3 Passos Para

aumentar (muito)
a procura pelos seus
serviços

Sou apaixonado por livros. separei. Já fiz muitas coisas em minha vida. seja com o atendente da padaria ou com algum profissional de minha área de formação. Consultoria para psicólogos que queiram melhorar (ou aprender a) seu posicionamento no mercado e cursos online. Por outro lado todas as minhas atuações envolvem a Psicologia.br . QUEM SOU EU? Meu nome é Bruno Rodrigues. brunorodrigues. Quando me perguntam qual é a minha profissão. pois apenas uma palavra não definiria tudo o que faço. larguei emprego. já fundei instituição de caridade. as Palestras e Workshops sobre diferentes temas. Acredito em um mundo melhor e trabalho diariamente por isso. cursos. atendimentos pessoais. Professor de Psicologia. aliás. textos. sendo o Consultório com psicoterapia individual e em grupo. tenho certa dificuldade de responder. leio vorazmente. noivei e me preparo para um novo recomeço. através de meu trabalho com palestras. casei. Sou um eterno sonhador. até pouco tempo atrás eu tinha 5 diferentes fontes de renda sendo que uma complementava a outra. para ar um exemplo. de ajudante de pedreiro a consultor de divulgação de um filme da Globo. consultorias. defendo muito a ideia de que a psicóloga / o psicólogo tenha diferentes fontes de renda com a psicologia.psc. tenho procurado impactar a vida das pessoas. gosto de uma boa conversa. abri empresa. Pois a vida é feita de recomeços.

porque esperança aos colegas de profissão. mostrar que é possível viver acredito que a Educação é o principal caminho para uma real bem através da Psicologia que tanto amamos. cursos. Belém do Pará. o “como 2015. Dei minha primeira Estive de Norte a Sul do país literalmente. como consequência deste lindo trabalho. sem criar necessidades nas pessoas e sim fazer demanda de trabalho precisei abrir mão. como alcançar pessoas. diferentes posturas e uma mesma paixão pela profissão e divulgar a Psicologia de forma ética e que alcance muitas pessoas. só é necessário transformação da sociedade. Tenho feito excelentes conexões ao longo deste tempo.br . passando por várias capitais e algumas cidades do relacionamentos amorosos. comecei a utilizar a internet para divulgação e treinamentos. de Porto Alegre no Rio Grande do Sul a convites. Aqui está um pouco sobre mim. Conheci pessoas incríveis. ou de Sul ao Norte palestra aos 17 anos e desde então tenho percorrido o país a respeitando a cronologia. impactar a sociedade com “seus serviços” e ter o merecido retorno Como a procura por minhas palestras e cursos cresce cada vez financeiro. mais. onde busquei levar Dei aulas de Psicologia para alunos de 10 a 17 anos. com o aumento dos convites de viagens pelo país e a crescente de forma ética. mas guardo com que as pessoas que já buscam por “ajuda” nos encontre e no coração a experiência. construído parcerias e levado a psicologia para o conhecimento de diferentes empresários. foi uma experiência incrível de 2014 a aprender o que em geral não se aprende na faculdade. fica o convite para acompanhar mais de perto através das redes sociais. imagens e meus cursos online.psc. diferentes são a convites de colegas de profissão que querem aprender como culturas. e por isso você encontrará em meu site vídeos. um mesmo sonho de conseguir trabalhar com o que se ama. como oferecê-los ao mundo! Amo falar em público.QUEM SOU EU? Em 2016 percorri alguns estados brasileiros. como criar diferentes serviços. No início eram palestras focadas em autoconhecimento. diferentes empreendedores que sabem fazer acontecer. Hoje as principais atividades interior. brunorodrigues. e hoje consigo disponibilizar muito mais conteúdo. dar palestras. São escolhas. Procuro alcançar todos os públicos. no excelente Colégio Adélia Costa e Silva em São Paulo – SP. diferentes sotaques. e fazer”. como fazer elas chegarem até nós. educação. textos.

br .psc. que nos orientam com relação à publicidade.youtube. brunorodrigues. acreditava-se que o psicólogo não poderia divulgar o seu trabalho. Além deste e-book. antes de iniciar seu seus serviços. você receberá outros textos diretamente no seu e-mail. tendo também ótimos resultados. para complementar nosso estudo. mergulhos pelos 3 passos que preparei para você. Recomendo estas páginas para psicólogas e psicólogos. embora o foco e a validação tenha sido na Psicologia. vivenciei na prática estes passos nos primeiros anos de profissão e tenho acompanhado outros profissionais. Nos últimos anos tenho me dedicado a auxiliar outros colegas de profissão para que também alcancem o reconhecimento profissional que tanto almejam. estudantes de psicologia e profissionais da área da saúde em geral.INTRODUÇÃO Fiz um vídeo onde explico item por item do código de ética. Sou psicólogo. existem alguns tópicos no código de ética. Reuni neste e-book 3 passos que se aplicados corretamente podem aumentar e muito a procura pelos sugiro que você assista este vídeo. ASSISTA AQUI > https://www. Até tempos atrás. quando na verdade.com/watch?v=TdJTuTOwHQM&t=65s Vale destacar que temos um código de ética bastante moderno e que precisa ser respeitado.

1º PASSO Faça Parcerias Estratégicas .

não é garantia de que suas parcerias oferecer um lindo projeto para uma escola particular. coordenadora. quando uma amiga muito querida. se ofereça para dar uma palestra fato dela ter oferecido só para duas escolas e já ter desistido. agora. que nunca nenhum projeto Antes de querer uma parceria. apresente-se. disse que não acreditava mais em parcerias.1º PASSO Se ela tivesse visitado 100 escolas e nenhuma ter aceitado. agregue algo a este alguém. imprime e manda por e-mail. E nós vamos desistir em apenas duas tentativas? Vi muitas psicólogas elaborarem lindos projetos e mandarem Mas vamos lá. Perguntei o que houve e para minha surpresa ela disse que Se você quer oferecer um projeto para uma escola. caso Isso é muito grave! Não o fato de não terem aceitado. o bom e velho olhos nos olhos e aperto de mãos. eles insistem e geralmente cometemos. com alguém.psc. vinha a na minha primeira visita? Só porque fui até a escola e frustração. quero destacar um erro que centenas de NÃOs. conheça a diretora. duas vezes só? Adoro história de grandes empreendedores e normalmente eles ouviram algumas Antes de sugerir caminhos. a psicóloga resolve O que irei sugerir aqui. logo para escolas ou empresas e se estas não aceitavam. edita. mas o perceba que existe clima. é uma coisa. Tente entender as necessidades do local. terão êxito. raramente vai entregar pessoalmente na escola. dê algo. Na menor das hipóteses várias pessoas vão conhecer seu brunorodrigues. gratuita para os professores.br . o que seria muito interessante. visite apresentou em duas escolas um projeto e não aceitaram. até conseguirem um SIM. me falou de sua desmotivação. Por que uma escola aceitaria meu projeto. psicóloga. primeiro a escola. antes de querer ganhar junto tinha ido para frente. apresentei um lindo projeto eles já aceitariam? Imagina a cena (que é muito comum). AGREGUE VALOR Lembro uma vez. persistem. também Antes de oferecer algo. mas acredito que as chances tendem a aumentar. ou mesmo para os pais. elabora.

mas nunca pensei em oferecer nenhum projeto. Mas antes disso. peça contato do distância e foi maravilhoso. de oferecer algo. ou da região do seu consultório. faça disciplina de Psicologia. Todos os meses pessoas e empresas Minha sugestão: Comece com o que te cerca! entram em contato para proporem parcerias. Guarde bem essa dica. irmão. para conhecer a escola. em uma escola a 30 km de trabalham em alguma empresa? Se sim. no começo do ano de 2014. colega. colega. recebi Seu marido. Dei uma palestra em uma escola particular para os professores. irmã. tive a alegria de dar aulas de Psicologia no Ensino Médio e no Fundamental. Uma experiência fantástica. amiga. a visão do empreendedor que recebe propostas. Ligue e depois visite as escolas do seu bairro. comece pelo que te cerca. mas como irei chegar até essas escolas? Empresas? ONGs? Hoje tenho uma empresa que cresce ano a ano. Desde 2011. amigo. Sim! Isso mesmo. prima. contatos. relacionamento é fundamental. antes da volta às Se você ainda não tem (e mesmo que tenha). veja a possibilidade de conhecer a empresa. Bruno. se tia. irmã. 2014 e 2015. pessoal do RH. Algumas até interessantes. Além de escolas. comece por lá. Tive a alegria de passar por este processo. mas a maioria peca muito na brunorodrigues. provavelmente eles frequentam uma escola. ONGs entre outros.psc. tem filhos. a mesma ideia pode ser aplicada à Empresas. Vou dar um exemplo agora do outro lado da moeda.1º PASSO trabalho. Em 2014 tinha essa intenção. Consegui isso na primeira palestra que dei em escola? Não! use e abuse desta opção. ela é preciosa. Se ofereça para ir um dia à interessou pelo tema e aí ofereci um projeto de incluir a reunião de pais junto a ela. pai. A direção gostou. Por dois anos inteiros. mãe. dava palestras em escolas.br . aulas eles estavam em treinamento. vários nãos e ouvi um sim. Se você tem filhos. alcança cada vez mais pessoas. sua amiga.

professores que dão aulas particulares. ajudar se ajudando. ou conheço pouco valores? Sabe qual é sua proposta de valor? Sabe divulgar seu é bem mais difícil. cursinhos. Você tem um modelo de negócios? Uma lista de serviços a oferecer? Uma escada de Aceitar parceria com alguém que nunca vi. mostram como podem me tratamento multidisciplinar. que está ali. Uma psicóloga que tenha um projeto voltado para estudantes. valorizam meus ideais e por aí vai. sempre dou prioridade para pessoas que já estão próximas a orientação vocacional por exemplo. alguns (raros) até convidam para um café e normalmente onde uma indicaria pacientes para a outra. eu sei que são capazes. Para que isso dê certo é fundamental que seja um profissional Mas nunca demonstram interesse genuíno pelo meu trabalho.1º PASSO abordagem. é o seu nome nunca buscam saber como podem primeiro me ajudar. sou grato. sei E para buscar uma parceria estratégica é necessário primeiro que me conhecem. uma parceira de projetos. Como já me ajudam. Agregam tanto valor que na hora que preciso. indicar alguém é algo muito sério.psc. pode fazer uma parcerias com uma nutricionista. agregar valor primeiro . de confiança. pensando no apenas apresentam sua proposta. para ilustrar. Sempre pensando em procuro por elas. é automático. querendo oferecer algo. Quando vou buscar um parceiro. serviços.br . poderia ter parcerias com mim. Mandam um e-mail. saber qual é exatamente o seu negócio. trabalho? Não? Além disso. pessoas que já me ajudam mesmo que de graça. simplesmente Apenas dois exemplos. que foca seu trabalho em trabalhar compulsão alimentar e onde pessoas que buscam emagrecer normalmente buscam seus brunorodrigues. quem pode contribuir comigo e com quem eu posso contribuir? Uma psicóloga especialista em transtorno alimentar. pense no seu negócio e reflita.

.2º PASSO Duas Disciplinas Que Você Precisa Estudar A Fundo.

não aprendemos tudo. mas não respeito. fazer você pensar no que oferecer. há décadas. busca empreender na profissão. que já estão em busca.br . Apesar distribuem alguns cartões… com o passar dos meses. em empreendedorismo. junta-se com mais duas Quando falo aqui em criar demanda para o consultório. quando e o porque. de pessoas chegando. prepara o aluno para a profissão. Gosto de separar as palavras pois é comum usarmos a palavra Então vamos lá. mas não prepara o aluno para encarar o mercado Um irá te dar norte. não leem nada a Na faculdade aprendemos um pouco de tudo. tira o CRP. Embora eu já tenha recebido alguns profissão. Até pouco tempo atrás. Mas ainda é pouco. se a procura for baixa. desconheço alguma universidade que apresente esta matéria na graduação. Agora. O outro te ensinará a fazer as concurso ou o emprego fixo. no A grande maioria na clínica. não se ouvia falar planejaram como seria feita a divulgação. Recomendo fortemente que você estude sobre empreendedorismo e muito sobre Marketing. convites para dar aulas em pós graduação de Psicologia falando sobre Marketing para Psicólogos. pessoas chegarem até você. dividem as despesas e 2º PASSO começam a atender. sabemos. Não estudam sobre empreendedorismo. para a cena clássica (sim. empreender em outros setores também. por brunorodrigues. se existem aqueles que buscam o oferecer. Não criar demandas internas. criando assim demanda. não sabem pensar no modelo de negócios. não criar necessidades nas pessoas que não existem. encontre você (entenda aqui seus serviços). mas sim fazer com que as pessoas. como de trabalho e cá entre nós. algumas faculdades começam a ter algumas aulas sobre Empreender. alugam uma sala. a grande maioria. Desta forma. Ela se forma na faculdade. começam a pensar em desistir da Marketing? Nem pensar. mas grande parte busca sentido de movimento. e sim estou demanda em Psicologia para nos referir às demandas generalizando): internas. uma boa faculdade. é clichê.psc.2º PASSO ou três amigas.

com/watch?v=mplukbmFeLc brunorodrigues. criar demanda para a sua palestra é criar a audiência.2º PASSO exemplo. Recomendo que você assista este vídeo > A melhor forma de Fazer Marketing na Psicologia https://www. me refiro a criar movimento. é possível se tornar referência. cheguem até você.youtube. É possível criar demanda. as pessoas que vão assistir.psc.br . é possível fazer com que as pessoas que já procuram por um psicólogo ou por alguém ou “alguma coisa” que possam lhe ajudar.

.3º PASSO Aprenda a se comunicar com seu Público.

cartões de visitas com tantas informações que dificilmente quem não é psicólogo irá entender. quem queremos alcançar com nossa Neste vídeo. Vejo muitos cartazes. aprofundo este tema: mensagem. a grande maioria não! brunorodrigues. fácil e óbvio mas não é.psc. então não existe comunicação aqui. vou citar o que a maioria faz para depois dar minhas sugestões.com/watch?v=7RH0hxv_uYg Será que as pessoas sabem o que é? Algumas sim.youtube. Às vezes parece que estamos sempre falando com nós mesmos. Nossa comunicação precisa estar ajustada ao que queremos transmitir e ao receptor. Mais um vez. Não adianta dizer para o mundo: Eu faço avaliação psicológica! https://www.br . Não adianta ter no meu cartão de visitas que sou 3º PASSO psicoterapeuta sistêmico familiar. posts. será que as pessoas sabem o que é isso? E se a maioria não sabe. Isso parece claro.

Bem. um psicólogo. colocando - Oi??? se no lugar do outro.Nossa amor. O que é a Psicologia? mas o que temos feito para mudar? brunorodrigues. Reclamamos que a sociedade não valoriza nossa profissão. imagine que você não é uma psicóloga. informação. é importante sim. mas era para chorar. Precisamos começar a nos comunicar. lá ela dizia que trabalhava com O que é a psicoterapia? TCC. mas minha namorada me vira e diz: O que é TCC? ‘’. como as pessoas irão te contratar se elas não sabem nem o que você oferece. veja. ouço. minha namorada viu a divulgação na internet de uma colega nossa. é o de esclarecimento. Sou Psicóloga e sigo a TCC.psc. pacientes!’’ não é isso? Então. Quando preparar sua divulgação. Eu entendi assim que vi. Ninguém (que não seja Precisamos dar dois passos para trás.3º PASSO Lembro que certa vez. eu entendo. se eu invisto meu tempo e dinheiro Não adianta sair por aí postando: #FAÇATERAPIA em divulgação e tudo o que faço é dizer ao mundo: Nosso trabalho primordial. eu ri. Para minha namorada o TCC era o Trabalho de Conclusão de Curso. então. Será que as pessoas entendem? Não estou dizendo que não é para divulgarmos nossa linha teórica. Mas não apenas isso.br . ela deve estar sem aqueles da internet e no final irá me dar uma profissão? Não. as coisas devem estar difíceis mesmos. da área) é obrigado a saber o que é Terapia Cognitivo Comportamental. leia. sua O que é exatamente Orientação Vocacional? É um teste igual amiga só trabalha fazendo TCC. Será que você entenderia? Mais uma vez.

Eu digo. capricha.3º PASSO O próprio termo “psicanalista” é desconhecido de muitas pessoas. o melhor workshop que preparei feliz imaginando quantas pessoas podem se beneficiar da até hoje. brunorodrigues. psicanalista. mas.br . nos Comecei a mudar a forma de comunicar o evento. estuda. sucesso! Fiz uma. claro. conceito da psicologia informação que ela se propõe a dividir. pesquisa. mas são dúvidas reais. esmiuçar o que seria tratado no vai se tornando diferente do linguajar de quem não é da área. de uma psicóloga fictícia. nas teorias. melhorar pergunta frequente. “Psicanalista é quem receita remédio?” é uma Como valorizar algo que ele desconhece? Portanto. parecer até engraçado para a gente. três vezes. acredito que nem preciso comentar. as pessoas não sabiam do que se tratava o workshop. workshop e aí sim. faz isso Eu mesmo cometi esse erro. sabia da minha dedicação. Tentei uma se refere? segunda vez. Passamos tantos anos imersos nos estudos. duas. será que o público alvo do workshop sabe que tipo de transferência ela Divulguei muito. “Psicólogo clínico é o mesmo que psicólogo? Ele atende? Ou é dono de uma clínica?” Pode Imagine um Workshop.psc. mas ninguém daria um nome Comecei a me perguntar o motivo e aí começou a ficar mais desses para um workshop. daria sim! Vejo o tempo todo. falava sobre a SOMBRA. eu sabia! Sabia o que significava. e ninguém teve interesse. Se você está aí pensando: Ah. e nada. se fosse ainda faria sentido. Ela prepara o conteúdo. não era para psicólogos. Aí ela faz um lindo cartaz e escreve: Workshop: Transferência entre pai e filho Detalhe. O próprio termo “psicólogo clínico” já nossa comunicação já! gera confusão em muita gente. meu projeto era voltado para o grande público. sabia que era muito bom. Bem. que não nos damos conta de como o nosso linguajar citar o que era a sombra. analítica e o nome do meu evento era: Como trabalhar a sombra. comecei a cursos. Não dos meus alunos.

3º PASSO iniciativa própria.br . Aprender a ver nossos negócios como de fato um negócio (Business). espero que estas palavras possam colaborar com sua carreira.com. não prometi resultados. não podemos e nem devemos fazer isso. Se você quiser. conteúdo e os exercícios poderiam beneficiar a equipe (os funcionários). vou adorar ler sua opinião. triste. antiético. fique de olho no seu e- mail. aprender a divulgar com eficiência e ética com brunorodrigues. me escreva dizendo o que achou do e-book. criar parcerias estratégicas e com o passar do tempo sólidas. meu e-mail é Apelativo. Para você que chegou até aqui. lembre-se: O feito é melhor que o perfeito! Olha como seria apelativo este tema: Como superar de vez a depressão. como está a sua comunicação. bruno@parapsicologos. Dê o primeiro passo. mostrando como aquele ideia central deste e-book. pense por um instante. será que você tem conseguido transmitir ao mundo o que você faz? CONSIDERAÇÕES FINAIS As sugestões não acabam por aqui. esta é a vez ofereci para uma empresa. eu mesmo organizei e divulguei e na quarta uma comunicação que de fato atinja seus objetivos.psc. Perceba. minha gratidão. irei enviar novos textos e aprofundar este conteúdo.br Portanto.