COMPARTILHE ESTE EBOOK!

BÁSICO INTERMEDIÁRIO
Se você está começando a trabalhar com Nestes materiais o conteúdo é voltado para
Marketing de Conteúdo, Marketing Digital as pessoas que já estão mais familiarizadas
ou Inbound Marketing, este conteúdo com alguns dos conceitos de Marketing
é exatamente o que você precisa. Digital. Este tipo de conteúdo costuma ser um
Aqui abordaremos alguns assuntos de pouco mais aprofundado, e aqui costumamos
ESTE EBOOK É maneira bem introdutória e da forma mais apresentar algumas soluções para problemas
CERTO PRA MIM? didática possível. Estes são os principais um pouco mais complexos.
conteúdos para quem deseja começar a
Um dos nossos principais aprender algo novo!
objetivos da Rock Content
é ensinar. Para isso,
produzimos posts, ebooks,
whitepapers, webinars, AVANÇADO GUIA COMPLETO
infográficos e uma Estes são os materiais mais complexos Nesta categoria se encontram os materiais
infinidade de materiais que produzidos pela Rock Content. Para usufruir mais completos da Rock Content. Neles,
são feitos apenas para você. ao máximo dos conteúdos avançados que os assuntos são tratados desde os seus
produzimos, é essencial que você esteja conceitos mais básicos até os detalhes mais
Agora você confere qual em dia com o que acontece no mundo avançados e específicos. São indicados
é o grau de conhecimento digital. Nossos materiais avançados são para para qualquer pessoa que deseja começar,
necessário para usufruir ao profissionais com experiência na área que aprofundar ou reciclar o seu conhecimento
máximo deste conteúdo. estão em busca de aprofundar em sua área em um determinado assunto.
de conhecimento.
[ ESTE E-BOOK! ]

COMPARTILHE ESTE EBOOK!

[ 26 ] QUANDO NÃO USAR
SUMÁRIO INBOUND MARKETING?

[ 04 ] SOBRE OS [ 29 ] COMO FAZER UMA CAMPANHA
AUTORES DE INBOUND MARKETING

[ 05 ] INTRODUÇÃO [ 37 ] COMO MENSURAR OS RESULTADOS
DA SUA CAMPANHA DE INBOUND
MARKETING

[ 06 ] O QUE É INBOUND [43 ] AS FERRAMENTAS DO INBOUND
MARKETING? MARKETER

[ 12 ] POR QUE O MARKETING DE [45 ] VIRANDO UM INBOUND MARKETER:
INTERRUPÇÃO ESTÁ COM OS DIAS LIVROS, BLOGS E CURSOS
CONTADOS? ESSENCIAIS

[ 16 ] A METODOLOGIA [ 50 ] CONCLUSÃO
INBOUND

[ 23 ] OS PILARES DO [52 ] SOBRE A
INBOUND MARKETING ROCK CONTENT

4
COMPARTILHE ESTE EBOOK!

REVISÃO TEXTO

LAÍS BOLINA DIEGO GOMES RENATO MESQUITA
Marketing Analyst Co-founder Growth Hacker
lais.bolina@rockcontent.com diego@rockcontent.com renato@rockcontent.com

DESIGN

RAFAEL RALLO BRUNO MONTIEL
Marketing/Design Analyst Graphic Designer
rafael.rallo@rockcontent.com bruno@rockcontent.com

5
COMPARTILHE ESTE EBOOK!

INTRODUÇÃO
O mundo do Marketing mudou muito nos últimos 10 anos. E
vai mudar mais ainda na próxima década. Nós não sabemos
onde ele vai parar, mas conseguimos compreender a
direção que ele está tomando.

O Marketing eficaz vai se parecer cada vez menos com
um alerta (que distrai) e mais com um ímã (que atrai). Os
consumidores querem cada vez mais se informar e cada vez
menos serem interrompidos.

Quem souber produzir conteúdo e arranjar formas de
entregá-lo vai atrair mais público, fechar mais negócios e
conquistar mais fãs. Muito em breve, essa forma de fazer
Marketing não será mais um diferencial, mas questão de
sobrevivência.

Você quer fazer seu negócio crescer? Aproveite este Guia,
ele vai ajudar sua empresa a mudar a maneira como você
faz Marketing. Salve com carinho no seu desktop para reler
quando quiser inspiração ou tirar uma dúvida.

BOA LEITURA!

. Também para ver um filme do seu tempo e a atenção do cliente já aproveitou o intervalo diretor ou série preferidos e conquistados de outra forma. UM BRINQUEDO. E UMA SURPRESA!" Desnecessário dizer que. E a gente O Marketing tradicional visa O QUE É de folhear uma revista e tem certeza de que você já “locatários de atenção”. doido São formas de alugar o INBOUND propaganda!”. outro. “está na hora propaganda”. as pessoas não ficam muito felizes com isso. MARKETING? comercial na televisão para pensou “mas não começa ir ao banheiro ou para fazer logo esse filme? Só tem Por exemplo: a pessoa vai pipoca.. afinal. entre um bloco e "UM CHOCOLATE. em COMERCIAL DO KINDER OVO geral. . 6 COMPARTILHE ESTE EBOOK! Você já teve a experiência na da propaganda”. assistir a um filme na “Tela Quente” segunda-feira à noite e. assiste propagandas. dizer: “mas aqui só tem se sentou no cinema.

NÚMERO DE ANÚNCIOS PROGRAMA DA TV ABERTA — O “Marketing de Permissão” se VISTOS ENQUANTO SE MAS COM MUITO MAIS PODER direciona apenas a voluntários. Segundo ele. . TERÇO DOS USUÁRIOS DA demais. eles estão usando tudo o que podem para correr dos conteúdos que não querem assistir: ## E  M OUTUBRO DE 2016. A ## A  PENAS NO ESTADO DE SÃO NETFLIX ALCANÇOU 86. EM OUTRAS Como os consumidores são CHROME. para receber mensagens. COM MAIS DE 40 PALAVRAS. rádio e televisão. COM O SERVIÇO. NO CONTROLE REMOTO. é preciso antes construir um APLICATIVOS SIMILARES INTERNET ACESSA O SITE relacionamento com eles. as empresas não COMERCIAIS. MAIS POPULAR DO TEM MAIS DE UM BILHÃO NAVEGADOR GOOGLE DE USUÁRIOS. sorteio. enquete. AS PESSOAS NO PROCON PARA NÃO inaugurou o conceito do que ele ASSISTEM A FILMES E RECEBER CHAMADAS DE chama de “Marketing de Permissão”. desconto. ou NAVEGA NA INTERNET É DE ESCOLHA DO QUE AQUELE seja. ## O ADBLOCK É A EXTENSÃO BRASIL ESTIMA QUE O SITE mala direta. pessoas que se cadastraram REDUZIDO A QUASE ZERO. poderiam mais confiar apenas em ## A  EQUIPE DO YOUTUBE NO “anúncios de interrupção” em revistas.000 PEDINDO PARA ENTRAR MILHÕES DE ASSINANTES NÚMEROS DE TELEFONE NO MUNDO. É MAIS os com alguma isca — amostra BROWSERS. O AUDIÊNCIA DO QUE QUALQUER grátis. MAIS DE 540. o autor Seth Godin CLARO. 7 COMPARTILHE ESTE EBOOK! Na verdade. atraindo- EXISTEM PARA OUTROS COM FREQUÊNCIA. ESTÃO CADASTRADOS Em 1999. COM ELES. com cada vez mais poder na mão dos consumidores.7 PAULO. QUASE UM bombardeados por informação MILHÕES DE DOWNLOADS. SERIADOS SEM INTERVALOS TELEMARKETING .

mas já entendia Marketing”. CEO da HubSpot. 8 COMPARTILHE ESTE EBOOK! Godin escreveu isso antes da criação do um conceito que se opõe ao “Outbound Facebook ou do YouTube. enquanto o Marketing Permissão” partem da mesma premissa: o tradicional se concentra no broadcast — poder está cada vez mais com o consumidor a mesma mensagem para milhões de e menos com o anunciante. Cabe ao pessoas — na internet é possível e barato consumidor escolher qual conteúdo manter conversas individuais com cada consumir. tópico ao qual retornaremos seu cotidiano com ofertas. impressão e selos (parece que a gente está falando de Em vez disso. e não ao anunciante interromper consumidor. O produzir banners “linda lâmpada espiral R$ Marketing “direcionado para dentro” é 10. Brian Halligan. . faz mais sentido produzir um DA PERMISSÃO AO REBOTE excelente post no seu blog sobre “como trocar uma lâmpada” (que é o que as Em 2005. mais adiante neste Guia. Em 2016. Godin também chamou atenção para O Inbound Marketing e o “Marketing de o fato de que. a empresa pode produzir conteúdo útil ao consumidor.60” (que vai ser filtrado pelo AdBlock). se concentrar em descobrir o problema para que ele o encontre quando quiser do cliente e conseguir permissão para resolver um problema ou atender a uma continuar a conversa por email. o Inbound Marketing busca outro mundo. pessoas vão digitar no Google) do que cunhou o termo “Inbound Marketing”. Como a internet elimina os chegam aonde ele estiver. necessidade. custos de envelopes. que é o Marketing tradicional o poder da internet no “Marketing de — alcançar o cliente com mensagens que Permissão”. não é?).

UM DE SEUS USUÁRIOS MAIS ANTIGOS. não pelo produto. E VELHOS QUE ANDAR personagens adquiriram uma habilidade quando uma pessoa compra um livro porque PARA A FRENTE. de um curso por acompanha o blog do autor. essas HQs mandavam uma mensagem muito clara: “leia se quiser”. conquistar um da Disney e da Turma da Mônica vinham novo emprego ou impressionar a namorada. uma organização de As HQs do Instituto Universal Brasileiro eram cursos técnicos por correspondência. Só Quando alguém coleciona embalagens porque os realmente curiosos liam a história inteira elas contém receitas no verso. revistas em quadrinhos trabalhar por conta própria. . é Inbound Marketing. isso também é CERTAMENTE CONHECE correspondência) e puderam com ela Inbound Marketing. QUER SABER DE UM diferente daquele das outras historinhas Atraíam pelo conteúdo. DE ANTIGAS REVISTAS EM QUADRINHOS: O INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO. VOCÊ nova (por meio. é Inbound O INBOUND MARKETING e a mensagem do IUB. Quando o estande do evento tem E O MARKETING DE uma caixa de vidro para o passante deixar PERMISSÃO SÃO MAIS As narrativas mostravam como um ou dois um cartão de visitas. SEGREDO? no gibi. mas com toda MAS VOCÊ personagens adultos e em estilo claramente a linguagem e a ginga do Inbound Marketing. com anúncios em forma de HQ do Instituto Universal Brasileiro. claro. Marketing. Com anúncios (Outbound Marketing). 9 COMPARTILHE ESTE EBOOK! Nos anos 80 e 90.

você sabe muito bem o que é Inbound Marketing. Finalmente. onde é fácil compartilhar conteúdo. eles já conquistaram a confiança dos amigos deles. se você assistiu ao clipe de “Eduardo e Mônica” feito pela Vivo ou ao desenho animado “O Último Jogo” da Nike. . sua marca não. o Inbound Marketing é a melhor forma de fazer seus clientes e fãs fazerem a propaganda por você — afinal de contas. 10 COMPARTILHE ESTE EBOOK! No mundo de hoje.

11 COMPARTILHE ESTE EBOOK! AS DIFERENÇAS ENTRE INBOUND E OUTBOUND MARKETING Ainda não ficou muito claro as diferenças entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing. mais resultados uma empresa poderá colher. Quanto mais integrada estiver essa comunicação. Normalmente a maior parte da verba é dedicada ao Outbound. o famoso Marketing tradicional? Vamos deixar mais claro: Mas calma lá! Não estamos falando de forma alguma que investir apenas em Inbound Marketing é uma estratégia definitiva. E achamos que esse número precisa ser equilibrado. o que não é o que acontece dentro da maioria das empresas. . O que acreditamos é que essas duas estratégias devem ser usadas em conjunto.

e é aí que está o dinheiro". "Mas muita gente faz. 12 COMPARTILHE ESTE EBOOK! POR QUE O MARKETING DE INTERRUPÇÃO ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS? Para conhecer o futuro do Marketing de interrupção. Vamos a eles. basta analisar o seu comportamento no presente: ## VOCÊ GOSTA DE RECEBER SPAM? ## V  OCÊ DIRIA QUE TEM HOJE A MESMA TOLERÂNCIA PARA INTERVALOS COMERCIAIS EM FILMES E SERIADOS DE TV. eu não faço essas coisas". . Será? Acontece que existem três tendências gerais que apontam para a decadência do Marketing de interrupção. você pode pensar. OU PREFERE ASSISTIR SEM INTERRUPÇÃO? ## Q  UAL FOI A ÚLTIMA VEZ EM QUE VOCÊ COMPROU ALGUMA COISA ANUNCIADA EM UMA MALA DIRETA RECEBIDA PELO CORREIO? "Bom.

e mesmo AUDIÊNCIA MÉDIA DA TV DA SECRETARIA DE quem tinha computador em GLOBO CAIU EM 38%. Quem assiste TV PONTOS. Smartphone. Isso suscitava está com o celular na mão ESSA AUDIÊNCIA ESTÁ as “febres”: uma novela.4 PARA 8. música. podcasts. . Cavaleiros do Zodíaco. E um canal do YouTube pode ter mais repercussão ## UMA PESQUISA DA COMSCORE Você já reparou que de um tempo do que uma novela. ou REGIONAIS CRESCERAM 260%. estrangeiras. CANAIS DIFERENTES. DIVULGADA EM 2015 para cá não existem mais tantas MOSTROU QUE O BRASILEIRO “febres”? A proliferação de canais é Confira alguns dados que PASSA EM MÉDIA 16 HORAS tanta que é possível fazer sucesso mostram esta tendência: POR MÊS NO FACEBOOK. NATURALMENTE. 59 MINUTOS POR DIA NA hoje é outro. A ## UM LEVANTAMENTO era uma raridade. use aplicativos para ouvir SALTANDO DE 2.7 COMUNICAÇÃO SOCIAL DA casa dificilmente acessava a PONTOS PARA 13. o tamagotchi. MAIS DO QUE EM tenha abandonado as rádios ## P  OR OUTRO LADO.4 PARA 5. ## N  O MESMO PERÍODO.6 Antes. a lambada. Tiazinha. dos grande sucessos. atenção entre as duas telas. vivíamos na era do Broadcast. 13 COMPARTILHE ESTE EBOOK! A PROLIFERAÇÃO DE CANAIS E A EXTENSÃO DA CAUDA LONGA (LONG TAIL) Há vinte anos. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Internet. TV a cabo ## E  NTRE 2004 E 2014. O SBT BRASILEIRO MAIOR DE 16 PERDEU 33% DA AUDIÊNCIA: DE ANOS PASSA 4 HORAS E O ecossistema de mídia 8. então. Há quem INTERNET. DE 21.5 PONTOS. o ou tablet no colo. A QUALQUER OUTRO MEIO DE tradicionais e escute rádios TV PAGA E OS CANAIS COMUNICAÇÃO.6 PONTOS EM MÉDIA. dividindo PULVERIZADA EM MUITOS ioiô. DE 2015 MOSTROU QUE O nem pensar. sem falar com todo mundo.

a por uma mensagem comercial. carregar certa mancha de ilegitimidade: por Westworld.. É uma estratégia que vem perdendo credibilidade. entregas DE INTERRUPÇÃO PERDE BOA PARTE DE fora do prazo. Produtos que não cumprem o que prometem. contas de celular sempre A AUDIÊNCIA ESTÁ TOTALMENTE mais caras que o plano. E O MARKETING mau atendimento nas lojas. Game of Thrones. longe são fenômenos do tipo “todo Você vai ler uma revista ou escutar um mundo assiste”. 14 COMPARTILHE ESTE EBOOK! OS ERROS DO PASSADO Um forte exemplo disso são alguns O Marketing de interrupção sempre vai seriados atuais (The Walking Dead. ou seja. É o crescimento dos programa e sua experiência é interrompida nichos. de interrupção e tem uma história de arrependimento por ter comprado algo anunciado via propaganda. ... multiplicação de muitas audiências pequenas no lugar de poucas Como se isso não bastasse. da “cauda longa”. o consumidor audiências grandes. todo consumidor é “gato SEUS RESULTADOS QUANDO OS PÚBLICOS escaldado” quando o assunto é Marketing SÃO MENORES. PULVERIZADA E DISPERSA. aprendeu que muitas dessas mensagens são enganosas. objetos estragados.). mas nem de originalmente conquistada com outra coisa. ele aluga a atenção do usuário têm grandes públicos.. Eles definição.

no nosso baixar filmes e seriados Não é apenas cada única arma em casa era caso: ele decide quais para vê-los sem comerciais. em que quiser. . grandes tecnologias de segmentação de audiência e retargeting: tudo isso facilitou muito a vida das empresas e permite que as marcas façam um relacionamento um para um. como adicionar emails e torpedos interromper o consumidor: pode comparar preços. indesejados à lista de é cada vez mais difícil. dias contados. a tecnologia favoreceu principalmente o consumidor. ver e quando. sem dúvida. com aplicativos simples. e ler. hoje ele conteúdos consumir. Se antes sua Mais importante. No equilíbrio de poder. CRMs. ouvir e assistir Marketing de interrupção opiniões de outros clientes Pode bloquear anúncios o que quiser na hora está. vez mais indesejável a lista telefônica. com os em poucos minutos. o que antes não era possível. O recomendações e pedir spam. 15 COMPARTILHE ESTE EBOOK! A TECNOLOGIA FORTALECEU O CONSUMIDOR Softwares de automação de Marketing.

fãs de rock. eles podem acabar se interessando pelo seu “AS PESSOAS NÃO COMPRAM O QUE VOCÊ FAZ. que é quando eles procuram na como um processo. São os estranhos. estão todas as pessoas do mundo — até mesmo gente que nunca vai ouvir falar da sua marca. no qual as pessoas passam por várias internet por informações e entretenimento. recém-formados SIMON SINEK em busca de emprego. 16 COMPARTILHE ESTE EBOOK! A METODOLOGIA INBOUND No entanto. “Estranhos” podem ser atraídos pelo seu conteúdo se ele A metodologia do Inbound Marketing é melhor visualizada aparecer na hora certa.” São Paulo. transformações. Pessoas que ainda não conhecem sua empresa ou no máximo já ouviram falar. 1º PASSO: ATRAÇÃO No primeiro passo. . ELAS conteúdo por se encaixarem em certo perfil — foodies de COMPRAM O MOTIVO PELO QUAL VOCÊ O FAZ. donos de gatos.

Esse conteúdo personalizado é o terminar de ler o seu post ou ebook. São essas forma que as pessoas que vão a CRIE AQUI A PERSONA pessoas que comprarão de você. vídeos de gatinhos. deve aprender algo quando que entra o conceito de persona. sites. E a intenção do Inbound de viagem. que atrairá potenciais clientes para Uma persona é um personagem seu blog e site. dicas também informações pessoais e visitante. visitantes ainda estão semi fictício que define o cliente longe de serem clientes. útil e relevante. Em outras palavras: seu visitante como o Google). demográficas compartilhadas entre Marketing nessa etapa é ajudar o todos os indivíduos desse grupo. Da mesma ideal da sua marca. 17 COMPARTILHE ESTE EBOOK! Os “estranhos” buscam coisas como: objetivos. Naturalmente. objeções comuns. visitante a identificar e resolver um E para atrair a atenção dos determinado problema. Conseguiu atrair estranhos para como arrumar uma gravata. blogs. É nesse momento necessidades e buscas no Google. mídias sociais e táticas consegue produzir conteúdo de SEO (otimização do conteúdo do direcionado para essa pessoa Não é a hora de oferecer um produto. — de acordo com seus desejos. como dificuldades. o Inbound Marketing usa Com uma persona definida. e seu site? Então ele se tornou um consertar um chuveiro elétrico. você divertido. E isso nos leva ao segundo passo. DO SEU NEGÓCIO! uma loja de roupas e não compram Definir uma persona é abranger os nada. . desafios enfrentados. seu site para mecanismos de buscas. Visitantes precisam ver mais do que dicas para se interessarem em comprar alguma coisa. entregar algo “estranhos”.

que deseja captar do seu visitante. Dentro da Landing Page ao carrinho de compras. então. só não fecharam você pode inserir formulários com os dados negócio. podcasts. documentos leads. usa mais conteúdo possam dar o próximo passo com a para conseguir a atenção dessa pessoa. . Mas tome cuidado para não exagerar e pedir Uma coisa é muito importante: para que a dados demais — você não quer assustar o etapa de conversão aconteça você PRECISA seu usuário. agora. é converter visitantes em Materiais ricos como ebooks. São visitantes que ofereceram seu visitante e futuro cliente são a melhor mais informações para você (como telefone pedida aqui. visitante) para ofertar de forma gratuita Talvez tenham até adicionado produtos esses materiais. dicas exclusivas ou mais interesse na sua marca e na sua qualquer informação que agregue valor ao empresa. e email) em troca de algo. Ainda. 18 COMPARTILHE ESTE EBOOK! 2º PASSO: CONVERSÃO O objetivo. Leads são pessoas que mostraram e templates. oferecer algo em troca. Por que um visitante daria um dado importante como seu email O importante na metodologia Inbound é pessoal sem receber nada de volta? manter um relacionamento saudável e respeitoso com o seu lead para que eles O Inbound Marketing. Eles tome uma ação) e Landing Pages (uma concederam permissão e forneceram página feita para capturar os dados do algumas informações para sua empresa. sua empresa. Utilize CTAs (um convite para que o visitante Leads aceitaram seu convite.

que é a etapa final. É um processo de construção de confiança. é hora de transformá-lo em um para você um simples recado: eles querem promotor da sua marca. alguns leads (com uma A nutrição de leads é um processo essencial boa estratégia. . emails personalizados. cookies que personalizam seu site: existem várias ferramentas para “nutrir” seus leads e manter sua marca no “top of mind” desses consumidores. O importante é alimentar a comunicação com seus leads com o uso de conteúdo útil e relevante para eles. até que essa pessoa fique convicta de que pode fechar negócio com você. Mas como fazer isso? Conseguiu converter seus leads em clientes? A metodologia Inbound não pára Quando seus visitantes confiam a você por aí. saber mais! Newsletters exclusivas. Após a conversão de um lead em informações pessoais eles estão passando cliente. entender mais sobre ela aqui. 19 COMPARTILHE ESTE EBOOK! 3º PASSO: FECHAMENTO Nessa etapa. muitos deles) podem para a etapa de fechamento e você pode se tornar clientes.

.. engajamento nas redes sociais. reiniciando o ciclo do Inbound e gerando mais resultados para você. 20 COMPARTILHE ESTE EBOOK! 4º PASSO: FIDELIZAÇÃO É nesta etapa que você ganha o cliente! Não é só porque uma pessoa já comprou de você que você vai abandoná-la. pré-lançamentos. Assim eles viram promotores e passam a divulgar sua marca para estranhos. A fidelização pode ser feita com ofertas exclusivas para clientes. não é mesmo? A fidelização existe para isto: transformar seus clientes em fãs fiéis e promotores da sua marca. Virem fãs. Passem a recomendar sua marca para amigos e conhecidos... formulários de satisfação… existem diversas opções e o que citamos são ferramentas fundamentais para garantir que. bom atendimento pós-venda. os clientes se deleitem com sua marca. mais do que satisfeitos com seu produto.

Assistiu ao vídeo e se convenceu de que era Frederico saiu de casa e comprou um chuveiro daquela melhor não trocar a resistência. um estranho. Frederico navegou Para qualquer amigo que passar por uma situação pela loja virtual. mas marca em uma loja na manhã seguinte — sim comprar um chuveiro novo. No Google ele clicou em um blog post que tinha um vídeo sobre o assunto. Depois do banho frio. encontrável por pessoas que também do envio pelos Correios. Como o virou um cliente. estão passando por aquele problema. Nesse momento ele resolveu se cadastrar na loja virtual e se tornou um lead. semelhante. . vídeo estava hospedado no blog de uma empresa de chuveiros. comparando voltagens. agindo como um verdadeiro promotor. ele vai recomendar a incrível marca que modelos e preços. A A marca de chuveiro não incomodou ou abordou o demanda por um chuveiro novo era Fred de maneira invasiva. ensina como instalar o próprio chuveiro. Ela preparou de antemão um urgente: ele não poderia esperar os prazos conteúdo útil. se tornando um visitante. Fred abriu o laptop e pesquisou “como trocar a resistência do chuveiro”. 21 COMPARTILHE ESTE EBOOK! UM EXEMPLO FICTÍCIO QUE TE AJUDARÁ A ENTENDER O chuveiro elétrico da casa de Frederico. Frederico clicou no vídeo. queimou em pleno inverno.

se hospedar no Rio: “eles “Likeable Social Media”. venda clientes ferramentas para estava. ou oferta nenhuma. influente e autor do livro não conhecia o hotel Rio. o Aria. mandarem mensagens para o seguinte: “sinto pela sua puxando assunto com o ele perguntando do hotel. escolheu de Inbound Marketing . escreveu. como fornecer aos seus check-in do hotel em que continha promoção. o hotel Rio teve no Twitter da longa fila do Mas note que o tweet não cliente. 600 dólares com um único e à presença nas redes para Las Vegas e reclamou tweet”. claro. 22 COMPARTILHE ESTE EBOOK! EXEMPLO REAL — QUEIMANDO ETAPAS Dave Kerpen é um Espero que o resto da Na viagem seguinte a Las numa bola de neve positiva palestrante e blogueiro estadia corra bem”. e assim por diante. . experiência ruim. twittou Twitter está. essencialmente. O social media de um hotel conversa (e quem posta no o que levou amigos a concorrente. Dave Vegas. o Rio. Era só Dave curtiu a página do que eles agissem também uma forma de entrar na hotel Rio no Facebook. como promotores. Mas não parou por aí. Ele Era nesse momento ganharam uma venda de Graças à nutrição de leads conta que certa vez viajou um estranho. Dave. mundo inteiro). Já era sociais.

23 COMPARTILHE ESTE EBOOK! OS PILARES DO INBOUND MARKETING O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são estratégias associadas. Pois bem. Vamos a eles: . o Inbound Marketing se sustenta não em três. Para funcionarem. e o “conteúdo de Marketing “ precisa de meios para ser entregue. mas em cinco pilares para poder pegar fogo e se alastrar. combustível e oxigênio. o Inbound precisa de conteúdo para distribuir. Remova qualquer um dos três e o incêndio acaba. Você já deve ter ouvido falar do “triângulo do fogo”: calor.

. Por que explicamos no capítulo 3. problemas e a responder perguntas. O Inbound Marketing se Com as informações sobre cada lead ou que interagem com sua marca precisam sustenta na crescente personalização das cliente. LinkedIn. Esse conteúdo complexos (como softwares e pacotes sempre personalizar suas publicações e não é promocional. Busque a criação de conteúdo. compreender que pessoas diferentes conhece os leads. conteúdo útil em si. de qualidade para as pessoas certas. blog. Para realizar uma boa estratégia de isso é tão importante definir sua persona — Inbound Marketing que cumpra com todos seu conteúdo precisa acertar o alvo. entende melhor seu público e seu mercado. O Inbound Marketing tem como objetivo persona e seus leads. mas ajuda a resolver de viagens) podem exigir muitas visitas lançamentos. Facebook. podcast. mais dinâmico se torna precisam de métodos diferentes e que as o seu processo. empresa aprender ainda mais sobre sua YouTube. Aqui você deve se CANAIS para consumir”. PERSONALIZAÇÃO & os resultados previamente definidos. É preciso produzir conteúdo lembrar das etapas do Inbound Marketing. é possível e desejável manter ser atendidas de forma diferenciada em mensagens à medida em que a empresa conversas individuais com cada consumidor cada etapa. independentemente Por esse motivo. entender cada fase do PRESENÇA EM MÚLTIPLOS de vendas: “Não é necessário comprar processo é essencial. — é disso que falávamos lá no capítulo 1. Produtos caros e trabalhar com Inbound Marketing. Twitter. CONTEXTO é essencial que os conteúdos estejam CICLOS DE VIDA DE presentes e sejam compartilhados em MARKETING Apenas a experiência pode fazer sua diversos canais (site. Quanto mais se Google. É um e interações antes de fechar negócio. email). 24 COMPARTILHE ESTE EBOOK! CRIAÇÃO DE CONTEÚDO As empresas bem-sucedidas entendem Quem visita o site pela primeira vez precisa Estar atento ao timing de lançar conteúdo que precisam — além de produzir de um tratamento diferente daquele de é um grande diferencial para quem deseja produtos e serviços — dedicar tempo para quem já é um cliente.

25 COMPARTILHE ESTE EBOOK! MÉTRICAS No modelo Inbound é necessário ser analítico e acompanhar as métricas para ser bem sucedido. As ferramentas de publicação de conteúdo e de análise de resultados estão bem integradas e trabalham juntas. Os cinco pilares devem estar todos bem firmes para que ele possa realmente gerar resultados! . no canal certo. Quantas visitas são necessárias para converter um lead? Quantos dos seus estão se tornando clientes? Acompanhar essas métricas de perto é fundamental para garantir ótimos resultados na sua estratégia de Inbound Marketing . O Inbound Marketing bem feito dá muito trabalho. Não basta manter o blog atualizado ou publicar coisas engraçadinhas no Facebook de vez em quando. JUNTANDO TUDO ISSO No Inbound Marketing a mão direita sabe o que a esquerda está fazendo. na hora certa. de forma que a empresa sempre sabe publicar o conteúdo certo.

especialmente para o consumidor final. O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias indispensáveis. 26 COMPARTILHE ESTE EBOOK! Vamos ser sinceros. Porém. A gente honestamente acredita que o Marketing de interrupção só vai perder a eficácia ao longo dos próximos anos. . não acreditamos que ele vá QUANDO NÃO desaparecer. Vamos dizer os motivos. USAR INBOUND mas nem sempre preenche 100% das necessidades de Marketing de muitas MARKETING? empresas.

Em vez de entrar num debate inócuo entre Inbound e Outbound Marketing. não são Inbound Marketing. funções mais apelativas da linguagem (e do Marketing) podem ser mais eficazes. mas nem sempre é o caso. Para atingir os chamados “late adopters”. 27 COMPARTILHE ESTE EBOOK! O INBOUND MARKETING TEM DIFICULDADES PARA ALCANÇAR PÚBLICOS ESPECÍFICOS O Inbound Marketing serve como uma espécie de isca ou ímã. são uma ferramenta um chamado à ação — deixe seu comentário. mas os anúncios no Facebook. compartilhe Outbound que funciona bem em conjunto com o Inbound. Muitas vezes é suficiente deixar o lead controlar o ritmo da interação. aquelas pessoas que são as últimas a mudarem um hábito. . ou seja. deixe seu email para baixar um ebook. com O INBOUND nomes e sobrenomes — como executivos ou investidores MARKETING É — o Inbound Marketing não é a melhor estratégia. Mas se você quer atingir a um público específico. esse post. Ele atrai pessoas em busca de resolver certo problema ou responder a uma certa dúvida. é melhor se concentrar em como usar as ferramentas de ambos em sintonia para que um possa multiplicar os efeitos do outro e vice-versa. definição. Ele MENOS APELATIVO pode fornecer muitas informações sobre seu público que ajudarão a desenhar sua próxima campanha de Facebook Manuais de produção de conteúdo dizem para sempre Ads (por exemplo). por terminar o post ou vídeo com um CTA (Call-to-Action.

você 1. nos LIMITAÇÕES. 28 COMPARTILHE ESTE EBOOK! RECAPITULANDO VAMOS RECAPITULAR O QUE VOCÊ APRENDEU ATÉ AQUI: Como tomador de decisão em uma empresa. . CLIENTES E PROMOTORES (CAPÍTULO 3) ## C  OMO SABER SE 4. COMO PARA ALCANÇAR PÚBLICOS ESPECÍFICOS OU COM POUCA próximos capítulos. ATUAR EM DIFERENTES CANAIS E INTEGRAR PRODUÇÃO A RESULTADOS (CAPÍTULO 4) Essas são as perguntas que vamos responder. O  MARKETING DE INTERRUPÇÃO TERÁ CADA VEZ MAIS DIFICULDADES PARA FUNCIONAR. C  OMO NINGUÉM É PERFEITO O INBOUND MARKETING TEM ALGUMAS respectivamente. O  INBOUND MARKETING É UMA ESTRATÉGIA QUE BUSCA ATRAIR O CONSUMIDOR. C  ONSUMIDORES PASSAM POR UM FUNIL. LEADS. O  INBOUND MARKETING SE SUSTENTA EM CINCO PILARES PARA FUNCIONAR: ESSE TROÇO DÁ PRODUZIR CONTEÚDO. Siga INICIATIVA (CAPÍTULO 5) com a gente. 5. certamente está agora se FORNECENDO CONTEÚDO ÚTIL: AJUDAR NO LUGAR DE VENDER (CAPÍTULO 1) fazendo duas perguntas muito importantes: 2. TRANSFORMANDO-SE A CADA ETAPA: PRÁTICA? DE ESTRANHOS A VISITANTES. ENTREGAR CONTEÚDOS DIFERENTES EM MOMENTOS RESULTADOS? DIFERENTES. POR CAUSA DA PROLIFERAÇÃO DE CANAIS. DA PULVERIZAÇÃO DOS ## C  OMO SE FAZ PÚBLICOS E DO MAIOR PODER DOS CONSUMIDORES (CAPÍTULO 2) INBOUND MARKETING NA 3. CONHECER MELHOR O PÚBLICO.

PRESIDENTE DA TWIST IMAGE criando blog posts. também chamado de topo de funil. é importante que você todo. nos desviamos dos anúncios. SEU CHEFE DIZER QUE TEM QUE ACONTECER”. Isso porque. Pode-se imaginar que pessoas entenda que existem várias formas passam muito tempo na internet procurando de se fazer Inbound Marketing. Segundo a Content Trends. não adotam. e consumindo conteúdo. nós metodologia do Inbound. precisamos e geram 5x mais leads do que aquelas que voltar ao nosso processo. recomendadas em cada etapa da Na verdade. . SE VOCÊ TIVER QUE ESPERAR estranhos. do “ciclo de vida” do Marketing. transformando-os em visitantes. A forma mais eficaz de atrair visitantes é JOEL. na maior parte do tempo. Não é difícil entender a razão desse volume Antes de tudo. e não clicando em Vamos explicar as formas mais anúncios ou olhando catálogos de vendas. 29 COMPARTILHE ESTE EBOOK! COMO FAZER UMA CAMPANHA DE INBOUND MARKETING ATRAIR: GERAR TRÁFEGO No início do processo. empresas que adotam estratégias de Marketing De Para começar a fazer uma campanha Conteúdo recebem 4x mais visitas no site de Inbound Marketing. o Inbound Marketing atrai “NÃO VAI ACONTECER. Blogar de maneira consistente como já vimos. o Inbound atua de está associada a um ROI (retorno sobre formas distintas em diferentes pontos investimento) elevado.

AS MÍDIAS SOCIAIS QUE OS CONSUMIDORES INICIEM BLOG. Resumindo. OTIMIZAR AS PÁGINAS. A MELHOR QUE É POSTADO NELE DEVE SER USANDO OS MECANISMOS DE FORMA DE ATRAIR NOVOS PROMOVIDO NAS MÍDIAS SOCIAIS. PRECISA GARANTIR QUE SEU SITE POTENCIAIS CLIENTES. AS TÉCNICAS DE SEO SÃO EDUCACIONAL DE QUALIDADE INDISPENSÁVEIS NESSE QUESITO. ESSE TIPO DE PLATAFORMA FICAM APÓS O BLOG. PRECISAM. VOCÊ SER ENCONTRADO POR SEUS HUMANIZANDO A MARCA. CRIAR O CONTEÚDO E AGREGAR LINKS EM TORNO DO QUE OS USUÁRIOS ESTÃO BUSCANDO. promoção de conteúdo em mídias sociais e otimização com técnicas de SEO são fundamentais para atrair visitas. QUE FALE O QUE ELES QUEREM MAS É PRECISO CUIDADO AO E PRECISAM OUVIR. BASICAMENTE. Imagine o que uma estratégia consistente de produção de conteúdo e de relacionamentos com potenciais leads pode fazer pela sua empresa. SEM DÚVIDAS. Lembra do Dave Kerpen. ## S  EO/PALAVRAS-CHAVE: É COMUM QUASE SEMPRE COMEÇA COM GERALMENTE. YAHOO) VISITANTES PARA O SITE PRINCIPAL. VOCÊ INTERAJA COM SEUS APAREÇA EM DESTAQUE NAS PRECISA CRIAR CONTEÚDO CONSUMIDORES NAS REDES! BUSCAS. O BLOG É O ESCOLHER OS TERMOS DE BUSCA MELHOR CANAL PARA FAZER ISSO. aquele que foi para Las Vegas? Um único tweet rendeu ao hotel Rio uma venda de 600 dólares. POIS TUDO O O PROCESSO DE COMPRA ONLINE É. BING. ESSA É UMA FORMA PERFEITA PARA ENCONTRAR O QUE ENTÃO. . 30 COMPARTILHE ESTE EBOOK! Além dos blogs. BUSCA (GOOGLE. (PALAVRAS-CHAVE). POR ESSA RAZÃO. o processo de atração se baseia nas seguintes ferramentas: ## B  LOG: O MARKETING DE ATRAÇÃO ## MÍDIAS SOCIAIS: NA ORDEM. PARA DE ENVOLVER OS USUÁRIOS.

ISSO VAI ATRAIR AS PESSOAS PARA SEU NEGÓCIO DIGITAL! Atraiu visitantes para seu site e blog? Agora é hora de convertê-los! . 31 COMPARTILHE ESTE EBOOK! ## S  ITES: SEU SITE MERECE UM CUIDADO ESPECIAL NA FASE DA ATRAÇÃO. USANDO UMA COMPARAÇÃO. O SITE PRECISA REALMENTE “FALAR” COM SEUS POTENCIAIS COMPRADORES. ENTÃO FAÇA COM QUE SUA PLATAFORMA SEJA UMA FONTE VALIOSA DE CONTEÚDO.

Se você não providencia de contato das pessoas. como fazer o para gerar mais leads e pedir o email e informações download de um ebook. a geração de leads não acontece. ou ## PLANILHAS E CHECKLISTS. O usuário também pode achar um formulário no qual E muito mais… preenche algumas informações pessoais. convidá-lo a saber mais sobre sua empresa. Botões (também chamados de Calls to Action. ## NEWSLETTERS. Outra é ela querer saber mais. o processo de gerar leads usa as você também (informação e uma forma seguintes ferramentas: de contato). . você usa uma série de ## WEBINARS. Call-to-Action: Trata-se de botões ou links que Existem várias coisas que a sua empresa pode utilizar conduzem os visitantes a ações. Entre elas: essas chamadas para ação ou se suas chamadas não são suficientemente atraentes. com a permissão do usuário. dando uma olhada”. chamados à ação) podem oferecer coisas do tipo “baixe o nosso ebook” ou “assine nossa newsletter”. ferramentas para. Ele ganha algo em troca (como um download de um ebook) e Resumindo. ## CONSULTORIAS GRATUITAS. Nessa parte do funil. 32 COMPARTILHE ESTE EBOOK! CONVERTER: GERAR LEADS Uma coisa é a pessoa estar na loja ou no site “só ## EBOOKS EDUCATIVOS (COMO ESTE!).

o local onde a oferta anunciada se torna real. ele é enviado para uma página de destino. pois para que os visitantes se tornem clientes em potenciais. As listas são determinantes para a continuação do Gerou leads? Hora de processo de comunicação e para a venda conseguir clientes! propriamente dita. Essas são as Landing Pages. precisam preencher um formulário e ceder algumas informações. Seja o mais simples possível! Solicite apenas o essencial para que o VEJA UM EXEMPLO DE UM DE NOSSOS CALLS TO ACTION! visitante não desista antes do fim. Formulários: Essa ferramenta agrega-se a anterior. Não deixe de ler o nosso guia sobre Landing Pages. É nesse momento que as informações do lead são enviadas para que você ou sua equipe de vendas inicie um relacionamento com ele. . 33 COMPARTILHE ESTE EBOOK! Landing Pages: Quando o visitante do site clica em algum Call-to-Action. você precisa convertê-las em um banco de dados organizado. NELE CONVIDAMOS O USUÁRIO A BAIXAR UM DE NOSSOS EBOOKS GRATUITOS Contatos: Após receber as informações dos visitantes.

mais emails relacionados ao que foi falado no material. A medida que a pessoa avança e passa a há seis meses. 34 COMPARTILHE ESTE EBOOK! FECHAR: GERAR CLIENTES Mais leads significam mais pessoas com as quais a confiança da empresa com ele. Veja as ferramentas usadas nessa fase: você pode mudar a sua abordagem. Mas se por acaso ele conheceu seu trabalho no Facebook e visitou algumas páginas do seu site. sólido com estas pessoas através de email Marketing e mídias sociais é crucial para Automação de Marketing: Essa fase envolve a transformá-las em clientes. adaptando às ações desse usuário. você pode enviar uma série de entender mais sobre seu produto ou serviço. mas ainda não está pronto para a compra. Criar um relacionamento convicto de que pode comprar com você. até que ele fique você pode se relacionar. criação de emails adaptados às necessidades dos leads e ao estágio do ciclo de vida dele com a sua Inbound é personalizar seu conteúdo para cada empresa. construindo . Email: Vamos supor que você tenha um cliente que fez o cadastro. O que fazer com ele? A MAS NÃO ACABA AQUI! APÓS A VENDA VOCÊ ideia é alimentar a comunicação com uma série de PRECISA FIDELIZAR OS SEUS CLIENTES. tornou-se um lead. Explicando: se um visitante baixou um pessoa e educá-la gradualmente sobre a sua ebook sobre um determinado tema da sua empresa empresa. fácil será transformar aquele lead em um cliente. emails com conteúdo útil e relevante.

DE ATENDER AO CLIENTE EM TEMPO REAL. ele curtiu a página do Rio no Facebook. DÊ ATENÇÃO A ESSES CANAIS EM SUA AÇÃO DE Lembre de novo do Dave: por ter gostado do modo INBOUND MARKETING. CLIENTES FIÉIS VAI AJUDÁ-LO A ALCANÇAR Twitter e Facebook). como foi tratado no Twitter. a futuros lançamentos. . mas a jornada não se encerra ## P  ERSONALIZAÇÃO DO SEU SITE: ALTERE A aqui. o que levou amigos a perguntarem a ele ## E  MAIL MARKETING E AUTOMAÇÃO: DIRECIONAR sobre o hotel. promoções exclusivas ou acesso antecipado CICLO DE VIDA DO CLIENTE. Note também como este exemplo mostra CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE PARA OS a importância da atuação em canais diferentes (no caso. NA INTRODUÇÃO DE NOVOS PRODUTOS E RECURSOS QUE SEJAM DO As ferramentas usadas para encantar e fidelizar INTERESSE DELES OU ATÉ MESMO NA VENDA DE clientes incluem: OUTROS PRODUTOS AINDA NÃO ADQUIRIDOS. Eles também podem querer compartilhar um conteúdo legal da sua marca ## MÍDIAS SOCIAIS: O USO DAS PLATAFORMAS DE se associarem seus produtos ou serviços a uma MÍDIAS SOCIAIS TRAZ DIVERSAS OPORTUNIDADES experiência bacana. Seus clientes podem ter acesso à uma lista VIP USABILIDADE DO SEU SITE DE ACORDO COM O de emails. GRANDES RESULTADOS. 35 COMPARTILHE ESTE EBOOK! ENCANTAR: GERAR PROMOTORES A pessoa concluiu a compra.

P  ENSE EM UM TEMA DO MÊS. MÚSICA PARA ESTUDAR ETC. BUSCANDO A PERSONALIZAÇÃO. CAPA DE CELULAR. Esse é o assunto do nosso VOCÊ PODE PENSAR EM UM GRANDE PRODUTO próximo capítulo. 36 COMPARTILHE ESTE EBOOK! ALTERNATIVA: PENSANDO COMO UMA REVISTA Você pode considerar uma outra estratégia para produzir Inbound Marketing — totalmente compatível com o funil. CRIE REGRAS DE RELACIONAMENTO PARA CADA O TEMA NÃO PRECISA SER UM PRODUTO. “Analisar os resultados? Como?”. D  IVULGUE O CONTEÚDO NAS MÍDIAS SOCIAIS SAPATOS. MAIO DOS E EM CANAIS COMO O SEU EMAIL MARKETING..O QUE VOCÊ ACHAR ADEQUADO.. . MODA MASCULINA. 4. MAS INTERAÇÃO QUE A PESSOA TENHA COM A SUA PODE SER UM TERMO DE SEO OU UM PROBLEMA: MARCA. ABRIL DOS ÓCULOS ESCUROS. Como toda empresa deve se enxergar como uma produtora de conteúdo. DIGITAL DO MÊS! PODE SER UMA OFERTA COMO UM EBOOK SOBRE O TEMA DAQUELE MÊS. MARÇO DOS 3. A  NALISE OS RESULTADOS E PLANEJE O MÊS SEGUINTE. 2. P  RODUZA CONTEÚDOS SOBRE ESSE TEMA NO SEU BLOG E CRIE OFERTAS PARA GERAÇÃO DE LEADS. JOGOS RETRÔ. VIAGENS NA PRAIA. você pode pensar em sua marca como uma revista mensal e agir por temas: 1.

o comportamento dele. está sendo consumido. duas coisas são necessárias: como o conteúdo que você produz definir metas e medir o seu progresso. qualquer fácil medir todo tipo de dado — sobre seu caminho serve. demais redes sociais em geral).).” “freemium” (como Google Analytics) e outras PETER DRUCKER são pagas ( RDStation. . o que ele faz no seu site e resultados. Algumas são gratuitas (Facebook e as “O QUE É MEDIDO. Marketo. 37 COMPARTILHE ESTE EBOOK! Como tentar fazer mil coisas ao mesmo tempo é uma ótima forma de não fazer nada. As métricas mais importantes também são chamadas de KPIs (Key SUA CAMPANHA DE Performance Indicators). indicadores-chave de desempenho. outras são É GERENCIADO. Mas para quem pretende público. O que você precisa saber é que é muito Para quem não sabe para onde vai. o que ele usar o Inbound Marketing para gerar pesquisa. Pardot. INBOUND MARKETING Diversas ferramentas existem para mensurar os resultados dos seus esforços de Inbound. etc. a geração de resultados em Inbound COMO MENSURAR Marketing envolve escolher algumas poucas métricas e criar ações específicas OS RESULTADOS DA para elas. Hubspot.

T — Temporais (Time-bound): os objetivos devem ser definidos em termos de duração. estes devem ser alcançáveis. Não comece uma campanha de Inbound Marketing sem ter um objetivo SMART. definir o ROI (retorno sobre investimento) da campanha sobre aquela(s) métrica(s). Para quem não sabe. 38 COMPARTILHE ESTE EBOOK! O mais importante é definir métricas e metas com prazos ANTES de cada campanha de Inbound Marketing. A — Atingíveis (Attainable): a possibilidade de concretização dos objectivos deve estar presente. Somente assim será possível. . R — Realistas (Realistic): os objetivos não pretendem alcançar fins superiores aos que os meios permitem. M — Mensuráveis (Measurable): os objetivos devem ser definidos de forma a poderem ser medidos e analisados em termos de valores ou volumes. um objetivo SMART é: S — Específico (Specific): os objetivos devem ser formulados de forma específica e precisa. ao final do prazo.

baixaram o tráfego) do seu site. Uma métrica importante aqui é a taxa de Entre as métricas da atração. O custo por fechamento pode ser medido para saber se o a ponto do usuário interagir site é lucrativo e o quanto. vendas em relação ao custo da nova campanha de Inbound Marketing? . AdWords. Na hora de medir o que fizeram uma compra no último mês. Quantos (visualizações de página) ebook. Importantíssimo aqui é o CPC (Custo por Clique) em média por mês? Esse da intensidade com que os ou CPL (Custo por Lead). é possível detectar seus clientes e como se comporta o usuário que adiciona rate está alta. Quais foram os resultados em com o site. Também faz parte desta etapa do funil a bounce A presença nas redes RESULTADOS DE FECHAMENTO rate — ou taxa de rejeição — sociais também conta muito de suas páginas.) e ambos não são convidativos agir de acordo. interessa expressa a porcentagem e a produção de posts e saber se os leads estão virando clientes. significa que sua origem (Google. etc. o conteúdo. Se a bounce tráfego. clicaram no CTA. quanto custou cada número cresceu? Em quanto? visitantes engajam com seu download do ebook ou cada conversão de uma página? conteúdo. Essa taxa para a atração de cliques. 39 COMPARTILHE ESTE EBOOK! RESULTADOS DE CONVERSÃO RESULTADOS DE ATRAÇÃO Ações nesta parte do funil buscam fazer as páginas gerarem resultados. o layout ou Facebook. Para medir resultados nessa parte do funil. Em média. produtos ao carrinho de compras. assistiram o vídeo até o fim e assim visitantes únicos ele recebe por visita — uma medida por diante. Entre as métricas de pessoas que fecham tweets é fundamental neste possíveis estão a proporção de cadastrados na newsletter uma página sem clicar em aspecto. o ticket médio dos mais nada. Do lado positivo temos conversão — a porcentagem de pessoas que chegaram podemos citar a audiência (o a média de page views a uma Landing Page e cadastraram o email.

40 COMPARTILHE ESTE EBOOK! MÉTRICAS LEGAIS DE SE ACOMPANHAR RESULTADOS DE PROMOÇÃO ALGUMAS MÉTRICAS BÁSICAS PARA VOCÊ ACOMPANHAR: Toda marca precisa de ## TOTAL DE VISITAS .QUANTAS PESSOAS VISITARAM SEU SITE? divulgadores — alguns podem ser inclusive ## TOTAL DE LEADS . O número de clientes na lista VIP. que curtem a empresa.QUANTOS DELES SE TORNARAM CLIENTES? compraram nada. QUANTO DINHEIRO O INVESTIMENTO EM INBOUND GEROU PARA MINHA EMPRESA? .QUANTOS DELES SE TORNARAM LEADS? “simpatizantes”. mas ainda não ## TOTAL DE VENDAS .O QUANTO ESTAS PESSOAS RECOMENDAM número de fãs no Facebook A SUA EMPRESA? e a proporção de RTs no Twitter informam sobre a ## T  OTAL DE NOVAS RECEITAS GERADAS PELO INBOUND MARKETING - promoção da sua marca. o ## N  ET PROMOTER SCORE .

QUANTO CUSTA PARA GERAR UM LEAD PARA SUA EMPRESA? ## C  USTO POR OPORTUNIDADE . 41 COMPARTILHE ESTE EBOOK! Outras métricas mais avançadas. mas igualmente importantes: ## C  USTO POR VISITA . entre outros.QUANTO CUSTA PARA ATRAIR UM NOVO VISITANTE PARA SEU SITE? ## C  USTO POR LEAD . redes sociais. .QUANTO CUSTA PARA GERAR UM NOVO CLIENTE NA SUA EMPRESA? Todas essas métricas devem ser acompanhadas sempre.QUANTO CUSTA PARA GERAR UMA NOVA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS PARA SUA EMPRESA? ## C  USTO POR VENDA . campanhas pagas. tanto no geral e como também segmentadas por canais como blog.

Basta começar usando o que o vencedor. e metade do outro. você taxa de conversão de ambos os layouts. Ou só o CTA. dobrar o número de visitantes na que chegam ao site pelo Google veem semana que vem. resultados. até o fim do mês) e uma campanha Depois de um tempo. um elemento deve ser são os testes A/B. ou apenas a imagem. Eles representam o fim testado de cada vez. prazos Page de modo que metade dos visitantes (ex. você compara a desenhada especificamente para ele.000 downloads a página de um jeito. suas conversões. Um exemplo: Você pode criar uma Landing Traçando um objetivo com metas. em breve vai alcançar excelentes resultados Você deleta o menos eficaz e fica com com Inbound. Dessa forma você garante o que página. . ou só o dos palpites e achismos: em vez de ter uma formulário. A personalização e aprimoração constante do conteúdo. é um dos cinco pilares do Inbound Marketing. você pode ter uma certeza expressa realmente faz diferença para aumentar as em números. garantindo assim melhores você aprendeu até aqui. 42 COMPARTILHE ESTE EBOOK! BÔNUS: FAZENDO TESTES A/B Uma das mais importantes ferramentas Mas lembre-se: para comprovar a eficácia para otimizar seus resultados em Marketing de um teste A/B. e assim “impressão” sobre o melhor layout de uma por diante. obter 1. lembre-se.

. sugerimos também que você invista em: ## P  ERFIS NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS: O CONTEÚDO PRECISA SER DISTRIBUÍDO PARA SEUS ## S  OFTWARES DE AUTOMAÇÃO DE MARKETING: SEGUIDORES. GOSTAMOS MUITO DO MAIS FAMOSOS SÃO O RD STATION. ALGUNS DOS UM CANAL FANTÁSTICO. NÃO É MESMO? RECOMENDAMOS O USO DO WORDPRESS PARA CRIAR O SEU BLOG. Nós recomendamos um pacote mínimo de ferramentas para você começar: ## U  M BLOG: O CONTEÚDO TEM QUE SER PUBLICADO. 43 COMPARTILHE ESTE EBOOK! AS FERRAMENTAS DO INBOUND MARKETER Para ter sucesso em sua estratégia de Inbound Marketing é preciso ter boas ferramentas. A medida que sua estratégia for ficando mais avançada. HUBSPOT E MAILCHIMP! MARKETO. ELES PERMITEM QUE O SEU DEPARTAMENTO DE MARKETING ACOMPANHE CADA PASSO E CADA ## U  MA FERRAMENTA DE EMAIL MARKETING: VOCÊ MÉTRICA DE COMO SEUS USUÁRIOS ESTÃO PRECISA SE RELACIONAR COM ELES E O EMAIL É INTERAGINDO COM A SUA EMPRESA.

SALESFORCE E AGENDOR SÃO ALGUMAS DAS MAIS CONHECIDAS. 44 COMPARTILHE ESTE EBOOK! ## P  LATAFORMAS DE MARKETING DE CONTEÚDO: ELAS PERMITEM QUE VOCÊ GERENCIE SEU PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO SEM TER QUE CONTRATAR UM JORNALISTA. Essas ferramentas são apenas alguns exemplos. ## P  LATAFORMAS DE CRM: O CRM É CRUCIAL PARA MANTER EM DIA O SEU RELACIONAMENTO COM OS SEUS CLIENTES E TAMBÉM GERENCIAR O SEU TIME COMERCIAL E DE ATENDIMENTO. existem várias outras que são complementares e o ideal é que você vá descobrindo quais funcionam melhor para sua empresa. A NOSSA AQUI NA ROCK CONTENT É A PLATAFORMA MAIS CONHECIDA DO PAÍS. .

Mas não se engane achando que isso é o suficiente: o Inbound Marketing é dinâmico e está em constante evolução. . 45 COMPARTILHE ESTE EBOOK! VIRANDO UM INBOUND MARKETER: LIVROS. por isso é muito importante que você se mantenha sempre atualizado. estudando e absorvendo conhecimento sobre o assunto. BLOGS E CURSOS ESSENCIAIS Até aqui você já deve ter entendido quase tudo que você precisa saber sobre Inbound Marketing.

os autores abordam diversas dicas e truques para cumprir da melhor forma possível as táticas de SEO e de publicações em mídia social. SOCIAL MEDIA. Aqui vamos listar os nosso favoritos: “INBOUND MARKETING: GET FOUND USING GOOGLE. . 46 COMPARTILHE ESTE EBOOK! A leitura de blogs é essencial para isso! E também existem alguns livros para aprofundar o seu conhecimento. Além de tratar dos conceitos básicos que são utilizados nessa metodologia. AND BLOGS” – BRIAN HALLIGAN AND DHARMESH SHAH Esse livro pode ser considerado uma ótima forma de introduzir alguém no mercado de Inbound Marketing.

nomeado como Marketing de Permissão. Trazendo os principais conceitos do Inbound Marketing. Confira um resumo do livro aqui. . 47 COMPARTILHE ESTE EBOOK! “PERMISSION MARKETING: TURNING STRANGERS INTO FRIENDS AND FRIENDS INTO CUSTOMERS” – SETH GODIN Esse livro foi considerado muito inovador. Seth Godin passa muitas informações fundamentais para quem deseja seguir carreira no mercado de marketing atual. justamente por contrapor o que era considerado comum no mercado publicitário: as propagandas outbound que têm como principal característica a interrupção e a obrigatoriedade da atenção do espectador.

esse livro pode ser muito bem utilizado segundo esse ponto de vista. trazendo ensinamentos tanto para a vida pessoal quanto profissional. O livro aborda técnicas para desenvolver o pensamento rápido e tudo o que está diretamente relacionado a este processo. . 48 COMPARTILHE ESTE EBOOK! “BLINK: THE POWER OF THINKING WITHOUT THINKING” – MALCOM GLADWELL Apesar de não ter sido escrito diretamente para profissionais de Marketing. É interessante observar como o autor trata o funcionamento da mente humana. Confira um resumo do livro aqui.

49 COMPARTILHE ESTE EBOOK! CONTINUE APRENDENDO: ALGUNS BLOGS SOBRE INBOUND MARKETING Como o Inbound é trabalhado essencialmente online. Alguns dos blogs sobre Inbound Marketing que devemos estar sempre de olho para acompanhar os detalhes e novidades lançadas: ## BLOG DO MARKETING DE CONTEÚDO ## RESULTADOS DIGITAIS ## CONTENT MARKETING INSTITUTE ## COPYBLOGGER SE VOCÊ QUER APRENDER AINDA ## HUBSPOT MAIS. é fácil perceber que uma das principais fontes de conteúdo a respeito do assunto também vêm desse ambiente. A ROCK CONTENT OFERECE UM CURSO GRATUITO SOBRE ## SEOMOZ MARKETING DE CONTEÚDO! ## SOCIAL MEDIA EXAMINER ## SOCIAL MEDIA TODAY .

você deve saber conversar com eles de forma diferente em cada etapa do funil. Em vez de distrair e interromper. afastando seus clientes. Como nem todos os consumidores são iguais. A cada campanha. A boa notícia é que no Inbound Marketing não existe espaço para palpites: inúmeras ferramentas existem para medir com precisão o que funciona e o que não funciona. . Esperamos poder ajudar você a atrair. o funil de Marketing fica mais eficiente. Cada análise de resultados traz informações que ajudam a desenhar a estratégia seguinte. cativar e a manter grandes relacionamentos com os seus clientes agora e no futuro. 50 COMPARTILHE ESTE EBOOK! CONCLUSÃO O Inbound Marketing é a melhor forma de competir no mundo de hoje. você os atrai com conteúdo relevante. o que dá resultado e o que não dá.

QUERO RECEBER UMA AVALIAÇÃO GRATUITA .

Converse com um de nossos consultores e descubra o que a Rock Content pode fazer pelo seu negócio.com . Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de Marketing . 52 COMPARTILHE ESTE EBOOK! Rock Content é líder em Marketing de conteúdo no Brasil. Conheça também o nosso blog de Marketing de conteúdo: marketingdeconteudo.