ED Políticas Públicas: Atividade Discursiva 1 – 2017/1

ED
Políticas Públicas

2) Caso você não conclua toda a tarefa de uma só vez. a sua frequência somente será registrada através da publicação correta da atividade. você poderá salvá-la. estude o texto teórico e o complementar anexos a esta atividade. voltar a fazê-la em outro momento e publicá-la apenas quando terminar. 3) O manual do aluno traz informações importantes. Professor: Thais Costa de Sousa Tema: Políticas públicas de educação inclusiva promovendo sociodiversidade e o acesso universal à educação e ao esporte paraolímpico. sobre os Estudos Dirigidos. Você também poderá redigir o texto em outro local e copiá-lo apenas quando for publicá-lo. Portanto. Dessa forma. não se esqueça de salvar e publicar a atividade ao concluir a tarefa. Observações: 1) O registro e o controle de frequência são feitos automaticamente pelo Portal Universitário. Leia- o com atenção e consulte-o sempre que tiver alguma dúvida. Boa Atividade! . antes de respondê-la. Caro(a) aluno(a)! Esta atividade discursiva vale 25% de sua frequência neste ED. ED Políticas Públicas: Atividade Discursiva 1 – 2017/1 Estudo Dirigido: Políticas Públicas Habilidades: Raciocinar de forma crítica e analítica e apontar soluções para problemas.

que ele quer ir pra rua. Isabelle tem um jeito para dizer que a equipe é bem- vinda. Nas escolas inclusivas. "Todo mundo aqui é ímpar. que ele quer explorar. Esse é o nosso mundo. num ambiente assim. Sheila fez até um abaixo assinado na internet para conseguir uma escola pública que tivesse um mediador para o filho. O comportamento dele melhorou depois que a mãe batalhou pra conseguir matricular o garoto numa escola municipal na Zona Sul do Rio. E o mediador. todo mundo tem que se adaptar a todo mundo. professor de Educação Física. A Educação Inclusiva começa em casa. para que você possa refletir e dissertar sobre o tema. “Ela não é uma pessoa diferente. E aí vi que a escola é importante pra ele". os alunos com deficiência têm o mesmo currículo do resto da turma. e não mantê-los isolados por que têm uma deficiência. afirma Antônio Carlos Souza. ED Políticas Públicas: Atividade Discursiva 1 – 2017/1 Atividade Discursiva 1 Nesta atividade discursiva. porque sabia que ia encontrar alguma dificuldades. Então. A reportagem redigida a seguir foi exibida no Jornal Nacional. de 8 anos. e outras crianças também querem dizer: “Estamos aqui!”. Numa visita a uma escola inclusiva pela primeira vez. ela é o mesmo que nós. . a nossa sociedade". E. Ele era uma criança que eu o subestimava e eu não queria muito isso pra ele. Pedrinho. em 23 de novembro de 2015: Quase 700 mil crianças brasileiras com alguma deficiência estão hoje em escolas comuns. ou assistente. O afeto é uma disciplina de apoio para transformar a escola num espaço para todos. defende um colega da Isabelle. mãe do Pedrinho. anda com dificuldades. digamos assim. Não fala. serão apresentadas três questões relacionadas a uma reportagem sobre Educação Inclusiva. “Ele está me mostrando que ele quer isso. mas se interessa pelo que está em volta. os adultos ensinam algumas coisas e aprendem outras. Todo mundo é igual”. a equipe do Jornal Nacional aprendeu logo uma lição de afeto: um abraço. alguém para ficar com Pedrinho na sala de aula. só tem uma deficiência que tem muita gente no país que tem. há poucos meses. É humano. que ele quer ir pro mundo. ajuda a criança com necessidades especiais nas tarefas escolares. Isso significa que todos os alunos estudam juntos e com o mesmo currículo. A escola comum é um ponto de partida para a criança crescer como qualquer outra e ter possibilidade de obter ganhos em sala de aula. quando os pais se convencem que é preciso criar os filhos para a vida. tem uma síndrome rara. que não estão nos livros. conta Sheila Velloso.

Disponível em: <http://g1. 2016). elas tinham uma vontade de ser inclusivas.unesco.org/images/0008/000862/086291por. MENEZES. professora. UNESCO. Às vezes. A grande maioria desses alunos estuda em escolas públicas.mec. Esse número subiu para 79% em 2014. Jornal Nacional.educabrasil.com/jornal- nacional/noticia/2015/11/jn-mostra-resultados-da-inclusao-de-alunos-com- necessidades-especiais. Andrea assiste ao desabrochar do filho numa escola municipal do Rio.com. (Fonte: G1. Isabelle. ______. “Todo mundo tem condição de se desenvolver integralmente. 1990. a criança já está fazendo coisas”. você acha que não está fazendo nada e quando você olha. Miguel. já reconhece os números. escreve redação. “Nas duas escolas particulares que ele estudou. E. Tem dificuldade de se comunicar e socializar. de. 2016. para que essa capacidade se amplie”. Acesso em: 26 nov. 2016. Antes de começar. Andréa Barbosa de Oliveira. de 9 anos. Disponível em: <http://portal. na escola onde as crianças aprendem que podem ser exatamente o que são e isso é motivo de festa. Acesso em: 26 nov.br/declaracao-de-salamanca/>. é autista. MEC. de 9 anos. as mais diferentes possíveis. JN mostra resultados da inclusão de alunos com necessidades especiais. mas elas não tinham a infraestrutura para isso. Legislação específica / Documentos internacionais.php?option=com_docman&view=download&alias= 16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao- inclusiva-05122014&Itemid=30192>. Miguel não conseguia ler. além do material já disponibilizado.pdf>. Acesso em: 26 nov. sugerimos que você consulte os seguintes sites e arquivos: BRASIL.globo.br/index. E os casos de sucesso estão aparecendo.gov. só 29% das crianças com deficiência estavam em salas de aulas comuns.gov. para nortear suas respostas. T.br/secretaria-de-educacao- especial-sp-598129159/legislacao>. Disponível em: <http://portal. Ministério da Educação. 2015. Acesso em: 26 nov. e não se propunham a ter. Disponível em: <http://www. diz Soraya Sena. 2016. 2016. mas em medidas. sempre. Disponível em: <http://unesdoc. faz pequenas contas. “Acho que eles são uma caixinha de surpresas. Eram só promessas. ED Políticas Públicas: Atividade Discursiva 1 – 2017/1 Na última década. . Declaração de Salamanca. 2001. 1998. Com base no texto da reportagem. Acesso em: 26 nov. É necessário desafiar. professora. Dandara está chegando lá. com Síndrome de Down. Sabe o nome dele todo”.mec. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Miguel veio para cá e mal sabia escrever o nome dele todo e ele veio pra cá tem dois anos. responda às três questões a seguir. Ele agora lê. Em 2003. afirma Maria Teresa Mantoan. lamentou a mãe do Miguel.html>. Declaração Mundial sobre a Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem – Jomtien. os números da inclusão se multiplicaram. escreve e lê palavras simples.

ED Políticas Públicas: Atividade Discursiva 1 – 2017/1 Questão 1 Quais os principais documentos da legislação brasileira relacionados à Educação Inclusiva que subsidiam e contribuem para esta modalidade de ensino? Questão 2 Os depoimentos de professores. você nos autoriza sua publicação integral ou parcial no Guia de Possibilidades de Respostas? ( ) Sim ( ) Não . No entanto. colegas e mães dos alunos com deficiência na reportagem anterior mostram a importância de cada um deles para promover a inclusão. Por que essas pessoas são fundamentais nesse processo? Questão 3 Até agora discutimos a legislação brasileira sobre Educação Inclusiva. a Declaração de Salamanca (1994) e a Convenção de Guatemala (1999). existem tratados internacionais que também contribuíram de forma importante para o avanço da Educação Inclusiva no Brasil. como a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990). Como podemos associar esses três documentos à Educação Inclusiva oferecida pela escola da reportagem anterior? AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DA ATIVIDADE DISCURSIVA I Caso sua atividade seja selecionada.