You are on page 1of 14

FINANCIAMENTO DA

ATIVIDADE EMPRESARIAL E
GARANTIAS
Maio/2015

intermediação e desintermediação: quem são os credores finais .Noções gerais: .formas de financiamento disponíveis: mercado financeiro e mercado de capitais .

desenvolvimento regional (zona franca).Alguns setores da economia com incentivos para obtenção de financiamento: .Banco Central e CVM .Histórico da regulação do sistema financeiro e do mercado de capitais: . Ministério da Fazenda. Conselho Monetário Nacional. 6385 e 6404. imobiliário.Leis 4595. . .fundamento constitucional.agro. 4728. .

.Financiamentos .Mútuo (cédula de crédito bancário) e desconto de títulos.Contratos Bancários. Questão de obtenção de autorizações.Atividades privativas de instituições financeiras.Depósito Bancário (CDB e outras formas de aplicação em instituições financeiras: letras financeiras e ações. depósito versus dívida versus participação acionária). . idoneidade dos administradores e comprovação de PL. . .

Companhias hipotecárias. é uma fonte de captação de recursos para que vende ativos financeiros para os fundos. . Financiamento e Investimento. . Associações de Poupança e Empréstimo e Cooperativas de Crédito. Sociedades de Credito.Fundos de Investimento – se por um lado é uma fonte de investimento para o que aplica o dinheiro.Por outras entidades autorizadas pelo BCB: Fomento Mercantil.Outras formas de financiamento : .

.cessão fiduciária. .Principais garantias: Por tipo: . . .hipoteca.Por tipo de ativo que é dado em cada um destes tipos de garantia .penhor.alienação fiduciária.aval e fiança .Garantias das operações bancárias e de mercado de capitais .

step in rights .Garantia de ações .penhor (CC 1419 e segs) . Lei de Parcerias Público-Privadas (PPPs).requisitos para constituição e validade das garantias . §2º.controle da sociedade durante vigência da garantia (Lei 11. .artigo 27 da Lei 8. inciso I .lei de concessões . artigo 5º.987). de 30 de dezembro de 2004.alienação fiduciária de ações (lei 6404) .079.

alienação fiduciária de imóveis (lei 9514) .Garantia sobre os imóveis .responsabilidade sobre os passivos do imóvel – obrigações propter rem .hipoteca (CC 1419 e segs). .escritura de constituição e registro na matricula do imóvel .

automóveis: . contratos take or pay .eficácia perante terceiros: • notificação dos devedores dos créditos • registro nos cartórios das partes .penhor (CC 1431 e segs) .CC 1361 e segs (para todos) . dividendos.Garantias bens móveis .de direitos de crédito.Lei 4728 (para instituições financeiras) .Registro no documento do imóvel (detran) Garantias sobre outros bens móveis e direitos - recebíveis/títulos de crédito .cessão fiduciária (CC 1361 e segs c/c com L 4728) .Alienação fiduciária .

aval (CC 897 e segs – em NP ou duplicata – decreto 2044) pessoal ou corporativo local ou internacional outorga uxória .fiança (CC818 e segs) .Garantias fidejussórias: .

Garantias reais? .Artigo 1225 do Codigo Civil e a Lei 11101 Abrangência da garantia versus viabilidade operacional da companhia. .Créditos concursais e extra concursais .A empresa pode dar 100% dos seus ativos e receitas para garantir suas obrigações? .

geralmente relacionados a projetos de infraestrutura financiamento da totalidade do projeto: .rede de contratos ligados visando a realização de um projeto .diferença do Corporate Finance .Risco de credito é primariamente e principalmente contra o projeto .“non recourse” .pelo acionista .Conceito de Project Finance: .equity support agreement – ESA versus fiança .pelos credores .

.

setores onde ocorre com frequencia – concessões: .eletricidade .aplicação dos conceitos de contrato de construção dados na aula passada .ideal: one single point of liability .prestação de serviços ao setor público (hospital. estradas pedagiadas) .permissão de novos serviços (telefonia móvel) ..