraldi Neto. . Ricardo Saraiva Goldman (coordenador).www.Dr. em sessão única.Biomateriais).00 (não sócio) Duração: 6 meses Número de vagas: 12 Dia e horário: terças-feiras (semanal) das 19 às 22 horas Início: fevereiro de 2014 Objetivo: Fornecer todo o embasamento teórico. Dr. Dr. Alberto Bittencourt e Dr.INP de acordo com o parecer CNE/CEB 2009 e Lei 111. te.00 (sócio) / 24 x R$ 900. Dr. onde o aluno terá oportuni. Habilitar o Cirurgião- Objetivo: Curso teórico/Laboratorial/Clínico. Roberto Miguita e e Doutor em ciências pela USP. -dentista a executar variados tipos de reabilitação protética sobre implan- dade de conhecer as diversas marcas e tipos de limas rotatórias (Protaper.000. e convidados.Bom Clima . equipe Prof.SP .apcdguarulhos.00 (não sócio) Natureza: Teórico.Sessão Única Natureza: Teórico.00 (sócio) / 9 x R$ 800. Laboratorial e Clínico Início: Fevereiro de 2014 Dia e horário: Quinzenal (sábados) das 8:30 às 15:30 Nº vagas: 12 Duração: 12 meses (300 horas/aula) Início: 15 de fevereiro de 2014 Objetivo: Habilitar o Cirurgião-Dentista no uso de aparelhos móveis e Investimento: 12 x R$220. laboratorial e clínico Investimento: 6 x R$ 450. Lusiane Borges (Coordenadora) e equipe Dia e horário: sexta-feira das 8 às 12 horas (quinzenal) Valor: 24 x R$ 450. Tentativas/Entrega Mudou-se Falecido Célia Maria Braga. Corpo Docente: Profº Dr. laboratorial e clínico Corpo Docente: Prof.Guarulhos .00 (mat. Dr. cirúrgica e protética. com obturação termoplastificada. Todo aluno realizará cirurgias sob supervisão dos professores. Natureza: Teórico. Mtwo.00 (sócio) em uma única sessão. Duração: 4 meses Dia e horário: quintas-feiras (semanal) das 8 às 12 horas. Dr. Atualização em Endodontia Rotatória .Bionnovation PARA USO EXCLUSIVO DOS CORREIOS Corpo Docente: Prof. laboratorial e clínico Início: fevereiro de 2014 Dia e horário: 5ª feira (noite) e sábado (manhã e tarde) . Luciano Scarparo e Prof.: Durante o curso serão emprestados ao aluno o kit cirúrgico e o motor. Dr. Objetivo: Formação completa na especialidade.591 . Mestre Corpo Docente: Prof. Daniel Agena. Número de Vagas: 40 Curso de Atualização em Formação Cirúrgica e Objetivo: Capacitar o aluno para as atividades de Auxiliar em Saúde Bucal Protética sobre Implante . Serão abordadas ainda as utilizações de instrumen- Número de vagas: 12 tos rotatórios manuais. Carlos Augusto A. Mestre e Doutor em CTBMF.no 1º dia de aula) fixos dentro da ortodontia interceptiva. Bio-Race).00 (não sócio) Data Número de vagas: 12 Reintegrado pelo serviço postal em: / / 3ª Objetivo: O curso visa preparar o profissional para executar diversas téc- ____/____/____ Em: / / Responsável:______________ nicas cirúrgicas em implantes osseointegrados. 3.00 (sócio) / 6 x R$ 900.org.00 .EAP Especialização em implantodontia Atualização em Endodontia . laboratorial e clínico ____/____/____ Endereço Insuficiente Dia e horário: segunda-feira (semanal) das 14h00 às 20h00 Data Não existe nº indicado Duração: 08 meses (horas/aula) 2ª Início: março de 2014 ____/____/____ Informações escritas pelo porteiro ou síndico Investimento: 9 x R$ 450. Diagnóstico e planejamento ortodôntico preventivo e interceptivo Obs. Natureza: Teórico/Laboratorial/Clínico Profª. Carin Marcone .00 (não sócio) para a realização de procedimentos destinados à instalação de implantes Número de vagas: 12 osteointegrados e resolução de casos clínicos pouco complexos. bem como pequenos procedimentos de enxerto ósseo. Prof. Informativo da 12 Associação Paulista Outubro a Dezembro de 2013 de Cirurgiões-Dentistas Escola de Aperfeiçoamento Profissional . Especialista em CTBMF. bem como a odontometria eletrônica e visualiza- ção em microscópio de situações mais complexas. Ministrador: Prof. Prótese sobre Implante . Roberto Miguita e Dia e horário: quarta-feira (semanal) das 14h00 às 20h00 equipe Duração: 08 meses Início: março de 2014 Natureza: Teórico/Laboratorial/Clínico Investimento: 9 x de R$ 400. Tiradentes. Dr.CEP 07196-000 técnicas e instrumentais para regeneração óssea e tecidual guiada (uso de Telefones: 2409-5590 / 2409-4328 .00 (sócio) / 4 x R$ 780. bem como a utilização de Av.889 de 24/12/2008 que regulamenta a profissão.Luciano Scarparo. Dr. Dr.br membranas .R$70. Dr.