You are on page 1of 37

Curso Profissional de

Técnico Auxiliar de Saúde
Biologia 10ºano
Módulo A2 - Obtenção de Matéria
Autotrofia VS Heterotrofia
Movimentos Transmembranares

Prof. Leonor Vaz Pereira
dezembro 2012

Em que consiste a heterotrofia?

São seres
heterotróficos todos os
organismos que obtêm
matéria orgânica e
inorgânica, que lhes
serve de alimento, a
partir do meio.

Heterotróficos

Unicelulariedade e Multicelulariedade .

Os seres heterotróficos apresentam diversas estratégias para obter os alimentos de que necessitam .

.Processos de heterotrofia  Ingestão.  Digestão.  Absorção.

.Importância dos compostos orgânicos  Síntese de compostos químicos.  Síntese de energia.

. Permuta de matéria entre as células e o meio Como todas as células se encontram definidas e delimitadas por uma membrana plasmática. todos os compostos têm que a atravessar.

Membrana plasmática .

Evolução dos modelos .

es/~lluengo/membrana.MODELO DE MOSAICO – FLUIDO (Singer e Nicholson) Características da membrana: •Assimetria •Fluidez •Resistência •Permeabilidade seletiva http://www.html •Continuidade .arrakis.

.

em termos gerais.A membrana celular desempenha um papel fundamental no controlo da entrada e saída de substâncias. a estrutura da membrana plasmática com o controlo dos fluxos de materiais em pequenas quantidades entre o interior e o exterior da célula. Relacione. .

Permeabilidade seletiva O transporte depende de: Dimensão Carga elétrica do composto Solubilidade do composto .

são variados.Transporte de materiais através da membrana plasmática Os mecanismos pelos quais ocorrem as trocas de materiais através da membrana celular. Alguns são controlados apenas por processos físicos transporte não mediado Outros intervêm proteínas da membrana transporte mediado .

htm In Porto Editora .mhhe.Transporte não mediado Difusão simples http://www.com/biosci/esp/2001_gbio/folder_structure/ce/m3/s2/index.

A membrana é permeável à água .

.Osmose O movimento da água através de uma membrana seletivamente permeável. Dispositivo experimental Movimentação da água . é um caso particular de difusão simples e é designado por osmose.

.

através de uma membrana seletivamente permeável. Pressão osmótica Pressão necessária para contrabalançar a tendência da água para se mover. da região onde há maior quantidade de moléculas de água para a região onde há menor quantidade de moléculas de água .

eles dizem-se isotónicos e o fluxo de água é igual nos dois sentidos. Inversamente. A pressão osmótica da água pura é zero. com elevada quantidade de moléculas de água. Há sempre um fluxo de água do meio com menor concentração do soluto (meio hipotónico) para o meio com maior concentração de soluto (meio hipertónico). uma solução com baixa concentração de soluto. Uma solução com elevada concentração de soluto e. tem uma baixa pressão osmótica. tem uma elevada pressão osmótica. com baixa quantidade de moléculas de água. portanto. e. . portanto. Quando a concentração do soluto é igual nos dois meios.

Aquaporinas .

Movimento da água em células animais .

Turgescência Aumento de volume celular ocorrido pela entrada de água. quando a célula fica túrgida após a entrada de água. . Pressão de turgescência Corresponde à pressão que o conteúdo celular exerce sobre as paredes celulares.

Resumindo comportamento das células em função do meio In Porto Editora .

pequenas moléculas sem carga atravessam a membrana celular por difusão simples. do oxigénio e do CO2. .Na difusão simples não há gasto de energia por parte da célula Transporte passivo Além da água.

Difusão simples Outros compostos atravessam a membrana por difusão simples .

Difusão simples A sua ocorrência não acarreta gastos de energia por parte da célula. .

. glícidos (principalmente glicose). aminoácidos. iões e diversas outras substâncias. Transporte mediado Difusão facilitada As células de nosso corpo são banhadas por um líquido isotónico proveniente do sangue. que contém água. gás oxigénio.

Difusão facilitada Um elevado número de moléculas polares de dimensões consideráveis. . se o fizessem por difusão simples. atravessam a membrana celular a favor do gradiente de concentração. mas a uma velocidade superior à esperada.

. Permeases A difusão facilitada deve-se à existência de proteínas transportadoras na membrana. As proteínas são específicas para cada tipo de substância e denominam-se permeases. que promovem a passagem destas moléculas.

Difusão facilitada .

Implica consumo de energia.Transporte mediado Transporte ativo Transporte de solutos através de membranas contra o gradiente de concentração. .

. ATPases O transporte de compostos contra o gradiente de concentração e com gastos de energia é efetuado por proteínas designadas por bombas.

htm .mhhe. Transporte mediado Transporte passivo VS Transporte ativo http://www.com/biosci/esp/2001_gbio/folder_structure/ce/m3/s4/index.

a bomba de sódio – potássio promove a saída de 3 iões Na + e a entrada de 2 iões K + .br/ensino/anima/atpase/NaKATPase.html Bomba de Sódio Através da hidrólise do ATP em ADP e Pi.http://www.furg.octopus.

Bomba de Sódio .