You are on page 1of 14

CURSO: GRAMÁTICA APLICADA

Professor Claiton Natal

Módulo Básico 1 – Morfologia (emprego das classes gramaticais dentro do contexto oracional) Substantivo Adjetivo Artigo Numeral Pronome Locução adjetiva Verbo Advérbio Locução adverbial Interjeição *Palavras e expressões denotativas .

2 – Sintaxe I (análise sintática) a) Termos relacionados a verbos: objeto direito objeto indireto adjunto adverbial agente da passiva b) Termos relacionados a nomes: adjunto adnominal complemento nominal predicativo aposto .

Módulo Avançado 3 – Sintaxe II 3.1) Período composto por subordinação: orações subordinadas substantivas (estudo das conjunções e da pontuação) orações subordinadas adjetivas (estudo dos pronomes relativos e da pontuação) orações subordinadas adverbiais (estudo das conjunções e da pontuação) .

2) Período composto por coordenação: orações coordenadas assindéticas orações coordenadas sindéticas (estudo das conjunções e da pontuação) .3 – Sintaxe II 3.

4) .3 – Sintaxe II 3.3) Regência verbal e nominal 3.5) Pontuação (dentro do contexto oracional) .Crase 3.

7) Funções da palavra “Se” 3.8) Concordância verbal e nominal 3.3 – Sintaxe II 3.6) Vozes verbais: Voz ativa Voz passiva Voz reflexiva 3.9) Colocação pronominal .

4) Verbos: tempos e modos 5 – Acentuação gráfica e ortografia (em exercícios) 6 – Estilística .

pontuação). sim. Ela mostrará o ponto fraco da construção de uma frase. em determinado trecho. não querem saber se a vírgula. na sintaxe (organização) e na semântica (sentido). é obrigatória. mas. se ela isola adjunto adverbial ou aposto explicativo. poucos dão importância ao emprego das classes de palavras e à análise sintática: conteúdos indispensáveis para o candidato que busca o aprendizado pautado no raciocínio linguístico. Ressalte-se: os examinadores muitas vezes cobram do candidato a racionalização dos aspectos gramaticais. ou se pode ser substituída por ponto e vírgula. A análise sintática servirá.IMPORTANTE! As provas de Língua Portuguesa em concursos públicos exigem dos candidatos raciocínio linguístico: pautado na morfologia (forma). colocação. ou seja. É imprescindível aliar esses três níveis no contexto oracional. como meio. então. A maior dificuldade dos alunos consiste na falta de pré-requisito. será o instrumento na identificação de solecismos (erros de estruturação sintática: concordância. . regência.

Aceito o convite. Por que a maior parte das pessoas comia com ar religioso e contrito? (CESPE/CGPI/Auditor2015) No trecho “ele me leva a um restaurante que. intercalada por estrutura de valor adverbial. apesar de simpático. . ele me leva a um restaurante que. o elemento “que” introduz oração de natureza restritiva. apesar de simpático. me pareceu um pouco estranho. me pareceu um pouco estranho” (linha 1).

Os tribunais de contas. que possui unidades em cada um dos estados do Brasil. são acionados pelo cidadão por meio de denúncias. (CESPE/TCU/Auditor/2015) O emprego das vírgulas no primeiro período do segundo parágrafo do texto justifica-se por regras distintas. Quando o caso que der origem à denúncia envolver dinheiro federal. a denúncia deve ser feita ao TCU. de modo geral. As irregularidades que envolvam recursos públicos estaduais ou municipais devem ser levadas ao conhecimento do tribunal de contas do estado ou do município correspondente. .

. entre tantas outras coisas.. nesse caso. pela mesma razão. (B) “Pensando nisso.. com indústria avançada.”.”. de que gostavam.. estimado pelo Banco Sachs em janeiro de 2011.. Mark elaborou – em duas semanas e com apenas 19 anos de idade. maior do que o da Time Warner”.. (E) “faturamento bilionário e um valor de 50 bilhões de dólares. à revelia.. . se repete.. uma simples ideia pode valer mais do que muita tecnologia”. o que estudavam. de ponta. O emprego das vírgulas. (D) “Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet. para que os colegas escolhessem qual a mais bonita”.”.. em: (A) “Vimos que o Vale do Silício é um tecnopolo importante. ele e seus amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos. (C) “. às vezes.(FGV/TJRO/Analista/2015) “Mas.

Bibliografia recomendada (gramática): Gramática Reflexiva – Texto. Semântica e Interação Autores: Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (nível básico) Novíssima Gramática da Língua Portuguesa Autor: Domingos Paschoal Cegalla (nível intermediário) Gramática em 44 lições Autor: Platão e Saviolli (nível intermediário) .

Garcia (texto) .Gramática Escolar da Língua Portuguesa Autor:Evanildo Bechara (nível avançado) Nova Gramática do Português contemporâneo Autor: Celso Cunha e Lindley Cintra (nível avançado) Comunicação em prosa moderna Autor: Othon M.