7h

[Pai Nosso]

- Ato de Abandono

Ó meu Deus, eu não sei o que hoje me há-de suceder; ignoro-o por completo; mas sei
certamente que nada poderá me acontecer que Vós não tenhais previsto, regulado e
ordenado, desde toda a eternidade: e isso me basta.
Adoro os Vossos desígnios impenetráveis e eternos, e a eles me submeto de todo
coração. Quero tudo, aceito tudo e uno o meu sacrifício ao de Jesus Cristo, meu divino
Salvador. Peço-Vos, em Vosso nome e pelos Seus merecimentos infinitos, paciência nas
minhas penas e submissão perfeita e inteira a tudo quanto me suceder segundo o
Vosso divino beneplácito.
Assim seja.
Aleluia!
Celebrai a Iahweh, porque ele é bom,
Porque o seu amor é para sempre!
Celebrai o Deus dos deuses,
Porque o seu amor é para sempre!
Celebrai o Senhor dos senhores,
Porque o seu amor é para sempre!

Só ele realizou maravilhas,
Porque o seu amor é para sempre!
Ele fez os céus com inteligência,
Porque o seu amor é para sempre!
Ele firmou a terra sobre as águas,
Porque o seu amor é para sempre!

Ele fez os grandes luminares:
Porque o seu amor é para sempre!
O sol para governar o dia,
Porque o seu amor é para sempre!
A lua e as estrelas para governar a noite,
Porque o seu amor é para sempre!

Ele feriu o Egito em seus primogênitos,
Porque o seu amor é para sempre!
Ele fez sair Israel do meio deles,
Porque o seu amor é para sempre!
Com mão forte e braço estendido,
Porque o seu amor é para sempre!

Israel. Porque o seu amor é para sempre! Ele guiou o seu povo no deserto. Uma coisa peço a Iahweh. Porque o seu amor é para sempre! Ele feriu os reis famosos. por teu grande amor Entro em tua casa: Eu me prostro em teu sagrado Templo. Porque o seu amor é para sempre! Ele matou reis poderosos. Porque o seu amor é para sempre! Seon. Porque o seu amor é para sempre! E Og. E a procuro: . rei de Basã. Porque o seu amor é para sempre! Ele se lembrou de nós em nossa humilhação. Porque o seu amor é para sempre! E por entre elas fez passar Israel. Porque o seu amor é para sempre! Mas nele arrojou Faraó e seu exército. rei dos amorreus. eu amo a beleza de tua casa E o lugar onde a tua glória habita. Porque o seu amor é para sempre! Quanto a mim. Porque o seu amor é para sempre! Ele dá o pão a toda carne. Cheio de temor. Porque o seu amor é para sempre! Ele nos salvou dos nossos opressores. Porque o seu amor é para sempre! Como herança ao seu servo. Porque o seu amor é para sempre! Celebrai ao Deus do céu. 8h [Pai Nosso] Iahweh. Ele dividiu o mar dos Juncos em duas partes. Porque o seu amor é para sempre! Ele deu a terra deles como herança.

Iahweh dos Exércitos! Minha alma suspira e desfalece Pelos átrios de Iahweh. Sim. Sim. Minha alma tem sede de ti. sem água. ó meu Deus! Minha alma tem sede de Deus. esgotada. Quão amáveis são tuas moradas. Como terra árida. Assim minha alma brame Por ti. Ó Deus. Do Deus vivo: Quando voltarei a ver A face de Deus? As lágrimas são meu pão Noite e dia. Pois ele me oculta em sua casa No dia da infelicidade. tu és o meu Deus. Felizes os homens cuja força está em ti. Como a corça bramindo Por águas correntes. eu te contemplava no santuário. Meu coração e minha carne Exultam pelo Deus vivo. Eles te louvam sem cessar. Felizes os que habitam em tua casa. Envia tua luz e tua verdade: Elas me guiarão Levando-me à tua montanha sagrada. Para gozar a doçura de Iahweh E meditar no seu Templo. vale mais um dia em teus átrios . E que guardam as peregrinações no coração. Às tuas Moradias. eu te procuro. Que eu habite na casa de Iahweh Todos os dias de minha vida. Vendo teu poder e tua glória. Minha carne te deseja com ardor.

Feliz o homem que nele se abriga. cítara e harpa. Iahweh. Quero cantar e tocar para ti! Desperta. Iahweh. Que milhares ao meu modo! 9h [Pai Nosso] Mostra-me teus caminhos. eu quero ter a tua lei Dentro das minhas entranhas. ó Deus. Vou despertar a aurora! Provai e vede como Iahweh é bom. Eu te busco de todo o coração. Indica-me o caminho a seguir. ensina-me. Pois tu és o meu Deus salvador. E caminharei segundo tua verdade. Eu espero em ti o dia todo. Ensina-me teus caminhos. Pois eu me elevo a ti. Guia-me com tua verdade. glória minha. ó Deus. Ensina-me tuas veredas. Conservei tuas promessas no meu coração Para não pecar contra ti. Despertai. Meu Deus. Como é precioso. . o teu amor! Deste modo. No rolo do livro foi-me prescrito Realizar tua vontade. Não me deixes afastar dos teus mandamentos. Unifica meu coração para temer o teu nome. Meu coração está firme. Meu coração está firme. os filhos de Adão Se abrigam à sombra de tuas asas. Pois é em ti que eu confio. Faze-me ouvir teu amor pela manhã.

Põe a tua alegria em Iahweh E ele realizará os desejos do teu coração. Confia em Iahweh e faze o bem. Dão fruto mesmo na velhice. Meu Rochedo. Descansa em Iahweh e nele espera. Bendito seja Iahweh. eu te bendirei em toda a minha vida 10h [Pai Nosso] Tu me dás o vigor de um touro E espalhas óleo novo sobre mim. Para anunciar que Iahweh é reto. Brotam nos átrios do nosso Deus. As tuas consolações me deleitam. Os justos brotam como a palmeira. O teu amor. Que treina minhas mãos para a batalha E meus dedos para a guerra. . Pois a fonte da vida está em ti. Quando digo: “Meu pé tropeçará”. Assim. E com tua luz nós veremos a luz. São cheios de seiva e verdejantes. Iahweh. o meu rochedo. Tu os embriagas com um rio de delícias. Meus ouvidos escutam os malfeitores. Meu olho vê aqueles que me espreitam. Quando as preocupações se multiplicam em mim. Plantados na casa de Iahweh. Crescem como o cedro do Líbano. Confia nele. nele não há injustiça. Meu amor e minha fortaleza. me sustenta. Habita na terra e vive tranqüilo. Entrega teu caminho a Iahweh. e ele agirá. Valendo teu amor mais que a vida Meus lábios te glorificarão. Eles ficam saciados com a gordura de tua casa.

. estou esgotado. 11h [Pai Nosso] Examina-me. Das profundezas clamo a ti. nada teme. eu espero com toda a minha alma. confiante em Iahweh. Eu me confronto com meus opressores. Minha alma aguarda o Senhor Mais que os guardas pela aurora. Senhor. Iahweh. O escudo em que me abrigo E que a mim submete os povos. Para que sejas temido. Passaram sobre mim teus furores. ouve o meu grito! Que teus ouvidos estejam atentos Ao meu pedido por graça! Se fazes conta das culpas. Esperando tua palavra. Sofri teus horrores. Iahweh. Iahweh. Teu terrores me deixaram aniquilado. Iahweh. Meu coração está seguro. E caminho na tua verdade. Iahweh: Senhor. Minha prece chega a ti pela manhã. eu grito a ti. Por que me rejeitas. Eu nunca temo as más notícias: Meu coração é firme. Iahweh. E escondes tua face longe de mim? Sou infeliz e moribundo desde a infância. Eles me cercam como água todo o dia. quem poderá se manter? Mas contigo está o perdão. Minha torre-forte e meu libertador. 12h [Pai Nosso] Quanto a mim. Depura meus rins e meu coração: À frente dos meus olhos está o teu amor. põe-me à prova. Eu espero.

13h [Pai Nosso] Responde-me. . e me consolarás de novo. não fiques longe de mim! Deus meu. espero sem cessar. Fizeste-me ver tantas angústias e males. Minha boca narrará tua justiça. Tu voltarás para tirar-me dos abismos da terra. Iahweh é minha confiança desde a juventude. Tu afastas de mim meus parentes e amigos. Desde o seio tu és meu apoio. vem socorrer-me depressa! 14h [Pai Nosso] Ó Deus. Iahweh. não fiques longe de mim! Deus meu. Senhor. Por tua grande compaixão! Não escondas tua face ao teu servo! Estou angustiado. Tu és minha parte desde as entranhas maternas. Envolvem-me todos juntos de uma vez. Os que amam tua salvação Repetirão sempre: “Deus é grande!” Pois minha esperança és tu. Em ti está continuamente o meu louvor. Aumentarás minha grandeza. vem socorrer-me depressa! Quanto a mim. A treva é a minha companhia. liberta-me! Resgata-me por causa dos meus inimigos! Exultarão e se alegrarão em ti Todos os que te procuram. responde-me depressa! Aproxima-te de mim. Todo o dia a tua salvação. Pois teu amor é bondade! Volta-te para mim. Ó Deus. Continuando o teu louvor.

Eu te celebro. e nunca tenho descanso. Tira-me das minhas aflições. Vê meus inimigos que se multiplicam. eu grito de dia. Na presença dos anjos eu canto a ti. Pois solitário estou. Pois ouviste as palavras de minha boca. De noite. tu me atendeste E aumentaste a força dentro de mim. 15h [Pai Nosso] Desperta! Por que dormes. Quando eu gritei. e infeliz. e não me respondes. tem piedade de mim. Iahweh. por que me abandonaste. E o ódio violento com que me odeiam. Pois ele tira os meus pés da rede. Esquecendo nossa opressão e miséria? Levanta-te! Socorre-nos! Resgata-nos. Senhor? Levanta-te! Não nos rejeites até o fim! Por que escondes tua face. meu Deus. E me prostro voltado para o teu sagrado Templo. por causa do teu amor! 16h [Pai Nosso] Meus olhos estão sempre em Iahweh. Guarda-me a vida! Liberta-me! Que eu não seja envergonhado por abrigar-me em ti! 17h [Pai Nosso] Meu Deus. Volta-te para mim. de todo o coração. . Descuidado de me salvar. A angústia cresce em meu coração. Vê minha fadiga e miséria E perdoa meus pecados todos. Apesar das palavras de meu rugir? Meu Deus.

como é grande a tua bondade! Na minha ânsia eu dizia: “Fui excluído para longe dos teus olhos!” Tu. meu Deus. De dia o sol não te ferirá Nem a lua de noite. Confiavam em ti e nunca se envergonhavam. Tiraste meu pano grosseiro e me cingiste de alegria. tem piedade de mim! Sê o meu socorro. eu te louvarei para sempre. Iahweh. Iahweh te guarda de todo o mal. tua sombra. Iahweh está à tua direita. Iahweh. porém. . Desde agora e para sempre. Confiavam e tu os salvavas. dia e noite? Até quando triunfará meu adversário? 18h [Pai Nosso] Ergo os olhos para as montanhas: De onde virá meu socorro? Meu socorro vem de Iahweh. Quando eu gritava a ti. Iahweh. Que fez o céu e a terra. E tu és o Santo. Iahweh é teu guarda. Habitando os louvores de Israel! Nossos pais confiavam em ti. Eles gritavam a ti e escapavam. Até quando me esquecerás. Ele guarda a tua vida: Iahweh guarda a tua partida e chegada. Ouve. Iahweh! Transformaste o meu luto em dança. ouvias minha voz suplicante. Iahweh? Para sempre? Até quando esconderás de mim a tua face? Até quando terei sofrimento dentro de mim E tristeza no coração. Por isso meu coração te cantará sem mais se calar.

ó Deus. Iahweh meu Deus. tu nos provaste. Eles reconhecerão que isto vem da tua mão. ó Iahweh. Firmando meus passos. E confiarão em Iahweh. Fazes a estéril sentar-se em sua casa. Pôs em minha boca um cântico novo. Louvor ao nosso Deus. Mas fizeste-nos sair para a abundância. Ele me fez subir da cova fatal. Muitos verão e temerão. Fazendo-o sentar-se com os nobres. Esperei ansiosamente por Iahweh: Ele se inclinou para mim E ouviu o meu grito. o realizaste! Concede tua força ao teu servo. Socorre-me. Do brejo lodoso. Passamos pelo fogo e pela água. ! 20h [Pai Nosso] . Ao lado dos nobres do seu povo. Fizeste-nos cair na rede. Nos refinaste como se refina a prata. Que tu. Como alegre mãe com seus filhos.19h [Pai Nosso] Sim. E tua salvação ao filho de tua serva: Realiza um sinal de bondade para mim! Ergues o fraco da poeira E tiras o indigente do lixo. Puseste um peso em nossos rins: Deixaste um mortal cavalgar nossas cabeças. Colocou meus pés sobre a rocha. Salva-me conforme o teu amor.

Celebrai-o. É ele quem sacia teus anos de bens E. Renova um espírito firme no meu peito. cria em mim um coração puro. Perdoaste o meu pecado. tua juventude se renova. Entrai por suas portas dando graças. Ele afasta de nós as nossas transgressões. Como o céu que se alteia sobre a terra. Eu disse: “Vou a Iahweh. E sua verdade de geração em geração. 21h . E não esqueças nenhum dos seus benefícios. Não me rejeites para longe de tua face. por tua grande compaixão! Lava-me inteiro da minha iniqüidade E purifica-me do meu pecado! Ó Deus. Sim! Porque Iahweh é bom: O seu amor é para sempre. Confessei a ti o meu pecado. como a da águia. bendizei o seu nome. Bendize a Iahweh. por teu amor! Apaga minhas transgressões. Com cantos de louvor pelos seus átrios. ó Deus. É ele quem perdoa todas as tuas faltas E cura todos os teus males. É ele quem redime tua vida da cova E te coroa de amor e compaixão. ó minha alma. É forte seu amor por aqueles que o temem. E meu erro não te encobri. Não retires de mim teu santo espírito. E tudo o que há em mim ao seu nome santo! Bendize a Iahweh. Confessar o meu pecado!” E tu absolveste o meu erro. Como o oriente está longe do ocidente. Tem piedade de mim. ó minha alma.

atende à minha prece. sê firme! Fortalece teu coração e espera em Iahweh! Eu amo Iahweh. Nosso Deus é compassivo. Pois é a ti que eu invoco todo o dia! Alegra a vida do teu servo. porque ele ouve Minha voz suplicante. Eu confio em ti. Ele inclina seu ouvido para mim No dia em que o invoco. Salva teu servo que em ti confia! Tu és o meu Deus. Inclina teu ouvido. porque sou teu fiel. que eu me elevo! Tu és bom e perdoas. Iahweh. Pois é a ti. E o teu amor. Pois eu sou pobre e indigente! Guarda-me. ó Iahweh. que existem desde sempre. . Que meus inimigos não triunfem contra mim! Os que esperam em ti não ficam envergonhados. que eu não seja envergonhado. Lembra-te de mim. E minhas revoltas. Espera em Iahweh. Não recordes os pecados de minha juventude. És cheio de amor com todos os que te invocam. eu me elevo. Iahweh. Considera minha voz suplicante! 22h [Pai Nosso] Eu creio que verei a bondade de Iahweh Na terra dos vivos. Senhor. Ó meu Deus. Senhor. [Pai Nosso] A ti. Iahweh. Senhor. tem piedade de mim. responde-me. conforme o teu amor Por causa da tua bondade. Iahweh. Recorda a tua compaixão.

Iguala meus pés aos das corças E me sustenta em pé nas alturas. Meus olhos das lágrimas e meus pés de uma queda. ó Deus! Inclina a mim teu ouvido. Senhor meu Deus. Eu clamo a ti. Na angústia eu gritei a Iahweh: Ele me ouviu e me aliviou. tu que salvas Dos agressores quem se refugia à tua direita. Meus pés não vacilaram nas tuas pegadas. a não ser nosso Deus? Ele é o Deus que me cinge de força E torna perfeito o meu caminho. minha alma. ouve a minha palavra. Iahweh está comigo: jamais temerei! Com Deus farei proezas! 23h [Pai Nosso] Eu observei a palavra dos teus lábios. No caminho prescrito mantendo os meus passos. Darei glória ao teu nome para sempre. Pois. Porque o seu amor é para sempre! Eu te agradeço de todo o coração. E meu braço a tender o arco de bronze. porque ele é bom. Instrui minhas mãos para a guerra. fora Iahweh. Celebrai a Iahweh. Pois é grande o teu amor comigo: Tiraste-me das profundezas do Xeol. Iahweh protege os simples: Eu fraquejava e ele me salvou. Demonstra o teu amor. quem é Deus? E quem é rochedo. Caminharei na presença de Iahweh Na terra dos vivos. pois tu me respondes. Volta ao repouso. Pois Iahweh foi bondoso contigo: Libertou minha vida da morte. .

Eu te celebrarei para sempre. Pois quem age és tu. Nós. Eis que o olho de Iahweh está sobre os que o temem. nos mantemos de pé. Sobre aqueles que esperam seu amor. mesmo à noite. Nós. Ponho Iahweh à minha frente sem cessar. o teu amor é para sempre! Não abandones a obra de tuas mãos! 24h [Pai Nosso] Bendigo a Iahweh que me aconselha. Quando Iahweh fez voltar os exilados de Sião. Com ele à minha direita eu não vacilarei. Os que semeiam com lágrimas. outros em cavalos. tu me fazes viver. Por isso estamos alegres. Para da morte libertar a sua vida E no tempo da fome fazê-los viver. Até entre as nações se comentava: “Iahweh fez grandes coisas por eles!” Iahweh fez grandes coisas por nós. Se eu caminho no meio da angústia. porém. Ceifam em meio a canções.. Eu me calo. Iahweh fará tudo por mim: Iahweh. Ao furor de meus inimigos tu estendes a mão E tua direita me salva. E. E a língua de canções.. Eles se inclinam e caem. Uns confiam em carros. meus rins me instruem. invocamos o nome de Iahweh nosso Deus. porém. Porque agiste. . não abro a boca. Ficamos como quem sonha: A boca se nos encheu de riso. Iahweh responde do seu santuário celeste Com as proezas de sua direita salvadora.

Eu confio no teu amor! . E me prostro voltado para o teu sagrado Templo. Eu te celebro. Quando eu gritei. Não negaste o pedido de seus lábios. Dias sem fim. Ensinar-me-ás o caminho da vida. de todo o coração. Na presença dos anjos eu canto a ti. Cinges com coroa de ouro sua cabeça. Iahweh. Ele te peidu a vida e tu a concedeste. E como exulta com tua salvação! Concedeste o desejo do seu coração. Iahweh. Sim. tu me atendeste E aumentaste a força dentro de mim. o rei se alegra com tua força. perpetuamente. Minha morada é a casa de Iahweh Por dias sem fim. Pois ouviste as palavras de minha boca. para sempre. felicidade e amor me seguirão Todos os dias da minha vida. Cheio de alegrias em tua presença E delícias à tua direita. Pois tu o precedes com bênçãos felizes.