SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE

Relatório de Estágio Supervisionado e/ou de Atividades Acadêmicas

Discente: <Nome Completo>

Marabá
<mês> / <ano>

<NOME COMPLETO DO DISCENTE> Relatório de Estágio Supervisionado e/ou de Atividades Acadêmicas Relatório apresentado como conclusão do Estágio Supervisionado Obrigatório e/ou de Atividades Acadêmicas do Curso Engenharia de Minas e Meio Ambiente. Professor Orientador: <titulação> <nome do professor> Período: <mês> a <mês> de <ano> Marabá <ano> .

<NOME COMPLETO DO DISCENTE> Relatório de Estágio Supervisionado e/ou de Atividades Acadêmicas Aprovado em ____/_____/______ __________________________________________ <nome do discente> __________________________________________ <nome do professor orientador> __________________________________________ <nome do supervisor na empresa> .

infraestrutura do local de trabalho e principais atividades realizadas no setor. redigidos de forma resumida até a metade da próxima página.: Cidade/Estado: Telefone: url: http:// e-mail: Área na empresa onde foi realizado o estágio: <informar o setor> Data de início: Data de término: Carga Horária Semanal: Carga Horária Total: Supervisor de Estágio: APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Deve conter um texto que apresente a empresa em que o estágio foi realizado. O texto deve ser digitado obedecendo às regras do modelo de relatório e/ou de atividades acadêmicas. caracterização do segmento de mercado. abordando informações sobre um breve histórico da organização.IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGI O Identificação da Empresa: Nome: Bairro: Endereço: CEP. .

2 Por que foi feito 2...4...2 Por que foi feito 2..3....3 ATIVIDADE (NOMINAR A ATIVIDADE) 2... ...2..4...2.1......1 O que foi feito 2...3 Como foi feito 2.4 Qual a aprendizagem com a atividade 2.2...3.... 1 INTRODUÇÃO.4 Qual a aprendizagem com a atividade 3 CONCLUSÕES REFERÊNCIAS 1 INTRODUÇÃO A introdução é importante para orientar aquele que vai ler o relatório.4... SUMÁRIO Pag.....1.....1...2 ATIVIDADE (NOMINAR A ATIVIDADE) 2.. como e por que foi feito o estágio..4.. Deve conter informações de quem fez o relatório...1 O que foi feito 2. o que contém.04 2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 2..1 O que foi feito 2.. entre uma e duas páginas............2........4 Qual a aprendizagem com a atividade 2..3 Como foi feito 2.....1 ATIVIDADE (NOMINAR A ATIVIDADE) 2.2 Por que foi feito 2....1.. com exceção da capa..3 Como foi feito 2.....1 O que foi feito 2...4 Qual a aprendizagem com a atividade 2.2 Por que foi feito 2.3.....3.... É a primeira página que apresenta numeração impressa e seu número deve ser o total de páginas anteriores..3 Como foi feito 2.4 ATIVIDADE (NOMINAR A ATIVIDADE) 2... Aborda o assunto de maneira generalizada e breve......

de maneira clara. manuais. na conclusão. sites. em todo o relatório é usada a 1ª pessoa do singular explicitando.). 2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS O desenvolvimento tem por objetivo expor.. o que você fez e o que você aprendeu. Devem ser indicadas. Lembre-se que esse relato será à base da avaliação de seu desempenho no estágio curricular obrigatório supervisionado. a base do estágio supervisionado na instituição. artigos. demonstrando sua vivência profissional. Devem aparecer. livros. Não insira nada gratuitamente. as críticas. analisando-as e ressaltando os pormenores mais importantes. claramente. devendo ser sempre construtivas. positivas ou negativas. utilizadas no decorrer de cada uma das atividades desenvolvidas. além das vivências. . objetiva e com detalhes fundamentais. as ideias principais das tarefas realizadas no estágio. etc. 3 CONCLUSÕES A conclusão consiste em uma análise crítica do estágio ou das atividades acadêmicas em termos de contribuição para a formação profissional do estagiário.  a aprendizagem com essa atividade. Por tratar-se de relatório (relato pessoal). códigos.  por que foi feito. porém não deixe de inserir referências que serviram para o desenvolvimento de cada uma das atividades (leis.  como foi feito. A redação nem é científica. nem é coloquial: é redação técnico-profissional. etc. Cada atividade desenvolvida no estágio se constituirá de um subtítulo (ver Sumário) no qual o estagiário relatará:  o que foi feito. as referências bibliográficas.

plantas inter alia). a importância do mesmo para sua vida profissional. do respectivo título e/ou legenda explicativa (de forma breve e clara dispensando consulta ao texto). organogramas. Exemplo: . É a oportunidade que o estagiário tem de dar sua opinião sobre a validade do estágio orientado ou supervisionado. a forma completa do nome precede a abreviatura ou a sigla colocada entre parênteses. esquemas. por que foi feito. c) Ilustrações: Qualquer que seja o seu tipo (desenhos. gráficos. precedida da palavra designativa. em algarismos arábicos. Aqui a reflexão é sobre o estágio no todo. mapas. Relação dos autores e obras consultadas por ocasião das atividades desenvolvidas. Regras gerais de apresentação a) Citações: As citações devem ser apresentadas conforme os Regulamentos do Trabalho de Conclusão de Curso da Femma. como no desenvolvimento. sua identificação aparece na parte inferior. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. fotografias. seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto. Finalize com o que foi feito. como foi feito e a aprendizagem obtida no estágio como um todo. e na redação do relatório. pesou na realização do estágio. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). e da fonte. fluxogramas. seguindo os Regulamentos do Trabalho de Conclusão de Curso da Femma. b) Abreviaturas e Siglas: Mencionada pela primeira vez no texto. REFERÊNCIAS Elemento pós-textual e obrigatório. se a teoria aprendida no decorrer do curso contribuiu. e não em cada uma das atividades.

Tabela 01 – Alturas das plantas aos 35 e 76 dias após o semeio.64 Observação: Para maiores detalhes da feitura do relatório e/ou das atividades acadêmicas seguir as instruções gerais (páginas . Médias (cm) Médias (cm) Tratamentos 35 dias 76 dias T1 69.97 a T2 64.84 ab 116. precedida da palavra designativa.11 a CV (%) 9. A tabela deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. em algarismos arábicos.01 5. seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto.22 ab 121. Figura 01 – Procedimento para Análise Granulométrica do Cobre.79 a T3 55.94 a T4 61. d) Tabelas: A identificação da tabela aparece na parte superior.15 a T5 59.06 b 112.46 a T6 58. do respectivo título e/ou legenda explicativa (de forma breve e clara dispensando consulta ao texto).67 ab 112.90 ab 120.35 a 50) do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente. e da fonte.07 a 119. .