You are on page 1of 4

Artigo de opinião (UEM, UNIOESTE, UFSC

)
Professor Me. Douglas Zampar

Artigo de opinião
Sabrina Vilarinho

O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe
seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.
É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado,
portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de
informações coerentes e admissíveis.
Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do
autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos
apresentados, além de assinar o texto no final.
Contudo, em vestibulares, a assinatura é desnecessária, uma vez que pode
identificar a autoria e desclassificar o candidato.
É muito comum artigos de opinião em jornais e revistas. Portanto, se você quiser
aprofundar mais seus conhecimentos a respeito desse tipo de produção textual, é só
procurá-lo nestes tipos de canais informativos. A leitura é breve e simples, pois são textos
pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo
tipo de leitor.
Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que
consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a
adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições
detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações
precisas.
Como dito anteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de
exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque
do autor.
Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude,
favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos
articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e
dão maior clareza às ideias.
Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas
pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira
pessoa.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm

o bom-caráter do mau-caráter. ter exercido qualquer coisa que comprometa a sua idoneidade moral. mesmo sem ele. se modos ilícitos são verificados. Fonte: http://centraldasletras. está sob investigação criminal em decorrência da ação de alguns de seus componentes. incorretos e vulgares. É preciso que saibamos separar o bom do ruim. não concordo que haja julgamento geral. constituem certas facções que não apresentam. Costumamos ouvir por aí coisas do tipo “O Brasil não tem mais jeito”. eles sempre terão partido de um indivíduo. Entretanto. não estará necessariamente corrompida em sua totalidade. acredito que a . Todos têm consciência do que seja certo ou errado e devem carregar sozinhos o fardo de terem sido desleais.br/p/modelos-de-redacao. De repente o que alguém acha interessante pode ser considerado totalmente inviável por outra pessoa e não acredito que seja justo um ser humano ser responsabilizado apenas por fazer parte de um grupo “contaminado”.html Texto 2: Conciliando ética profissional e pessoal Observando o fato ocorrido com o ex-bispo Fernando Lugo sobre uma nova fase em sua vida: a paternidade. Todos sabemos que um indivíduo é constituído suficientemente para pagar por suas falcatruas.com. o dissimulado do verdadeiro. a meu juízo. se existem erros.” Montaigne “Não deixe que o ruído da opinião alheia impeça que você escute a sua voz interior. por exemplo.blogspot. isso é quase impossível de acontecer. o honesto do corrupto. É preciso compreender que nem todo mundo se deixa influenciar por ações fraudulentas. uma atitude sensata. somente serão contaminados por elas aqueles que assim o desejarem. uma conduta legal. totalitariamente. e sua deslealdade aos princípios religiosos. Uma corporação que. “Só os loucos tem certeza e não mudam de opinião. Por isso. se há equívocos. Essa é uma visão já cristalizada no pensamento de boa parte de nosso povo. Mesmo que depois essas práticas se propaguem. “O povo brasileiro é corrupto por natureza”. o cidadão. por vias do destino. sem manchar a imagem daqueles que. Aliás. em minha maneira de pensar. “Todas as pessoas são egoístas” e frases afins.” Steve Jobs Texto 1: Cada indivíduo é responsável por sua conduta Atribuir à sociedade como um todo a culpa por certos comportamentos errôneos não parece.

um dos principais meios de combater a violência é a criação e manutenção de programas sociais. TEMÁTICA (2. do tema. Em minha visão. incentivamos a reflexão e o pensamento sobre o que pode construir uma sociedade melhor. Há alguns anos vimos jovens que assassinando colegas ao imitarem os vídeo games que jogavam.5) CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO (2. Por se acostumarem com a violência. e se for real será praticada em todos os ambientes em que circular. ele também será infiel aos princípios políticos! A ética é um traço constitutivo do indivíduo. Programas sociais enchem a cabeça dos jovens com cultura. com conhecimento. Texto 3: A solução? Programas sociais! Quem convive com a violência diariamente. sabe muito bem qual a raiz do problema: nossos jovens não tem com o que se ocupar e por isso se deixam facilmente influênciar pela violência. e vice e versa. Tabela de correção dos gêneros textuais dos vestibulares CONTEÚDO (5. O filósofo Leandro Karnal afirma com clareza em suas falas que o problema da corrupção não é da política. e poderão refletir melhor sobre o comportamento que assumirão na sociedade. ao invés de comportamentos violêntos. Dessa forma.5) Desenvolvimento da temática pertinente Atendimento às condições de produção a cada gênero textual solicitado. uma sociedade violênta. a partir de texto(s) oferecido(s) como estímulo e apoio à produção escrita. É por isso que afirmo. O caráter ético de uma pessoa não pode ser diferente ao mudar de local ou ao lidar com pessoas diferentes.ética pessoal e a ética profissional devem caminhar juntas. mas da cultura nacional. expressas no comando de cada gênero considerando os níveis de exauribilidade textual. Isso prova que o tempo livre deixa o jovens influênciável pelo que o cerca. é óbvio que se Lugo foi infiel aos princípios religiosos. Trata-se de uma fala que comprova que a ética só existe se for praticada em todas as esferas da vida de uma pessoa.0) Capacidade de o candidato produzir determinado gênero textual a partir da leitura da temática proposta no(s) texto(s) oferecido(s) como estímulo e apoio. como eu. Um exemplo claro diz respeito ao problema da corrupção no Brasil. Por isso afirmo: ocupar os jovens é essencial! Além disso. bem como atender às condições de produção estabelecidas no enunciado do comando de cada gênero solicitado. nossos jovens acabam reproduzindo-a. Não há como ser ético na vida pessoal e não o ser na profissional. ( )Excelente ( )Muito bom ( ) ( )Excelente ( )Muito bom ( ) Regular Regular ( )Ruim ( )Muito ruim ( )Ruim ( )Muito ruim ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ . em nosso caso. jovens que tem mais cultura se tornam mais críticos.

e o emprego de palavras e seus elementos constituintes ( )Excelente ( )Muito bom ( ) (ortografia etc. coesão e coerência em função da materialização das ideias. regência.5) Estrutura organizacional típica do gênero Respeito à modalidade culta da língua textual solicitado.). orações (pontuação. ORGANIZAÇÃO TEXTUAL (2.5) DESEMPENHO LINGUÍSTICO (2. frases. Regular ( )Excelente ( )Muito bom ( ) ( )Ruim ( )Muito ruim Regular ____________________________________ ( )Ruim ( )Muito ruim ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ . observando os níveis de mecanismos de coesão e de coerência construção de parágrafos. e desempenho linguístico em consonância com a variedade linguística. textualização. concordância etc. considerando os escrita.0) Organização composicional típica do gênero textual solicitado. necessários para a sua materialização ou períodos. ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ FORMA (5.). mas sempre observando a modalidade culta da língua escrita.