Boletim Operário 67

Caxias do Sul, 09 de julho de 2010.
Informando 21 Movimento Operário Correio do Povo Porto Alegre 11 de junho de 1910 Continúa a gréve por parte da maioria dos operarios da fabrica do major Alberto Bins, á rua Voluntarios da Patria. São em numero de 42 os operarios que trabalham, actualmente, na fabrica Bins. Esse pessoal é quasi todo novo. O patrulhamento continúa a ser feito, nas immediações daquelle estabelecimento industrial, por praças da policia administrativa. Hontem, durante o dia, nada de anormal occorreu. 17/11/1895 – Porto Alegre – Liga Operária Internacional – Presidida por Francisco Xavier da Costa, durou até 1905. Social Democrata. 1895 – Outubro – Rio Grande – Greve dos Trabalhadores da Alfândega 1895 - Dezembro – Margem do Taquari – Greve dos Trabalhadores da Estrada de Ferro Porto Alegre a Uruguaiana. 1895 – Dezembro – Rio Grande – Greve dos Trabalhadores que estavam construindo a Fabrica de Tecidos Hezemberg & Cia. 1895 – Arroio dos Ratos – Greve de Mineiros (Embora esse tema exija ulteriores pesquisas pode que tenha sido a 1ª Greve de Mineiros do RS) Correio do Povo Porto Alegre 15 de junho de 1910 Greve de foguistas Rio Grande, 14 - Os foguistas, aqui, da companhia de navegação Sudamerikanische, abandonaram os rebocadores, declarando-se em gréve, por não lhes terem sido dado o augmento de 20$000.

International Worker’s Association www.iwa-ait.org Brazilian Worker’s Confederation http://cob-ait.net/
Rio Grande do Sul’s Worker’s Federation

http://osyndicalista.blogspot.com
Center of Studies and Social Research

http://cepsait.webnode.com http://cepsait.blogspot.com

ceps_ait@hotmail.com cepsait@gmail.com
Our purpose is to motivate the social research and stimulate the change relations which are related to the collection and production of information’s about the history of the Brazilian Worker Movement.
“Rio Grande do Sul’s Worker Federation”

Worker Bulletin
Year II Friday Nº 67 09/07/2010.
Caxias do Sul – Rio Grande do Sul – Brazil

Careta, nº 474, Rio de Janeiro, 21 de julho de 1917.

Correio do Povo Porto Alegre 16 de junho de 1910 Operarios em gréve - A questão da gréve dos operarios da fabrica do major Alberto Bins póde ser considerada liquidada. A quasi totalidade dos paredistas não voltou ao trabalho, e o major Alberto Bins está augmentando o seu pessoal com elementos novos. Ainda hontem ali entraram em serviço mais 4 operarios que eram extranhos áquelle estabelecimento industrial. Gréve de foguistas Rio Grande, 15 - A Capitania do Porto obrigou os grévistas da companhia de navegação Südamerikanische a voltarem para os rebocadores que tinham abandonado, em cumprimento do contrato que os mesmos têm com essa empreza.

Correio do Povo Porto Alegre 12 de junho de 1910 Operarios em gréve - Com o mesmo numero de hontem, (42 operarios), funcionou hontem a fabrica do major Alberto Bins, á rua Voluntarios da Patria. Como já dissemos em edição anterior esse pessoal é quasi todo novo. Os operarios grevistas que ali se apresentarem amanhã, ainda serão aceitos. Depois desse dia, porém o major Alberto Bins está no firme propósito de não aceitar nenhum delles. Esse aviso foi hontem transmittido a diversos grevistas. - Continua o patrulhamento nas immediações da fabrica. A'' noite, a policia comparece tambem nas immediações das casas em que residem os operarios que actualmente trabalham naquelle estabelecimento industrial. - A policia continua a fazer inquirições, por motivo da parede, tendo sido chamadas a depor, na Chefatura, diversas pessoas. - Ao major Alberto Bins, apresentaramse, hontem, diversos operarios extranhos á fabrica e que lhes foram pedir trabalho. Amanhã, entrarão elles em serviço. - Hoje ás 9 horas da manhã e amanhã, ás 7 e 1/2 da noite, na sede da Federação Operaria, serão feitos pagamentos a todos os grevistas. Estrada de ferro Rio, 11 - A 20 do corrente, ficará concluido o trecho da estrada de ferro ligando o Estado do Paraná ao de Santa Catharina, no extremo sul dos limites com o Rio Grande do Sul. Em setembro, a Compagnie Auxiliaire concluirá a linha do Passo Fundo, a qual se encontrará com aquella, ligando-se ambos os trechos por uma ponte no Rio Uruguay e permittindo viagens directas de Victoria, no Espirito Santo a esse Estado.

Correio do Povo Porto Alegre 14 de junho de 1910 Operários em gréve - Hontem, compareceram á fabrica Bins quarenta operarios. Dois grevistas, que se haviam apresentado, ha dias, áquelle estabelecimento industrial, declarando que desejavam voltar ao trabalho, o que fizeram, não compareceram hontem ao serviço. As inquirições, por motivo da gréve, continuam a ser feitas pela policia. Na proxima semana, partirão desta capital, para pontos diversos, alguns operarios grevistas que não querem mais trabalhar naquella fabrica. O major Bins está contratando operarios mechanicos, afim destes substituirem os seus exempregados, que, desde hontem, foram considerados demitidos da fabrica. Na séde da Federação Operária, á rua Aurora n.168, continuam as reuniões de operarios de todas as classes. Para Santa Maria, onde existem muitos operarios metallurgicos, o comité de propaganda operaria dirigiu um telegramma, avisando-os do motivo da parêde.