Y

SUMÁR

1. INTRODUÇÃO..................................................................3

2. OBJETIVO.......................................................................4

3. DESENVOLVIMENTO........................................................5

3.1 PARTÍCULAS SUBATÔMICAS...........................................5

3.2 LÉPTONS.....................................................................5

3.2.1 ELÉTRON...................................................................6

3.2.2 TAU...........................................................................6

3.2.3 MÚON.......................................................................6

3.2.4 NEUTRINOS...............................................................7

3.3 QUARK.........................................................................8

3.3.1 PROPRIEDADES DO QUARK.........................................8

3.3.2 HÁDRONS..................................................................9

3.4 BOSONS.....................................................................10

3.4.1 CARACTERÍSTICAS DO BOSÓN...................................10

3.4.2 BOSÓN DE HIGGS.....................................................11

3.4.3 FÓTONS...................................................................12

3.5 MÉSONS....................................................................12

3.5.1 CARACTERÍSTICAS DOS MÉSONS...............................13

3.5.2 MÉSONS PESADOS...................................................13

. MATÉRIA DEGENERADA.....3................19 9...21 1.... ACELERADOR DE PARTÍCULAS.............................19 10......................................20 11................................................................... FORÇA ELETRODINÂMICA:...............................................17 9...... BURACO NEGRO.................................. FORÇA FORTE:... FORÇAS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA.................................. MATÉRIA ESCURA......15 6.............................................. FORÇA FRACA..............18 9.............. ANTIMATÉRIA.......................4.........3 MÉSONS NEUTROS.......18 9.........16 7......................5..................................... CONCLUSÃO......14 5............................ INTRODUÇÃO Desde os primórdios da humanidade o homem busca informações a cerca de sua origem.................................3...2.................18 9.................................. REFERÊNCIAS................ FORÇA GRAVITACIONAL:.............................. Questões relacionadas à formação do universo instigam 2 ......13 4................................1.....................17 8.

OBJETIVO O presente trabalho tem por objetivo ampliar o conhecimento a cerca do átomo.com/particulas-fundamentais/ 2. E as subpartículas como são denominadas. apresentam particularidades que fazem partículas tão pequenas.br/site/index. itens de extrema complexidade.com.php? option=com_content&view=article&id=290:particulas- subatomicas&catid=42:documentos http://www. http://www. das subpartículas que compõe a matéria e de fenômenos relacionados a estas subpartículas. 3 .redescola. A descoberta do átomo e de sua composição inicial foi um grande avanço para a ciência e por muito tempo a ideia inicial de que esta era a menor partícula que constituía a matéria perdurou até que após novos estudos ficou comprovado que existem ouras partículas menores que o átomo.cientistas de todas as partes do mundo a pesquisar informações e métodos para descobrir de vez como tudo iniciou.mundos-fantasticos.

os nêutrons e os elétrons. 3. ou seja.1 PARTÍCULAS SUBATÔMICAS As partículas subatômicas referem-se a partículas minúsculas. partículas menores que o átomo. No entanto. sabe-se que essas não são as únicas partículas que compõem a estrutura de um átomo. logo nos vêm à mente os prótons. DESENVOLVIMENTO 3. atualmente. 4 . Quando se fala em partículas subatômicas.

−18 que são cerca de 10 metros.mundoeducacao.brasilescola.com/quimica/os-leptons. Até o momento são conhecidos seis léptons. sendo que o mais famoso é o elétron (e-).com. participam somente das interações eletromagnéticas e fracas. Essas partículas não ficam no núcleo do átomo e podem viajar por conta própria. os quarks e os bósons. As outras três partículas são o neutrino do elétron (νe).htm http://www. Os léptons são considerados partículas elementares da matéria.ufpb.fisica.htm http://www. ele é formado por inúmeras outras partículas que foram divididas em três classes: os léptons. o neutrino do tau (ντ) e o neutrino do muon (νμ).com/quimica/os-leptons.com/fisica/os-leptons. Outros dois léptons menos conhecidos e que também possuem carga negativa (-1). pois são as partículas subatômicas que não sofrem influência da força nuclear forte que mantém os prótons e os nêutrons unidos.br/~jgallas/CURSOS/Estrutura02/particulas_elementar es_cap44. Pelo menos é o que se sabe até as dimensões mais extremas exploradas atualmente.br/blogs/superlistas/as-7-particulas-subatomicas-mais- importantes/ http://www.abril. como o elétron. http://www.Na verdade. http://super.htm 3. pois até o momento eles não podem ser divididos em partículas menores. são o tau (τ-) e o muon (μ).pdf 5 .mundoeducacao.2 LÉPTONS A palavra “léptons” vem do grego “leve”.