1.1.

1 ELÉTRON

Os elétrons são partículas que fazem parte da constituição do átomo. Este,
por sua vez, possui duas regiões principais, o núcleo (parte central, densa,
compacta e maciça) e a eletrosfera (uma região periférica ao redor do
núcleo). Os elétrons ficam na eletrosfera do átomo, movimentando-se ao
redor do núcleo em órbitas circulares chamadas de camadas eletrônicas.

Segundo o modelo atômico de Rutherford-Bohr, existem, no máximo, sete
camadas eletrônicas, mas somente algumas órbitas circulares são
permitidas ao elétron, pois, em cada uma dessas órbitas, o elétron
apresenta energia constante.

http://www.brasilescola.com/quimica/eletrons.htm

1.1.2 TAU

Um tau é uma partícula subatômica da família dos léptons muito parecido
com o elétron. Ele pode ser genericamente chamado de elétron
superpesado.

http://modeloatomicotrabalhodefisica.blogspot.com.br/2011/08/1.html

1.1.3 MÚON

É uma partícula elementar semelhante ao elétron, com carga
elétrica unitária negativa de -1 e um spin de 1⁄2, mas com uma massa muito
maior. É classificado como um lépton, assim como o elétron o Tau e os
três neutrinos. Como é o caso com outras léptons, não se acredita que o
múon tenha qualquer sub-estrutura; ou seja, não apresenta quaisquer
partículas mais simples.

O múon é uma partícula subatômica instável. Entre todas as
conhecidas partículas subatômicas instáveis, só o nêutron e alguns núcleos
atômicos têm uma vida útil mais longa; outros decaem significativamente
mais rápido.

http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2012/02/saiba-o-que-sao-
pions-muons-quarks-e-outras-particulas-do-mundo-atomico.html

http://www.seara.ufc.br/donafifi/raioscosmicos/raioscosmicos3.htm

denominados: neutrino tau. teoricamente. O quark é um férmion fundamental com carga hadrónica ou cor. "up" e "down". e por esse motivo interage fracamente com a matéria. Não se observaram ainda quarks em estado livre.1. Segundo o modelo Padrão.br/massa_dos_neutrinos. neutrino muon e neutrino elétron. os quarks ocorrem em seis tipos na natureza: "top". "charm". 1. o único membro vivo da dupla. Os neutrinos foram observados em laboratório pela primeira vez em 1953. é um dos dois elementos básicos que constituem a matéria e é a única.nom. As mesmas transformações de identidade acontecem nos neutrinos produzidos em fontes terrestres. Na natureza existem três tipos de neutrinos. "bottom". como os reatores de usinas nucleares. "strange". L.2 QUARK Quark.guia.htm http://ultimosegundo.brasilescola. não tem massa e nem carga elétrica.4 NEUTRINOS O neutrino é uma partícula que. Depois voltam ao tipo eletrônico e voltam a se transformar num neutrino tau ou múon.com. Reines de C. entre as partículas geradas por um reator nuclear de alta potência.ig. e assim sucessivamente.com/fisica/o-neutrino. Reines. O Sol produz apenas neutrinos elétron.heu. que interage através de todas as quatro forças fundamentais. http://www.htm http://www. Em 1995. eles se transformam em algum dos outros tipos. Cowan. recebeu o Prêmio Nobel de física por este trabalho. 2 . por F. mas no caminho para a Terra. dentre as partículas. na física de partículas.br/ciencia/o-que-e-um- neutrino/n1597224017373.html 1.

Os quarks podem ter seis sabores (tipos). Top (topo) – é o mais pesado de todos os quarks. Apenas os dois primeiros estão presentes na composição dos prótons e dos nêutrons.com/fisica/particulas-elementares/ http://www. foi difícil explicar e comprovar que os quarks realmente existem. pois os quarks interagem entre si e mudam de cor através dos glúons. a massa do quark. são eles: Up. sua massa é igual a de um átomo de ouro.blogspot.html http://www. porém só aparece em aceleradores de partículas. por isso que o nome da partícula intermediadora se chama glúon. Down (para baixo) – ele faz dupla com o Up na constituição da matéria. Essa propriedade (cor) não é estática.br/2011/03/o-que-e-quark. Charm (charme) – é maior que o Up e que o Down.2.estudopratico. Strange (estranho) – é o par do Charm e também muito pesado para permanecer inteiro nanatureza. Esses nomes dessas propriedades não têm nada a ver com as propriedades dos alimentos. Bottom (fundo) – assim como os três anteriores. Charm. http://www. que é cola em inglês. http://quimicacompedro.com. Um próton possui um Down e um nêutron possui dois. Nos aceleradores dura apenas um milionésimo de milionésimo de segundo.br/o-que-sao-quarks/ 1. podem ser: red. Top e Bottom. Quanto às cores. são apenas analogias.com. Por serem detectados em conjunto e formarem novas partículas. Strange.1 PROPRIEDADES DO QUARK Os quarks possuem duas propriedades que são muito importantes: o sabor e a cor. mesmo que experimentalmente. Um próton possui dois Up em seu interior e um nêutron possui um.Up (para cima) – que é o quark mais leve.br/o-que-sao-quarks/ 3 . Existiu apenas nos primórdios da criação do Universo. é muito pesado para existir hoje. E é essa interação que faz com que os quarks permaneçam juntos.estudopratico. É muito difícil conseguir medir.com. green e blue.infoescola. Down. que vem da palavra glue.

html http://www.3 BOSONS 4 . este é necessariamente semi-inteiro.com.knoow. classificados como férmions (partículas que obedecem à estatística de Fermi-Dirac e ao Princípio de Exclusão de Pauli). sendo. juntamente com os mesões.usp.htm 1.net/cienciasexactas/fisica/bariao.br/2011/03/o-que-e-quark. podendo assumir os valores de 1/2 ou 3/2. http://www. portanto. Relativamente ao spin dos bárions.htm http://www.2. dando origem a diversos tipos de bariões. Os prótons e os nêutrons são alguns exemplos de hádrons.br/fisica/particulas-elementares-chamadas- quarks-hadrons.seara. composta por três quarks (quaisquer três quarks dos seis possíveis) e por isso pertencente.astro.html http://www.http://quimicacompedro. que incluem ainda a gravitacional.2 HÁDRONS Os hádrons são uma família de partículas subatômicas feitas de quarks e mantidas juntas por uma interação nuclear forte (uma das quatro interações fundamentais.com.ufc. embora existam muitas outras combinações de três quarks possíveis (desde que respeitem a teoria para a interação dos quarks. a eletromagnética e a nuclear fraca).3 BÁRIONS Bárion é uma partícula compósita.iag.html 1.br/escola/webquest/e_medio/galileugalilei/gqu arks. sendo este calculado pela soma dos spins dos quarks que o compõem. uma classe de partículas que estão sujeitas à força nuclear forte. Crê-se que a maioria dos bárions do universo sejam prótons e nêutrons .htm 1.com. http://www.alunosonline. ao grupo dos hadrões.br/folclore/folclore201.blogspot.2.br/~ronaldo/intrcosm/Glossario/Barions.colegiodante. designada por cromodinâmica quântica ou simplesmente QCD).

A função de onda que descreve uma coleção de bósons. os pares de elétrons acoplados atuam como bósons e se condensam em um estado que demonstra zero resistência elétrica. os bósons podem comportar-se de maneira muito diferente do que os férmions. Partículas acopladas também podem atuar efetivamente como bósons.1 CARACTERÍSTICAS DO BOSÓN À baixas temperaturas. como os férmions de spin semi- inteiros. ou condensado de Bose-Einstein. o bóson de Higgs é considerado a partícula que proporciona sua massa a todas as demais. 1. Na Teoria BCS da supercondutividade. que deve estar simétrica em relação à troca de partículas idênticas.2 BOSÓN DE HIGGS O bóson de Higgs é um elemento-chave da estrutura fundamental da matéria conhecida como a "Partícula de Deus". 5 . portanto. Ele é responsável pelo fenômeno da superfluidade no hélio líquido. No "modelo padrão".com/boson/ 3. não são limitadas pelo princípio da exclusão de Pauli (princípio da mecânica quântica onde dois férmions idênticos não podem ocupar o mesmo estado quântico simultaneamente). A distribuição de energia de bósons é descrita pelas estatísticas de Bose-Einstein. A coleção em um único estado é chamado de condensação. https://cienciasetecnologia.4. a teoria da estrutura fundamental da matéria elaborada nos anos 60 para descrever todas as partículas e forças do universo. porque um número ilimitado deles podem coletar no mesmo estado de energia.3. Bósons são as partículas que têm spin inteiro e que. Bósons incluem fótons. enquanto que a função de onda para uma coleção de férmions é anti- simétrica.

Um deles é o fóton.com/sociedade/ciencia/saiba-mais-sobre-importancia- do-boson-de-higgs-10294390#ixzz3ZatLksw3 http://www. os físicos descobriram várias séries de partículas elementais. e foi necessário fazer experiências no maior acelerador de partículas do mundo. Seis tipos de quarks. como o elétron e seus irmãos. portanto. O fóton. o múon e o tau.3 FÓTONS 6 . "top" (em cima) e "bottom" (embaixo). No entanto. nossa experiência nos faz sentir a presença da matéria. "down" (para baixo). no laboratório do Cern. Por isso.4.com. chamados bósons. fazem parte dos componentes básicos ou "tijolos elementais" da matéria. em inglês). também quarks e elétrons. Estas 12 partículas interagem entre elas. por intermédio de mensageiros. não tem massa.em. que viaja à velocidade da luz. "charm" (encanto). e outro é o glúon.Ao tentar isolar os menores componentes da matéria. Por ser a “peça que faltava” no Modelo Padrão da Física e por dotar de massa outras partículas.infoescola. "strange" (estranho).com/fisica/boson-de-higgs/ http://www. que porta a radiação eletromagnética. que proporciona a coesão dos núcleos atômicos. chamados "up" (para cima. O bóson de Higgs é extremamente instável e se fragmenta em partículas menores muito rapidamente.457430/o-boson-de-higgs-uma-particula-chave-para-a- fisica-fundamental. e três tipos de neutrinos. composta por átomos e.globo.shtml 3.br/app/noticia/internacional/2013/10/08/interna_in ternacional. http://oglobo. o bóson ganhou o apelido de “partícula de Deus”. os cientistas precisam inferir a sua presença a partir das partículas menores criadas na sua colisão.

usp.br/2011/07/professor-o-que-e-um-foton-e- luz-e_27. infravermelho. que é um valor invariante para qualquer referencial em que seja observada. podem ser aniquilados por absorção e formados por emissão em número ilimitado.com. ultravioleta. A luz e todas as ondas eletromagnéticas (rádio.Fóton é uma quantização de onda eletromagnética.br/otica/basico/fotons/ http://wolfedler. isto é. Como bósons que são.blogspot.html 7 . Os fótons só existem em movimento e com a velocidade de 300 mil quilômetros por segundo. cujo fluxo é feito por um número inteiro de fótons. http://efisica. um pacote indivisível de campos elétricos e magnéticos oscilantes. Os fótons possuem uma energia proporcional à frequência e não podem ser parcialmente absorvidos ou emitidos. No Universo existem um bilhão de fótons para cada bárion (próton ou nêutron). daí a quantização das ondas eletromagnéticas.if. micro-ondas. raios X e raios gama) são uma saraivada de fótons.